A prefeitura de Seropédica, na Baixada Fluminense, vai disponibilizar 50 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública para aumentar a segurança no entorno da Universidade Federal Rural do Rio. A medida foi adotada após a prisão de um homem que foi reconhecido por quatro vítimas como autor dos estupros sofridos por estudantes do campus. O homem identificado como Alexandre de Oliveira Santana, de 36 anos, será encaminhado para o Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, nesta quarta-feira (17). Ele já havia sido preso em 2013 por agredir uma namorada.
As investigações apontam, até o momento, para um homem com o mesmo perfil, que teria violentado as alunas após oferecer carona dentro da UFRRJ. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito negou o crime, mas a natureza do fato justifica a prisão por 30 dias. A reitoria da Universidade informou que até o fim dessa semana, novas lâmpadas serão instaladas para melhorar a iluminação no local.
Nos próximos dias também há a expectativa de que uma nova rede de monitoramento com câmeras que ajude a fiscalizar atos suspeitos nas áreas de maior circulação. Segundo o Instituto de Segurança Pública, sete casos de estupro foram registrados no primeiro trimestre no município, sendo 2 em janeiro, 4 em fevereiro e 1 em março.