Arquivo da categoria: Noticias

Deputada: “Vou viajar pela Europa para denunciar o governo Bolsonaro”

Neste ano, o aniversário da sergipana Maria Dantas vai ser marcante. No próximo 21 de maio ela vai completar 50 anos – quase metade deles vividos em Barcelona – e, no mesmo dia, se tornará a primeira brasileira a ocupar um assento no Parlamento da Espanha.

Dantas foi eleita no último domingo (28/04) pelo partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC). Formada em Direito, a brasileira quer ser uma voz ativa contra o partido Vox, que marca a volta da extrema direita ao Parlamento espanhol depois de quase 40 anos. Ela pretende trabalhar em questões sociais focadas nas mulheres e nos imigrantes e também fazer frente ao governo do presidente Jair Bolsonaro.

“Vou levantar a bandeira dos direitos humanos e denunciar claramente o governo Bolsonaro. Pretendo viajar pela Europa para fazer denúncias”, disse em entrevista à DW Brasil.

Deutsche Welle: O que significa a chegada de uma brasileira ao cargo de deputada num país europeu?
Em primeiro lugar a referência para outras brasileiras, um norte para outras imigrantes, para a mulher em geral, uma referência para a população desvalorizada, sejam eles os migrantes, os negros, ou os descriminados. E inclusive para o Brasil. O Brasil que está sendo alvo de um governo de extrema direita, tirando os direitos da população empobrecida, direitos conquistados com muito suor e lágrimas pelas nossas antepassadas.

Como as pessoas reagiram à ideia de ter uma representante brasileira em eleições espanholas?
Antes de decidir ser candidata, eu fiz contato com vários grupos sociais explicando a situação e pedindo a opinião das pessoas, e a opinião foi favorável. Foi uma decisão em conjunto, bem coletiva. Meus amigos de movimentos sociais ficaram surpreendidos, porque eu sempre disse que não faria isso.

Eu sempre pensei que meu lugar fosse nas ruas, nos movimentos sociais. Eu ainda acho que as grandes mudanças de paradigmas a gente faz nas ruas. Mas também acho que a gente tem que ter referência e representatividade da população nas instituições, nos partidos políticos, no Congresso, nas prefeituras, nas câmaras de vereadores. Depois de 20 anos trabalhando em movimentos sociais, decidi entrar para a política institucional.

Em entrevista, você prometeu “expor o caráter racista e homofóbico” do governo de Jair Bolsonaro. Como pretende fazer isso?
Eu pretendo explicar em audiências públicas o caráter do governo Bolsonaro, a quem eu chamo de capitão, e não de presidente. Em todos os lugares onde eu estiver, vai ter uma fala sobre as atrocidades do governo Bolsonaro.

Vou levantar a bandeira dos direitos humanos e denunciar claramente este governo, as políticas racistas, de racismo institucional que estão sendo executadas. Eu já fazia isso arriscando a pele nas ruas. Agora vai ser ainda mais fácil no Congresso. Serei uma ponte para fazer pautas, para que pessoa possam denunciar. Pretendo viajar pela Europa para fazer denúncias.

Existem muitos brasileiros que moram aqui e votaram em mim. E muitos deles com pautas como a minha, que ficaram contentes que eu possa ser este auto-falante. Recebi muitas mensagens de pessoas que moram aqui agradecendo e pedindo que eu faça esta denúncia pública em Madri.

Apesar dos milhares de quilômetros que separam a Espanha do Brasil, ainda é possível ter ligações com grupos sociais brasileiros?
Eu sou sergipana, morei em Salvador, tenho muita ligação com as pessoas de lá. Vejo um destaque na Teatro Escola Jorge Amado, levanto a bandeira para este projeto maravilhoso [por exemplo]. Um dos produtores, Nell Araújo, consegue modificar a vida de adolescentes que moram nas favelas através da cultura.

Também tenho muita relação com o pessoal da Agência de Notícias das Favelas. Temos deixar que falem de nós, temos que falar nós mesmos, temos vida própria, temos inteligência e temos que criar as nossas próprias narrativas. E é o que eu estou fazendo: estou criando a minha narrativa, que é compartilhada com muitas mulheres migrantes. Eu nunca sofri, porque sou branca. Quero levantar a bandeira da Marielle Franco. Ela vai permear a minha passagem pelo Congresso da Espanha.

Num momento em que a extrema direita e seu discurso anti-imigração ganham força na Espanha, você disse que vai trabalhar em prol de imigrantes e refugiados. Como pretende fazer isso?
Levo uma pauta de criar uma lei integral contra o racismo, porque o racismo institucional é muito pouco visibilizado aqui na Espanha, quando falamos no assunto, a população não entende o que é o assunto. Quem não sofre, não entende. São as pessoas que são paradas na rua pela cor da pele, os que são levados para a delegacia por ter um traço, uma aparência de “diferente”, são essas pessoas que realmente sofrem o racismo.

Outra pauta é a eliminação da externalização e da militarização das fronteiras. A Europa, muito hipocritamente, não coloca os muros e as fronteiras e os campos de refugiados presos dentro do seu território. Então, paga a outros países, como a Turquia e o Marrocos, para que não deixem que as pessoas saiam para chegar à Espanha.

Também desejo que sejam urgentemente adaptadas as vias [de migração], para que as pessoas possam migrar, buscar refúgio de uma forma legalizada e segura. As pessoas estão chegando aqui, à Espanha, à União Europeia, em barcos, muitas delas morrendo. Lançamos a plataforma chamada Stop Mare Mortum por causa dessas mortes. Para nós, não são mortes, são assassinatos resultantes do racismo institucional das leis anti-imigração da UE.

VAI CHOVER FORTE AMANHÃ? VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

MÁXIMA PREVISTA PARA SÁBADO É DE 36°C

O Alerta Rio informa que ventos em altos níveis da atmosfera influenciarão o tempo no Município do Rio de Janeiro neste sábado. O dia terá aumento gradativo de nebulosidade, com céu claro a parcialmente nublado, passando a nublado, e previsão de chuva fraca a moderada isolada a partir do final da tarde. Os ventos apresentarão intensidade fraca a moderada e as temperaturas permanecerão estáveis em relação ao dia anterior, com mínima de 19°C e máxima de 36°C.

Mulher chama ex para fazer sexo e esfaqueia homem em matagal

 Uma mulher de 38 anos foi presa após tentar matar o ex-companheiro, de 28, a facadas, nesta quarta-feira, em um matagal às margens da LMG-806 em Ribeirão Neves, Minas Gerais. O homem foi internado em estado grave.

De acordo com a Polícia Militar, a suspeita atraiu a vítima com o pretexto de que pretendia fazer sexo com ele. No local, ela tentou dopar o ex-companheiro e o amarrou com fitas adesivas em uma árvore. Ele foi esfaqueado com três golpes, mas conseguiu se soltar e correu em direção à rodovia.

Um vigilante, que passava pela via, ouviu os gritos de pedidos por socorro e acionou a PM. Os policiais encontraram o homem sem roupas e ensanguentado já próximo da estrada. A mulher foi encontrada, em um local de difícil acesso, apenas com roupas íntimas e, aparentemente, tranquila.

A vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Justinópolis. Aos agentes, a autora contou que cometeu o crime porque o ex ameaçava sua família. Segundo a PM, a mulher contou que perdeu a faca durante as agressões no matagal e por isso o crime não foi consumado. Ela foi encaminhada para para a delegacia da região.

‘Não falei que ia te matar?’, diz homem que jogou ácido no rosto da ex companheira

Júlio César dos Santos Villa Nova, de 55 anos, é acusado de jogar ácido nos olhos da ex-companheira, na última quinta-feira (25), no Distrito Federal.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ele entra na casa da ex, em Sobradinho.

A vítima, Cácia Regina Pereira da Silva, de 47 anos teve os olhos atingidos por um líquido corrosivo, após essa ação, ele sacou um revólver, porém a arma falhou. Parentes afirma que a mulher está “irreconhecível”.

Após o ataque, a mulher sai correndo em direção a rua em busca de ajuda. Ela está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), e seu estado de saúde é gravíssimo.

De acordo com familiares, Júlio tirou a própria vida após agredir a ex-esposa. Ele teria conseguido a chave da casa da ex-companheira e fez uma cópia sem que ninguém soubesse. O que aponta que o crime foi premeditado.

O casal estava separado há mais de dez anos e tem uma filha adolescente, de 13 anos.

De acordo com Wander Machado, delegado plantonista da 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho), Júlio sabia que a filha não estaria no local, o que mais uma vez, leva a polícia a acreditar que ele premeditou o crime.

“Não falei que eu ia te matar?”, teria dito ele a Cássia. “Se você não é minha, não vai ser de mais ninguém”. Em seguida, jogou ácido sulfúrico nos olhos da ex-companheira.

Logo após, ele tentou dar quatro disparos na vítima, mas o revólver calibre 32 falhou. A mulher conseguiu fugir para um bar, onde pediu socorro. Ela recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhada para o hospital.

O crime

Nas imagens divulgadas pela Polícia Civil, é possível ver o homem se aproximando do portão da casa da ex. Por volta das 20h, ele olha por debaixo do portão e retorna para o carro.

Ele volta para a casa com uma mochila nas costas, abre o portão e entra. Segundos depois a vítima sai para a rua, em busca de ajuda.

“É possível ver que, quando ele chega, fica no carro esperando criar coragem”, diz Hudson Maldonado, delegado-chefe da 13ª DP. “No último vídeo, com zoom, aparece a mão dele empunhando a arma de fogo”, frisou.

Maldonado diz que a forma como o ácido e a arma foram adquiridos ainda está sendo investigada. Não há registros anteriores de ocorrências policiais contra o vigilante desempregado. No entanto, uma pessoa próxima da família contou ao Metrópoles que Cácia já vinha sendo ameaçada havia três anos.

“Ela dizia que achava que ele não tinha coragem de fazer”, disse um familiar. Ainda segundo a mesma pessoa, os médicos disseram que nada mais pode ser feito por Cácia. Quando ela chegou no bar, já apresentava fraturas expostas e perda de cabelo.

(Com informações do Portal Metrópoles)

Fonte: Metropoles

 

 

 

 

Mãe deixa pedófilo estuprar suas filhas após promessa de casamento

Uma mulher está sendo acusada de permitir que um pedófilo condenado estuprasse suas filhas, uma de 4 anos e outra de apenas 1, após ele prometer que se casaria com a suspeita caso pudesse cometer o crime.

De acordo com o Mirror, o homem foi identificado como Daniel P, tem 34 anos e está, atualmente, sendo julgado pelo estupro. Ele já havia sido condenado a um ano e quatro meses de prisão no ano passado por abusar da própria filha, mas não chegou a cumprir a pena.

Daniel, que é da cidade alemã de Malchow, conheceu a mãe, chamada apenas de Christin, por meio do aplicativo de encontros Knuddels. Além da promessa de casamento, o criminoso garantiu que se mudaria com ela para Dubai para começar uma nova vida.

Ele também confessou à mulher suas perversões sexuais e pediu que ela lhe enviasse fotos e vídeos pornográficos das crianças. O suspeito, então, foi até a cidade de Dresden, quando estuprou as meninas.

Segundo informações apresentadas no julgamento, a mulher chegou a “preparar” as filhas para o abuso e não fez qualquer intervenção enquanto o pedófilo as estuprava. Os dois ainda chegaram a viajar para a Hungria e Romênia, onde os crimes continuaram a ser cometidos. Christin também está sendo julgada sob acusação de ajudar e encorajar o abuso infantil.

Fonte: Metropoles

 

Mulher desiste de ajudar criança com câncer após descobrir que suas mães são lésbicas

Uma mulher deixou de ajudar uma criança com câncer em Ohio, nos Estados Unidos, após descobrir que ela era filha de um casal de lésbicas, em mais um caso de homofobia.
A página “Callie strong, Tiny but mighty” foi criada para arrecadar doações e ajudar a custear um tratamento para Callie, uma criança de menos de dois anos diagnosticada com neuroblastoma – câncer nas glândulas localizadas acima dos rins – em estágio avançado.
A página foi criada por Tiffany e Albree Shaffer, mães da criança, que denunciaram, no início de abril, o diálogo com a mulher: “Eu iria doar US$ 7,6 mil (cerca de R$ 30 mil) para ela, mas descobri que ela é filha de lésbicas”, escreveu ela, em mensagem pessoal para a página. “Desculpe, ainda vou rezar por ela, mas talvez seja a maneira de Deus de chamar sua atenção que ela precisa de uma mamãe e um papai, não duas mães”, concluiu.
A postagem gerou revolta nas redes sociais e muitas mensagens de apoio para o casal: “Uma criança precisa apenas de alguém para amá-la, independente de sua cor, credo ou orientação sexual”, escreveu um internauta.
A vaquinha online feita para Callie já arrecadou $ 85 mil dólares (aproximadamente R$ 334 mil reais), de uma meta de $ 100 mil dólares (aproximadamente R$ 394 mil reais).

 

Fonte: O Dia

Realengo: PM salva Motorista do Uber amarrado no porta malas

Nesta quinta-feira, 2 de maio, policiais do 14° BPM que faziam seu patrulhamento de rotina na rua Linhares, em Realengo, receberam um chamado feito por um morador da região.

O rapaz informou aos agentes que havia um carro ( Fiat Línea Placa KQB 3622 ) suspeito rodando pelas imediações. Os policiais seguiram na direção do veículo na intenção de aborda-lo, quando foram surpreendidos por disparos efetuados na direção da patrulha, que revidou.

Os indivíduos fugiram a pé e os policiais foram em direção ao carro. Ao checarem o veículo avistaram o motorista, na mala, com as mãos amarradas. Ele explicou que estava trabalhando no aplicativo Uber em São Gonçalo, quando foi rendido, amarrado e jogado no porta-malas de seu próprio carro.

 

Após buscas na região os agentes conseguiram capturar dois elementos, porém um deles portando uma arma conseguiu fugir. O caso foi registrado na 35 DP. Felizmente a vítima do sequestro não sofreu nada e seu carro foi recuperado intacto.

Governo faz corte de 36% em verba de escola federal no Rio de Janeiro

O Governo Federal fez corte de 36,37% em verba de custeio destinada ao Colégio Pedro II, instituição de ensino público federal no Rio de Janeiro. O corte soma, no total, R$ 18.571.339,00 do valor que era repassado à escola. Segundo a diretoria do colégio, “a redução de orçamento inviabilizará o planejamento que foi elaborado antecipada e cautelosamente pelos dirigentes dessa instituição”.

“Era essa verba que vinha nos permitindo, não sem dificuldades, garantir a execução de projetos pedagógicos reconhecidamente de excelência e oferecer à nossa sociedade educação pública de qualidade”, diz a nota oficial escrita pela diretoria geral. Ainda, eles afirmam que o corte “terá implicações devastadoras, trazendo danosas consequências para a manutenção de nossa instituição”.

A direção da escola criticou a medida e afirmou que “não há crescimento sem educação”. “Não podemos nos abster de informar à nossa comunidade os grandes riscos que todos corremos com esse corte”, informou.

O grêmio estudantil do Colégio Pedro II – Campus Engenho Novo convocou a comunidade escolar para um reunião aberta nesta sexta-feira, 3, para discutir sobre o corte.

 

O Pedro II é o terceiro mais antigo entre os colégios em atividade no país. Foi fundado durante a regência de Marquês de Olinda. Inaugurado em 1837, as aulas se iniciaram em março ano do ano seguinte. Atualmente, a instituição conta com 12 campi no Rio, nos bairros de São Cristóvão, Humaitá, Tijuca, Engenho Novo e Realengo. Também tem um campus em Niterói e outro em Duque de Caxias.

Procurado, o Ministério da Educação (MEC) informou que o bloqueio de dotação orçamentária é “operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos”. De acordo com a pasta, as instituições tiveram um bloqueio de 30% por causa da restrição orçamentária imposta a administração federal por meio do decreto 9.741, de 28 de março de 2019.

Para garantir que cumprirá a meta fiscal, a equipe econômica estabeleceu que cerca de 30 bilhões de reais dos gastos previstos ficarão congelados. Desse total, 5,8 bilhões de reais serão do MEC. A Lei Orçamentária estabelecia cerca de 24 bilhões de reais para despesas discricionárias na Educação como um todo. O governo bloqueou, portanto, quase 25% do dinheiro que estava reservado para custear esses gastos.

Fonte: Veja

 

Policia prende bandidos com kit que transforma pistola em metranca

Nesta sexta-feira, 3 de maio, equipes do 38º BPM, composta por policiais dos setores Operacionais e de Inteligência, realizaram uma operação no bairro Purys em Três Rios.

A ação teve como alvo um criminoso, de 39 anos, armado com pistola equipada com um adaptador: kit que transforma pistola em metralhadora, além de uma granada.

O Serviço de Inteligência do 38º BPM já vinha realizando levantamentos sobre a atuação de uma quadrilha na região, e nesta sexta a polícia conseguiu informações precisas sobre o local do esconderijo do bandido.

No flagrante foram encontradas uma pistola Glock 9mm, com 15 munições e acoplada a um Kit Roni Black, que exerce a função de transformar a pistola em metralhadora, além de uma granada.

Ele foi detido e conduzido para a 108ª Delegacia de Polícia onde permanecerá preso à disposição da Justiça.  Um outro elemento foi conduzido para a DP por resistência e desacato durante uma abordagem. O fato foi apresentado à Autoridade Policial para medidas cabíveis.

Participaram da ação policiais dos PATAMOS da 1ª e 2ª CIAs, Supervisores e Agentes do Serviço de Inteligência do 38ºBPM.

Bombeiro atira em mulher e depois se mata (IMAGENS FORTES)

Um homem atirou em uma mulher e depois se matou, no bairro 17 de Março, zona sul de Aracaju, na manhã desta quinta-feira (2). O crime aconteceu na frente da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Souza de Jesus onde a mulher trabalhava como professora.

Segundo uma testemunha, que teve o parabrisas do seu carro atingido por estilhaços dos disparos, o casal discutia e o bombeiro estava agarrando a bolsa da mulher, quando ela se desvencilhou, ele sacou a arma e disparou contra a companheira, de quem estava se separando.

“Cheguei com meu carro com os vidros fechados e ainda ouvi um grito de socorro. Meu veículo não estava nem estacionado, puxei o freio de mão e no momento em que abri a porta, ela se desvencilhou dele e correu, foi aí que o militar sacou a arma e atirou”, disse o homem em entrevista à TV Atalaia.

A vítima identificada como Andréa Monte Santo Belizário, de 37 anos, de acordo com a testemunha, trabalhava na escola há pouco mais de um mês. Ela lecionava para crianças do segundo ano do Ensino Fundamental Menor. Socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a vítima faleceu a caminho da unidade hospitalar.

O autor dos disparos foi identificado como Jeferson Mendonça e trabalhava há 26 anos no Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.  Os tiros chamaram a atenção dos moradores da região. No local, os policiais apreenderam um revólver calibre 38. A Polícia Civil foi ao local, mas as circunstâncias exatas do crime só serão divulgadas após a perícia.

De acordo com o segundo-tenente, José Lino, comandante da guarnição CBM, o colega de farda estava próximo da aposentadoria. “Um excelente profissional, um grande amigo que vai fazer falta para a coorporação. Inclusive, ele  tinha um comportamento normal, não percebíamos nenhuma alteração. Porque para uma pessoa provocar uma situação como essa, vinha com um sofrimento psiquiátrico muito grande, no entanto, não percebemos nada”, afirmou o militar.