Três cavalos, um bode, uma cabra, duas galinhas e um cachorro eram mantidos presos, sem comida e sem água, no terreno de número 356 da Rua Caminho Simão Lobo, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Mas essa situação de maus-tratos chegou a um fim na última terça-feira, quando a Prefeitura realizou uma operação de resgate.
Os oito animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses da Vigilância Sanitária, no Largo do Bodegão 150, em Santa Cruz, também na Zona Oeste. No entanto, um dos cavalos morreu logo após o acolhimento e outro está muito abaixo do peso, com a saúde comprometida. O cão passa bem e os outros seis animais continuam em tratamento na unidade.
Eles viviam em péssimas condições desde o carnaval, uma das épocas do ano com mais registros de abandono, ressaltou a Prefeitura em um comunicado divulgado nesta quinta-feira.
A denúncia foi enviada à Subsecretaria de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, que organizou a fiscalização em parceria com a Subsecretaria de Bem Estar Animal (Subem) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
A equipe precisou arrombar os portões trancados com cadeados, numa área em péssimas condições de saúde e de higiene. A DPMA segue investigando o caso.