Arquivo da categoria: Noticias

Motoristas do Uber preparam paralisação nesta quarta-feira

Motoristas cadastrados em aplicativos de transporte estão organizando, para esta quarta-feira (8/5), uma paralisação mundial. Organizado principalmente por condutores de Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, o movimento busca pressionar as empresas a melhorar as condições oferecidas aos prestadores de serviço.

A escolha da data se deve ao fato de a Uber, uma das maiores do ramo, lançar neste dia uma oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores de Nova York. Com a entrada na Bolsa, a empresa busca um valor de mercado de U$ 90 bilhões — sua principal concorrente nos Estados Unidos, a Lyft, estreou com valor de U$24,3 bilhões.

Nas redes sociais, principalmente no Facebook, Youtube e Whatsapp, os trabalhadores têm se organizado e pedido união e adesão à paralisação, batizada de “Uber Off”. No Brasil, os motoristas orientam que seus colegas desliguem os aplicativos por 24 horas.

Em grupos fechados do Facebook, o movimento é tema majoritário nos posts. “Amanhã, milhões de motoristas pelo mundo simplesmente não vão ligar seus aplicativos para mostrar para as gigantes de mobilidade que eles estão cansados da falta de transparência, da exploração e que sem eles essas empresas simplesmente não funcionam! A luta é por dignidade, taxas justas e transparência!” escreve um dos membros.

Continua depois da publicidade

“Pouco recurso e muito risco”

Felipe Giunti, 36 anos, é motorista de aplicativo de caronas e vai participar da paralisação amanhã. Ele conta que deixou de trabalhar somente com o aplicativo porque a renda era insuficiente e o risco, grande. “A grana que fazia não me dava segurança de nada, até porque tinha custos do carro como manutenção, seguro e extras. Além de risco de batida, sequestro, assalto e até morte.”

Para Felipe, os motoristas sofrem com uma relação injusta com as empresas. “Precisa rodar muito para fazer dinheiro. Acho abusivo demais. Na minha opinião, as empresas deveriam diminuir as taxas recolhidas, o número de carros cadastrados e excluir motoristas que são mal avaliados, mas com ressalvas de critérios pertinentes”, avalia.
Em São Paulo, um ato está programado para ocorrer às 8h no Vale do Anganhabaú. De lá, os motoristas pretendem marchar até o prédio da Bolsa de Valores. Em Brasília, a reportagem não identificou nenhum ato marcado.

Reivindicações

Fabrício Tairo Mattos, 28, é advogado de motoristas de aplicativo. Ele explica que a reivindicação dos motoristas se dá pelas taxas, que não são fixas. “Esses aplicativos têm uma taxa que é descontada nas corridas. É uma tarifa dinâmica, que calcula quilômetro corrido e tempo, mas isso acaba surpreendendo quando, por exemplo, em uma corrida mais lucrativa, os descontos são maiores. Quando elas passam de 30, 40 reais, existem tarifas de 40% a 50%. A reclamação é essa, eles desejam a adoção de uma taxa fixa”, diz.

Mattos explica, no entanto, que a imposição de uma taxa móvel não é ilegal e que a paralisação dos motoristas é por vontade de maior autonomia no setor. “Não é ilegal. Os motoristas acabam entrando no aplicativo, mas não têm muito poder de discussão. Com essa taxa de desemprego, esse trabalho é a única alternativa para muitos. É raro você não ver motorista trabalhar 12, 14 horas seguidas, enquanto trabalhador comum trabalha geralmente 8 horas. O correto seria pôr uma taxa fixa, mas, atualmente, poucos aplicativos adotam a taxa fixa”, explica. Até o fechamento da matéria, a Uber não se posicionou sobre o assunto.

Você sabe o que acontece com seu corpo quando ingere Coca Cola?

Beber aquela Coca Cola gelada, faz parte do cotidiano de milhares e milhares de pessoas mundo afora. Porém, todos sabemos que os efeitos do refrigerante em nosso organismo não são nada saudáveis.

Nutricionistas, médicos, e a própria empresa, que recentemente lançou a versão sem açúcar, no intuito de diminuir os malefícios causados pelo mais popular refrigerante do mundo.

Baseado em informações vinculadas a diversos estudos sobre os malefícios desta bebida, ao nosso organismo, listamos aqui a cronometragem de como seu organismo reage quando você ingere o liquido.

Confira:

1 – Durante os 10 primeiros minutos.

Ao ingerir dez colheres de chá de açucar, você está ingerindo o equivalente
a 100% da quantidade que é recomendada pelos profissionais diariamente.

2 – Aos 20 minutos

A insulina atinge seu corpo em grande quantidade, uma explosão, onde
onde ocorre um pico de açúcar no sangue. O fígado tenta converter tudo isso
em gordura.

3 – Aos 40 minutos

O corpo absorve toda a cafeína suas pupilas dilata, a pressão arterial
aumenta, tudo isso o impede de dormir.

4 -Aos 45 minutos

Nesse momento é aumentado a produção de dopamina, que estimula os centros
de prazer do seu cérebro.

5 – Até 60 minutos – 1a parte

É preso sem seu intestino grosso o cálcio, o magnésio e o zinco, que fazem
com que seu metabolismo aumente.

6 – Até 60 minutos – 2a parte

A função diurética da cafeína começa a fazer efeito, assim você tem
vontade de fazer xixi, eliminando o cálcio, zinco e o magnésio que deveriam
ir para seus ossos.

7 – Aos 60 minutos
Neste momento, toda a água que você ingeriu com a Coca Cola, terá sido
eliminada. Você começa a ficar mais lento e irritado. Chamamos choque de
açucar.

O ideal é saber dosar tudo que você ingere. Use tudo com moderação.
Só assim conseguirá ter uma vida saudável e produtiva.

Justiça autoriza invasão de casas com animais abandonados

 

Verão, férias, viagem! Nessa época do ano todos querem, e tem o direito, de descansar, tomar um sol e um banho de mar. Mas, proprietários de animais domésticos devem se preocupar com o que deixam para trás na hora de partir. Afinal de contas, abandono e maus-tratos são crimes previstos em lei e se houver flagrante, seu vizinho tem o direito de invadir sua casa, é o que alerta o advogado civil Leonardo Teles Gasparotto. Entenda por quê:

“Todas as vezes que um animal estiver sendo espancado ou mesmo maltratado de outra maneira, acorrentado e/ou sem comida e/ou sem água, sob o frio ou o calor intenso, sendo envenenado ou na iminência de o ser, por exemplo, dentro de um imóvel privado é constitucional e é também legal qualquer pessoa invadir o recinto e salvá-lo, independentemente de autorização judicial ou do respectivo proprietário”, afirma categoricamente o advogado em artigo para o portal jurídico JusBrasil.

A informação pode cair como uma bomba para muitos donos irresponsáveis com seus animais, que deixam-os muitas vezes por dias, semanas ou meses sem alimentação adequada ou suficiente. Não são raros os casos em que denúncias se tornam escândalos na mídia. Mas, se afinal, é permitida a invasão e obrigatório o acompanhamento policial em favor do invasor, muitos poderão se perguntar: com base no quê?

Diz a Lei

De acordo com o advogado, o parágrafo XI, do artigo 5º da Constituição Brasileira, além dos artigos 150, 301 e 303 do Código de Processo Penal (CPP), preveem que em caso de flagrante delito decorrente de prática de crime (e maus-tratos a animais é um crime previsto no artigo 32 da Lei 9605/1998, que trata de crimes ambientais) a casa do dono pode ser, sim, ser invadida a qualquer hora do dia ou da noite para libertação do animal em aflição.

Segundo Gasparotto, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende até que “a polícia pode invadir local sem mandado judicial a qualquer hora do dia ou da noite para coletar provas, desde que haja flagrante delito no local” e “estejam presentes razões plausíveis para a tomada dessa medida, devendo ser justificada posteriormente em processo próprio”, afirma.

Retaliação

Uma informação importante: nessas situações o invasor que socorreu o animal não poderá sofrer qualquer retaliação policial ou judicial, pois de acordo com o advogado, “agiu em nome da lei para proteger uma vida em perigo de morte”. Mas, para resguardar a segurança jurídica de quem executar o resgate é importante que se filme todo o processo de invasão, registrando com máximo de detalhes e explicando de que modo há crime de mau-trato no estabelecimento em questão.

Por fim, alerta o advogado, exija que seja imediatamente lavrado um boletim de ocorrência policial, “objetivando responsabilizar civil, penal e administrativamente o agente causador do crime contra o bicho acudido”, conclui.

Leonardo Teles Gasparotto é advogado e atua nas áreas do Direito Civil – Empresarial – Famíliar – Trabalhista e tem Pós-Graduação Lato Sensu em nível de Especialização de Direito Aplicado na EMAP (Escola da Magistratura do Paraná)

Com informações do Olhar Jurídico

Bens de Benedita da Silva são bloqueados pela Justiça

Com base em uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a 6ª Vara de Fazenda Pública determinou o bloqueio de bens e a quebra de sigilo bancário e fiscal da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), ex-governadora do Rio (2002-2003).

A medida vale até que seja ressarcido o valor de R$ 32.094.569,03 referentes ao dano causado ao patrimônio público.

Benedita é acusada de improbidade administrativa enquanto gestora da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, por supostas fraudes em convênios entre a Fundação Darcy Ribeiro (FUNDAR) e ONGs com o Ministério da Justiça.

Também são acusados o ex-subsecretário da pasta e secretário executivo dos programas sociais, Raymundo Sérgio Borges de Almeida Andrea; e o gestor e representante legal da FUNDAR, Paulo de F. Ribeiro.

“A citada providência de indisponibilizar bens dos réus possui natureza acautelatória, sobretudo quando se verifica que objetiva assegurar o ressarcimento aos cofres públicos de ocasionais danos causados pelo ato apontado como ímprobo”, afirma a juíza Adriana Marques dos Santos Laia Franco, da 8ª Vara de Fazenda Pública da Capital, em sua decisão.

As informações foram divulgadas na tarde quarta-feira, 1, pelo Ministério Público do Rio. A deputada e ex-governadora do Rio ainda não se manifestou.

Menina de 8 anos que caiu do 4º andar de prédio volta a andar em SP

Uma menina de 8 anos que caiu do quarto andar de um prédio em Sorocaba (SP), no dia 7 de fevereiro deste ano, se recuperou dos ferimentos e voltou a andar. A Polícia Civil, no entanto, continua investigando as causas do incidente. As informações são do G1.

A criança ficou sedada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital sorocabano por alguns dias e passou por uma cirurgia no fêmur e no tornozelo. O advogado da família disse ao G1 que a menina está bem e ficará na casa da mãe em São Paulo até o fim do inquérito.

Em depoimento à polícia, a madrasta disse que a criança cortou sozinha a proteção de tela com uma tesoura e pulou da sacada, que tem 15 metros de altura. O pai, a mãe, a criança, o porteiro e vizinhos também foram ouvidos pelos policiais que conduzem a investigação, que segue sendo tratada como queda acidental.

A madrasta da menina disse que foi levar o marido ao trabalho e deixou a enteada sozinha e, quando voltou, a encontrou no chão. Imagens das câmeras de segurança a mostram chorando no elevador. O porteiro do prédio disse que essa rotina se repetia toda madrugada desde a mudança do casal para o apartamento.

Policial militar reformado confessa ter matado jovem durante festa

A Polícia Civil identificou o suspeito de assassinar a tiros o jovem Thiago Ferreira de Oliveira, de 19 anos, durante uma festa na Usina do Queimado, na Avenida Nilo Peçanha, em Campos dos Goitacazes, cidade ao norte do Rio de Janeiro, na madrugada do último domingo, 5 de maio.

O suspeito é um policial militar reformado e assumiu a autoria do crime. Em sua defesa, o policial reformado alegou ter disparado de forma acidental ao se atracar com a vítima. . As investigações continuam para esclarecer a motivação do crime.

De acordo com a Polícia Civil, por conta da apresentação espontânea, o suspeito não foi autuado em flagrante e também não ficou detido na unidade policial.

Rio: Jovem é estuprada ao sair da academia

Uma jovem de 29 anos foi roubada, sequestrada e estuprada na noite desta segunda-feira, 6 de maio, na Região Serrana do Rio. A vítima foi rendida em Nova Friburgo, mas o crime ocorreu em Bom Jardim. Após o ato os bandidos a liberaram em Monnerat, distrito de Duas Barras.

A vítima foi rendida enquanto saia de uma academia em Conselheiro Paulino, em Friburgo. Ela foi obrigada a entrar no veículo e seguir até a cidade de Bom Jardim. Durante o trajeto o criminoso manteve a arma apontada em sua direção, e ordenou que a vítima entrasse em uma estrada vicinal, da “Antiga Linha de Trem”, e em um determinado trecho da via, ele ordenou que ela parasse o veículo e apagasse o farol. Segundo o 11º Batalhão de Polícia Militar, foi nesse momento que a vítima foi estuprada.

Após consumar o ato, o criminoso obrigou a vítima a ir até sua agência bancária, onde a jovem efetuou um saque de R$ 130,00. Após saírem da agência ela foi obrigada a seguir até Monnerat, distrito de Duas Barras, onde finalmente foi liberada pelo bandido.

Após ser liberada, a jovem foi até o posto da Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), que fica às margens da rodovia RJ-116, em Bom Jardim, onde pediu ajuda. Ela foi levada para o Hospital de Bom Jardim para ser medicada.

A polícia informou que o acusado aparente ter cerca de trinta anos, é moreno, estatura mediana e trajava calças jeans, camisa branca, e usava um boné branco com aba preta. Ele também portava uma mochila preta com o emblema amarelo do Batman.

Probabilidade de ganhar na Mega-Sena é menor do que a de ser canonizado

Com o acúmulo seguido do prêmio — a Mega-Sena acumulou pela 13ª vez consecutiva —, muita gente tem expressado nas redes sociais que isso seria proposital, de tão improvável. Mas, na verdade, não é. A probabilidade de se ganhar na Mega-Sena é uma em 50 milhões. A chance de ser canonizado é maior: uma em 20 milhões. O concurso sorteará R$ 170 milhões na próxima quarta-feira, às 20h.

— A Mega-Sena tem muitos apostadores, principalmente quando o prêmio acumula. Mas considerando que 50 milhões de pessoas apostem em seis números, a chance de não ter ganhadores é de 37% — afirmou o pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Roberto Imbuzeiro.

A chance de isso acontecer repetidas vezes vai diminuindo. A probabilidade de o prêmio não ter nenhum ganhador cinco vezes seguidas, por exemplo, é de 0,7%, mas nunca será zero. Isso mostra que, mesmo que seja menos provável, é sempre factível.

— Fazendo uma análise estatística de todos os resultados da Mega-Sena, não há nada fora do comum — disse Roberto Imbuzeiro.

Outra questão é que, quando saem números seguidos, as pessoas tendem a errar mais, como no último sorteio, em que os números sorteados foram 08, 15, 32, 33, 58 e 59. Isso acontece porque muitos acreditam ser menos provável, quando, na verdade, a probabilidade de sair um número é igual a sair qualquer outro.

— Não conheço nenhum matemático que aposte na loteria, porque a chance de perder é muito grande e ganhar é quase impossível. Só tendo muita sorte — afirmou Roberto Imbuzeiro.

Veja algumas situações improváveis, mas não tanto quanto ganhar na Mega-Sena:

Morrer em um incêndio: 1 em 1 mil

Morrer em acidente aéreo: 1 em 20 mil

Morrer em enchente: 1 em 30 mil

Morrer em um furacão: 1 em 60 mil

Morrer atingido por um raio: 1 em 80 mil

Morrer em um terremoto: 1 em 130

Morrer em um tsunami: 1 em 500 mil

Morrer atingido por um asteroide: 1 em 500 mil

Tirar um Royal Flush na primeira mão: 1 em 649.740

Ser canonizado: 1 em 20 milhões

Carro da Record é incendiado por bandidos

Nesta segunda-feira (6), um veículo da RecordTV foi incendiado por bandidos em bairro de Vitória, Espírito Santo. De acordo com o site ‘R7’, a Polícia Civil informou que o ataque aconteceu por conta de uma operação em conjunto com a Polícia Militar do Estados para prenderem bandidos. Com informações do Notícias ao Minuto.

A polícia explicou que estavam cumprindo 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão. A operação aconteceu nos bairros Gurigica, Itararé e Jaburu. Cinco investigados foram capturados e encaminhados para Delegacia Regional de Vitória para prestar esclarecimentos.

Durante o confronto entre as polícias e os acusados, o carro da afiliada da Record usada pela equipe de jornalismo para reportagens na rua, acabou sendo incendiado. No entanto, ninguém ficou ferido e o fogo não se alastrou por outros ambientes.

Antes dos ladrões incendiarem o automóvel, houve troca de tiros e os criminosos ainda roubaram outro veículo, que foi atingido por diversas balas. Os bandidos largaram o carro em outra região da cidade.

Mulher morre com suspeita de H1N1 em clínica do RJ

Uma moradora de Rio das Ostras, que era servidora pública municipal morreu nesta segunda-feira (6) na Clinica Mater Dei, no Extensão do Bosque, com suspeita de gripe H1N1. A informação foi confirmada pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Rio das Ostras. Segundo o município, a servidora exercia suas atividades na Creche Dona Senhorinha, no bairro Recanto.

O município ainda informou que a causa da morte ainda não foi confirmada. Mara Martins, morava no bairro Recanto em Rio das Ostras. Seu corpo foi velado no Cemitério Nossa Senhora Aparecida no bairro Âncora na noite de ontem, e o sepultamento marcado para esta terça-feira (7).

 

Em nota a prefeitura informou que, o município aderiu a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe e vem fazendo ampla divulgação dos horários e locais para a vacinação. No último sábado, inclusive, foi realizado o Dia D da campanha. Os horários e locais podem ser conferidos no link https://www.riodasostras.rj.gov.br/campanha-vacinacao-contra-a-gripe-2/ .