.
CAIXA DO GUANABARA DE BANGU NÃO ACEITA NOTA DE 100 REAIS DE CLIENTE POR ESTAR COM MANCHA.
SEGUNDO O BANCO CENTRAL ESSE TIPO DE MANCHA É DO DISPOSITIVO ANTI FURTO DO CAIXA ELETRÔNICO
“Bom dia estou muuito indignada, acabei de chegar do supermercado Guanabara do calçadão de Bangu onde ao chegar lá fui no caixa eletrônico 24 horas que tem dentro do mercado, retirei 200 reais e fui as compras, apos passar as compras no caixa peguei os 200 reais para pagar e fui surpreendida com a notícia que a nota não poderia ser aceita pois estava com uma mancha, eu expliquei que tinha acabado de tirar a nota no caixa dentro do mercado e me deram três opções: ou eu fosse no banco pedir para trocar a nota, ou eu fosse em qualquer outro comércio trocar a nota, ou eu retirase alguns produtos até chegar a um valor abaixo de 100 reais. Fiquei com tanta raiva que larguei tudo e fui embora. Isso é muito falta de respeito com o consumidor ter que ficar pedindo em outros estabelecimentos para trocar a nota”.
Segundo nota divulgada pelo Banco Central, essas notas deixam de ter validade, não podendo mais ser utilizadas como meio de pagamento. “O portador de nota suspeita de ter sido danificada por dispositivo antifurto deve encaminhá-la a uma agência bancária, que se encarregará de remetê-la ao BC, onde será mantida sob custódia para análise”, diz o comunicado do Banco Central.
COMO O CIDADÃO DEVE PROCEDER AO RECEBER DINHEIRO MANCHADO DE ROSA?
Ele não deve aceitar, pois as notas podem ser provenientes de roubo. É importante sempre verificar o dinheiro.
E SE A NOTA MANCHADA DE ROSA FOR SACADA NO BANCO OU EM CAIXA ELETRÔNICO? COMO PROCEDER?
No caso do caixa ou em um terminal de autoatendimento, a pessoa deve procurar qualquer agência do banco do qual é correntista e apresentar a nota manchada. O banco é obrigado a trocar o dinheiro imediatamente.
SE RECEBER, SEM PERCEBER, UMA NOTA MANCHADA DE ROSA EM OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS, O QUE FAZER?
Se receber em outras circunstâncias, como no comércio, deve entregar a cédula em uma agência bancária. O banco anotará seus dados (nome, endereço, CPF ou CNPJ no caso de ser empresa) e enviará a nota para análise no BC. Se ficar comprovado que a mancha não foi provocada por mecanismo antifurto, a pessoa será ressarcida pelo banco. Caso a mancha seja desse tipo de dispositivo, não haverá reembolso. Em caso de dúvidas, consulte o site do BC (www.bcb.gov.br) ou ligue para 0800 979 2345.