Prefeitura anuncia pacote de mais de R$ 34 milhões para combater alagamentos em Campo Grande
A Prefeitura do Rio anunciou um novo pacote de obras de infraestrutura para combater os alagamentos no Centro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Segundo o município, serão investidos mais de R$ 34 milhões em intervenções de drenagem, pavimentação e melhorias urbanas que devem beneficiar diretamente cerca de 11 mil moradores da região.
As obras serão realizadas pela Fundação Rio-Águas, vinculada à Secretaria Municipal de Infraestrutura, e contemplarão 16 ruas. Ao todo, as intervenções devem alcançar mais de 34 mil metros quadrados, com implantação de novas redes de drenagem, pavimentação de vias e construção ou recuperação de calçadas.
A primeira frente de trabalho terá início na Rua Gramado e também contemplará outras nove vias, entre elas as ruas João Telles, Tiaraju e Erechim. Nessa área, estão previstos aproximadamente 10,5 mil metros quadrados de pavimentação, 6,6 mil metros quadrados de novas calçadas e a implantação de 1,2 quilômetro de rede de drenagem.
De acordo com a Prefeitura, a intervenção foi planejada para enfrentar pontos considerados críticos durante períodos de chuva. A melhoria do sistema de drenagem é apontada como uma das principais medidas para reduzir o acúmulo de água e os transtornos provocados pelos temporais que atingem a região.
Uma segunda frente de obras será realizada na Estrada do Pré e na Rua Camaipi, além de outras quatro ruas do entorno. Nesse trecho, serão implantados 1,3 quilômetro de rede de drenagem. Também estão previstos 12,2 mil metros quadrados de pavimentação e 6 mil metros quadrados de calçadas.
A segunda área de intervenção terá aproximadamente 18,2 mil metros quadrados de obras. Somadas as duas frentes, o projeto representa uma intervenção de grande porte na infraestrutura urbana do Centro de Campo Grande.
O prefeito Eduardo Cavaliere afirmou que as intervenções foram planejadas a partir de estudos técnicos e têm como objetivo enfrentar um problema considerado histórico na região. A proposta é melhorar o escoamento das águas das chuvas e proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores e comerciantes.
O secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos, também destacou a importância das intervenções nas áreas consideradas críticas. A expectativa da Prefeitura é que as novas estruturas contribuam para diminuir os impactos provocados pelas fortes chuvas e melhorar as condições de circulação pelas vias.
As obras representam uma nova etapa das ações de infraestrutura na Zona Oeste e chamam atenção principalmente pelo volume de recursos destinados à região. Para os moradores de Campo Grande, a expectativa é de que a implantação das novas redes de drenagem consiga reduzir um dos problemas que mais provocam transtornos durante os períodos de chuva.
A Prefeitura informou que as intervenções fazem parte de uma estratégia de melhoria da infraestrutura urbana e de prevenção aos alagamentos em pontos considerados vulneráveis da cidade.