Arquivo da categoria: Noticias

Morre bebê que nasceu após a mãe ser baleada durante arrastão no RJ

Morreu, na noite desta quarta-feira, o recém-nascido que nasceu após a mãe, Verônica Sabrina Sousa Silva, ser baleada durante um arrastão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no último domingo. O menino estava internada no Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, também em Duque de Caxias. Ainda não há informações sobre o sepultamento do bebê.

Verônica, de 27 anos, e o marido, o agente penitenciário aposentado José Carlos da Rocha, de 68, foram vítimas de bandidos na Avenida Pelotas, em Sarapuí. José teria reagido à abordagem dos criminosos, levou pelo menos cinco tiros e morreu no local. Já Verônica — grávida de seis meses — foi atingida na cabeça e chegou a ser socorrida no Adão Pereira Nunes. Ela passou por uma cesariana de emergência, mas também não resistiu.

O bebê era o primeiro filho de Verônica e se chamaria Davi. No momento do crime, ela estava voltando da casa da mãe, que mora no bairro Parque Duque, e seguia para casa, em Campos Elíseos. Verônica e José Carlos estavam casados havia três anos.

Uma terceira vítima foi baleada na mão durante o arrastão. Claudia Barreto Rezende, de 44 anos, contou que foram cerca de quatro minutos de tiroteio. Ela estava no ponto de ônibus e aguardava um coletivo para voltar para casa, na Vila São Luís, quando os bandidos chegaram e começaram a roubar os motoristas. Ela também foi socorrida para o Hospital Adão Pereira Nunes e liberada em seguida

Intérprete de Libras da posse de Bolsonaro foi candidato pelo PSol

O intérprete de Libras que participou da execução do hino nacional na posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL) já foi candidato a deputado federal pelo PSol, partido de oposição ao novo governo. Sandro Santos concorreu a uma vaga à Câmara pelo estado de São Paulo na eleição de 2014 e disputou um posto de vereador na capital paulista em 2012.

Em 2014, ele recebeu 9.063 votos, resultado insuficiente para uma das vagas no Legislativo federal. Naquele ano, em seus materiais de campanha, ele pedia votos em Luciana Genro, candidata do PSol à Presidência.

Na disputa municipal, ele compôs a coligação Frente de Esquerda, formada pelo PSol e o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Suas atividades políticas são pautadas na inclusão de deficientes físicos.

Sandro tem 42 anos e é estudante de Direito. Ele foi apresentado à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, por um amigo em comum. Como Sandro, a esposa do presidente também é interprete de Libras.

Durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto, Michelle quebrou os protocolos e fez um discurso ela mesma usando a linguagem dos surdos-mudos. Na sua mensagem ao povo brasileiro, ela disse que iria dedicar atenção aos grupos minoritários.

Carro é incendiado com corpo dentro em Bairro do RJ

Um carro foi incendiado com um corpo dentro na Rua São Cláudio, no Estácio, Região Central do Rio, na madrugada desta quinta-feira. Bombeiros do Quartel Central por acionados à 1h11 para combaterem o incêndio no veículo e, após debelarem as chamas, encontraram o corpo, que seria de um homem, carbonizado.

Policiais do 4º BPM (São Cristóvão) foram acionados e isolaram a área para o trabalho da perícia da Delegacia de Homicídios (DH-Capital), que assumirá as investigações. O caso foi registrado inicialmente na 6ª DP (Cidade Nova).

De acordo com a Polícia Civil, o corpo ainda não foi identificado, mas a perícia foi realizada e o mesmo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). As investigações estão em andamento para identificar a autoria do crime.

Governo Jair Bolsonaro quer aposentadoria aos 65 anos

 A proposta de reforma da Previdência que os técnicos da equipe econômica vão apresentar ao presidente Jair Bolsonaro prevê idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens. Para as mulheres, no entanto, há mais de uma alternativa. Ela pode ser igual, ou ficar em 63 anos. No INSS, onde não há idade mínima, ela começaria aos 53 anos (mulheres) e 55 anos (homens), subindo gradativamente. No setor público, onde as idades mínimas são de 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres), elas começariam subindo de forma mais rápida, para 62 e 57 anos, respectivamente, logo na largada.

A proposta também prevê a cobrança de um pedágio, em relação ao tempo que falta para a aposentadoria do trabalhador, que pode variar entre 20% e 30%. Se ficar em 30%, por exemplo, o trabalhador que ainda precisa de dez anos para requerer o benefício teria de trabalhar por mais 3 anos, além de cumprir a idade mínima.

PUBLICIDADE

Mudança em pensão e BPC

Também haverá mudança nas regras para acúmulo de benefícios. Quem recebe duas remunerações, por exemplo, teria direito de ficar com uma delas integralmente (de maior valor), até 40% da outra. Quem ganha até dois salários mínimos não seria afetado. A partir do piso, haveria uma escadinha, como por exemplo, entre dois e três salários, 90%; entre três e quatro, 80%, assim sucessivamente.

Além disso, estão no radar as regras de pensões. O valor deverá cair para 50%, mais 10% por dependente. O argumento é que o Brasil é um dos poucos países do mundo em que a pensão é integral. As mudanças previstas não afetam quem já se aposentou ou recebe pensão.

A proposta ainda mexe com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago aos 65 anos a idosos e deficientes da baixa renda. Com essa idade, o beneficiário receberia 50% ou 60% do salário mínimo (o percentual ainda está sendo definido). O valor integral só será pago quando a pessoa chegar aos 68 anos.

As mudanças devem atingir também os trabalhadores rurais, cuja idade mínima subiria de 60 anos (homens) para 65 anos. O benefício seria enquadrado em assistência, de forma que esse grupo não seria obrigado a contribuir para o regime, mas seria necessário comprovar experiência no campo. Para evitar fraudes, o governo pretende apertar o sistema de controle de informações.

Segundo interlocutores, o texto que está sendo elaborado nasceu de todas as propostas encaminhadas por especialistas ao novo governo. As linhas gerais devem ser apresentadas ao presidente hoje, em reunião ministerial.

A ideia é aproveitar a tramitação da proposta do governo Michel Temer para ganhar tempo no Congresso, fazendo uma emenda aglutinativa. No entanto, o plano não é copiar a reforma, que joga tudo na Constituição, como pensão, regra de cálculo e idade mínima.

Sinal ao mercado

Segundo técnicos envolvidos nas discussões, o plano é retirar as regras da Constituição, deixando nesta apenas os princípios gerais e esclarecendo que o detalhamento das normas será feito por meio de projetos de lei, mais fáceis de aprovar.

Depois de o vice-presidente, general Hamilton Mourão, defender a proposta de Temer, ontem foi a vez do ministro Gustavo Bebianno, da Secretaria-Geral da Presidência, que considera necessário fazer um aceno ao mercado logo no início da gestão.

— No meu entendimento, nós ganharíamos tempo aproveitando o que já está lá. A aprovação, pelo menos em parte do que já está lá, nos traria resultados imediatos — disse Bebianno. — Acho que seria uma sinalização muito positiva para o mercado, de equilíbrio, de vontade de equilíbrio das contas públicas.

Além disso, antes mesmo da apresentação da reforma ao Congresso, já está pronta uma medida provisória (MP) que vai endurecer as regras para a concessão de benefícios do INSS. Ela cria, por exemplo, uma carência de 12 meses para a concessão do auxílio-reclusão e envia para a dívida ativa o nome de pessoas que receberem benefícios indevidamente e não devolverem os recursos ao Tesouro. A proposta também endurece as regras para o pagamento da aposentadoria rural.

 

PM de folga é baleado ao lado da mulher em bar de Cabo Frio

Um policial militar, identificado como Leandro Alves de Siqueira, foi baleado na noite desta quarta-feira, na Praça do Tangara, em Cabo Frio, município da Região dos Lagos do Rio.

De acordo com informações do 25º BPM (Cabo Frio), o agente, que estava de folga e acompanhado pela mulher, estava em um bar na Praça quando houve uma confusão e ele acabou sendo baleado na panturrilha.

O PM foi atendido no Hospital municipal Jardim Esperança, na Estrada de Antenor Cardoso Fonseca, em Cabo Frio, e está fora de perigo.

Leandro é lotado do 7º BPM, que fica em São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio.

Adolescente ‘chora sangue’ após contrair misteriosa doença durante cruzeiro

Uma adolescente sofreu um quadro assustador após contrair uma misteriosa doença durante um cruzeiro com a família. O rosto de Jordyn Walker, de 15 anos, inchou bastante e ela passou a“chorar sangue” inexplicavelmente.

O quadro ficou tão grave que médicos tiveram que remover parte de ossos sob os olhos de Jordyn para aliviar as dores que ela sentia. O drama aconteceu em julho de 2017.

Desde então, a jovem apresenta sequelas ligadas à doença, ainda sem explicação pelos médicos. No fim do ano passado, pouco antes do Natal, a americana do Missouri retornou às pressas a um hospital, apresentando novo sangramento.

Jordyn voltou a sofrer grande inchaço na cabeça e acabou perdendo a visão.

“É difícil aceitar que isso aconteça a alguém que esteja começando a vida”, disse Kendyll Walker, mãe da paciente, à Fox4.

Jordyn Walker antes da doença Foto: Reprodução/Facebook

A família abriu financiamento coletivo no site GoFundMe para custear as despesas hospitalares e a tentativa de explicar a doença.

Policial do Bope reage a assalto e mata bandido no RJ

Um policial militar do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi alvo de uma tentativa de assalto no final da noite desta quarta-feira (2), na Via Light, na altura de Mesquita, na Baixada Fluminense. O agente estava de folga quando foi abordado.

 

De acordo com informações, o Policial conseguiu reagir atirando contra o criminoso que morreu no local. O PM que não teve sua identidade revelada, passa bem. O caso foi registrado na 52°DP (Nova Iguaçu).

‘Aquele que pega em armas, a guerra deve ter’, diz Witzel na transmissão do cargo

 O novo governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), manteve o tom de enfrentamento pesado a traficantes e de defesa a cortes de gastos no discurso que marcou a cerimônia de transmissão do cargo, realizada na tarde desta quarta-feira no Palácio Guanabara, em Laranjeiras. O político eleito recebeu a faixa governamental das mãos do ex-governador em exercício Francisco Dornelles (PP) e deu posse aos secretários que comporão sua equipe. Witzel fez questão de mandar confeccionar o símbolo, que já havia caído em desuso em cerimônias de posse no estado.

Depois de cumprimentar o vice-governador, Cláudio Castro (PSC), Witzel ressaltou que criminosos com fuzis não poderão mais ser tratados ‘de forma romântica’.

“O crime organizado não pode mais estar com a liberdade que dispõe hoje de portar armas de guerra, de fazer refém a sociedade e ser tratado de forma romântica como sujeitos que não tiveram oportunidades. Todos tivemos oportunidades. Todos aqueles que querem estudar e trabalhar encontrarão o seu caminho e nós vamos ajudar a diminuir o desemprego”, afirmou Witzel. “Aquele que pega em armas e chama para si a guerra, a guerra deve ter. Como terroristas serão tratados.”

Wilson Witzel e Helena Witzel – Alexandre Brum / Agência O Dia

Após o discurso, o governador disse aos jornalistas que pediu ontem ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, empenho na regulamentação da Lei Antiterrorismo, com o objetivo de aumentar as penas de narcotraficantes, e a federalização de uma das unidades prisionais do estado. Comentou ainda que imagens de drones com monitoramento eletrônico adquiridos pelo Gabinete de Intervenção serão utilizadas para fins judiciais e para auxiliar em buscas e apreensões e em prisões.

“No meu ponto de vista, não existe necessidade de mudar a lei (para permitir o ‘abate’ de traficantes). Quem está com fuzil na mão é ameaça e como ameaça deve ser tratado. Eu estou propondo ao Congresso Nacional através da nossa bancada, e conversei ontem com o ministro Sérgio Moro, para regulamentar a Lei Antiterrorismo, onde as pessoas que estejam no comando do crime organizado sejam tratadas com mais rigor em presídios sem qualquer regalia, sem visitas, com advogados públicos e com tempo de prisão que vai além dos 30 anos máximos. Alongar isso para 50 anos para o crime organizado”, declarou Witzel.

Wilson Witzel também tratou do déficit orçamentário de R$ 8 bilhões que o Estado do Rio terá de enfrentar este ano e reforçou que serão necessárias medidas de redução de custos e racionalização do uso dos impostos pagos pela população. Ele pediu compreensão do Ministério Público e da Justiça em relação às ações que questionam os limites constitucionais dos gastos públicos. “Eu sei o quanto anseiam tanto o MP como o Poder Judiciário, principalmente diante de tantos escândalos, de fazer com que o orçamento seja respeitado. Mas eu peço a Vossas Excelências (…) um pouco mais de paciência, porque o governo tem o compromisso absoluto para que esse dinheiro seja bem utilizado”, destacou.

Na entrevista coletiva, o governador explicou que “há impossibilidade material” de se cumprir hoje os mínimos constitucionais, mas garantiu que metas que ainda serão estabelecidas permitirão a reversão do quadro.

Após a cerimônia, o secretariado participou da primeira reunião com o governador empossado, mas ainda não foram divulgados os detalhes. “As medidas que iremos tomar até o final do ano, que serão apresentadas após a reunião do secretariado, vão permitir que o déficit seja suprido, sejam elas de austeridade orçamentária, sejam elas de leilão reverso de contratos, desconto no pagamento de contratos, redução dos custos com aluguéis e reorganização de algumas atividades que possam estar mais caras do que a necessidade”.

Transmissão de cargo para o governador eleito Wilson Witzel – Alexandre Brum / Agência O Dia

Dornelles culpa a União: ‘Estado viveu momentos de agonia’

Em discurso antes de entregar o cargo, Francisco Dornelles cumprimentou o novo governador e disse que governar o Rio de Janeiro “é uma das melhores honrarias que se pode ter”. “Vossa Excelência recebeu a confiança de quase 5 milhões de fluminenses e agora passa a governar por toda sua população. Seu passado e seu currículo trazem a certeza que saberá enfrentar a dificuldade do cargo e desenvolverá um governo cheio de sucesso”, comentou Dornelles.

Em seguida, Dornelles tentou explicar a crise que o estado enfrenta. “O Rio de Janeiro conheceu, nos últimos anos, uma crise sem precedentes. A diminuição dos investimentos da Petrobras, o recuo no preço do petróleo e a recessão econômica com o Produto Interno Bruto negativo por dois anos consecutivos provocaram uma queda de arrecadação com enormes consequências na administração. O estado viveu momentos de agonia, tendo suas receitas sequestradas com frequência pela União credora que não compreendia que as dificuldades do Estado do Rio era sobretudo consequência de uma administração irresponsável (…) A tecnocracia federal dava mais importância aos números que a vida das pessoas”,  afirmou Dornelles.

Lula assiste à posse pela TV e classifica discurso de Bolsonaro de ‘vazio’

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba desde abril do ano passado, assistiu a posse do presidente Jair Bolsonaro pela televisão de sua cela no prédio da Polícia Federal. Sem acesso a visitas devido ao feriado, o petista passou o dia praticamente sozinho. A exceção foram as breves conversas que teve com os agentes que o monitoram.

Nesta quarta-feira, Lula recebeu advogados de Curitiba e o deputado não reeleito Wadih Damous (PT-RJ), que também integra sua banca de defesa. Na conversa, criticou o discurso de Bolsonaro e disse que o PT precisa explicar ao povo o que é soberania nacional e adotar o tema como sua bandeira na oposição.

— Perguntei a Lula o que achou do discurso de Bolsonaro. Ele disse que era “vazio de conteúdo”, sem falar de políticas econômicas, sociais, nada. A avaliação dele foi a mesma que a nossa, de que Bolsonaro falou para sua plateia com essa coisa de livrar o Brasil do socialismo. Sabemos que não é isso que está em jogo hoje.

O ex-presidente tem dito a correligionários, entre eles Damous, que o discurso do capitão reformado recoloca o PT no jogo político, já que grande parte das bandeiras defendidas pelo presidente têm potencial para serem atacadas pela sigla. No entanto, defende que antes de atuar é preciso ver “quais serão as primeiras jogadas do adversário”.

Ele também defende que o PT explique ao povo o que é soberania nacional e que se coloque como defensor dessa bandeira. A ideia é que a sigla use o tema para se contrapor ao governo Bolsonaro apontando iniciativas adotadas pelo novo presidente que ferem a soberania do Brasil tanto em relação a pautas econômicas quanto no trato com países estrangeiros.

VAI CHOVER AMANHÃ? VEJA A PREVISÃO DO TEMPO

TEMPERATURAS SEGUIRÃO ELEVADAS NO RIO, NESTA QUINTA-FEIRA, COM MÁXIMA PREVISTA DE 38ºC. PANCADAS DE CHUVA ISOLADAS SÃO ESPERADAS À TARDE
.
A quinta-feira será mais um dia de calor na capital fluminense. Segundo o Alerta Rio (serviço meteorológico da Prefeitura), o céu passará de parcialmente nublado a nublado, com previsão de pancadas de chuva em pontos isolados da cidade à tarde. Os ventos serão fracos no início do dia, passando a fracos/moderados a partir da tarde. Temperaturas permanecerão elevadas e estáveis, com máxima prevista de 38°C e mínima de 22°C.