Arquivo da categoria: Noticias

Hospital não tem neurocirurgião nos fins de semana há dois anos

O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), uma das principais emergências da cidade, não tem neurocirurgião de plantão nos fins de semana há dois anos. No último sábado, o próprio governador Wilson Witzel acompanhou o problema quando o soldado PM Daniel Henrique Mariotti, de 30 anos, chegou ao hospital em estado gravíssimo após ser baleado na cabeça e não havia especialista. O governo do estado acionou médicos da Polícia Militar, mas o policial não resistiu os ferimentos e morreu no centro cirúrgico, quando era atendido por dois residentes. Ontem, o corpo clínico do HFB se reuniu para discutir o problema e denunciou a redução no número de profissionais na unidade.

Segundo Júlio Noronha, vice-presidente do corpo clínico do HFB e delegado da Federação Nacional dos Médicos, há dois anos o hospital tinha um plantonista no sábado, que recebia um abono, e um médico com contrato temporário, no domingo. A direção tirou o abono por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), porque o neurocirurgião faria 62 horas semanais.

— Há uma escala de médicos que ficam de sobreaviso. O hospital tem oito neuros, divididos em plantões durante a semana — explicou Noronha.

A assessoria do hospital disse, em nota, que “todo paciente é atendido pelos médicos de plantão, estabilizado, diagnosticado e depois o medico da especialidade é acionado. O militar foi atendido e operado por neurocirurgiões da unidade”.

Fonte: Extra Online –

Governo deve publicar esta semana MP para revisar benefícios e fechar gargalos da Previdência, diz fonte

O governo federal deve editar nesta semana uma medida provisória para mexer em pontos da legislação previdenciária e fechar o que está sendo chamado de “gargalos” em áreas como aposentadorias rurais, auxílio-reclusão, pensão por morte e benefícios por incapacidade, entre outros, e que podem levar à economia de alguns bilhões de reais, disse uma fonte que acompanha o tema.

“São medidas de cunho legal que reforçam o controle para evitar gargalos que existem hoje”, explicou.

De acordo com a fonte, as mudanças na legislação já foram aprovadas pelo presidente Jair Bolsonaro e estão sendo analisadas pela assessoria jurídica da Casa Civil para então ser assinada pelo presidente e publicada.

“Nossa expectativa é que seja publicada esta semana”, disse.

Um dos alvos das medidas é o auxílio-reclusão, pago a dependentes de presos que tenham contribuído para o INSS. A ideia é restringir para aqueles que tenham contribuído por 12 meses seguidos ao INSS e famílias que comprovem baixa renda.

Na última semana, o presidente criticou o benefício por sua conta no Twitter e revelou que seria alterado.

“O auxílio-reclusão ultrapassa o valor do salário mínimo. Em reunião com ministros, decidimos que avançaremos nesta questão ignorada quando se trata de reforma da Previdência e indevidos. Em cima de muitos detalhes vamos desinchando a máquina e fazendo justiça”, escreveu.

O governo também pretende mexer na concessão das aposentadorias rurais, trocando a comprovação de tempo de trabalho, hoje dada pelos sindicatos rurais, por uma autodeclaração e homologadas por entidades públicas.

Entra ainda nas mudanças a decisão de exigir, para concessão de pensão por morte no caso de união estável, a apresentação de documentação e de dependência econômica, e não apenas mais apenas provas testemunhais.

O governo pretende ainda pagar um bônus a técnicos do INSS, como já foi criado no governo Temer para peritos que fizeram um pente fino na concessão de auxílio-doença, para que identifiquem irregularidades.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Extra Online –

Polícia apreende mais de 600kg de maconha que seria entregue no Jacaré

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam mais de 600 quilos de maconha na tarde desta segunda-feira. A ação aconteceu durante uma abordagem na BR-040, em Petrópolis, na Região Serrana do estado. Um homem de 33 anos, que não teve a identidade revelada, foi preso pelo crime de tráfico de drogas.

De acordo com a PRF, o veículo modelo Ford/Vision seguia no sentido Rio de Janeiro da rodovia quando foi abordado. Dutante a fiscalização, os agentes constataram que o automóvel possuía um registro de furto, na data de primeiro de maio, no estado de São Paulo.

Em seguida, os policiais revistaram o interior do carro. No veículo, foram encontrados 756 tabletes do entorpecente — segundo a PRF, cerca de 650 quilos — escondidos nos bancos e no porta-malas.

Aos policiais, o motorista confessou que havia pegado a carga de drogas na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e levaria o material entorpecente para a comunidade do Jacaré, na Zona Norte do Rio. Pelo transporte, ele receberia a quantia de R$ 5 mil.

O caso foi encaminhado para a 105ª DP (Petrópolis), onde foi realizado o registro da ocorrência.

Fonte: Extra Online –

Gol prevê margem operacional de 19,5% a 20% no 4º trimestre de 2018

A companhia aérea Gol espera que sua margem operacional tenha ficado entre 19,5 a 20 por cento no 4º trimestre de 2018, ante margem de 13,3 por cento no mesmo período de 2017, de acordo com previsões divulgadas nesta segunda-feira.

A empresa previu ainda um fluxo de caixa operacional de 450 milhões a 500 milhões de reais no último trimestre de 2018.

A companhia também estimou que sua receita unitária do trimestre tenha crescido de 5,5 a 6 por cento ante mesma etapa de 2017 e que a receita unitária por passageiro tenha evoluído entre 6 a 6,5 por cento também na comparação anual.

Em outra frente, a Gol afirmou que sua alavancagem financeira do trimestre, medido pela relação dívida líquida/Ebitda, tenha recuado para 2,3 vezes.

A companhia previu ainda queda de 17 por cento nos custos unitários ex-combustíveis do trimestre, ano a ano, e que fechou 2018 com liquidez total de 2,9 bilhões de reais, estável ante o trimestre anterior.

(Por Aluísio Alves)

Fonte: Extra Online –

Policial militar é baleado durante tentativa de assalto em Campo Grande

Um policial militar foi baleado, no fim da madrugada desta quarta-feira, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. O soldado Renan da Silva Vieira seguia para o trabalho, na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Andaraí, na Zona Norte, quando foi interceptado na Estrada do Mato Alto por bandidos que tentaram roubar sua moto. Houve troca de tiros e o agente acabou sendo atingido por três tiros — dois num dos braços e outro na barriga.

O PM foi socorrido por um colega de farda para o Hospital estadual Rocha Faria, em Campo Grande, também na Zona oeste. Mas, segundo o 27º BPM (Santa Cruz), lá não havia médico para atender o soldado, que acabou sendo levado, por parentes, para o Hospital Oeste D’Or. Ainda segundo o batalhão, o estado de saúde dele é estável.

O caso foi registrado na 43ª DP (Guaratiba).

Vendedor que questionou Damares em loja entra com representação na PGR

O vendedor Thiego Amorim, que se envolveu numa confusão com a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, numa loja de um shopping em Brasília na semana passada, entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a pastora, nesta segunda-feira, por constrangimento, vias de fato e ameaça. Segundo seu advogado, Suenilson Sá, imagens das câmeras de segurança do estabelecimento podem comprovar que a ministra segurou seu cliente pelo pescoço, enquanto lhe dirigia a palavra em tom de ameaça, causando-lhe constrangimento.

Segundo o relato do vendedor, a assessora que acompanhava a ministra no shopping teria dado um tapa na sua mão, enquanto Amorim pegava o celular para começar a gravar. O advogado disse que o vídeo que viralizou não mostra tudo o que aconteceu dentro da loja.

— Na filmagem só aparece uma parte do que aconteceu, não mostra a evolução dos fatos. Antes ele disse que a loja estava toda em promoção, ela chegou a experimentar uma roupa e foi no final que ele fez a pergunta sobre a cor. Ele começou a gravar porque se sentiu ameaçado. Não teria tido a atitude de filmar se ela não tivesse feito nada. O gesto de segurar em seu pescoço configura ameaça — afirmou o advogado. — Ainda que só tenha conseguido gravar uma parte, que não dá sustenção do principal, o caso tem como ser comprovado pelas imagens das câmeras do circuito interno da loja.

Sá também registrou ocorrência na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Segundo ele, essa medida foi necessária em decorrência de uma série de ameaças que o vendedor vem recebendo por meio das redes sociais, muitas delas contendo injúrias raciais.

A expectativa de Thiego é que sejam abertas investigações referentes às duas denúncias.

— Ele não está podendo voltar pra casa diante do que está acontecendo. Não esperava por esse tipo de atitude das pessoas — frisou o advogado.

O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos foi procurado pelo EXTRA desde o início da tarde, mas não respondeu ao pedido de posicionamento sobre o caso.

Discussão na loja

O vendedor Thiego Amorim, de 34 anos, questionou por que Damares estava vestindo uma camisa azul, e a ministra respondeu que estava sendo constrangida. Ele afirmou ao GLOBO, na última sexta-feira, que a ministra teria dito em seguida que vai “acabar com a ideologia de gênero nas escolas brasileiras”.

— Eu falei “vem cá, que história é essa de menino ter que usar azul e menina ter que usar rosa?”. Aí ela se aproxima de mim, põe a mão em cima do meu pescoço, sabe? Como se fosse um ato de “escuta aqui”. E disse “eu vou acabar com a ideologia de gênero nas escolas brasileiras” — relatou.

Thiego retrucou, dizendo que sua mãe é professora e não aplicou a “ideologia de gênero”.

— Aí eu falei que isso não existe. Ela falou: “eu sou professora, isso existe”. Eu falei: “amor, minha mãe é professora e leciona há 20 anos e nunca levou isso para a escola”. Eu perguntei a ela: “por que você está de azul, então?”. Foi a hora que ela saiu e falou: “você está me constrangendo” — explicou.

Fonte: Extra Online –

Decreto que facilita posse de armas deve incluir anistia para quem não renovou registro, diz Fraga

O governo federal deve incluir no decreto que pretende flexibilizar a posse de armas de fogo uma anistia e um recadastramento para quem possui arma mas perdeu o prazo de renovação da posse de armas de fogo, além de aumentar para 10 anos a validade do registro, disse nesta segunda-feira o deputado Alberto Fraga (DEM-DF), depois de uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro.

“Hoje existem milhões que têm arma em casa e perderam o prazo de renovação (do registro). Então, essas pessoas, ao serem anistiadas, poderão se recadastrar, regulariza a situação. Ele concordou, desci e falei com o Onyx (Lorenzoni, ministro da Casa Civil) e eles vão colocar isso também”, disse Fraga.

A legislação atual exige que o registro da posse seja renovado a cada cinco anos. O decreto que o governo deve editar nos próximos dias amplia também esse prazo para 10 anos.

Fraga informou ainda que já está decidido também que a declaração da necessidade da posse da arma passará a ser uma declaração de próprio punho de quem pretende possuir uma arma de fogo esclarecendo o porquê da sua necessidade. Hoje, explicou o deputado, a Polícia Federal –responsável por expedir a autorização de posse– exige uma comprovação dessa necessidade.

Mantém-se as restrições à posse de armas para quem tiver antecedentes criminais, for barrado em exame psicotécnico ou não comprovar a realização de curso de tiro.

A facilitação da posse e do porte de armas de fogo é uma das promessas de campanha de Bolsonaro. A alteração do porte de armas precisa passar pelo Congresso. A facilitação da posse, no entanto, tem trechos que podem ser alterados por decreto, como o presidente pretende fazer, e deve ser uma das primeiras medidas a serem anunciadas pelo governo.

“Eles querem anunciar logo. A primeira medida deve ser essa mesmo, em princípio”, disse o deputado.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Extra Online –

Disque Denúncia busca informações sobre envolvidos na morte PM em Japeri

O Portal dos Procurados divulgou, na madrugada desta terça-feira, um cartaz para auxiliar a Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), com informações que possam levar a identificação e localização dos responsáveis pela morte do soldado da Policia Militar Miqueias Marinho Ribeiro, de 31 anos. Ele foi morto na manhã desta segunda-feira. Uma recompensa de R$ 5 mil é oferecida por quem der informações exatas sobre os envolvidos no crime.

De acordo com a polícia, Miqueias saía para o trabalho de carro quando homens, que estavam em outro veículo, passaram e dispararam várias vezes contra o policial, que estava em frente a casa da família, em Engenheiro Pedreira, bairro de Japeri, município da Baixada Fluminense. O pai do PM chegou a socorrer o filho para a Policlínica Itália Franco, também em Japeri, mas ele não resistiu aos ferimentos.

Miqueias é o segundo policial morto no Estado, só na primeira semana de 2019. Na noite de sábado, morreu Daniel Henrique Mariotti, de 30 anos. Lotado no 22º BPM (Maré), o soldado foi baleado por criminosos na cabeça ao tentar evitar um roubo na Linha Amarela.

Fonte: Extra Online –

Sergio Ramos ataca o VAR após derrota do Real: ‘O pênalti no Vinicius Jr. é escandaloso’

A derrota do Real Madrid por 2 a 0 para Real Sociedad, no domingo pelo Campeonato Espanhol, deixou os nervos à flor da pele em alguns jogadores. O capitão Sergio Ramos explodiu contra a arbitragem e o não uso do VAR para assinalar pênaltis em favor do time merengue.

“Os pênaltis são claríssimos, talvez o que sofri seja menos, porque o Illarramendi soube fazer bem o lance quando me empurrou. Agora, o pênalti sobre o Vinicius Jr. é escandaloso. Sempre apoiei o VAR, mas isto é de ir com as mãos à cabeça. Não percebo a razão dele não ter consultado”, disse o espanhol, em declarações ao jornal “AS”.

O defensor, de 32 anos, ainda continuou a disparar contra a arbitragem:

“Os árbitros têm a facilidade VAR, o que é muito positivo, você tem que saber como lidar com isso ou, pelo menos, consultá-lo”

Após 18 rodadas na Liga Espanhola, o Real Madrid soma apenas 30 pontos, sete a menos que o líder Barcelona e ainda atrás de Atlético de Madrid, Sevilha e Alavés.

Fonte: Extra Online –

Carnês de IPTU do município do Rio já foram emitidos, segundo a prefeitura

Os carnês de pagamento do IPTU 2019, incluindo a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), já foram emitidos pela Prefeitura do Rio. Os contribuintes do município receberão as guias nos próximos dias, nos endereços indicados para a remessa ou nos endereços dos imóveis alvos da cobrança. Aqueles que não receberem os carnês até dez dias antes do vencimento da primeira cota deverão solicitar a segunda via, que estará disponível a partir do dia 21 de janeiro.

A data de vencimento da primeira cota ou da cota única será o dia 7 de fevereiro. Em 2019, a Prefeitura do Rio manteve o desconto de 7% para quem quiser pagar o imposto à vista, mas corrigiu o valor em 3,86%, com base na inflação medida pelo IPCA-E, apurado pelo IBGE, como acontece todos os anos.

Após o vencimento, o prazo máximo para o pagamento do imposto e da Taxa de Coleta de Lixo será o último dia útil de maio de 2020. No caso de pagamento da cota após a data prevista, passarão a incidir acréscimos moratórios de 1% por mês.

Como emitir a segunda via do carnê

A segunda via do IPTU pode ser obtida pessoalmente ou pela internet. O interessado pode procurar o posto de atendimento do IPTU na Cidade Nova, na Rua Afonso Cavalcanti 455, prédio anexo, térreo (Protocolo de Atendimento do IPTU), ou um dos Serviços de Atendimento do Cidadão (SACs). Os endereços estão listados abaixo.

Neste caso, é preciso levar o número da inscrição imobiliária do imóvel. Este número — composto por oito dígitos — pode ser encontrado no carnê do IPTU do ano passado.

Quem preferir emitir as guias pela internet deverá acessar o site da Secretaria municipal de Fazenda, a partir do dia 21. Será preciso clicar na aba “Serviços” e selecionar “IPTU: Emissão de 2ª via, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel, DARMs, etc”. Depois disso, o contribuinte deverá selecionar “Emissão de segunda via”. Em seguida, será necessário escolher o item “Emissão de 2ª via do carnê (guias 00 do exercício)”.

Em seguida, será necessário preencher o número de inscrição imobiliária fiscal, escolher o ano e clicar em “Consultar”, para imprimir a guia/cota.

Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio da central de atendimento 1746.

Veja os endereços dos SACs

SAC Tijuca – Rua Desembargador Isidro 41

SAC BarraShopping – Avenida das Américas 4.666, 3º piso, ao lado do Centro Médico

SAC NorteShopping – Avenida Dom Hélder Câmara 5.474, loja 3.021, Cobertura – Vida Center, Cachambi

SAC Rio Sul – Rua Lauro Muller 116, G4, setor amarelo, Botafogo

SAC West Shopping – Estrada do Mendanha 555, loja 282, Campo Grande

SAC Center Shopping – Rua Geremário Dantas 404, lojas 501 e 502, G2, Tanque

Os SACs funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 16h, exceto o da Tijuca (SAC-6), que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Contestação de valores

Caso considere que o valor venal estimado pela prefeitura para o IPTU 2019 esteja acima do real valor de mercado do imóvel, o contribuinte deverá apresentar a impugnação até 8 de março de 2019, em qualquer posto de atendimento do IPTU.

O desdobramento da cobrança entre a parte contestada e a não contestada somente será providenciado se o pedido for apresentado com todos os documentos exigidos, inclusive o laudo de avaliação.

Fonte: Extra Online –