The news is by your side.

Cursos gratuitos para agregar valor ao seu currículo

142

Quem diria que há 15 meses quando começaram as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus ainda estaríamos vivendo esse drama quase um ano e meio depois.

O fato é que a pandemia atingiu famílias, que tiveram que lidar com perdas de entes queridos e também teve e ainda está tendo forte impacto na economia brasileira, que já não vivia um bom momento nos anos que antecederam à Covid-19.

Com o enfraquecimento da economia, postos de trabalho foram extintos, trabalhadores tiveram salários reduzidos, por acordos coletivos com sindicatos, em troca da manutenção do emprego de milhares de pessoas.

Os índices de desemprego no Brasil chegaram a 14,7%, no primeiro trimestre deste ano, segundo dados do IBGE, um recorde na média histórica avaliada desde o ano de 2012.

Com menos postos de trabalho, desemprego e diminuição da renda das famílias, muitas pessoas precisaram se reinventar, buscar fontes alternativas de renda, ou mesmo mudar de profissão, montar um pequeno negócio doméstico, dentre tantas outras soluções que o só brasileiro consegue arrumar em meio à crise e ao caos.

Nessa busca por novas qualificações e com mais tempo em casa, a procura por cursos online teve uma disparada nunca antes vista na história do mundo online.

Mas como investir em qualificação online quando a renda diminuiu ou simplesmente acabou?

A resposta é: em cursos online gratuitos.

 

Cursos online gratuitos, onde fazer.

A grande maioria das instituições de renome nacional oferecem opções de cursos online gratuitos.

São elas: Fundação Getúlio Vargas, SEBRAE, SESI, SENAC e dezenas de universidades espalhadas pelo país

 

Quais as vantagens de se fazer um curso online gratuito?

A primeira e mais óbvia delas é não gastar dinheiro, sobretudo nesse momento pelo qual o mundo está passando.

Fazer um curso online gratuito também permite maior liberdade dos seus horários de estudo, assim como o local onde você poderá estudar. Por exemplo, você pode aproveitar o tempo de deslocamento casa/trabalho, para estudar pelo seu smartphone.

Outras vantagens de estudar em curso online gratuito são agregar valor ao seu currículo, adquirir novas habilidades, acumular horas complementares para a faculdade, entre outras.

Existe curso online gratuito para tudo?

Para quase tudo, pelo menos é o que defende a plataforma Cursos Rápidos Grátis, que oferece mais de 2500 cursos, nas mais diversas áreas do conhecimento, com várias possibilidades de carga horária e que você pode estudar de forma online e totalmente gratuita.

A plataforma oferece cursos nas seguintes áreas:

  • Administração
  • Saúde
  • Direito
  • Contabilidade
  • Informática
  • Culinária
  • Psicologia
  • Esportes
  • Logística
  • Estética
  • Artes
  • Mecânica
  • Religião
  • Turismo
  • Meio ambiente
  • Agricultura
  • Meio ambiente
  • Entre outras

Como fazer cursos online gratuitos?

Geralmente as instituições que oferecem essa modalidade de estudo, solicitam um cadastro do aluno, com seus dados pessoais, depois cria-se um login e senha para acesso à sua área de estudos dentro da plataforma.

Uma vez logado, o aluno começa os estudos do curso escolhido.

Algumas instituições limitam a quantidade de cursos online gratuitos que cada aluno pode fazer, já em outras a quantidade é ilimitada, ou seja, o aluno pode estudar quantos cursos quiser.

 

Métodos de ensino e material didático.

Isso vai variar bastante de acordo com a instituição escolhida pelo aluno, mas isso pode variar de aulas em vídeo, que são gravadas ou material escrito, que são apostilas online que o aluno, estando logado no sistema terá acesso.

O método também pode mesclar aulas em vídeo e apostilas.

Qualquer que seja o método adotado por cada instituição, o curso é gratuito, portanto não há pegadinha, dizendo que você terá que pagar pelo material didático.

 

Provas e certificados de cursos online gratuitos.

Cada instituição adota uma forma de avaliação, assim como nota mínima para aprovação do aluno, mas a maioria das instituições adota a nota 6 ou 7 para que o aluno seja aprovado.

Ou seja, é necessário que o aluno tenha um índice de acertos de no mínimo 60 ou 70% de acordo com cada instituição.

Embora os cursos sejam, de fato, gratuitos, para a obtenção dos certificados é necessário pagar uma taxa, que varia de acordo com o tipo do curso, a instituição e a carga horária.

 

É obrigatório ter o certificado?

Não. Você pode fazer qualquer um dos cursos gratuitos somente para aprender sobre uma determinada área, seja por lazer, hobby, montar um negócio, prestar serviços ou adquirir habilidades para fazer determinadas tarefas que antes você pagava a algum profissional.

Mas caso você queira comprovar títulos em concursos públicos, anexar horas complementares para a faculdade ou provar habilidades que você diz ter no seu currículo, é altamente recomendável que você solicite à essas instituições a emissão do seu certificado.

Você pode gostar também