.
Venho alertar sobre um medicamento indicado para gripes e resfriados para as crianças, o Decongex Plus. Vendido sem receita em qualquer farmácia. (Comprei com receita da pediatra)
Hoje estive na emergência do Rio’s Dor com a minha filha, de 7 anos, que desmaiou ao sair do banho e eu não sabia o que fazer. Ainda de pijama, a levei desmaiada pro corredor do meu andar pedindo socorro. Um vizinho vendo o meu desespero, prontamente nos levou para o atendimento.
Lá, ela fez todos os exames possíveis (inclusive tomografia), e não apareceu nenhuma alteração.
Quando falei do remédio que ela tinha tomado ainda ontem, a médica afirmou que esse medicamento é perigoso, mas não é proibido, infelizmente.
Meus filhos já tomaram esse mesmo
medicamento muitas vezes antes, e nunca apresentaram nenhum efeito colateral.
É muito provável que o desmaio tenha sido causado pela reação do Decongex Plus, pois existem históricos de outras crianças que apresentaram os mesmos problemas que minha filha apresentou.
Não consigo entender pq ainda vendem, com ou sem receita médica.
O Decongex Plus já foi proibido no Brasil, a 10 anos atrás e voltou para as prateleiras das farmácias com “nova fórmula”.
Ele é PROIBIDO em diversos países, inclusive nos USA. (Pesquisem)
Antes de todo o ocorrido, minha filha já tinha feito uso do mesmo medicamento, em episódios de gripe e resfriado. Tudo com indicação médica. A quantidade e horários super respeitados, pois somos muito responsáveis quanto a isso.
No domingo, ela tomou o remédio nos devidos horários e quantidade EXATA. Como fomos orientados pela pediatra. Por conta de uma tosse incessante e produtiva.
Na segunda-feira 1º/07, ao acordar, dei o banho, e aí começou o nosso pior pesadelo.
Ela teve hipotermia, confusão mental, e desmaiou, com os olhos abertos e sem brilho, imóveis. Muito branca e os lábios arroxeados. Provavelmente uma queda de pressão. Vomitou uma gosma 3 vezes. E quando chegamos à emergência estava “voltando”… apesar de muito branca, estava consciente e assustada.
A pediatra da emergência fez os procedimentos e exames para verificar o que havia acontecido.
Todos os exames estavam normais.
Falamos sobre o medicamento e ela disse que não receita pra ninguém o Decongex Plus. Que já atendeu outras crianças naquela situação e me falou da proibição dele anteriormente e fora do Brasil.
Termino meu alerta dizendo da experiência que tivemos, foi a pior que já passamos. Não desejamos pra ninguém. Apenas conversem com o profissional que indicá-lo.