Por Dr Marcelo Tinoco
@drmarcelotinoco
O Amazonas está ardendo em chamas, e agora virou notícia constante do jornalismo do Brasil e do mundo. Contudo, essa desgraça ambiental vem ocorrendo desde sempre e não é diferente do extrativismo vegetal incontrolável das madeireiras do Pará, que devastam áreas enormes por meio de empresários do setor sem o devido replantio, salvo engano. Assim como as queimadas, o que sobra abre espaço para a pecuária e isso é motivo constante de preocupação porque tanto o desmatamento quanto a pecuária são pautas constantes de debates sobre aquecimento global e suas consequências. Há um filme do Leonardo Di Caprio no Netflix chamado “SEREMOS HISTÓRIA?” sobre o assunto. Assim, podemos olhar mais adiante do que apenas para a política interna sobre meio ambiente, minimizar a discussão política partidarista, disfuncional e estéril porque sem união, não vamos progredir e pactuar as forças necessárias para anular um mal que vem assolando o País há décadas. Eu não sou expert em ambiente mas eis a minha opinião de brasileiro:
1- O Brasil continental não tem dinheiro para manter vigilância ambiental, pro SUS, para nada. E o exército será usado politicamente DE NOVO. Ele é o araldite da hora pq a polícia ambiental não é aparelhada e não tem contingente suficiente. Dias atrás o governo disse que o exército trabalharia meio expediente por falta de verbas e agora vai pra Amazônia? Vivi isso em 1992 no Regimento Floriano 1GACAP na ECO 92 só que era contra a criminalidade. Pq não chamar os bombeiros ativos, seus reservistas recentes, voluntários e criminosos não violentos treinados e damos a eles redução de pena e reinserção na sociedade como os Bombeiros californianos fazem? O exército devia cercar as fronteiras contra a entrada de armas e drogas junto com a PF e deixemos o fogo com quem entende de fogo.
2- França, EUA, Alemanha etc. opinam sobre o Brasil e o meio ambiente. O Macron falou nossa Amazônia. Então a Torre Eiffel e a praia de Omaha do dia D é nossa? Não! Vamos doar nosso oxigênio pro mundo sim, mas queremos a contrapartida: que se cumpram as deliberações do Protocolo de Quioto para salvarmos o planeta. Enquanto isso o Amazonas é só nosso! #amazonas #meioambiente #incendio