Por Ascom da Secretaria de Saúde
Jogadoras do time feminino do Flamengo marcaram um gol de placa na tarde de segunda-feira (09/03). Porém, engana-se quem pensa que o golaço foi feito no Maracanã ou em outro estádio. Seis atletas do elenco rubro-negro fizeram uma visita ao Hospital Estadual da Criança (HEC), em Vila Valqueire, unidade na Zona Oeste carioca que é referência em Saúde Pública do país. O HEC, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde, recebe casos de média e alta complexidade, oferecendo cirurgias gerais, ortopédicas e neurocirurgias, tratamentos oncológicos e transplantes hepáticos e renais, entre outros.
– A presença dessas atletas aqui é muito importante para esses pacientes, pois eles, incontáveis vezes, abdicam da vida pessoal, do cotidiano, para buscar tratamento aqui por dias. Esse contato com as jogadoras do Flamengo, ou com artistas de TV e cantores, por exemplo, deixa as crianças radiantes. Isso ajuda numa resposta positiva para o tratamento- assegurou a médica Patricia Moura, coordenadora do setor de Oncologia do HEC.
Gabriel Romeu Ataíde, de 9 anos, foi uma das crianças que interagiram com as atletas Ana Carla, Aryane, Bruna Rosa, Debora Sorriso, Kelly Santana e Flavia. Vítima de leucemia, o pequeno torcedor do Flamengo, de sorriso largo e cativante, desenhou, conversou e posou para fotos com o grupo:
– É muito gratificante poder trazer alegria para as crianças e os pais delas num momento tão difícil para essas famílias. Todos eles deram hoje uma lição de vida para nós – afirmou Bruna Rosa.
O HEC, desde março de 2013, realizou 33.465 procedimentos cirúrgicos, 125.968 consultas e 188 transplantes (111 hepáticos e 77 renais).
Mais uma vez, o esporte fazendo a diferença na vida dessas pessoas, parabéns as atletas do time de futebol feminino do Flamengo