O Jovem Aprendiz Senac é resultado da união de duas importantes iniciativas para o primeiro passo profissional dos jovens no Brasil. A primeira é o Programa de Aprendizagem que vem beneficiando milhões de participantes desde o começo de sua criação e posteriormente a parceria com o Senac que resulta em garantia de formação e desenvolvimento profissional além de benefícios aos jovens. Acompanhe essa postagem e saiba detalhes sobre.
Entenda o Jovem Aprendiz
Em primeiro lugar é necessário conhecer um pouco sobre o programa, afinal para fazer parte do mesmo é preciso conhecer sua origem e benfeitorias.
O projeto que auxilia a inserção de jovens inexperientes no mercado de trabalho foi criado pelo Governo Federal em 2000 e passou a valer em 2005 com base no decreto que atende todo o território nacional.
O mesmo foi criado através da real dificuldade que jovens enfrentam ao tentar ingressar no mercado de trabalho pela falta de experiência, afinal em um processo seletivo a bagagem profissional faz aqueles que a tem se destacarem. Por isso a lei da aprendizagem determina que empresas possuam mais de 5 funcionários e que sejam consideradas medianas ou de grande porte devam possuir em seu quadro de funcionários de 5% a 15% contratados que se caracterizem como jovem aprendiz.
Dessa forma, o trabalho do menor de idade torna-se seguro e legal com absoluto respaldo trabalhista, além de incentivar a contratação de um perfil que pode fazer parte da história da empresa. Pois o programa não só oferece capacitação profissional como desenvolvimento pessoal também.
Empresas parceiras do programa realizam contratações através da necessidade e disponibilidade de vagas. A mesma oferece benefícios determinados no decreto, além de oferecer acompanhamento teórico, bem como o Senai que a une teoria com prática no dia-dia do jovem.
Saiba mais sobre o SENAC
O Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) é uma instituição de origem brasileira de educação profissional isenta de qualquer fim lucrativo disponível para toda a sociedade. Seu ensino é voltado para o setor de comércio de bens, turismo e serviços.
No mercado há aproximadamente 74 anos o Senac já preparou cerca de 40 milhões de pessoas para o mercado de trabalho com seus cursos de alta qualidade. Suas unidade passam de 2.220 espalhadas pelo país oferecendo infraestrutura de ponta e até cursos de nível técnico, graduação e pós-graduação.
O Senac possui programas gratuitos e benéficos a interessados, bem como o Jovem Aprendiz Senac que disponibiliza formação grátis a jovens de empresas conveniadas a instituição.
O que é preciso para se inscrever no Jovem Aprendiz Senac?
Acima de tudo, é preciso que o jovem seja contratado por uma empresa parceira e depois disso a própria empregadora realiza a inscrição do jovem no Senac. Ou seja, é necessário que a empresa que contrata seja conveniada com a escola.
Posteriormente para participar da seleção do Jovem Aprendiz deve atender os seguintes requisitos impostos pelo próprio governo. Confira:
- Ter idade entre 14 e 24 anos;
- Estar cursando o Ensino Médio;
- Ter concluído o do Ensino Médio.
Benefícios que o Jovem Aprendiz Senac oferece
Em primeiro lugar dos benefícios esta a formação profissional gratuita, não é mesmo! Afinal o nível educacional oferecido pelo Senac é um dos melhores do país. O mesmo costuma ser o de nível técnico, porém varia de empresa para empresa. Com isso o participante unifica sua atuação profissional com a formação acadêmica.
Posteriormente o mesmo possui benefícios a receber conforme a lei determina, confira alguns deles:
- Salário compatível com o cargo;
- Vale transporte;
- FGTS e férias;
- Jornada de trabalho de 4 a 6 horas por dia;
- Auxílio alimentação.
Como se inscrever?
Em primeiro lugar o jovem deve registrar seu interesse nas empresas participantes. Basta realizar o cadastro e depois disso a própria empregadora passa a ser responsável pelo encaminhamento do jovem o Senac. Veja algumas empresas parceiras:
- Correios;
- Coca-Cola;
- Mc Donald’s;
- Nestlé;
- Extra;
- Petrobras;
- Mc Donald’s;
- Banco do Brasil;
- Vivo;
- Carrefour entre outras.
Em suma, o ideal é obter informação diretamente na unidade Senac mais próxima de sua região e solicitar a lista de empresas parceiras. Assim as informações obtidas estarão sempre atualizadas, depois é só ficar de olho no processo seletivo. Boa sorte!