A Acadêmicos de Niterói acaba de entrar para a história do Carnaval carioca. Com uma apresentação vibrante e repleta de brasilidade, a escola conquistou, pela primeira vez, o título da Série Ouro e garantiu seu lugar no tão sonhado Grupo Especial de 2026. A apuração aconteceu nesta quinta-feira (6), na Cidade do Samba, localizada na Barra da Tijuca, e consagrou o trabalho impecável da agremiação.
Com o enredo “Vixe Maria”, a escola levou para a Marquês de Sapucaí toda a magia e tradição das festas juninas. O desfile aconteceu na segunda noite de apresentações, no sábado (1º), e encantou o público com alegorias criativas, fantasias coloridas e um samba-enredo contagiante que não deixou ninguém parado nas arquibancadas.
A disputa pelo título foi intensa, com a Acadêmicos de Niterói travando uma verdadeira batalha de notas contra outras duas gigantes da Série Ouro: União da Ilha e Porto da Pedra. A cada quesito anunciado, a tensão aumentava. Apenas nos três últimos quesitos, a escola conseguiu abrir vantagem, garantindo o campeonato inédito e a tão desejada ascensão ao Grupo Especial.
Enquanto a festa era garantida para os niteroienses, o clima foi de tristeza para duas tradicionais agremiações: São Clemente e Tradição, que terminaram nas últimas posições e foram rebaixadas para a Série Prata, onde desfilarão na Intendente Magalhães em 2026.
O Enredo que Conquistou a Sapucaí
Sob a criação e o comando do carnavalesco Tiago Martins, o enredo “Vixe Maria” encantou os jurados e o público ao celebrar a rica história das festas juninas. A escola narrou desde as origens dessas festas, nos salões da aristocracia europeia, até sua transformação em uma celebração popular profundamente enraizada na cultura brasileira.
Durante o desfile, quadrilheiros e foliões mostraram a devoção, a alegria e a tradição das festas de junho e julho, embalados por um samba-enredo que pegou de imediato. Nas palavras de Tiago Martins: “Esse Carnaval foi feito com alma e coração. É festa, é fé, é cultura e muita diversão. Queríamos contar essa história com a cara do povo brasileiro — e conseguimos.”
Tragédia e Impacto no Carnaval 2025
O Carnaval deste ano também ficou marcado por uma tragédia que abalou o mundo do samba. Em 12 de fevereiro, um incêndio em uma fábrica de fantasias, na Zona Norte do Rio, deixou uma vítima fatal e 20 feridos. Três escolas foram diretamente afetadas: Império Serrano, Unidos de Bangu e Unidos da Ponte. Por conta da situação emergencial, essas agremiações não foram julgadas e, portanto, permanecem na Série Ouro, sem risco de rebaixamento ou possibilidade de título.
Idas e Vindas: Unidos de Padre Miguel
Outro destaque foi o retorno da Unidos de Padre Miguel à Série Ouro. Campeã da Série Ouro em 2024, a escola havia conquistado a chance de estrear no Grupo Especial este ano, após 52 anos de espera. No entanto, após a apuração da elite na quarta-feira (5), a agremiação acabou rebaixada e voltará a desfilar na Série Ouro em 2026.
Assim, o Carnaval de 2025 já começa a ser desenhado com fortes emoções e um novo capítulo glorioso para a Acadêmicos de Niterói, que agora tem o desafio de representar sua cidade no palco principal da maior festa do planeta.