CADETE DO CORPO DE BOMBEIROS MORRE APÓS PASSAR MAL EM TREINAMENTO NO RIO.
Um cadete do Corpo de Bombeiros identificado como Gabriel Lourenço Da Silva Cordeiro, de apenas 24 anos, morreu na madrugada de quarta-feira após passar mal durante um treinamento no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, na última segunda-feira. Uma sindicância foi aberta para investigar o caso. Gabriel, recebeu os primeiros socorros ainda no local e foi encaminhado, com apoio de um helicóptero da corporação, para o CTI do Hospital Central Aristarcho Pessoa, no Rio Comprido, na Zona Norte. O jovem evoluiu para um quadro grave de insuficiência hepática e chegou a ser transferido para o Hospital São Francisco da Penitência, na Tijuca, para tentar um transplante, mas não resistiu. Segundo testemunhas, a caminhada foi realizada por cadetes e oficias dos bombeiros, além de um médico e um técnico de enfermagem. Por causa do forte calor, os profissionais da saúde pararam para descansar, enquanto o restante do pelotão seguiu com o exercício. Ainda de acordo com as testemunhas, o socorro aéreo não possuía tanque de oxigênio, que era necessário para garantir a segurança de Gabriel, que precisava ser entubado para respirar.
Amigo de Gabriel cita maus-tratos;
Um amigo da família de Gabriel disse que os cadetes foram submetidos a maus-tratos e que não podiam comer ou beber água. Ainda de acordo com ele, os cadetes sofreram abusos físicos e emocionais, a ajuda médica demorou e o socorro médico não tinha oxigênio. O Corpo de Bombeiros negou essas informações, afirmando que os alunos foram abastecidos com refeição durante o exercício e que uma ambulância deu suporte.
Em nota, o Corpo de Bombeiros lamentou o ocorrido:
“O CBMERJ está de luto. Toda nossa solidariedade aos parentes e amigos do Gabriel. A equipe de psicólogos e assistentes sociais da corporação está dando todo o suporte para a família neste momento de dor.” Afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
O corpo de Gabriel foi enterrado nesta quarta-feira, no cemitério de Sulacap, na Zona Oeste da cidade.



