.
O prefeito Marcelo Crivella inaugurou nesta quarta-feira (22/01) o Centro Municipal de Trabalho e Emprego (CMTE) da Freguesia, em Jacarepaguá, na Zona Oeste. É a oitava unidade da Prefeitura voltada para ajudar trabalhadores a conseguir emprego, com captação de mão de obra e intermediação entre candidatos e empresas que oferecem vagas.
– As pessoas vêm aqui em busca de trabalho, de uma oportunidade para ganhar o pão de cada dia com dignidade. É um serviço importante da Prefeitura, e vocês não podem desistir da luta, têm que manter a fé, porque o resultado vai aparecer – disse Crivella às pessoas que aguardavam para fazer cadastro, logo após a inauguração.
Quem foi a primeira a pegar senha?
Jaqueline Ferreira Sanabio, 40 anos, saiu de casa hoje com a certeza de que vai conseguir emprego. Auxiliar de serviços gerais, está sem trabalho com carteira assinada há cinco anos. Foi a dona da senha número 1 no novo posto. Saiu de Realengo, pegou dois ônibus e chegou mais cedo do que todos à Freguesia. Ali mesmo no CMTE Jaqueline seria mais tarde entrevistada por uma empresa que procurava por alguém com perfil semelhante ao dela.
– Tenho esperança. Estou confiante. Ser a primeira aqui é sinal de que as portas vão se abrir – disse.
Tem vaga para terceira idade também?
Sérgio Barroso de Oliveira, 60 anos, foi em busca de vagas de trabalho para a terceira idade. O último emprego foi de jardineiro, há um ano.
– Quero é me encaixar de volta no mercado. Fui informado aqui que há vagas com meu perfil – contou.
Onde é o CMTE da Freguesia?
A unidade funciona no Quality Shopping (Avenida Geremário Dantas, 1.400, salas 101 e 102), das 9h às 17h.
O que são os Centros Municipais de Trabalho e Emprego?
São equipamentos da Prefeitura mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI).
– Eles servem para atendimento a cidadãos que procuram inserção ou recolocação no mercado de trabalho. Ali são prestados serviços de orientação para emissão da Carteira de Trabalho Digital; habilitação de requerimento de seguro desemprego; intermediação de mão de obra e inscrições em cursos de qualificação – explica Renato Moura, secretário municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação.
Onde há outras unidades do CMTE?
Além do posto na Freguesia, há sete espalhados pela cidade. O horário de funcionamento é de 8h a 16h.
Confira os endereços:
• Campo Grande (Rua Barcelos Domingos, nº 162);
• Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, nº 58);
• Méier (Rua 24 de Maio, 931);
• Centro – Ciad ( Avenida Presidente Vargas, 1997 – atendimentos exclusivos a PCD, pessoas com deficiência);
• Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2080);
• Providência (Rua da América, 81);
• Tijuca (Rua Camaragibe, 25).