O DIA
Danúbia de Souza Rangel, 33 anos, esposa do traficante Antonio Bonfim Lopes, o Nem, foi presa no início da noite desta terça-feira no bairro Tauá, na Ilha do Governador. Nem está em presídio federal e, mesmo assim, disputa o tráfico de drogas na Rocinha, Zona Sul, com Rogério Avelino, o Rogério 157.
Condenada a 28 anos de prisão por associação ao tráfico, tráfico de drogas e corrupção ativa, Danúbia estava saindo da casa de uma amiga, na Rua Carlos Magno, quando foi presa. Essa rua fica distante 20 minutos a pé do Morro do Dendê. Ao ser presa, disparos foram realizados do morro, o que fez os policiais saírem da rua onde estavam, que é residencial. “Acreditamos que ela estava sendo vigiada por seguranças, que souberam da prisão”, disse um investigador.
Danúbia afirmou aos policiais que estava se deslocando para o morro, para onde tinha ido há duas semanas, desde que saiu da Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré. Assim como o Dendê, a Vila dos Pinheiros tem influência do tráfico do Terceiro Comando Puro (TCP). Conforme O DIA noticiou em maio, o TCP se uniu à facção Amigo dos Amigos, da Rocinha, formando o TCA (Terceiro Comando dos Amigos). Assim, Danúbia conseguiu se refugiar em favelas do TCP após ser expulsa da Rocinha por Rogério 157.
Aos policiais, ela disse não saber sobre a guerra na Favela da Rocinha. Sobre Nem, Danúbia relatou que não se comunicava com o marido por estar foragida.
Recados na Internet
Antes da prisão, nada parecia abalar Danúbia. No dia 29 de setembro, um perfil no Facebook atribuído a mulher do traficante postou: “Quem nasceu pra rainha nunca perde a majestade”. Na foto, a loira aparece de biquíni amarelo, um cordão dourado e um boné azul com o desenho de uma coroa
Segundo investigações, Danúbia é a porta-voz de Nem, que está preso em um presídio federal em Porto Velho