O massacre de Suzano colocou luz nos chans – fóruns fechados em que os participantes são anônimos. Em alguns desses chans, os atiradores de Suzano foram aplaudidos como heróis. As informações são do Catraca Livre.
Atiradores de Suzano se mataram
Crimes como desse tipo nos chans são incentivados. “Quando esses caras depressivos, solitários, decidem se matar”, conta um tuiteiro familiar com o ambiente, “seus coleguinhas nos chans usam um chavão: ‘se mate, mas leve o gado junto.’” No ano passado, um dos frequentadores fez exatamente isto. Antes de cometer suicídio, matou uma mulher que lhe negara as investidas.
O Canal Vice analisou os fóruns 55chan e Dogolachan, que disseminam ódio contra todo tipo de minoria. Neles, os participantes queriam saber se os atirados de Suzano integravam o grupo.
Eles lamentavam que a dupla não tenha conseguido “vencer” o Massacre de Realengo, em 2011: Wellington Menezes de Oliveira, matou 12 crianças e cometeu suicídio.
Após massacre em Suzano, São Paulo, onde um adolescente e um homem encapuzados atacaram a Escola Estadual Raul Brasil, na manhã desta quarta-feira (13) e mataram sete pessoas, governo pode proibir jogos como Free Fire, Pubg e Fortnite no Brasil.
O Brasil não será o primeiro país a proibir jogos violentos, outros países já proibiram jogos desse tipo, em 2008 o jogo ‘GTA IV’ foi proibido na Tailândia após homicídio. Um jovem roubou e matou um taxista de 54 anos, A polícia informou que o jovem não mostrava sinais de problemas mentais durante o interrogatório, e que havia confessado ter cometido o crime por causa do jogo. GTA foi proibido aqui no Brasil alguns anos depois.
O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem na rede social Twitter em que prestou condolências aos parentes das vítimas do massacre na Escola, em Suzano, na Grande São Paulo:
“Presto minhas condolências aos familiares das vítimas do desumano atentado ocorrido hoje na Escola Professor Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. Uma monstruosidade e covardia sem tamanho. Que Deus conforte o coração de todos!”.Os assassinos Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Henrique de Castro que mataram nesta quarta-feira (13) oito pessoas em Suzano (SP) eram ex-alunos da Escola Estadual Raul Brasil, alvo do ataque, disse o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos. De acordo com ele, os cinco alunos assassinados tinham entre 15 e 17 anos de idade. Também foram mortos duas funcionárias do colégio e o proprietário de uma loja próximo ao local.
Jogos violentos e aparelhos de celulares foram apreendido na casa de Luiz Henrique um dos assassinos do massacre da Escola.
Os autores do massacre com 10 mortos e ao menos 23 feridos, em Suzano (SP), publicaram sobre o ataque no fórum virtual Dogolochan. Eles supostamente agradeceram a ajuda de outros membros e deixaram rastros para avisar internautas sobre o crime. A informação foi publicada pelo portal R7.
Um print do dia 7 de março mostra o que pode ser um dos atiradores agradecendo DPR, o administrador do Dogolachan pelos conselhos recebidos.
“Muito obrigado pelos conselhos e orientações, DPR. Esperamos do fundo dos nossos corações não cometer esse ato em vão. (…) Nascemos falhos, mas partiremos como heróis. (…) Ficamos espantados com a qualidade, digna de filmes de Hollywood”, diz a mensagem.
Outros usuários questionaram se os atiradores eram integrantes do grupo e a resposta dada por um dos administradores foi positiva.
Autores
Pouco antes de chegar até a escola, Guilherme efetuou um disparo contra seu tio numa concessionária onde já havia trabalhado. Nas redes sociais, ele publicou que estava viajando para São Paulo e incluiu 30 fotos. Entre as imagens, estão fotos segurando a arma usada no tiroteio e usando a máscara de caveira com a qual foi encontrado.
Além de revólver calibre .38, os dois portavam armas incomuns: uma besta – que é uma arma medieval—, arco profissional, machado, coquetel molotov e explosivos.
À revista Veja, o avô de Guilherme afirmou que o neto morava com ele e que os pais do adolescente eram dependentes químicos. Segundo a revista, alunos que se encontravam em frente ao local do crime disseram que Guilherme ameaçou colegas num shopping, três dias antes.
O avô disse ainda que o neto trabalhou na concessionária do tio que foi atingido por um disparo feito por Guilherme antes do ataque à escola e que havia sido demitido há dois anos.
“Era um menino bonzinho, não tinha problemas com drogas e nunca me deu trabalho”, disse o avô à Veja.
3/5
Horas antes da chacina, o jovem publicou em seu Facebook imagens com a pistola usada na ação Facebook/Reprodução
4/5
Guilherme tinha 17 anos e se matou no final do ataque Facebook/Reprodução
5/5
O adolescente agiu com Luiz Henrique de Castro, um homem de 25 anosFacebook/Reprodução
1/5
Guilherme Taucci Monteiro é um dos atiradores do massacre em Suzano (SP)Facebook/Reprodução
2/5
Ele postou fotos com a máscara de caveira usada durante o crime Facebook/Reprodução
3/5
Horas antes da chacina, o jovem publicou em seu Facebook imagens com a pistola usada na ação Facebook/Reprodução
4/5
Guilherme tinha 17 anos e se matou no final do ataque Facebook/Reprodução
5/5
O adolescente agiu com Luiz Henrique de Castro, um homem de 25 anosFacebook/Reprodução
1/5
Guilherme Taucci Monteiro é um dos atiradores do massacre em Suzano (SP)Facebook/Reprodução
2/5
Ele postou fotos com a máscara de caveira usada durante o crime Facebook/Reprodução
3/5
Horas antes da chacina, o jovem publicou em seu Facebook imagens com a pistola usada na ação Facebook/Reprodução
6/10
7/10
Reprodução / WhatsApp
8/10
Reprodução / TV Record
9/10
Reprodução / TV Record
10/10
Reprodução / TV Record
1/10
Além dos 10 mortos, muitos alunos e funcionários ficaram feridosWERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
2/10
Werther Santana/Estadão Conteúdo
3/10
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
4/10
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
5/10
Reprodução/Redes Sociais
6/10
7/10
Reprodução / WhatsApp
8/10
Reprodução / TV Record
9/10
Reprodução / TV Record
10/10
Reprodução / TV Record
1/10
Além dos 10 mortos, muitos alunos e funcionários ficaram feridosWERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
2/10
Werther Santana/Estadão Conteúdo
3/10
FELIPE RAU/ESTADÃO CONTEÚDO
4/10
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
5/10
Reprodução/Redes Sociais
Vítimas A polícia identificou todas as oito vítimas da tragédia na escola estadual Raul Brasil. Entre elas, estão duas servidoras da escola e um comerciante da região, tio de Guilherme Taucci Monteiro. Confira a lista atualizada, divulgada em nota nesta noite, pelo governo de São Paulo:
Veja a lista dos 10 mortos:
Alunos da escola 1. Caio Oliveira, 15 anos, estudante
2. Claiton Antonio Ribeiro, 17 anos, estudante
3. Douglas Murilo Celestino, 16 anos, estudante – socorrido no Hospital de Clínicas Luzia Pinho de Melo, mas foi a óbito
4. Kaio Lucas da Costa Limeira, 15 anos, estudante
5. Samuel Melquiades Silva Oliveira, 16 anos, estudante
Funcionárias da escola 6. Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 anos
7. Marilena Ferreira Vieira Umezo, 59 anos
Atiradores 8. Guilherme Taucci Monteiro, 17 anos
9. Luiz Henrique de Castro, 25 anos
Dono da locadora 10. Jorge Antonio de Moraes, 51 anos – transferido do PSM de Suzano para o HC/FMUSP, onde foi a óbito
Na nota, ainda é possível ver a lista de feridos: são 11 estudantes em atendimento na rede pública, com idades variando entre 14 e 20 anos.
magina chegar para buscar seu filho na creche e se deparar com o rosto dele todo machucado? Foi o que aconteceu com Thaynara Alonso, em São Vicente, no litoral de São Paulo, que ficou tão indignada que desabafou nas redes sociais.
Segundo o post do Facebook, quando ela chegou para buscá-lo, funcionárias a levaram em uma sala e disseram que o bebê havia tentado engatinhar e tinha batido a cabeça no pé da mesa. “Virei as costas chorando e lá fora outras mães indignadas me falaram para chamar a polícia”, ela escreveu.
Apesar do pedido ter sido atendido, as funcionárias alegaram que a diretora da instituição não estava presente. Thaynara fez um boletim de ocorrência e levou o bebê, de 9 meses, para uma unidade de saúde da região. Apesar de vários exames, o menino teve que voltar para casa, já que não havia leito disponível.
Segundo reportagem do G1, a mãe levou o menino ao Instituto Médico Legal (IML) e foi constatado que as manchas no rosto dele na realidade são mordidas. O laudo deve ficar pronto em um mês. As atendentes e coordenadoras pedagógicas foram afastadas.
Enquanto nada se resolve, o sentimento de Thaynara é de revolta. “Você deixa seu filho na creche achando que ele estará em boas mãos, mas quando vai buscá-lo se depara com essa situação. Eu chorei tanto, me doeu muito e ainda dói. Mas isso não vai ficar assim”, ela escreveu no post que já tem mais de 20 mil curtidas.
O bebê ficou com marcas até no queixo (Foto: Reprodução Facebook / Thaynara Alonso)
Ele ficou com o rosto todo vermelho (Foto: Reprodução Facebook / Thaynara Alonso)
Ao que tudo indica, as marcas são de mordidas (Foto: Reprodução Facebook / Thaynara Alonso)
O bebê tem apenas 9 meses (Foto: Reprodução Facebook / Thaynara Alonso)
O post já tem mais de 20 mil curtidas (Foto: Reprodução Facebook / Thaynara Alonso)
O âncora do Jornal Nacional, William Bonner, e os demais jornalistas precisaram conter a emoção na hora de informar os telespectadores nesta quarta-feira (13/03), sobre a tragédia na cidade de Suzano, São Paulo. Um adolescente invadiu uma escola e atirou contra os funcionários e alunos. As informações são da Área Vip.
No entanto, mais tarde no Twitter, Bonner fez um desabafo.
“Muita vontade de chorar muito, muitas vezes, ao longo do dia tão triste. Não uso mais isso aqui. Mas, hoje, senti necessidade de compartilhar esse peso que também os jornalistas tivemos que suportar em nome do dever profissional. E pronto. Está dito”, escreveu ele.
Os seguidores responderam o tweet de Bonner falando que notaram a emoção dos jornalistas que fizeram a cobertura da tragédia durante toda a programação.
“O Cesar Tralli hoje demonstrou isso no ar. Não só ele, mas dava para sentir que ele mal conseguia falar”, disse uma internauta. “Verdade. Ele não conseguia esconder o sentimento de tristeza e revolta.Tanto ele, quanto Sandra Annenberg”, acrescentou outro.
Além do âncora, muito famosos se manifestaram lamentando o ocorrido.
William Bonner
✔@realwbonner
Muita vontade de chorar muito, muitas vezes, ao longo de um dia tão triste. Não uso mais isso aqui. Mas, hoje, senti necessidade de compartilhar esse peso que também os jornalistas tivemos que suportar em nome do dever profissional. E pronto. Está dito.
O Hospital Santa Maria atendeu prontamente 7 pessoas feridas na tragédia ocorrida na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, e não vai cobrar nada.
Dos pacientes atendidos, cinco foram transferidos com quadros estabilizados. Os dois que permanecem no hospital se encontram estáveis.
A namorada do ator Victor Sarro, Maria Esther Tormin Vieira, é diretora do hospital e cancelou a primeira viagem com o ator para socorrer as vítimas. “Ela não pensou 2 vezes, cancelamos a viagem e fomos pro hospital!”, relatou Sarro no Instagram.
“Em meio ao caos, ela e toda equipe médica do @hospitalstamaria salvando a vida de todas as crianças que entram aqui! Parabéns a todos os médicos, enfermeiros e equipe que colocam à frente da sua vida, o salvamento da vida alheia!”
“Toda vez eu brinco aqui que tenho uma namorada médica e não consigo viajar! Hj finalmente, depois de quase 8 meses juntos iríamos fazer nossa primeira viagem! Mas quando estávamos indo pro aeroporto, vimos a chacina de Suzano, as crianças foram levadas pro hospital do qual ela é diretora. Ela não pensou 2 vezes, cancelamos a viagem e fomos pro hospital! O cenário era um caos, criança baleada, atingida por machadinha, familiares chorando desesperados em busca de seus filhos e ela lá no meio, como uma super heroína, que orgulho me bateu! Em meio ao caos, ela e toda equipe médica do @hospitalstamaria salvando a vida de todas as crianças que entraram aqui!
Parabéns a todos os médicos, enfermeiros e equipe que colocam à frente da sua própria vida, o salvamento da vida alheia!
Te amo @marytormin volto a dizer o orgulho que tenho de vc! Muita gente falou aqui hj “ a Maria do Victor” mas saiba que eu tenho muito orgulho mesmo de dizer “ sou o Victor, da Maria ” vc sim merece o aplauso!
Parabéns tbm ao @hospitalstamaria que diante de toda sssa dor, mobilizou todo o corpo médico do hospital e optou, mesmo sendo o único hospital particular da região, a atender, salvar as vidas e não cobrar nada! Compaixão e amor!!! Ainda acredito que só educação e amor salvam o mundo #medicina #medicos #respeito”
crédito das fotos: Reprodução/Instagram @hospitalstamaria e @victorsarro
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou que, mesmo com o forte esquema de segurança do Palácio da Alvorada, dorme com uma arma ao lado da cama. A declaração foi feita nessa quarta-feira (13/3), durante um café com jornalistas. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Para o chefe do Executivo, o palácio oferece riscos e se sente mais protegido com a arma perto da cama. O presidente também disse que a esposa, Michelle Bolsonaro, compreende a posição dele.
A declaração do presidente foi feita antes de informações sobre o ataque à escola de Suzano serem divulgadas. Nessa quarta-feira, dois jovens entraram fortemente armados no colégio, mataram oito pessoas, deixaram mais de 20 feridas e tiraram a própria vida em seguida.
Sobre o polêmico projeto de lei que trata do porte de armas, Bolsonaro se limitou a dizer que o texto será enviado ao congresso e não terá regras tão rígidas como as atuais.
Em janeiro, o presidente editou decreto sobre a posse de armas. Entre outras mudanças, foram criados pré-requisitos para autorização da posse a serem apresentados a um delegado de Polícia Federal. Outra alteração foi a ampliação do prazo de validade do registro de armas de cinco para 10 anos.
A Polícia Federal prendeu na cidade de Macaé, na manhã desta quarta-feira (13), um homem de 29 anos, acusado de pedofilia. O cumprimento a mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal , foi cumprido na casa do homem, em Rio das Ostras. No local, os agentes da PF flagraram M.M.S. , com conteúdo de pedofilia em seu computador pessoal.
O acusado utilizava um perfil falso nas redes sociais para se aproximar de crianças e adolescentes, na maioria meninos, e assim após adquirir a confiança dos menores, sugeria a troca de conteúdo pornográfico com os menores ou tentava marcar encontros para fins libidinosos.
As investigações se desenvolveram no âmbito da operação “Perfil Falso”, coordenada pelo delegado Alexandre Nascimento, da Delegacia de Polícia Federal em Macaé, iniciada há 10 meses, após uma denúncia dos pais de um menino de 12 anos que observaram diálogos suspeitos de seu filho, aparentemente com outro menino da mesma idade no aplicativo WhatsApp, porém desconfiaram do seu conteúdo. Com a utilização de técnicas avançadas de investigação da atividade de dados e localização, a equipe de investigação chegou à identidade do suspeito.
O preso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Macaé para a lavratura da prisão em flagrante. Caso condenado, M.M.S. poderá pegar pena de 4 a 8 anos de reclusão.
Em uma lista do Webometrics Ranking of World Universities, que classifica mais de 28 mil instituições de ensino superior em todo o mundo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apareceu em segundo no Brasil – atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP). A UFRJ está, ainda, em terceiro lugar na lista entre as melhores universidades da América Latina.
Entre as universidades públicas do Rio de Janeiro, estão UFF (10º lugar), Uerj (15º lugar), UFRRJ (49º lugar) e Unirio (68º lugar). Levando-se em conta a rede privada, entre as cem primeiras do ranking, com sede no Rio aparece a PUC-RIO (18º lugar), além da FGV (29º lugar) e da Estácio (18º lugar) – estas duas últimas com câmpus cariocas e também em outros Estados do país.
O Webometrics Ranking of World Universities é produzido pelo Laboratório de Cibermétricas, do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha.
untas, as famílias de alunos e funcionários mortos no massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, velam as vítimas na Arena Suzano, no Parque Max Feffer, na manhã desta quinta-feira (14).
O velório coletivo começou às 7h entre abraços, choros, sussurros e crianças pequenas que acompanham os pais, no ginásio poliesportivo que fica a menos de um quilômetro da escola, palco dos ataques.
Cerca de 500 pessoas acompanham a cerimônia. Estão sendo velados os estudantes Cleiton Antonio Ribeiro, 17; Caio Oliveira, 15; Samuel Melquiades Silva de Oliveira, 16; e Kaio Lucas da Costa Limeira, 15.T ambém a inspetora de ensino Eliana Regina de Oliveira Xavier, 38 e a coordenadora pedagógica Marilena Ferreira Umezu, 59 -que só será sepultada no sábado (16), quando um de seus filhos chega do exterior. Outras duas famílias optaram por velórios separados.
O estudante Douglas Murilo Celestino, 16, está sendo velado desde 1h, na igreja evangélica Assembleia de Deus, em Suzano. E o velório do empresário Jorge Antonio Moraes, proprietário de uma revendedora de carros e tio de um dos atiradores, acontece desde a madrugada no cemitério Jardim Colina dos Ypês, onde será sepultado.
As famílias devem receber apoio de dois psiquiatras e um psicólogo enviados pela secretaria estadual da Saúde para atuar com a equipe do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Suzano, no atendimento aos envolvidos na tragédia. Há ainda outros sete feridos hospitalizados. Um deles segue em estado grave. É o estudante Anderson Carrilho de Brito, 15, transferido de Suzano para o Hospital das Clínicas, na capital paulista.