A implosão dos cinco prédios do Complexo Jambalaia, em Campo Grande, neste domingo, provocará interdições de trânsito a partir das 6h. Marcada para as 7h, os edifícios serão implodidos após avaliação da Defesa Civil, que identificou sérios problemas estruturais e riscos iminentes de incêndio, além de desabamento por ruína. No local viviam 280 famílias em situação de risco. Todas foram removidas pela prefeitura e cadaastradas para receber aluguel social. No terreno será erguido um condomínio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida com 300 unidades, onde os antigos moradores serão reassentados.
A área total de interdição é de 70 mil m². E o raio de segurança para acompanhar a implosão é de 150m de distância do local. A Defesa Civil orienta que as pessoas que residem no perímetro próximo ao local da implosão (até 150m) devem desocupar suas casas até as 6h. O retorno só será autorizado após vistoria e liberação da área. As interdições de trânsito na área começam no mesmo horário, conforme informações da CET-Rio.
Na Estrada do Campinho, pista sentido Bangu, na altura do número 2.531, os usuários deverão realizar o retorno e acessar a Estrada Carvalho Ramos e a Estrada do Tingui seguindo até a Estrada do Mendanha. No sentido contrário, o bloqueio será na altura da Rua Heitor Mota Ferreira, e os usuários deverão seguir pela Rua Heitor Mota Ferreira, Rua Daniel Dinis da Fonseca, Estrada Santa Maria, retornando para a Estrada do Campinho.
Devido a interdição do acesso da Estrada Santa Maria para a pista sentido Bangu da Estrada do Campinho, os usuários deverão entrar obrigatoriamente à direita na pista sentido Santa Cruz da Estrada do Campinho, acessar a Estrada Carvalho Ramos e a Estrada do Tingui seguindo até a Estrada do Mendanha. A Guarda Municipal do Rio montou operação especial com efetivo de 56 guardas para apoiar a implosão.
A Defesa Civil orientou os moradores de áreas próximas da implosão a tomar medidas de segurança antes de deixarem suas casas. A recomendação é de fechar o registro de gás; fechar todas as portas e janelas, desligar a chave geral de energia elétrica; não deixar veículos estacionados nas ruas bloqueadas (somente dentro de garagens); levar animais de estimação; ficar atento aos sinais sonoros. O prefeito Marcelo Crivella acompanhará a implosão.
Antes da implosão, sinais sonoros de atenção vão determinar as etapas de bloqueio, varredura e liberação das vias.
1º Toque – 6h30 – Bloqueio total das vias
2º Toque – 6h50 – Inspeção final da área evacuada
3º Toque – 6h55 – Toque de atenção
4º Toque – 7h – Implosão
5º Toque – 7h15 – Liberação da área após checagem dos técnicos.