“Salve família! Desde que voltamos aos palcos, em outubro de 2011, vivemos experiências incríveis. Talvez as mais importantes desses mais de 20 anos de carreira. Viajamos o Brasil de ponta a ponta, lançamos dois discos, emendamos quatro turnês internacionais que incluíram um Lollapalooza nos EUA, mais de dez datas na Europa, três na Austrália e uma na Nova Zelândia. Vimos nossos fãs crescerem, construírem famílias e trazerem filhos e netos para os shows. Além disso, nossas redes sociais nos aproximaram de vocês, os fãs mais “crazy” do planeta! Mas chegou a hora de dizer que vamos parar e, desta vez, sem previsão de volta. A boa notícia é que vamos terminar esta turnê. Os shows estão confirmados até fevereiro de 2018. Esperamos ver todos nossos fãs nestes shows. Fiquem ligados na nossa agenda. O nosso muito obrigado a cada um de vocês pelo carinho e dedicação de sempre!”, diz a nota, na íntegra, assinada por Marcelo Falcão, Marcelo Lobato, Lauro Farias e Xandão Meneses.
Formado em 1993, O Rappa é um dos grandes grupos das últimas duas décadas da música brasileira, dono de vários hits desde o segundo disco, “Rappa Mundo”, de 1996, que tinha sucessos como as versões de “Hey Joe” e “Vapor Barato”. O grande sucesso veio no disco seguinte, “Lado A Lado B”, que colocou a banda como uma dos maiores do cenário nacional, com músicas como “Minha Alma (a paz que eu não quero)”, “O Que Sobrou do Céu”, “Me Deixa” e “Lado B Lado A”.
Depois que o então baterista do grupo, Marcelo Yuka, ficou paraplégico vítima de um assalto no Rio de Janeiro, em 2000, a banda ainda seguiu com ele por mais um disco, “Instinto Coletivo”, lançado em 2001. Depois, Yuka deu lugar a Lobato nas baterias e também nas composições do conjunto.
O primeiro disco com a nova formação veio em 2003, “O Silêncio Que Precede o Esporro”, e também trouxe muitos sucessos. “Reza Vela”, “Rodo Cotidiano” e “O Salto” foram algumas daquele álbum que estouraram.
A banda ainda lançou outros três discos antes do último, de 2013, “Nunca Tem Fim…”, que emplacou sucessos como “Anjos (Pra Quem Tem Fé)” e “Auto-Reverse”. Agora, 24 anos depois da estreia, O Rappa define que é hora de fazer uma pausa. O último projeto do grupo foi o disco com versões infantis dos principais sucessos da banda, que ganhou o nome de “Rappa Baby”. O álbum está disponível na íntegra no YouTube. Confira: