O mundo do cinema perdeu um de seus grandes talentos. O ator Val Kilmer, conhecido por sua versatilidade e por papéis icônicos, faleceu nesta terça-feira (2), aos 65 anos, em Los Angeles, Califórnia. A informação foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer, em entrevista ao New York Times. Segundo ela, a causa da morte foi uma pneumonia.
( Val Kilmer Astro de ‘Top Gun’ e ‘Batman Eternamente’ morre aos 65 anos)
Kilmer construiu uma carreira brilhante e protagonizou alguns dos filmes mais marcantes de Hollywood. Entre seus trabalhos mais lembrados estão “Top Gun” (1986), no papel do destemido Tom “Iceman” Kazansky, e “Batman Eternamente” (1995), onde deu vida ao Cavaleiro das Trevas. Além desses sucessos, o ator brilhou em “Tombstone” (1993), “Fogo Contra Fogo” (1995) e muitas outras produções.
Um legado de sucessos
Ao longo de sua trajetória, Val Kilmer estrelou filmes que, juntos, arrecadaram quase US$ 2 bilhões em bilheteria mundial, de acordo com a Comscore. Seu talento para interpretar personagens complexos e carismáticos fez dele um dos atores mais respeitados de sua geração.
Nascido e criado em San Fernando Valley, Califórnia, Kilmer mostrou cedo sua paixão pelo teatro. Ele estudou na Hollywood Professional School e, aos 21 anos, fez história ao se tornar o aluno mais jovem a ser aceito no prestigiado departamento de teatro da Julliard School, em Nova York. Esse foi o pontapé inicial para uma carreira que marcaria a indústria cinematográfica.
Sua estreia nas telonas aconteceu com a comédia “Top Secret!” (1984), mas foi em “Top Gun” (1986) que ele conquistou fama mundial. Nos anos 1990, consolidou-se como um astro de primeira grandeza, transitando entre gêneros diversos. Em “The Doors” (1991), impressionou ao interpretar o lendário Jim Morrison. No faroeste “Tombstone” (1993), deu vida a um dos mais icônicos Doc Holliday do cinema. Em “Fogo Contra Fogo” (1995), dividiu a cena com gigantes como Al Pacino e Robert De Niro. E, claro, sua versão do Batman em “Batman Eternamente” (1995) permanece como uma das mais lembradas da história do personagem.
Luta contra o câncer e últimos anos
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta, uma batalha que enfrentou com determinação. O tratamento incluiu uma traqueostomia, o que alterou significativamente sua voz e impactou sua carreira na atuação. Apesar disso, o ator não perdeu sua essência criativa e continuou envolvido em projetos artísticos e autobiográficos.
Mesmo afastado dos grandes papéis, Kilmer teve um emocionante retorno às telas em 2022, quando reprisou seu icônico papel de Iceman em “Top Gun: Maverick”. Sua aparição foi um momento especial para os fãs e para a própria produção do filme, que prestou uma bela homenagem ao ator.
Uma estrela que seguirá brilhando
Val Kilmer deixa um legado inestimável para o cinema e para seus admiradores ao redor do mundo. Seu talento e dedicação à arte continuarão vivos em suas performances inesquecíveis. Seja como o rebelde Iceman, o misterioso Jim Morrison ou o icônico Batman, Kilmer marcou a cultura pop de maneira definitiva.
Seu falecimento representa uma perda irreparável para Hollywood, mas seu brilho permanecerá através de seus filmes e da inspiração que deixou para futuras gerações de artistas. Adeus, Val Kilmer. Seu nome estará para sempre gravado na história do cinema.