O serviço de coleta de lixo na Zona Oeste do Rio de Janeiro voltou ao normal após a Justiça determinar nesta terça-feira que a empresa Colares Linhares pusesse fim à uma paralisação que teve início no último domingo. Na garagem da companhia que presta serviço à Comlurb, na estrada Roberto Burle Marx, em Guaratiba, o EXTRA confirmou que toda a frota de caminhões foi para as ruas nesta manhã de Natal.
Segundo funcionários, ontem à tarde, após a liminar, todos os motoristas que participavam da paralisação voltaram aos postos de trabalho. A informação também foi confirmada por moradores. Locais como a Estrada do Magarça e a Estrada da Pedra, repletos de lixo nas calçadas na véspera de Natal, estavam limpos nesta manhã.
Segundo o comerciante Joel Bispo Cunha, que mora da Rua Itapecuru Mirim, em Guaratiba, os garis estiveram no local por volta das 17h de terça-feira.
— Os garis passam na rua na terça-feira, quinta-feira e no sábado. Então ontem mesmo eles resolveram recolher o lixo que nós normalmente já deixamos aqui — contou.

Moradora da mesma rua há sete anos, a costureira Bernadete Moreira disse ainda que os vizinhos que já sabiam da paralisação decidiram retirar o lixo de suas casas apenas quando os garis chegaram ao local. Ela elogia os funcionários que atuam na região.
— Nunca tivemos problemas com a questão do lixo aqui. Os garis são muitos atenciosos, todo mundo por aqui já os conhece. Na minha opinião, ganham até pouco por tudo que fazem. Espero que a empresa dos caminhões resolva esse problema com a Prefeitura para que ninguém saia prejudicado — afirmou.
No último domingo, a Colares Linhares reduziu à metade a frota de caminhões que fazem a coleta de lixo alegando ter R$ 16,5 milhões a receber da Prefeitura por faturas em atraso. Dois dias depois, a juíza do plantão, Soraya Pina Bastos, concedeu liminar em favor da Comlurb determinando a normalização da coleta. Na ação na Justiça, a empresa municipal argumenta que apenas uma fatura que venceu no último dia 5 estaria em aberto e que não haveria razão para a suspensão dos serviços.



