“Quem ama, castra”. Esse é o slogan que empresas e muitos protetores usam quando o assunto é a esterilização dos animais. Isto porque, este tipo de cirurgia consegue prevenir o surgimento de diversas doenças nos pets, como o câncer. Contudo, nem todo tutor tem dinheiro suficiente para este procedimento e por isso utilizam da castração de cachorro gratuita.
Pensando nos proprietários de baixa renda, muitas cidades do Brasil disponibilizam a castração gratuita. Esta iniciativa ocorre, na maioria dos casos, mensalmente e é oferecida pelas prefeituras. Para conseguir espaço, os tutores precisam estar com alguns documentos próprios e dos animais.
Onde e como conseguir castração de cachorro gratuita?
Em uma pesquisa feita pelo Clube para Cachorros foram encontradas, pelo menos, oito cidades do Brasil que oferecem aos tutores o serviço de castração gratuita. São elas: Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Manaus, Osasco, Recife e Brasília.
Em cada cidade, há características e modelos diferentes de como este procedimento é feito. Portanto, os interessados precisam ficar atento as convocatórias das cidades e aos documentos necessários.
Rio de Janeiro (RJ)
O órgãos responsável pela castração gratuita no Rio de Janeiro é a subsecretaria de Bem Estar Animal (SUBEM). Funcionando de forma online, os cariocas podem se cadastrar no Sistema de Atendimento Animal (SAA).
Para conseguir fazer parte da lista de tutores, é necessário ter em mãos os documentos pessoais, como identidade e CPF. ” Só poderá agendar castrações quem for morador da cidade do Rio de Janeiro e apresentar comprovante de residência no dia da cirurgia”, esclarece a Prefeitura do Rio de Janeiro.
FONTE: R7