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CADASTRO POSITIVO OU NEGATIVO?
A partir desse sábado, 11 de janeiro, está liberada a consulta do chamado “Cadastro Positivo” espécie de lista que mostra todo o histórico relacionado à operações financeiras, entre outros pagamentos que podem ser de empresas ou pessoas físicas.Criado em 2011, o cadastro tem como base a Lei 12.414/2011, o CP foi modificado no ano de 2019. A modificação automatizou a inclusão de pessoas que tem empréstimos, dívidas a prazo, além de financiamentos entre outras despesas e contas.
As empresas que trabalham com proteção ao crédito que trabalham no Brasil: SPC, Serasa, entre outras agora precisam disponibilizar as informações relacionadas aos seus monitorados.
A princípio, o Governo liberou a consulta de dados e notas dos consumidores que receberam notificações ou algum tipo de contato feito pelos órgãos de proteção ao crédito falando sobre seu cadastro, já que já faz algum tempo – alguns meses – que empresas estão enviando mensagens para os cidadãos por meio de mensagens.
De acordo com o administração pública, consumidores podem ter notas aleatórias em cada serviço. Por conta disso, será necessário que o consumidor entre no site e crie seu login, sendo necessário fazer o processo em cada uma das agências de proteção. Alguns dos bureaus tem aplicativos: Serasa Consumidor, SPC Brasil e Boa Vista.
O presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir, explicou que o objetivo da mudança é melhorar o sistema financeiro, democratizando o serviço de crédito brasileiro. A ideia é que os cerca de 45 milhões de cidadãos do Brasil que não contam com conta bancária, sejam inclusos e tenham acesso aos diversos serviços oferecidos pelo sistema bancário.
Para quem não entendeu como funciona – O consumidor terá toda a sua história relacionada a créditos: cartões, financiamentos, contas de luz, água, entre outros. Tais informações servirão de base para análises posteriores relacionadas a conseguir ou não crédito nas instituições financeiras.
A pontuação, chamada de score, será a única parte que será visualizada para o mercado, que poderá utiliza-lo como forma de avaliação. Informações mais sigilosas e detalhadas só serão disponibilizadas uma vez que o cidadão autorize que suas informações financeiras sejam consultadas.
Se por acaso houver algum erro detectado pelo consumidor, a consulta sobre os dados será sem custo algum, e em qualquer hora do dia. Ainda será possível pedir que os dados e sua situação financeira sejam revisados. Quem quiser acessar o cadastro terá que informar alguns dados como CPF, Telefone, e-mail, além das exigências de segurança impostas por cada agência.Caso você deseje sair do monitoramento, basta pedir o cancelamento de cadastro nas respectivas agências.