O Rio de Janeiro tem 1.417 oportunidades de emprego com carteira assinada oferecidas em todo o estado nesta semana. Desse total, 497 chances de trabalho são para pessoas com deficiência, das quais 300 são destinadas a vendedores de comércio varejista. As vagas são oferecidas pela Secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine).
Na capital, por exemplo, há 50 postos para operador de telemarketing ativo, em Manguinhos, além de 42 vagas em Campo Grande (40 delas para vendedor de serviços) e 35 oportunidades em Guadalupe (sendo 20 para empregado doméstico diarista).
Há também 30 vagas em Queimados para vendedores de porta a porta. Na região do Médio Paraíba, há 688 chances de emprego (357 em Volta Redonda, 220 em Barra do Piraí, 101 em Pinheiral e 10 em Valença).
Na Região Serrana, existem 22 oportunidades em Teresópolis e 16 em Nova Friburgo.
Para se candidatar a uma vaga, o interessado deve procurar um posto do Sine ara verificar se seu perfil é compatível com a oportunidade existente. Também pode se cadastrar e se candidatar por meio do aplicativo Sine Fácil ou do site Emprega Brasil.
Para conferir o endereço do Sine mais próximo, basta acessar a página.
Vagas para qualificação profissional
Há também a possibilidade de se inscrever em cursos de qualificação profissional, oferecidos a partir da parceria entre a Firjan e o Senai. Nesta semana, são oferecidas 90 oportunidades. Entre as chances oferecidas, há 20 vagas para formação de operador de computador e 20 para boas práticas de fabricação na indústria de alimentos.
Para se inscrever, basta informar ao atendente do Sine o interesse por um dos módulos de capacitação. Depois de feita a reserva de vaga, o candidato tem 48 horas para comparecer à unidade escolhida com os documentos necessários para a matrícula.