A Marinha divulgou mais um edital de processo seletivo! Desta vez são ofertadas 30 vagas para admissão ao curso de aquaviários moço de máquinas. Os aprovados vão ser qualificados no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), Rio de Janeiro.
Para concorrer é necessário ter, no mínimo, ensino fundamental completo, 18 anos completos até 11 de maio de 2020, estar em dia com as obrigações militares e também:
- ser brasileiro (ambos os sexos) nato ou naturalizado;
- Não estar na condição de réu em ação penal;
- Estar em dia com as obrigações da Justiça Eleitoral;
- Não ter sido licenciado ou excluído, a bem da disciplina, do serviço ativo nas Forças Armadas ou Forças Auxiliares;
- Não ser militar reformado por invalidez definitiva ou civil aposentado por invalidez permanente;
- Possuir documento oficial de identificação válido e com fotografia e CPF.
Inscrições processo seletivo Marinha
O prazo para inscrições será aberto no dia 2 de março pelo site da Marinha e se estende até dia 6 do mesmo mês. Taxa de inscrição no valor de R$ 50 será cobrada e poderá ser quitada até dia 9 de março em qualquer agência bancária por meio de boleto gerado no site.
Provas
Os candidatos deverão passar por cinco etapas de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, são elas:
- Exame de Conhecimentos (eliminatório e classificatório);
- Verificação de documentos e apresentação dos atestados médicos (eliminatória);
- Realização do Teste de Suficiência Física (eliminatória);
- Comprovação do tempo de embarque (classificatória);
- Matrícula.
Os exames de conhecimento estão previstos para acontecer no dia 29 de março, no turno da manhã, de 10h30 às 13h30. O horário de abertura dos portões será às 8h30 e fechamento às 9h30. As provas serão compostas por 40 questões distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa (20)
- Matemática (20)
Cada questão valerá cinco pontos, com o máximo de 100 possíveis em cada prova. Candidatos com nota zero ou que não compareceram antes do fechamento dos portões serão eliminados.
Curso gratuito e material de ensino por empréstimo
Os aprovados no processo seletivo deverão fazer matrícula no curso no dia 11 de março no Ciaga. O curso de formação de aquaviários moço de máquinas será dividido em dois períodos, sendo que o primeiro será o escolar (realizado em sala de aula), e no segundo os estudantes deverão passar por um Programa de Instrução no Mar (PIM).
Se aprovado na fase escolar, o estudante passa ao PIM como Aluno Estagiário. O período de experiência será a bordo de embarcações mercantes em no mínimo de dois meses. As aulas serão ministradas em regime de externato.
Vale destacar que o curso é inteiramente gratuito, e o material de ensino é disponibilizado por empréstimo. Os alunos terão direito a merenda escolar, mas não a facilidade de alojamento.Após a aprovação no Curso de Formação de Aquaviários Moço de Máquinas (CFAQ-MOM), depois da fase de o PIM, o aluno será declarado moço de Máquinas.
Para mais informações, acesse o edital que foi divulgado no Diário Oficial da União: