Arquivo da categoria: Noticias

Até 2020 A Depressão Será A Doença Mais Incapacitante Do Mundo, Diz OMS.

Ela chega de mansinho, assim como quem não quer nada. Num dia, você acorda triste, desanimado. No outro, bate uma sensação de vazio e uma vontade incontrolável de chorar, sem qualquer motivo aparente. A depressão é assim, um mal silencioso e ainda mal compreendido – até mesmo entre os próprios pacientes.

Advertisement

A depressão é um transtorno mental grave, mas que ainda enfrenta preconceito, apesar de afetar mais de 120 milhões de pessoas

Considerada um transtorno mental afetivo, ou uma doença psiquiátrica, a depressão é caracterizada pela tristeza constante e outros sintomas negativos que incapacitam o indivíduo para as atividades corriqueiras, como trabalhar, estudar, cuidar da família e até passear.

De acordo com OMS (Organização Mundial de Saúde), até 2020 a depressão será a principal doença mais incapacitante em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso. Ela deixa de produzir e tem a sua vida pessoal bastante prejudicada. Já passou da hora de compreendermos que a depressão é um “câncer” na alma.

Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que no Brasil, são 11 milhões, 6% da população foram diagnosticados com depressão. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença.

A depressão ainda hoje é confundida com tristeza

Descrita pela primeira vez no início do século 20, a depressão ainda hoje é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida. Brigar com o namorado, repetir o ano escolar e perder o emprego são motivos para deixar alguém triste, cabisbaixo. Isso não significa, porém, que o sujeito está com depressão. Em alguns dias, ele, certamente, vai estar melhor.

A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma crítica condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo essa a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Embora existam tratamentos eficazes conhecidos para depressão, menos da metade das pessoas afetadas no mundo (em muitos países, menos de 10%) recebe tais tratamentos. Os obstáculos ao tratamento eficaz incluem a falta de recursos, a falta de profissionais treinados e o estigma social associado aos transtornos mentais. Outra barreira ao atendimento é a avaliação imprecisa. Em países de todos os níveis de renda, pessoas com depressão frequentemente não são diagnosticadas corretamente e outras que não têm o transtorno são muitas vezes diagnosticadas de forma inadequada, com intervenções desnecessárias.

A carga da depressão e de outras condições de saúde mental está em ascensão no mundo. Uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde, aprovada em maio de 2013, exigiu uma resposta integral e coordenada aos transtornos mentais em nível nacional.

Tipos e sintomas

Um episódio depressivo pode ser categorizado como leve, moderado ou grave, a depender da intensidade dos sintomas. Um indivíduo com um episódio depressivo leve terá alguma dificuldade em continuar um trabalho simples e atividades sociais, mas sem grande prejuízo ao funcionamento global. Durante um episódio depressivo grave, é improvável que a pessoa afetada possa continuar com atividades sociais, de trabalho ou domésticas.

Uma distinção fundamental também é feita entre depressão em pessoas que têm ou não um histórico de episódios de mania. Ambos os tipos de depressão podem ser crônicos (isto é, acontecem durante um período prolongado de tempo), com recaídas, especialmente se não forem tratados.

Transtorno depressivo recorrente: esse distúrbio envolve repetidos episódios depressivos. Durante esses episódios, a pessoa experimenta um humor deprimido, perda de interesse e prazer e energia reduzida, levando a uma diminuição das atividades em geral por pelo menos duas semanas. Muitas pessoas com depressão também sofrem com sintomas como ansiedade, distúrbios do sono e de apetite e podem ter sentimentos de culpa ou baixa autoestima, falta de concentração e até mesmo aqueles que são clinicamente inexplicáveis.

Transtorno afetivo bipolar: esse tipo de depressão consiste tipicamente na alternância entre episódios de mania e de depressão, separados por períodos de humor normal. Episódios de mania envolvem humor exaltado ou irritado, excesso de atividades, pressão de fala, autoestima inflada e uma menor necessidade de sono, bem como a aceleração do pensamento.

Fatores que contribuem e prevenção

A depressão é resultado de uma complexa interação de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Pessoas que passaram por eventos adversos durante a vida (desemprego, luto, trauma psicológico) são mais propensas a desenvolver depressão. A depressão pode, por sua vez, levar a mais estresse e disfunção e piorar a situação de vida da pessoa afetada e o transtorno em si.

Há relação entre a depressão e a saúde física; doenças cardiovasculares, por exemplo, podem levar à depressão e vice e versa.

Diagnóstico e tratamento

Existem tratamentos eficazes para depressão moderada e grave. Profissionais de saúde podem oferecer tratamentos psicológicos, como ativação comportamental, terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal ou medicamentos antidepressivos. Os provedores de saúde devem ter em mente a possibilidade de efeitos adversos associados aos antidepressivos, a possibilidade de oferecer um outro tipo de intervenção (por disponibilidade de conhecimentos técnicos ou do tratamento em questão) e preferências individuais. Entre os diferentes tratamentos psicológicos a serem considerados estão os individuais ou em grupo, realizados por profissionais ou terapeutas leigos supervisionados.

Os tratamentos psicossociais também são efetivos para depressão leve. Os antidepressivos podem ser eficazes no caso de depressão moderada-grave, mas não são a primeira linha de tratamento para os casos mais brandos. Esses medicamentos não devem ser usados para tratar depressão em crianças e não são, também, a primeira linha de tratamento para adolescentes. É preciso utilizá-los com cautela.

Resposta da OMS

A depressão é uma das condições prioritárias cobertas pelo Mental Health Gap Action Programme (mhGAP) da Organização Mundial da Saúde (OMS). O programa visa ajudar os países a aumentar os serviços prestados às pessoas com transtornos mentais, neurológicos e de uso de substâncias, por meio de cuidados providos por profissionais de saúde que não são especialistas em saúde mental. A iniciativa defende que, com cuidados adequados, assistência psicossocial e medicação, dezenas de milhões de pessoas com transtornos mentais, incluindo depressão, poderiam começar a levar uma vida normal – mesmo quando os recursos são escassos.

Fonte: portalraizes / Redação

Empresária de 25 anos é morta com dois tiros ; ex-companheiro é suspeito

A empresária Rayra dos Santos Feitosa, de 25 anos, foi morta a tiros quando estava chegando em sua residência na madrugada desta quinta-feira (02/05) em Presidente Dutra-MA. A vítima foi alvejada por pelo menos dois disparos por dois suspeitos. As informações são do G1.

A jovem chegou a ser socorrida pela mãe, levada ao Hospital Regional de Presidente Dutra, mas não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo. Rayra era dona de uma pizzaria no município.

Rayra dos Santos Feitosa, de 25 anos, era dona de uma pizzaria em Presidente Dutra (MA)     Foto: Divulgação/Polícia

Suspeito é preso

Segundo a Polícia Civil, o ex-companheiro Bartolomeu Ribeiro da Silva foi preso suspeito de ser o principal suspeito de ser o mentor intelectual do assassinato da empresária Rayra Santos Feitosa.

Os investigadores apontaram ainda que Bartolomeu vivia em união estável com Rayra, que era dona de uma pizzaria no município. Na casa dele foi apreendido um revólver calibre 38, munições intactas, celulares, um veículo e documentos pessoais.

O suspeito foi levado à Delegacia de Presidente Dutra, onde será interrogado.

Bartolomeu Ribeiro da Silva é suspeito de ser o mentor intelectual do assassinato da empresária Rayra Santos Feitosa, em Presidente Dutra    Foto: Divulgação/Polícia Civil

 

Jovem não usa mais absorvente para defender uma causa

É muito comum vermos pessoas se unindo em prol de uma causa, fazendo manifestações, publicações, camisetas entre muitas outras coisas.

Mas uma estudante de 20 anos fez um protesto de uma forma bem diferente. Durante o ciclo menstrual, ela ficou o dia inteiro na faculdade aonde estuda sem usar nenhum tipo de proteção higiênica.

– Anúncio –

Para a maioria das mulheres as proteções higiênicas são indispensáveis durante o ciclo, por causa do alto custo, elas são consideradas produtos de luxo por pessoas que vivem em situações precárias.

Foi justamente pelo alto custo que Irene fez o protesto, na França através da previdência social um reembolso parcial já é feito, mas a estudante defende que os absorventes e os tampões devem ser reembolsados por completo.

– Anúncio –

Como forma de protesto ela usou uma calça legging cinza durante o ciclo sem qualquer proteção higiênica, na roupa da jovem tinha uma grande mancha de sangue. Segundo ela, as críticas, os olhares de julgamentos e as brincadeiras de mau gosto não tinham nenhuma importância para ela.

Em seu Instagran ela publicou uma imagem de pernas abertas e falou sobre o protesto. “Você pode não querer pagar por nossas proteções, você pode achar que meu protesto é inútil, sujo, desprezível, você não será capaz de impedir que os nossos fluxos sejam liberados”, disse ela.

“Pagamos o preço da opressão, o preço da misoginia, o preço da desigualdade, você não acha que vamos pagar ainda mais para colocar cloro em nossas vaginas enquanto você continua a estigmatizar e demonizar nosso sangue, nosso cabelo… deixe meu sangue escorrer”, escreveu ela em outro trecho.

Irene revelou ainda que a sua intenção não é problematizar, mas sim mostrar o que viria a acontecer se as mulheres se negassem a pagar o alto preço pela proteção.

Advogada de 26 anos é barrada no TJ pois a roupa era considerada imprópria; veja a foto

No estado de Rondônia, o Judiciário determinou no último dia 1º que fosse aberta uma sindicância para apurar o episódio envolvendo o caso de uma advogada que foi proibida de adentrar ao Tribunal de Justiça do estado, pois a sua vestimenta era considerada imprópria para o local.

O caso ocorreu na última semana, na capital Porto Velho. A advogada Eduarda Meyka Ramires não conseguiu realizar o seu trabalho, pois os funcionários do TJ-RO impediram a sua entrada.

Diante de toda a repercussão negativa nas redes sociais, veio a decisão de se instaurar um processo para que os fatos fossem apurados. Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil se posicionaram em oposição à forma como a advogada Eduarda, de 26 anos, foi tratada.

Em sua alegação, a ordem afirma que, embora os funcionários pudessem de fato estar agindo em consonância com um código de vestimenta, previsto em instrução normativa, a forma como foi conduzida a advertência acabou gerando um constrangimento em público para a advogada.

Segundo a OAB-RO, o episódio ocorreu na última sexta-feira (26), bem no começo dos trabalhos na instituição. O local estava repleto de pessoas, as quais presenciaram todo o ocorrido.

A situação acabou por gerar um profundo constrangimento à advogada, rendendo a ela olhares maldosos e críticas, causando um grande prejuízo para a imagem da profissional, de acordo com as próprias alegações da OAB.

O órgão alegou ainda que não há qualquer previsão legal a respeito da roupa a ser utilizada pelas profissionais femininas, devendo esta conduta normativa estar a cargo exclusivamente da OAB.

Banco de Brasília abre concurso público para vagas em todo o Brasil

Concursos públicos são uma ótima oportunidade para quem está em busca de uma carreira estável e com boa remuneração no serviço público. Então está procurando de um concurso, saiba que o edital do Banco de Brasília já está aberto e as oportunidades serão para o cargo de Escriturário.

Em sua totalidade, o Banco de Brasília selecionará 100 pessoas para iniciarem suas atividades de forma imediata na instituição. Além das vagas imediatas haverá cadastro reserva para os candidatos melhor colocados no concurso, esses poderão ser chamados durante o prazo de validade do concurso.

A remuneração oferecida será de R$ 3.204,26 (três mil, duzentos e quatro reais e vinte e seis centavos), por jornada de trabalho de 6 horas diárias, caracterizando 30 horas semanais. Além da remuneração mensal, o banco pagará PLR (Participação de Lucros e Resultados), auxílio refeição, cesta básica, auxílio previdência e auxílio médico.

Interessados em participar desse concurso deverão acessar o portal do IADES entre os dias 09 de junho e 15 de julho deste ano. O valor da taxa de inscrição será de R$ 56 e a data descrição no edital para realização da prova de seleção será no dia 18 de agosto.

O local da prova de seleção será em Brasília. Os aprovados no concurso serão regidos pela CLT (Consolidação de Leis do Trabalho) por esse motivo poderão acumular fundos no FGTS. No entanto, terão estabilidade empregatícia, fato que é considerado diferencial para a escolha por funções no serviço público.

Nova prova aumenta mistério sobre morte de Carol e polícia convoca marido

Um novo mistério atinge a morte de Carol Bittencourt. Isso porque alguns dados do falecimento da profissional das passarelas não estariam batendo. Uma nova prova elevou ainda mais o mistério diante da situação.

Como foi noticiado no 1 News anteriormentea mala da modelo foi encontrada por uma embarcação na região. Além da mala com as iniciais de Carol, outra mala, que pode ser do marido da loira, Jorge Sestini, também foi encontrada.

Parte das roupas, inclusive, estava espalhada em uma pedra próxima à praia de Ilhabela, no Litoral de São Paulo. Isso aumenta a curiosidade dos fãs e dos internautas sobre a morte precoce de Carol Bittencourt; entenda o porquê.

O aparecimento dessas malas gera uma expectativa que confronta duas informações a respeito da morte da modelo. A primeira é que, nos primeiros depoimentos, foi dito que Carol caiu na água e que o marido, na sequência, teria pulado em alto mar para tentar salvá-la.

O segundo fato é que a embarcação não teria virado durante a tormenta, tanto que foi encontrada à deriva em uma praia próxima a Ilhabela. Como então as malas foram parar na água e porque os dois estavam carregando malas em uma lancha cujo passeio demoraria horas?

Essas e outras perguntas devem ser feitas pela Polícia. De acordo com o jornal carioca O Dia, o marido de Carol vai ter que prestar um novo depoimento em breve.

Mais sobre a modelo Carol Bittencourt

Com 1,77m, Carol era modelo e já trabalhou como repórter do programa Top Report na Rede TV!, e no Hoje em dia da Record. Caroline namorou por 5 anos o empresário e apresentador Álvaro Garnero. A relação chegou ao fim em outubro de 2009, após ele mudar a data do casamento três vezes.

Bolsonaro mostra cicatriz na TV e diz: “Tem gente que não acredita”

Em entrevista ao SBT exibida na noite dessa quinta-feira (02/05/2019), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) tratou de diferentes temas e, ao ser questionado sobre o estado de saúde dele, levantou a camisa para mostrar a cicatriz na barriga, decorrente de um atentado à faca ocorrido durante a campanha eleitoral. “Tem gente que não acredita”, disse.

Durante a participação no jornal, o presidente falou de outros temas, como o corte nas verbas destinadas às instituições de ensino superior, a crise na Venezuela e a relação política com o Congresso Nacional em meio à análise da proposta de reforma da Previdência.

Com o anúncio feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, do bloqueio de 30% nas verbas às universidades brasileiras, o presidente disse que vai destinar esse recurso às escolas. “A gente não vai cortar recurso por cortar. A gente vai investir na educação básica”, afirmou, em entrevista ao programa SBT Brasil.

Mais cedo, o presidente disse à coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, que o Brasil irá “até o limite do Itamaraty” no que diz respeito a ações contra o governo venezuelano. Na entrevista ao programa de TV, ele opinou sobre, segundo ele, a perda de poder de Nicolás Maduro.

“A análise que se faz é que o porto seguro para ele seria Cuba. Agora, ele não manda nem nele. Quem manda são os narcotraficantes”, declarou. O presidente chamou a atenção para a situação da Argentina, a qual julgou ser mais importante do que a da Venezuela. “Está a um passo de voltar para a senhora Cristina Kirchner [ex-presidente]”, disse.

Bolsonaro também reafirmou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem demonstrado empenho em ajudar a aprovar a reforma da Previdência, prioridade do governo.

Ida a São Paulo
O presidente viajou a São Paulo para gravar uma participação no programa do Silvio Santos que vai ao ar no próximo domingo (05/05/2019). Dono do SBT, o apresentador tem declarado publicamente apoio a Bolsonaro desde a campanha eleitoral.

Bolsonaro saiu de Brasília às 11h. Após a gravação, o presidente pegou um voo direto para Santa Catarina, onde participou, às 19h, da abertura oficial do 37º Encontro Internacional de Missões dos Gideões, em Camboriú. O evento é organizado pelas igrejas evangélicas e reúne pastores internacionais anualmente.

Adolescente é denunciado pela mãe por abusar da irmã de cinco anos

mãe de um adolescente de 13 anos e de uma criança de cinco procurou a Polícia Judiciária Civil de Sorriso (400 km de Cuiabá), nessa quinta-feira (02), afirmando que sua filha mais nova vem sendo abusada sexualmente por seu filho adolescente.

Os abusos só foram descobertos pela mãe depois que a menina contou para a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em que ela estuda e a diretora, por sua vez, chamou a mãe para comunicá-la.

Segundo informações obtidas pelo LIVRE, a menina de cinco anos disse à diretora que os abusos aconteciam durante a noite, quando ia dormir com o irmão de 13 anos. Segundo ela, o irmão passava o órgão genital dele na vagina dela e, também, queria colocar o órgão na boca dela.

Preocupada, a diretora chamou a mãe da criança e do adolescente imediatamente, que optou por procurar o Conselho Tutelar e foi orientada a, em companhia de uma conselheira, procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

O caso de estupro de vulnerável deverá ser investigado pela Polícia Judiciária Civil.

Witzel contraria promessa de campanha e recorre a hospital particular

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel(PSC), passou mal nessa quinta-feira (02/05/2019) e deu entrada no Hospital Samaritano, instituição particular localizada em Botafogo, zona sul da cidade. A decisão, no entanto, contraria uma das promessas da campanha eleitoral: a de que usaria apenas hospitais da rede pública durante o mandato. As informações são do portal Extra.

A promessa foi feita em outubro do ano passado, quando o então candidato ao governo do Rio participou de um debate com um dos adversários, Eduardo Paes (DEM). Além de afirmar que ele e a família usariam o Sistema Único de Saúde (SUS), Witzel disse que não moraria na residência oficial e os filhos estudariam em escolas públicas.

PUBLICIDADE

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do governador, Witzel deu entrada no hospital particular porque a unidade de saúde fica próximo ao Palácio Laranjeiras, residência oficial. A assessoria também informou que o político teve um mal-estar e foi orientado a fazer exames, que tiveram resultados normais.

Em janeiro deste ano, Wilson Wizel fez exames na rede pública de saúde. Ele deu entrada no Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro, mas foi criticado porque não teria passado pela fila.

Na época, a assessoria de imprensa do governador informou que o atendimento teria sido feito por médicos de folga, para não alterar a rotina do hospital e não afetar o atendimento à população

Técnica de manicure pode ter causado câncer agressivo em ex-miss

A técnica de manicure usada pela ex-miss Illinois Karolina Jasko, 21 anos, pode ter sido responsável pelo desenvolvimento de um melanoma, um raro e agressivo tipo de câncer de pele. A informação foi dada a ela pelos médicos quando a unha de seu polegar direito infeccionou.

Em 2016, uma linha preta apareceu em seu dedo. Somente após o membro inchar, ela procurou ajuda. Ao ser feita uma biopsia, ficou atestada a existência do melanoma, um dos tipos de câncer de pele mais incomuns. Profissionais de saúde têm alertado para um aumento no número desse tipo de tumor.