Um motorista de 31 anos foi preso em Ibiza, na Espanha, depois de ter resultado positivo em um teste de drogas detectáveis. De acordo com o jornal El País, o procedimento indicou a presença de todas as drogas que poderiam ser identificadas: cocaína, metanfetamina, opiáceos, maconha e anfetaminas. O episódio aconteceu na madrugada do dia 1º de janeiro e somente o teste para álcool deu negativo.
Ainda de acordo com o El País, a polícia local encontrou substâncias suspeitas no interior do carro conduzido pelo motorista. Mais de 20 comprimidos de diferentes tipos e embalagens que podem ser também de drogas foram encontradas.
Além de sançăo administrativa, o motorista deve enfrentar processo penal como autor de crime contra a saúde pública e contra a segurança no trânsito. Além disso, na Espanha, o motorista que dirigir sob os efeitos de todas as drogas é punido com uma multa de 1.000 euros (cerca de R$ 4.300) e a perda de seis pontos na carteira de habilitaçăo.
O Código Penal local dispőe que dirigir sob a influência de drogas é punível com pena de prisăo de três a seis meses, multas ou trabalhos em benefício da comunidade durante 30 a 90 dias e a retirada da carteira de habilitaçăo de um a quatro anos.
Uma mulher foi morta a facadas pelo companheiro em Cordovil, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira. Segundo informações do 16°BPM (Olaria), policiais militares da unidade foram acionados para ocorrência na rua Comandante Coelho. No local, eles foram informados por populares que um homem esfaqueou sua companheira e tentou fugir. A identidade da vítima ainda não foi revelada.
Um policial militar reformado, vizinho do casal, conseguiu deter o criminoso após ouvir moradores pedindo ajuda. O nome do bandido também não foi divulgado. Dentro da residência, os militares encontraram a vítima já morta e a faca utilizada no crime. O local foi preservado e a perícia acionada. Agentes da Delegacia de Homicídios (DH) levaram o assassino para prestar depoimento na especializada.
Homem portava pedras de crack na cueca; cabo de vassoura foi utilizado pela măe para bater em PM (foto: Reproduçăo/PMDF)
Uma mulher foi presa, na noite desta quinta-feira (3/1), por ter agredido um policial com uma pancada na cabeça, utilizando um cabo de vassoura de ferro. O militar realizava revista no filho da mulher, que portava drogas na cueca.
O caso se deu no Setor Oeste da Cidade Estrutural, quando uma viatura passava próximo ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e policiais militares perceberam o nervosismo de um homem ao ver o patrulhamento.
Policial militar foi agredido com um cabo de vassoura de ferro (foto: Reproduçăo/PMDF)
Ao ser abordado, o suspeito reagiu, tentando se livrar dos militares. Enquanto isso, um policial tentava afastar os familiares do homem para que a revista fosse feita. Neste momento, a măe do rapaz golpeou a cabeça do policial, que conseguiu se manter em pé e realizou a prisăo da senhora.
Os militares utilizaram uma arma de choque para conter o suspeito. Durante a luta com os policiais, caiu do bolso do homem uma balança de precisăo e pilhas. Ainda foram encontradas 71g de pedras de crack na cueca do suspeito.
O filho foi autuado por desobediência, resistência e tráfico de drogas. A măe, por resistência e lesăo corporal, sendo arbitrada uma fiança de R$ 2 mil. O policial agredido foi encaminhado a um hospital e conduzido ao Instituto de Medicina Legal (IML) para laudo.
Um morador de Oregon, nos Estados Unidos, apresentou uma ação na Justiça na qual exige que a rede de fast-food Burger King “cumpra sua promessa” de alimentar-lhe de graça por toda a vida após ter ficado preso no banheiro de um dos seus restaurantes, informou nesta quinta-feira (3) a imprensa local.
O litigante, Curtis Brooner, de 50 anos, entrou com o processo na corte civil do condado de Multnomah, no Oregon, depois que, segundo ele, a rede americana rompeu unilateralmente a promessa que tinha sido feita pelo gerente do restaurante onde ficou preso.
Os fatos ocorreram em 15 de dezembro, quando Brooner ficou preso durante mais de uma hora no banheiro do restaurante até que um chaveiro chegou para ajudá-lo.
“É o típico lugar no qual você tem que prender a respiração: entra e sai tão rápido quanto se pode. Mas essa é uma opção que eu não tive”, explicou o litigante ao jornal local “The Oregonian”, ao qual afirmou que, quando conseguiu sair do banheiro, todo seu corpo “cheirava a ferrugem”.
Foi então o próprio gerente do local que lhe ofereceu como compensação “comida de graça por toda vida”, uma proposta que Brooner aceitou e, a partir desse momento, foi comer no restaurante diariamente durante os 13 dias seguintes, em algumas ocasiões inclusive duas vezes por dia.
No entanto, no 13 º dia, os funcionários do restaurante lhe comunicaram que um chefe de distrito do Burger King lhes tinha ordenado que pusessem fim ao acordo.
O que Brooner pede agora à Justiça é que a rede de restaurantes cumpra a promessa original ou que pelo menos lhe forneçam uma refeição de graça por semana durante toda sua vida.
Seu advogado, Michael Fuller, estima que se Brooner viver outros 22 anos até completar 72 (uma estimativa que, segundo o profissional, leva em conta os hábitos alimentares do litigante), o Burger King gastaria aproximadamente US$ 9 mil servindo-lhe um hambúrguer de graça por semana.
“Pode ser que haja elementos engraçados neste caso, mas não há nada engraçado em estar preso em um banheiro frio e úmido durante uma hora. É uma questão de honra”, conclui Brooner em sua ação.
“Somos LGBT e vamos resistir” foi uma das frases projetadas no Congresso Nacional (foto: Reproduçăo/All Out)
A organizaçăo internacional All Out, que luta pela igualdade de direitos à comunidade LGBT, realizou projeçőes em prédios da Esplanada dos Ministérios na noite desta quarta-feira (2/1). Trata-se de mensagens de apoio à populaçăo LGBT e pressăo ao Governo Federal, dizendo “somos LGBT+ e vamos resistir”.
A iluminaçăo foi feita em três pontos: na via S1, em parede ao lado da Catedral Metropolitana; no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; e no Congresso Nacional, onde a frase estampou o maior prédio da Esplanada dos Ministérios por 10 minutos.
A gerente de campanhas da organizaçăo, Ana Andrade, conta que a açăo tinha outro objetivo além de mostrar ao governo que a comunidade LGBT está “acompanhando o governo”. “A gente queria passar uma mensagem de esperança para a comunidade, que estamos aqui para ajudar o movimento a conquistar direitos iguais e năo retroceder, perder os direitos conquistados nos últimos anos”, disse.
A campanha foi encerrada após duas horas de projeçăo, quando, do estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), o grupo realizava a açăo no prédio do Congresso Nacional e foi abordada pela Polícia Legislativa. “Eles foram respeitosos, năo houve confusăo. Como era um protesto pacífico, achamos melhor sair de lá sem discutir com os policiais. O trabalho já havia sido feito”, relatou Ana.
Logística
Primeiro local que recebeu a projeçăo, nesta quarta-feira (2/1) foi uma parede na via S1, próxima à Catedral Metropolitana (foto: Reproduçăo/All Out)
Para realizar a campanha, a organizaçăo All Out fez um financiamento coletivo com duraçăo de 10 dias, com término em 31/12. Conseguiram aproximadamente R$ 8 mil, mas, como a meta era de R$ 13 mil, a Ong teve de liberar dinheiro do caixa para realizar a açăo.
“Escolhemos o primeiro dia de trabalho do governo porque, por mais que a gente saiba que determinadas políticas públicas năo estăo de acordo com a classe que defendemos, entendemos que devemos fazer açőes pacíficas. Isso năo seria possível no dia da posse, que era um dia de festa aos eleitores dele (Jair Bolsonaro)”, destaca.
O dinheiro foi usado para contratar empresas que realizaram a projeçăo, fizeram fotografias e alugaram carro para fazer o transporte do equipamento, com um gerador de energia.
“Năo haverá abandono de auxílio”
O texto da MP destaca categorias que estariam sob competência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Mulher; família; criança e adolescente; juventude; idoso; pessoa com deficiência; populaçăo negra; minorias énicas e sociais; e índios” săo os grupos lembrados.
A ministra Damares Alves, entretanto, afirmou, durante cerimônia de transmissăo do cargo, que a populaçăo LGBT será atendida pela pasta, como uma das atribuiçőes da Secretaria Nacional de Proteçăo Global, uma das oito que compőem a pasta.
Em setembro de 2018 o militar foi flagrado em um suposto assédio no metrô de BH (foto: Reproduçăo)
Um segundo procedimento administrativo foi aberto em pouco mais de três meses contra um policial militar acusado de abusar de mulheres. O primeiro caso aconteceu em setembro dentro do metrô de Belo Horizonte. Agora, em 31 de dezembro, uma nova acusaçăo. O policial, que năo teve o nome divulgado, teria passado a măo nas nádegas de uma mulher em uma casa lotérica de Santa Luzia, na Grande BH. Ele acabou afastado de suas funçőes militares e está em acompanhamento psicológico.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima da última acusaçăo estava na fila de uma casa lotérica em 31 de dezembro. Enquanto aguardava para ser atendida, teria sido tocada por um homem, que estava atrás dela. Ela tentou se afastar, se deslocando para frente, mas pouco tempo depois, afirma que foi novamente abusada. Diante disso, se irritou com o homem.
Diante dos fatos, o policial fugiu do local. A mulher conseguiu anotar a placa e passou para o companheiro, que também seria policial militar. Com as informaçőes, abusador foi identificado pela PM.
Nessa quarta-feira (3/1), segundo a assessoria de imprensa do 39º Batalhăo da PM, um novo procedimento administrativo foi aberto para a apuraçăo dos fatos. O militar foi afastado de suas funçőes e está recebendo acompanhamento psicológico. Continua depois da publicidade
Assédio no metrô
Essa năo é o primeiro caso de importunaçăo sexual que o policial se envolve. Em setembro de 2018, a Corregedoria da Polícia Militar (PM) abriu uma investigaçăo para apurar a atitude do mesmo homem. Ele estava fardado quando foi flagrado se esfregando em uma passageira. As imagens mostram o policial em pé ao lado de uma mulher, que está sentada em um dos bancos do metrô. Durante a viagem, o homem mexe no celular e se encosta deliberadamente na passageira, em um vagăo que estava vazio.
A importunaçăo sexual virou crime com pena prevista de um a cinco anos de prisăo. A proposta ganhou força no Legislativo após casos de homens que se masturbaram e ejacularam em mulheres dentro de transporte público ganharem repercussăo. O texto também tornou crime a divulgaçăo, por qualquer meio, de vídeo e foto de cena de sexo ou nudez ou pornografia sem o consentimento da vítima, além da divulgaçăo de cenas de estupro.
Cachorro amarrado no engate do carro (foto: (foto: Reproduçăo/Facebook))
Um cachorro foi arrastado por um carro durante 15 minutos, na tarde desta quarta-feira (2), em Ceilândia. Ao volante estava o dono do animal, um homem de 31 anos. Ele năo será penalizado, pois o ato năo foi enquadrado como crime de maus tratos, que normalmente ocorre quando o indivíduo tem, de fato, a intençăo de machucar, de acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal.
O dono do căo afirmou, em depoimento, que se certificou que levou seus dois cachorros para tomar banho, por volta das 10h40, e que havia deixado um deles amarrado para secar, no engate do carro, enquanto o outro estava no interior do veículo. Depois de alguns minutos, o homem saiu para comprar argamassa, mas esqueceu que o cachorro continuava amarrado na traseira do veículo.
O homem disse ter escutado um forte barulho na roda e percebeu que o cachorro estava sendo arrastado. O animal foi imediatamente levado ao veterinário, sendo rapidamente medicado, garantiu ele. O cachorro sobreviveu, recebeu alta e se encontrava em casa, no fim da tarde. O homem afirmou que o caso ocorreu por “descuido”, pois gosta muito de seus animais e nunca faria isso dolosamente.
O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, sofreu um atentado na tarde desta sexta-feira, por volta das 15h, quando voltava de uma visita a obras de reforma em escolas municipais na localidade do Cangulo. De acordo com informações da prefeitura, o carro em que o prefeito estava foi atingido por tiros, assim como outro veículo que o acompanhava com sua equipe de apoio.
– Agora à tarde fui visitar as obras de uma escola. Voltando, quatro elementos sairam dando tiro. Meus seguranças trocaram tiros com eles – contou Washington Reis.
– Infelizmente há locais da cidade que estão tomados pela bandidagem. Não acho que foi tentativa de roubo. É uma sensação muito ruim! Estava numa avenida principal, houve correria… Uma pena para o cidadão que hoje tem que conviver com isso – concluiu.
O prefeito do município da Baixada Fluminense também afirmou que buscará com a polícia uma autorização para armar seus seguranças com fuzis. Ele acredita que mais de 30 tiros tenham sido disparados contra os veículos.
Um Jovem chamado Hugo Oliveira, morador do bairro Jardim Paulista , em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi assassinado nessa seta feira ( 4)
O crime ocorreu por volta das 14 horas, segundo testemunhas, ele foi abordado por um carro e conduzido ao veiculo, ele estava acompanhado de um amigo.
Minutos depois , seu corpo foi encontrado no bairro Aliança , em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense
Bairro aliança Nova Iguaçu
Segundo relato de moradores , disseram que ouviram vários tiros e encontraram o corpo de um homem com as mãos amarradas , a polícia militar foi adicionada.
Mais informações desse caso em breve no nosso site
O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (3/1) a incorporaçăo do medicamento dicloridato de sapropterina, utilizado no tratamento da fenilcetonúria, ao Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio deve estar disponível na rede pública em até 180 dias e será ofertado a mulheres que estejam em período pré-concepcional ou em período gestacional e que tenham feito teste de responsividade positivo ao medicamento.
De acordo com a pasta, o uso do dicloridato de sapropterina para o tratamento da fenilcetonúria é feito de forma complementar à realizaçăo de dieta, com restriçăo de alimentos como carne, ovo, trigo e feijăo, além do uso de fórmula metabólica rica em aminoácidos, vitaminas e minerais.
“Para incorporar o medicamento ao SUS, foram realizadas discussőes com profissionais da saúde e especialistas que compőem a Comissăo Nacional de Incorporaçăo de Novas Tecnologias ao SUS (Conitec)”, informou o ministério, por meio de nota. “Além disso, também foi levado em conta as observaçőes e sugestőes da populaçăo, sendo a maioria de pacientes e familiares dos portadores da doença.”
A fenilcetonúria tem herança genética e faz com que o indivíduo nasça sem uma importante enzima (fenilalanina-hidroxilase), dificultando o trabalho do organismo na quebra adequada de moléculas de aminoácido presente em proteínas animais e vegetais (fenilalanina-FAL). Os altos níveis desse aminoácido e de substâncias associadas a ele, no corpo, exercem açăo tóxica em vários órgăos, especialmente no cérebro.
Números
Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria revelam que um em cada 12 mil nascidos vivos é diagnosticado com fenilcetonúria. A doença é identificada logo que a criança nasce, por meio do teste do pezinho. O exame identifica outras cinco doenças: hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.