Arquivo da categoria: Noticias

Detran puro-sangue: nova diretoria é formada por servidores de carreira

O novo presidente do Detran, Luiz Carlos das Neves, já empossou seus colaboradores.

E, como nunca antes na história do departamento, toda a diretoria agora é formada por servidores de carreira.

É bom lembrar que a distribuição política dos cargos do Detran foi uma das acusações que levaram dez deputados estaduais à cadeia na Operação Furna da Onça — além do presidente do departamento, Leonardo Jacob, e de um ex, Vinicíus Farah.

Responsáveis

O vice-governador, Cláudio Castro, que na divisão de tarefas do governo, ficou encarregado da área de Transportes, avisou no discurso que a escolha de Luiz Carlos é um sinal de prestigio para os servidores.

Mas, também, de muita responsabilidade.

Trata-se da primeira medida para combater a corrupção no órgão — então é bom o povo não pisar na bola.

Por via das dúvidas, o vice-presidente do Detran é o delegado da Polícia Federal Marcelo Cordeiro Bertolucci.

Fonte: Extra Online –

Participantes do ‘BBB 19’ serão divulgados na próxima quarta, dia 9

Quem são, onde vivem e o que fazem os participantes da 19ª edição do “Big Brother Brasil”? Na próxima quarta-feira, dia 9 de janeiro, os dias de ansiedade e curiosidade chegam ao fim e essas perguntas finalmente serão respondidas. Nesta data, serão revelados, ao longo da programação da Globo, os participantes do ‘BBB 19’.

Sob o comando de Tiago Leifert e direção geral de Rodrigo Dourado, a casa mais vigiada do país estará de volta no dia 15 de janeiro, com participantes vindos de várias regiões brasileiras em busca do prêmio de R$ 1,5 milhão. Para esta edição, as seletivas foram realizadas em 12 cidades e passaram, pela primeira vez, nas capitais Rio Branco (AC) e São Luís (MA).

No Twitter, Boninho tem atiçado a curiosidade dos fãs ao dar pistas sobre possíveis participantes. Já citou um “cabeça” do Nordeste e uma mineira entre os selecionados.

Ano novo e a primeira chave da casa vai para um cara cabeça; do Nordeste!!— J.B. Oliveira (@boninho) January 2, 2019

Outra novidade da atração é a ex-BBB Ana Clara Lima como uma das repórteres, ao lado de Vivian Amorim e Fernanda Keulla.

Fonte: Extra Online –

Vereadores do Rio não se entendem sobre comando da Comissão de Saúde

A Câmara do Rio está diante de uma situação inusitada: dos quatro profissionais de saúde que tradicionalmente se revezam na comissão temática, três não querem assumir a presidência.

E o único que aceita, o governo, a presidência da Câmara e os colegas não querem.

Os médicos João Ricardo (MDB) e Doutor Gilberto (PMN); e o dentista Rafael Aloísio Freitas (MDB), atual comandante, não querem mais a incumbência.

Já o pediatra Paulo Pinheiro (PSOL) não só topa, como reivindica a presidência — mas aí quem não quer são os outros.

Está formada a confusão.

Os dois lados

Para um velho conhecedor da Câmara, o problema é que Pinheiro quer o cargo mas não quer pedir o voto dos colegas. “Eles (os psolistas) não votam nem na mesa diretora, mas querem presidência de comissão”, resume.

Já Pinheiro lembra que o PSOL tem a segunda maior bancada e o direito a presidir uma comissão.

“E os outros não querem porque a saúde no governo Crivella é muito ruim. Eles são governistas, fica difícil defender”, diz.

Fonte: Extra Online –

Devedores de condomínio não podem ser impedidos de circular por áreas comuns

Condomínios não podem restringir a circulação de devedores por áreas comuns. Foi o que decidiu a 3ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ao determinar que um condomínio liberasse o acesso sob pena de multa diária variável de R$ 500 a R$ 5 mil.

A desembargadora Cleuci Pereira da Silva, relatora do processo, alegou que, apesar de a moradora estar inadimplente com as taxas de condomínio, a dívida já estava em discussão judicial, inclusive com penhora do total do débito. Ela também ressaltou que o Código Civil, nos artigos 1.336 e 1.337, oferece diversas opções de cobrança, sem precisar de medidas tão graves quanto a restrição de circulação. Portanto, essa seria uma medida coercitiva ilegal e ilegítima.

“Não justifica o comportamento da administração condominial que se utilizou de procedimento indevido e de verdadeira coação ilegítima, na tentativa de buscar seu crédito, especialmente considerando, repito, que esta dívida está sendo discutida judicialmente”, disse a desembargadora.

Fonte: Extra Online –

Ônibus ‘quentões’ têm ar-condicionado precário e passageiros insatisfeitos

No centro de Campo Grande, ar-condicionado em ônibus que dê vazão durante o verão carioca é tão raro quanto uma sombra de árvore. Enquanto prefeitura e Rio Ônibus tentam se entender sobre o percentual da frota de ônibus atualmente climatizada, quem dependeu do transporte no bairro da Zona Oeste na última quinta-feira, quando os termômetros na cidade chegaram a registrar 41,2 graus no dia mais quente desde outubro de 2015, padecia sob o sol e também dentro dos “quentões”. Por volta das 14h, O GLOBO contabilizou que de 50 coletivos que passaram pela Praça Dr. Raul Boaventura, em frente à estação de trem, 43 exibiam informações que possuem ar-condicionado e trafegavam com janelas fechadas. Mas o que poderia ser um oásis diante do calorão se transformou em sofrimento.

Em quase todos os casos observados, o sistema de ar-condicionado se mostrou ineficaz diante do calorão. Cenas de passageiros se abanando com a ajuda de leques e até de motoristas enxugando o suor com a ajuda de uma toalhinha eram comuns, enquanto um vendedor ambulante fazia a alegria dos passageiros: a cada coletivo que parava no ponto, ele subia no carro e oferecia água e refrigerante gelados.

— O ar-condicionado não funciona e o pior é que as janelas não abrem. Elas são aparafusadas. Moro em Pedra de Guaratiba e duas vezes na semana venho a Campo Grande fazer fisioterapia. É uma experiência claustrofóbica andar de ônibus aqui — critica a dona de casa Suzana Silva, de 28 anos.

Para o funcionário de uma das empresas de ônibus que atuam na região, o problema da atual frota de ônibus do Rio não é o percentual de veículos que são climatizados, mas a qualidade:

— Os ônibus têm ar-condicionado, mas não dá vazão, especialmente nos microônibus.

Sem saber da presença da reportagem, dois motoristas de ônibus conversavam no mesmo ponto sobre o calor. Eis que um deles reclamou de ter dirigido um “quentão”, em referência ao coletivo em que o ar não dá vazão. O colega de profissão rebateu com ironia:

— Você está acostumado. Já está até cozido.

Frota climatizada até 2020

Em Botafogo, ônibus sem ar-condicionado circulam com janelas abertas Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

A nova polêmica envolvendo o prefeito Marcelo Crivella e os empresários do setor é fruto da decisão de não conceder o reajuste da tarifa do setor. No dia 29 de dezembro, a prefeitura informou que apenas 59% dos coletivos da cidade são climatizados.

Atualmente, dos 5.756 ônibus municipais, 3.334 são climatizados, o que corresponde a 58%. Esta conta exclui os 376 ônibus do BRT e os 654 frescões que rodam na cidade. A diferença no percentual, segundo a Secretaria municipal de Transporte, não configura uma redução no número de ônibus climatizados. “Este número pode variar constantemente, tendo em vista o processo de baixa e inclusão de carros no sistema”, explicou a pasta em nota. A contagem, de acordo com a Secretaria de Transportes, é feita

Pelo acordo firmado entre prefeitura e empresários do setor em junho do ano passado, 60% da frota deveria ter sido climatizada até o dia 31 de dezembro de 2018. O percentual cresce até o prazo final: em setembro de 2020, toda a frota de ônibus da cidade deverá ser climatizada. O controle de quantos coletivos são climatizados é da própria Secretaria de Transportes. “Os ônibus precisam ser cadastrados aqui antes de entrarem em circulação”.

De acordo com a prefeitura, outras exigências não foram cumpridas, como a apresentação de forma integral os documentos comprobatórios de regularidade fiscal das empresas integrantes do sistema municipal de ônibus; entrega dos balancetes trimestrais de suas operações contábeis e financeiras, referentes ao exercício fiscal de 2018; ausência de comunicação, até o dia 29 do mês de dezembro, do cumprimento da obrigação de destinação de R$ 7 milhões ao município, para aquisição de matéria-prima asfáltica, a ser empregada no recapeamento das vias da Cidade e a entrega de estudo técnico visando a introdução de biodiesel no abastecimento da frota de ônibus.

— Se tiver um serviço adequado, a gente paga o preço justo — pondera a Angélica Schultz, de 52 anos.

Outro problema enfrentado por passageiros é a diferença no número de veículos climatizados em diferentes regiões da cidade. Na Praia de Botafogo, na Zona Sul, enquanto a reportagem observou 64 veículos com ar em 100 contabilizados (uma média de 6,4 veículos com ar a cada dez que circulam), no Méier, na Zona Norte, a mesma amostragem registrou 54 veículos com ar-condicionado em 100 observados (5,4 carros climatizados a cada dez). Quem depende diariamente do transporte ainda reclama de muitos ônibus ainda sem ar pelas ruas da cidade.

Vendedor de água oferece aos passageiros por conta do calor em campo Grande Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

É o caso do Antônio Bonfim de Oliveira, de 74 anos, que trabalha cuidando de um barco no Iate Clube, na Urca. Ele pega dois ônibus para sair de São Cristóvão, onde mora, e chegar até o trabalho. A viagem expõe o desafio de ter toda a frota com ar-condicionado:

— Em São Cristóvão, pego o 474 ou o 472. Esses dois têm ar. Mas aqui em Botafogo, as opções para a Urca não. Então é péssimo do mesmo jeito porque uma parte da viagem tem, a outra não. De um ano para cá eu acho que aumentou o número de ônibus com ar-condicionado, mas todos eles deveriam ter. Está quente demais. É péssimo andar em ônibus sem ar.

Em nota, a Secretaria municipal de Transportes disse que realiza ações de fiscalização frequentes em terminais, garagens de empresas e nas ruas com o objetivo de verificar os serviços ofertados à população, incluindo o funcionamento do ar-condicionado nos coletivos. Caso os fiscais flagrem veículos com o equipamento inoperante, o consórcio responsável pela linha é autuado em R$ R$ 428,23. Em 2017, 186 multas foram aplicadas por inoperância do ar condicionado. Em 2018, foram 221 autuações.

Já o Rio Ônibus entregou, na última quinta-feira, uma “extensa e detalhada” documentação que comprova que todas as obrigações acordadas com o Poder Executivo do Município do Rio foram cumpridas pelos consórcios de ônibus que atuam na capital fluminense. Entre elas, foram encaminhadas informações referentes ao cronograma de climatização da frota, que está rigorosamente em dia.

Já sobre os problemas de funcionamento do ar-condicionado, o sindicato das empresas de ônibus do município afirmou que a manutenção dos equipamentos de ar-condicionado dos veículos é feita pelas empresas, por estarem diretamente ligadas à operação, e que têm procedimentos diários de checagem de funcionamento do sistema. “Vale destacar que a frota climatizada é distribuída por todas as regiões da cidade, de maneira a atender ao maior número de usuários. Entretanto, é importante esclarecer que a concorrência ilegal de vans piratas — principalmente na Zona Oeste e em alguns bairros da Zona Norte —exerce forte impacto financeiro sobre as empresas de ônibus que circulam por estas regiões, e que, consequentemente, enfrentam mais dificuldades para o investimento na renovação de suas frotas”.

Prazo para a climatização da frota, pelo acordo de junho de 2018

Meta é climatização de 100% da frota até setembro de 2020

– Até 90 dias, contados da homologação judicial do presente acordo, um mínimo de 150 veículos.

– Até 31 de dezembro de 2018, 60% da frota.

– Até 30 de junho de 2019, 70% da frota.

– Até 31 de dezembro de 2019, 80% da frota.

– Até 30 de junho de 2020, 90% da frota.

– Até 31 de setembro de 2020, 100% da frota.

Fonte: Extra Online –

Ocupantes de carro atiram contra pagode; dois morrem e dois ficam feridos

Duas pessoas morreram e dois adolescentes ficaram feridos após ocupantes de um carro preto, de marca e modelo não identificados, passarem atirando contra um bar onde acontecia um pagode, no bairro Fanchem, em Queimados, na Baixada Fluminense, na noite deste domingo. Danilo da Silva Juliano, de 26 anos, morreu no local. Já Thiago de Souza Salvador, de 21 anos, chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Queimados, mas não resistiu.

Jonathan Souza da Cruz, de 17 anos, foi atendido na UPA e transferidos para o Hospital estadual Adão Pereira Nunes, onde está internado em estado estável. Hugo Manoel Matos da Silva, de 15 anos, se encontra no Hospital Geral de Nova Iguaçu, também na Baixada. Ele foi ferido na cabeça e, de acordo com o 24º BPM (Queimados), seu estado de saúde é grave.

Os PMs foram até a Rua O após a UPA de Queimados comunicar que duas pessoas haviam chegado baleadas à unidade. Testemunhas contaram aos agentes sobre o carro que passara atirando contra o Bar do Branco, mas não conseguiram descrever nem o veículo nem os atiradores. Agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) fizeram uma perícia no local.

Fonte: Extra Online –

Há 27 anos, Wilson Witzel defendia, na faculdade, aplicação de penas alternativas

Na última sexta-feira, durante a posse do secretário da Polícia Civil, delegado Marcus Vinicius Braga, Wilson Witzel disse que analisou a aplicação da pena de morte em sua monografia para a conclusão do curso de Direito, 23 anos atrás. Mas, na verdade, sua tese seguiu uma linha pacifista, com o título “Alternativas para aplicação das penas privativas de liberdade em crimes de pequeno potencial ofensivo”.

Witzel, que hoje defende o abate de traficantes e a criação, no Rio, de uma “Guantánamo” (prisão americana em Cuba conhecida por práticas de tortura), cursou Direito no Instituto Metodista Bennett entre 1993 e 1996. Seu orientador foi o professor e ex-procurador de Justiça Aldney Zacharias Peixoto, que morreu no ano passado. Peixoto pautou sua atuação acadêmica defendendo penas alternativas para evitar a superpopulação carcerária: segundo ele, o aprisionamento em massa não resolveria o problema da violência.

O EXTRA procurou o governador para comentar o assunto. Por meio de nota, sua assessoria de imprensa informou que a monografia abordou “penas alternativas, tema atual para a época, apenas para retratar a realidade do momento”. Além disso, destacou que não há defesa de opinião no trabalho.

Fonte: Extra Online –

‘Aguardo o ano inteiro por esse momento’, diz Érika Moura, a Globeleza

A nova vinheta do carnaval Globeleza estreou, ontem, trazendo Erika Moura pelo quinto ano consecutivo no posto da anfitriã da festa. Rindo, ela confessa que sentiu o friozinho na barriga ao se aproximar o momento da exibição. “É sempre uma comoção. Sempre assisto ao lado da minha família. Aguardo o ano inteiro por esse momento”, conta, emocionada, a Globeleza, que é natural da cidade de São Paulo.

Globeleza passista Foto: Fabio Rocha/Rede Globo/divulgação

Com muitas cores e ritmos, a vinheta levou 12 horas para ser gravada, e os trabalhos aconteceram no dia 10 de dezembro. Quem imagina que Erika, de 26 anos, tem toda uma preparação especial, está enganado. “Faço academia toda semana, então, já serve como preparação para o momento”, afirma ela, que jura ter tirado a maratona de letra: “Passou tão rápido. Por mim, fazia isso todo dia (risos)”.

Globeleza: rainha do Maracatu Foto: Fabio Rocha/Rede Globo/divulgação

Requebrando ao som das marchinhas, escolas de samba, maracatu, frevo,entre outros ritmos, a Globeleza elegeu o seu figurino preferido. “Fiquei fascinada com o da rainha do Maracatu. A roda da saia, o babado grande, a cabeça… Incrível”, elogia Erika, que se diverte com a abordagem do público: “Às vezes, há certa timidez em se aproximar e confirmar que sou eu. Quando percebeo, logo digo: Sou eu sim, a Globeleza”.

Globeleza Foto: Fabio Rocha/Rede Globo/divulgação

Fonte: Extra Online –

Mulher é acusada de desviar R$ 27 milhões de companheiro

A família de um senhor acusa a ex-companheira dele de ter desviado R$ 27 milhões, quando os dois tinham um relacionamento, como informou no domingo a reportagem do “Fantástico”, da TV Globo. Em 2011, Wilde Pinheiro de Lima, de 80 anos, passou a morar com Wandrea Sobreiro, de 42, numa cobertura na Barra da Tijuca, avaliada em R$ 3,5 milhões.

Segundo o Ministério Público, Wandrea procurou afastar o ex-empresário dos filhos do primeiro casamento e foi dispensando os empregados domésticos da casa. A acusada começou a fazer doações para a mãe de santo Genise Silva, que teria a obrigação de repassar o dinheiro para o terreiro umbandista Rompe Mato. De acordo com o MP, a doação religiosa na verdade era um esquema de desvio, que funcionava da seguinte forma: Wandrea dopava Wilde com sedativos para o companheiro assinar cheques e transferir o dinheiro para a conta dela. Quatro imóveis, sendo dois apartamentos e duas salas comerciais, foram comprados com as doações.

O terreiro Rompe Mato teria recebido cerca de R$ 16 milhões. Outros R$ 11 milhões estariam com terceiros. Todos os envolvidos tiveram contas e bens bloqueados pela Justiça. Eles são acusados de associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro e chegaram a ter as prisões decretadas, mas agora respondem em liberdade. A mãe de santo Genise e Wandrea não quiseram comentar sobre o caso. A ex-companheira do empresário continua morando na cobertura da Barra. O imóvel está no nome da filha que ela teve com Wilde, mas a família da vítima recentemente entrou com um pedido de investigação de paternidade. O empresário, que completou 88 anos no último sábado, mora com a filha e vive com a renda mensal que sai da conta da mãe de santo Genise, graças a uma decisão judicial.

Fonte: Extra Online –

Segundo Policial Militar morto de 2019 é enterrado

Miquéias Marinho Ribeiro, 31 anos, passou seis deles como soldado da PM do Rio, até ser morto na porta de casa, em Japeri, por criminosos que atiraram contra o carro do policial. Ribeiro foi atingido por cerca de 20 tiros.

Os pais do policial esperam que a morte dele não seja tratada como mais um número de vítimas da violência. A divisão de homicídios da Baixada Fluminense está à frente do caso. Entre as linhas de investigação, a principal hipótese seria de um crime passional.

Fonte: R7 – Rio de Janeiro