.
Come segunda na moral.
Na terça já dá uma vacilada. Mas foi na ginástica.
Na 4a se arrependeu da 3a e voltou a ficar na moral.
Na quinta já começou a aquecer as turbinas da 6a sem lei, mesmo com academia.
Aí sábado e domingo tocou o F&da-se.
E então chega no endocrinologista com o papo torto: “Doutor, eu não como nada, não sei porque engordo!”
Nunca vi obeso em campo de concentração.
…
Para os COACHES: Parem de psicologizar a doença obesidade e tentar surfar numa onda de Nazaré, Portugal. Isso acaba matando.
Para os OBESOS: Parem de se enganarem. Vocês comem e comem muito. Não necessariamente muita comida em quilogramas, mas em calorias sim, e gastam menos do que deveriam. Senão não seriam obesas(os).
…
ESTA CIÊNCIA SÓ SE TRATA COM MATEMÁTICA: O QUE ENTRA TEM QUE SER MENOR DO QUE SAI.
Coma melhor, mas coma direito. E esqueça dia do lixo porque isso a COMLURB já está tratando de fazer. O dia do lixo pode causar uma pontada no seu coração, ou a explosão de uma artéria no cérebro. Aí, FIM. Vai morrer. Ou no mínimo, sofrer.
…
Entendam que o melhor tratamento da obesidade não é buscar perder quando se está 30 kg acima, mas quando sair do peso normal. E o mais bizarro: tem obeso que acha que seu peso é normal, que a barriga de “chopp” não é obesidade. Pois é a pior delas, a visceral.
A obesidade é a doença que mais mata no planeta porque soma as mortes de diabéticos, infartados e por apneia. Somando tudo, mata por ano muito mais que guerras.
…
E como saber se você tem obesidade? Pesando, porra. Peso dividido pelo quadrado da altura e verá o IMC.
IMC abaixo de 25 é peso normal.
Entre 25-30 é sobrepeso (tá aqui a hora boa de tratar, porque é na prevenção da obesidade que se tem sucesso).
Entre 30-35 é obesidade grau I.
De 35-40 Grau II.
Maior que 40, mórbida. Vai ter que operar estômago ou mudar a mente. Como não se opera o cérebro, então o mais provável é que você vai operar o estômago mesmo. E pode morrer aí. Não é raro. E o pior: vai acontecer porque não cuidou quando tinha IMC maior que 25 e menor que 30.
Agora chega e acordem. Eu to aqui há 27 anos tentando ajudar. E então CENTENAS de pessoas que atendi na década de 90 e disse exatamente isso, estão voltando agora com o rabo entre as pernas para me pedir ajuda para operarem os seus estômagos. Eu ajudo.
Mas são as mesmas pessoas que muitas vezes me chamaram de grosso por dizer as verdades.
A sorte deles, é que amo a medicina, e CAGO E ANDO para o que quer que falem de mim. Deus me conhece e isso basta.
@drmarcelo tinoco