.
AÇÚCAR: CONHEÇA E FAÇA SUA MELHOR ESCOLHA
O sabor doce, por uma questão inata, de necessidade energética, costuma ser melhor aceito pelas crianças. Com isso, desde o nascimento somos expostos a este sabor. Inicialmente temos contato com o sabor doce através do leite materno e, posteriormente, através da introdução alimentar, quando somos apresentados ao açúcar. O grande problema, na atualidade, é o consumo excessivo de açúcar, fato que têm elevado os níveis de obesidade e diabetes no mundo.
O açúcar pode ser extraído de vários alimentos, como: da beterraba, do coco e da cana de açúcar. Este último é o tipo mais utilizado pela população brasileira.
Da cana de açúcar, ao produto final, existem várias etapas , o que determina várias classificações para o açúcar: o refinado, o cristal, o demerara, o mascavo, a rapadura e o melado de cana. As principais diferenças entre cada tipo está no gosto, na cor e na composição nutricional. Ressalta-se que quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele possui, e mais próximo ao seu estado mais bruto ele estará.
O açúcar refinado é o mais conhecido e consumido. Durante o processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como o enxofre, são adicionados para dar a coloração branca. No processo de refinamento é perdida a maioria, quase a totalidade, das vitaminas e minerais.
O açúcar cristal é apresentado na forma de cristais grandes e transparentes, e passa por processo de refinamento em que cerca de 90%das vitaminas e minerais são retirados.
O açúcar demerara passa por um refinamento leve e não recebe aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros, possui valor nutricional mais elevado, ou seja, maior presença de vitaminas e minerais, sendo parecido com o açúcar mascavo. A melhor escolha para este tipo de açúcar é a forma orgânica, porque mantém todos os nutrientes sem a adição de defensivos agrícolas.
O açúcar mascavo é a forma mais bruta de extração do açúcar da cana, sendo extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como não passa por refinamento, apresenta coloração mais escura e sabor mais encorpado, semelhante ao da cana de açúcar. Sem refinamento, são preservados as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro , zinco, magnésio e potássio. A rapadura e o melado de cana são variações do ponto de consistência do açúcra mascavo.
O açúcar de coco tem sido encontrado como uma alternativa para o açúcar de cana por não passar por processo de refinamento e adulteração e não possuir conservantes. Possui potássio, magnésio, zinco, ferro, vitaminas do complexo B. Apresenta baixo índice glicêmico, sendo digerido mais lentamente.
O açúcar light é uma mistura do açúcar refinado comum e de adoçantes artificiais como a sucralose, ciclamato de sódio e sacarina sódica. Este tipo de açúcar não contém nutrientes e não pode ser considerado um alimento saudável pois seu benefício está relacionado somente à menor quantidade de sacarose e menor teor calórico, sendo indicado para pessoas com restrições alimentares.
O açúcar deve ser utilizado com moderação, pois apresenta alto valor calórico, tendo de 5 a 10 vezes mais calorias por grama do que a maioria das frutas.
Os adoçantes dietéticos, assim como o açúcar light, não devem ser consumidos sem orientações médicas ou do nutricionista.
Patrícia Santanna – Nutricionista
CRN 05100214
@nutri.patriciasantanna
Referência: Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição: material de apoio para profissionais de saúde/ Ministério da Saúde, Universidade Federal de Minas Gerais – Brasília: Ministério da Saúde , 2016.