Isis Valverde precisará de cuidados redobrados durante a gestação e após o nascimento de seu primeiro filho. A atriz, grávida de três meses, descobriu ser celíaca, ou seja, tem intolerância total ao glúten. A doença se agrava durante a gestação, além de poder ser transmitida hereditariamente ao filho.
Para impedir as chances do bebê desenvolver a mazela, a alimentação dele deve ser controlada nos primeiros anos de vida. “Filhos de mães com intolerância têm 10% de probabilidade de apresentá-la ao longo da vida”, informa a ginecologista e obstetra Renata de Camargo Menezes, segundo o UOL.
Após abandonar o leite materno, o filho de Isis deverá ter uma dieta restritiva. De acordo com a especialista, “o sistema imunológico do bebê fica mais amadurecido com o tempo, então, quanto mais tarde você expuser [o glúten], menores as chances de desenvolver [a intolerância]”.
A fala se refere ao fato de a proteína só ser favorável à criança anos após seu nascimento. Se Isis não conseguir administrar a gravidez com cuidados, “é preciso ficar atento a possíveis alterações de ganho de peso e anemia” no bebê, como sugere Renata.
Contudo, a assessoria da famosa declara que Isis tem levado uma gravidez saudável sob acompanhamento de nutricionista. Além disso, ela não precisará se afastar do trabalho.
A doença celíaca é autoimune, portanto a própria defesa do corpo ataca células do organismo e causa inflamação. O processo ocorre com a presença do glúten, proteína contida no trigo, na cevada, no centeio e em seus derivados. Não há cura para a enfermidade, apenas dieta para controlá-la.