CALVÃO DE CRIA: CORTE QUE SIMULA CALVÍCIE FAZ SUCESSO NAS REDES E COMEÇA GANHAR ADEPTOS NO RIO
Novas tendências de moda surgem a toda hora e, graças às redes sociais, elas se espalham cada vez mais rápido. Dessa vez, o que tem literalmente feito a cabeça dos jovens é o “calvão de cria”, corte de cabelo que simula a calvície. Essa onda surgiu há cerca de quatro meses numa barbearia da cidade de Três Passos, no Rio Grande do Sul, e depressa ganhou fãs em vários estados do Brasil, como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Aqui no Rio, profissionais contam que o corte ainda não é uma unanimidade entre a galera. Mas já há quem aposte nele como marca de estilo e ousadia.
— Um cliente meu chegou aqui pedindo para fazer o corte depois de ter visto na internet. Ele também queria ficar famoso, ganhar curtidas. Eu aceitei o desafio e fiz. Até o barbeiro que trabalha comigo encomendou o “calvão” também. Adeptos estão mostrando que a calvície é normal, que todos podem encarar isso, seja de forma natural ou não. O que era considerado um problema virou estilo — resume Raphael Barbio, de 26 anos, dono de uma barbearia na Penha, Zona Norte.
Quem lançou a ideia foi o barbeiro gaúcho Márcio Campos, de 27, proprietário da Vikings Barber Shop desde 2020. Ele conta que, em fevereiro deste ano, dois clientes chegaram na barbearia com a imagem de um corte visto na internet. Na loja, coube a Márcio reproduzir o desenho. Todo o trabalho durou 20 minutos, foi filmado e postado nas redes sociais. Não demorou para que o vídeo viralizasse e alcançasse cerca de 4 milhões de visualizações e mais de 100 mil curtidas até agora. Segundo o barbeiro, o que começou como uma zoação, hoje se tornou costume: o “calvão” é adotado principalmente para chamar atenção em festas e eventos na cidade.
— Não imaginei que fosse ficar tão famoso. Já fiz mais de dez cortes desse, em pessoas mais velhas, em crianças e pais. Principalmente os adolescentes estão me procurando para fazer — conta Márcio, que explica a origem do nome: — Os guris aqui de Três Passos se chamam de cria, como uma gíria. O nome surgiu ali, na hora.
Depois desse primeiro hit fashion, Márcio quis ousar ainda mais e criou o corte que simula as entradas de uma calvície. Assim ele lançava o “entradas de cria’’, que foi postado há uma semana no TikTok e já soma 5,6 milhões de visualizações. Atualmente com 35 mil seguidores no perfil, o barbeiro faz uma promessa se chegar a 500 mil:
— Se bater meio milhão de seguidores, vou fazer o “calvão” em mim e doar o cabelo para uma instituição de luta contra o câncer.
Fonte: Jornal Extra