Desde o começo desta semana, circulam nas redes sociais, em especial nos grupos de WhatsApp, o vídeo de uma suposta aparição que teria sido registrada na cidade de Itororó, no Sul da Bahia.
As imagens mostram um vulto, que se assemelha a figura de uma mulher, em cima de uma árvore. A gravação traz ainda o som de um uivo que para algumas pessoas também pode ser interpretado como um choro.
Acompanhado do vídeo, seguem mensagens áudios garantindo a veracidade das imagens e adicionando detalhes ao caso.
Assista ao vídeo
Em um dos depoimentos, um homem afirma que a aparição não se trata de uma mulher, mas sim de um lobisomem que, logo após a filmagem, teria atacado e causado ferimentos graves em animais de uma fazenda das redondezas.
O vídeo tem ganhado notoriedade e é compartilhado massivamente na internet com avisos de “fim dos tempos”.
A verdade sobre a aparição
As filmagens com a suposta aparição foram, segundo relatos, realizadas em outro país da América Latina.
Portais de notícias da Venezuela, Colômbia e Peru noticiaram a viralização do vídeo em seus respectivos territórios.
Uma publicação de 27 de dezembro do ano passado, por exemplo, destaca que a aparição teria sido registrada em uma pequena vila na zona rural colombiana.
Outra publicação, desta vez no Twitter, garante que as imagens foram registradas na Venezuela.
Mesmo que não se saiba a origem exata da filmagem, é possível afirmar que elas não foram feitas no Brasil, uma vez que ganharam destaque internacional antes mesmo dos supostos relatos por aqui começarem a circular.
Associações folclóricas
No Brasil, a aparição foi associada ao lobisomem, criatura folclórica metade homem e metade lobo que se alimenta de outros animais e que se transforma em noites de lua cheia.
Nos outros países, o caso foi relacionado à “La Llorona”, ou “A Chorona”, uma lenda que fala de uma mulher que afogou os filhos no rio depois de descobrir uma das traições do marido.
Recentemente, a história da Chorona ganhou até um filme que faz parte da franquia de terror “Invocação do Mal”.