.
ALIMENTAÇÃO E A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais causa mortes de mulheres no Brasil. A cada ano, surgem 25% de novos casos de câncer de mama no mundo. No Brasil, este percentual sobre para 29%, sendo somente 1% em homens.
A origem do câncer são as mutações genéticas . E, estas mutações, podem ser de origem hereditária (apenas 5%) ou por causas ambientais e/ou pelo estilo de vida (95%). Entre os fatores ambientais que influenciam no desenvolvimento de câncer estão: consumo de bebidas alcoólicas, uso de contraceptivos hormonais, reposição hormonal pós menopausa, alimentação, sedentarismo, obesidade e sobrepeso e exposição frequente à irradiação e a substância químicas ( como o fumo).
A alimentação está entre os 3 principais fatores ambientais que exercem influência sobre os nossos genes e consequentemente se vamos ou não desenvolver determinada doença. Por isso, quero que faça uma suposição agora: imagine que as nossas células são como interruptores de luz e os alimentos são os responsáveis por acionar ou desativar este interruptor . Sendo assim, você não está destinado a desenvolver nenhuma doença só porque carrega esta informação hereditária. O seu estilo de vida, entre eles a sua alimentação, que irá influenciar no desenvolvimento desta doença.
Esse problema é nosso! 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados com hábitos mais saudáveis como: evitar bebidas alcoólicas, alimentação equilibrada, atividade física, manutenção do peso corporal e amamentação.
O excesso de gordura corporal está relacionado com alterações metabólicas hormonais, resistência à insulina, maior inflamação sistêmica crônica e acúmulo de toxinas. Estes fatores aumentam o risco para desenvolvimento de câncer.
Entre ações que auxiliam no controle de peso e melhoram a qualidade da alimentação está o aumento no consumo de frutas e hortaliças. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) 2002, o indicado é o consumo de 400gr de frutas e hortaliças diariamente.
Segue algumas sugestões de cardápio para que este consumo seja atingido:
– 1 beterraba + 1 tomate +1/2 cebola + 1copo de suco de acerola
– 8 folhas de alface + 5 morangos + 1 copo de suco de beterraba com laranja +2 banana
– 8 mini cenouras +6 tomates cerejas + 1 copo de suco de laranja, limão e abacaxi
Lembrando: estas sugestões são para serem consumidas ao longo de um dia para que se consuma 400gr de frutas e hortaliças.
Alguns alimentos podem ser nossos aliados, por exemplo: hortifruti roxo , cúrcuma, gengibre, hortifrutis alaranjados, linhaça, hortifrutis vermelhos, ervas fresca.
Já, outros, devem ser evitados: macarrão instantâneo, embutidos, temperos prontos, refrigerantes com caramelo IV e molhos de tomate prontos.
Juntos podemos
melhorar nosso futuro! Compartilhe estas ideias!
Patrícia Santanna – Nutricionista
CRN 05100214
@nutri.patriciasantanna
Referência:Curso Amor em Nutrir



