Arquivo da categoria: Noticias

Relógio usado por Bolsonaro na posse é vendido a R$ 20 em camelôs do Rio

Ele não divide a prateleira com relógios de grife e nunca esteve no ranking das marcas mais cobiçadas. O relógio de pulso “Aqua”, usado por Jair Bolsonaro na cerimônia de posse, é vendido a R$ 20 no comércio popular do Rio. Em busca do acessório, uma equipe de reportagem percorreu oito lojas especializadas no Centro do Rio, mas só encontrou o modelo à venda no camelódromo da Rua Uruguaiana. E foi de lá, garantem comerciantes locais, que saiu o artigo que hoje adorna o pulso do presidente.

Atrás do balcão do box “B”, no corredor principal do camelódromo, o vendedor Fábio Baiano, de 39 anos, conta que Bolsonaro comprou três relógios do modelo em sua banca há pouco mais de dois anos.

— Sabia que ele era deputado, mas eu não o reconheci na hora. Só quando algumas pessoas vieram pedir para tirar foto eu percebi quem era. Lembro que ele estava acompanhado de um homem, que ficou de longe. Perguntou quanto custava, pagou e colocou o relógio no pulso. Depois, voltou outro dia e levou mais dois — diz Baiano.

O técnico de celular Cleyton Humberto Ferreira de Souza, de 33 anos, que naquela época trabalhava na loja ao lado, foi um dos que pediu para tirar foto com o então deputado. O registro, feito em outubro de 2016, foi publicado no Facebook.

Cleyton Humberto tirou foto com Jair Bolsonaro

— Eu já era eleitor dele, então pedi para fazer uma selfie. Ele foi topou na hora. Como eu estava com a camisa do Vasco e era uma segunda-feira, ainda me sacaneou dizendo que eu estava usando a camisa no dia certo (naquele ano, o time jogou na segunda divisão do Campeonato Brasileiro) — diverte-se Cleyton, que considera Bolsonaro um homem simples. — Ele já era assim antes da corrida eleitoral. Essa história de usar caneta Bic, relógio Aqua e roupas desalinhadas é o jeito dele mesmo.

Calejado por fiscalizações agressivas de agentes da prefeitura, o comerciante que vendeu o relógio para o presidente prefere não fazer alarde.

— Se ficar dizendo que o relógio foi comprado aqui, vai vir um monte de curiosos — diz ele, que prefere não ser fotografado.

Outros comerciantes do camelódromo se animam com a possibilidade de outros clientes serem atraídos pelo exemplo de Bolsonaro.

— Esse relógio você só encontra em camelô mesmo ou na internet. Então se quiser comprar, vai ter que vir aqui. E espero que outras pessoas se animem, depois do Bolsonaro — diz Mauro Ramos, de 64 anos.

O presidente Jair Bolsonaro, durante á posse Foto: Roque de Sá / Agência O Globo
Detalhe do relógio usado por Bolsonaro na posse Foto: NELSON ALMEIDA / STF

ANÚNCIOS NA INTERNET

Na internet, houve uma profusão de anúncios do relógio usado pelo presidente. No site das Lojas Americanas, o produto anunciado como “Relógio Presidente Digital Aqua Aq-37” é vendido a R$ 18,99. No MercadoLivre, onde diversos anúncios fazem a mesma referência, o preço varia de R$ 17 a R$ 41.

O modelo Aqua AQ 37 surgiu para disputar mercado com os relógios Casio, por isso seu design lembra o do rival. Ele traz uma pulseira emborrachada e promete resistência à água em até 200 metros de profundidade, além de despertador, cronômetro e luz noturna.

Nas redes sociais, eleitores de Bolsonaram elogiaram o modelo escolhido pelo presidente para a cerimônia. “Além de ir à posse usando seu velho relógio Aqua, que já era considerado de segunda linha nos anos 90, Bolsonaro dispensou a caneta tinteiro trabalhada em ouro de mais de R$ 300 mil reais e assinou as nomeações usando uma caneta esferográfica comum que vale entre R$ 0,50 e R$ 0,80, depois ainda me perguntam porque eu votei nesse cara!”, escreveu um usuário do Facebook.

Maioria dos governadores assume com estados em penúria fiscal

A posse do governador de Săo Paulo, Joăo Doria (PSDB), foi marcada por ausências. Falando em “enterrar a velha política” e distribuindo alfinetadas à ala mais tradicional do partido, o tucano năo contou com as presenças dos ex-governadores Geraldo Alckmin e José Serra nem com a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. (foto: Governo do Estado de Săo Paulo )

Governadores de 26 estados e do Distrito Federal tomaram posse ontem. Muitos dos eleitos preferiram cerimônias de manhă para conseguir organizar a agenda e participar da posse do presidente Jair Bolsonaro. Nos discursos, os novos chefes dos Executivos estaduais reafirmaram determinaçăo de controlar os gastos públicos e de investir nas áreas sociais.
Para colocar as contas dos estados em dia, os novos governadores prometem cortar regalias, eliminar incentivos fiscais, privatizar empresas e renegociar a dívida com a Uniăo. Os eleitos — alguns deles novatos na administraçăo pública — assumiram estados praticamente falidos, sem capacidade de investimento e sem caixa para honrar até despesas básicas, como o combustível para viaturas de polícia e remédios para hospitais.

Nos últimos anos, as administraçőes estaduais viram suas contas se deteriorem perigosamente, com o aumento do deficit fiscal e a escalada dos gastos com pessoal. O orçamento público passou a ser consumido por folha de pagamento, educaçăo e saúde, sobrando pouco para promover políticas públicas em áreas como saneamento básico, urbanismo, transportes e segurança, conforme estudo da Instituiçăo Fiscal Independente (IFI), do Senado.

Com fôlego novo, os governadores eleitos querem mudar o rumo dessa história. No discurso deles, a ordem é reduzir qualquer tipo de despesas e, ao mesmo tempo, criar condiçőes para elevar as receitas. Isso inclui melhorar o ambiente de negócios, reduzir a burocracia e atrair mais investimentos. “A meta é fazer cair mais água na caixa d’água sem elevar impostos”, diz o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Em sua primeira experiência com a máquina pública, ele terá o desafio de devolver a estabilidade ao estado, que tem tido dificuldade até para pagar o salário dos funcionários. Zema afirma que pretende cortar 80% dos cargos comissionados e reduzir pela metade o número de secretarias.

Os eleitos se comprometem a fazer o dever de casa, mas querem que o governo federal dê um empurrăo, renegociando a dívida dos estados. No caso de Goiás, que começou a escalonar o pagamento dos salários em novembro, o governador eleito Ronaldo Caiado (DEM) afirma que vai reduzir a folha de pagamento e diminuir a estrutura de secretarias. Ele diz, no entanto, que as medidas năo serăo suficientes para resolver a situaçăo do estado. “Precisamos rever o regime de renegociaçăo fiscal, que impőe regras duríssimas.”

O plano da nova equipe do governo do Rio Grande do Sul também está calcado no regime de renegociaçăo fiscal, que a última administraçăo năo conseguiu aderir. Segundo o novo governador, Eduardo Leite, o equilíbrio fiscal do estado envolve, especialmente, a entrada no programa. Isso daria tempo para o governo tomar medidas importantes, como a reduçăo dos gastos com pessoal, que já chega a 70% das despesas.

No Rio de Janeiro, estado com uma das piores situaçőes, uma medida para restabelecer a saúde financeira é elevar a arrecadaçăo criando condiçőes para novos negócios. A ideia é combater a sonegaçăo fiscal e a concorrência desleal.

Acre

O governador eleito Gladson Cameli (PP) e o vice, major Wherles Rocha (PSDB), tomaram posse ontem na Assembleia Legislativa. Ele convocou os deputados para um trabalho conjunto. “O tempo exige de nós visăo e coragem. Năo apenas para fazer o correto nesta gestăo, mas também para corrigir desacertos e alinhar caminho”, frisou.

Alagoas

O governador Renan Filho (MDB) tomou posse para o segundo mandato na Assembleia Legislativa. No discurso, ele reafirmou sua disposiçăo para o trabalho. “Estamos partindo de um ponto melhor que em 2015. Alagoas foi privilegiada pelas circunstâncias e pelo trabalho dessa equipe que participa da segunda posse. Se chegamos até aqui é porque esse é um governo insaciável na cobrança de resultados”, discursou.

Amapá

O governador reeleito do Amapá, Waldez Góes (PDT), tomou posse no estado logo após a virada do ano. Este será o quarto mandato de Góes como governador do estado. No discurso, ele se disse otimista, porém cauteloso. “Mas é um otimismo de pisar no acelerador, sobretudo a questăo fiscal, inclusive com decreto pedindo uma série de providência aos meus colaboradores de contençăo de despesas, diminuiçăo de cargos de confiança e de contratos administrativos e melhorar a eficiência do estado nos gastos públicos.”

Amazonas

O governador Wilson Lima (PSC) tomou posse no fim da tarde de ontem como governador do Amazonas. A cerimônia ocorreu no Teatro Amazonas, em Manaus. Também foi empossado Carlos Almeida (PRTB) como vice-governador. “Este é nosso momento, pertence ao povo do Amazonas. Esse é um capítulo que coloca o povo como protagonista e me coloca como principal instrumento para promover mudanças”, disse Lima em seu primeiro discurso.

Bahia

O governador reeleito da Bahia, Rui Costa (PT), encerrou o discurso na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) agradecendo os votos que recebeu do povo baiano. Durante a fala, ele chorou por várias vezes ao lembrar sua trajetória de vida, desde a infância até chegar ao Palácio de Ondina, a sede do Executivo baiano. O discurso do governador foi encerrado ao gritos de “Lula Livre”.

Ceará

O governador reeleito do Ceará, Camilo Santana (PT), tomou posse para o segundo mandato da gestăo, com a vice-governadora Maria Izolda Cela (PDT). A cerimônia foi realizada em sessăo solene no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa do estado. O evento foi conduzido pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Zezinho Albuquerque (PDT). O horário da solenidade coincidiu com o da posse do presidente Jair Bolsonaro, e por isso, Camilo năo compareceu ao evento em Brasília. Entre as autoridades que acompanharam a posse estava o ex-governador do estado Ciro Gomes (PDT). Quando anunciado o nome dele, a sessăo foi tomada por fortes aplausos.

Espírito Santo

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), tomou posse na Assembleia Legislativa do estado, com a diplomaçăo de Jacqueline Moraes como vice-governadora. Antes da posse, Casagrande afirmou, ao portal G1, que assumiu compromissos realistas. “Năo fiz nenhuma promessa mirabolante. Vamos fazer investimentos de infraestrutura, bons investimentos na área social, mas dentro de uma realidade que precisa ser observada nos próximos anos”, afirmou.

Maranhăo

O governador do Maranhăo, Flávio Dino (PCdoB), foi reconduzido ao cargo que ocupou nos últimos quatro anos. Da mesma forma, Carlos Brandăo (PRB) tomou posse do cargo de vice-governador. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa. Em seu discurso, ele destacou equilíbrio fiscal, honestidade e transparência, garantia dos direitos humanos e desenvolvimento econômico entre os seus principais compromissos para a segunda gestăo. “Este momento tem a nota da continuidade, mas também a da mudança. Com esses compromissos, já daremos início a novos programas.”

Mato Grosso

Eleito em Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) tomou posse em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado. O vice-governador Otaviano Pivetta (PDT) também foi empossado. No discurso, ele apontou a desigualdade social e a qualidade do serviço público como os principais inimigos do estado.

Mato Grosso do Sul

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) tomou posse para seu segundo mandato como governador de Mato Grosso do Sul, ao lado do vice Murilo Zauith (DEM). A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa do estado, em Campo Grande. Antes da posse, em entrevista coletiva, Azambuja se comprometeu em reduzir o gasto público com pessoal. Segundo ele, serăo adotados mecanismos para o controle da folha de pagamentos, diminuiçăo de gastos de contratos e reduçăo do custeio da máquina pública.

Minas Gerais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), assumiu o cargo pregando corte de despesas, fim de mordomias e de cargos de indicaçăo política. Ele prometeu ainda “abrir a caixa-preta das finanças do estado”. Minas passa por uma grave crise financeira, com deficit fiscal e atraso no pagamento dos salários dos servidores. “A falta de austeridade de governos anteriores levou o estado a um ponto sem volta”, afirmou Zema. Conforme cálculos do governador, o deficit fiscal pode chegar a R$ 30 bilhőes este ano.

Pará

Helder Barbalho (MDB) assumiu o governo do Pará num ato conduzido pela deputada estadual Cilene Couto, uma vez que o presidente da Assembleia Estadual, Márcio Miranda, derrotado por Barbalho nas eleiçőes, năo compareceu à cerimônia. No discurso, ele disse que o estado tem pressa. Ele prometeu trabalhar para a geraçăo de renda e emprego e por justiça social.

Paraíba

Eleito governador da Paraíba, Joăo Azevêdo (PSB) tomou posse, ontem, no Centro de Convençőes de Joăo Pessoa. Também foi empossada a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT). “O governo que assumiu năo vai inventar a roda, mas vai lubrificá-la. Faremos mais porque assim é melhor para todos”, prometeu, em discurso.

Paraná

Ao tomar posse no governo do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) disse que pretende romper com as “oligarquias” políticas que, segundo ele, comandaram o estado nos últimos 35 anos. Ex-secretário do Desenvolvimento Urbano do governo de Beto Richa (PSDB), ele afirmou que pretende colocar em açăo uma nova forma de administrar o estado, mais voltado para o viés técnico. Ao tratar do enxugamento da máquina pública, citou a reduçăo da estrutura administrativa. “Já iniciamos a reforma, diminuindo o número de secretarias de 28 para 15. Vamos avançar muito mais.” O novo governador se emocionou ao falar do pai, o apresentador de TV Carlos Roberto Massa, o Ratinho, que esteve presente na cerimônia.

Pernambuco

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), tomou posse, ontem, de seu segundo mandato à frente do estado, em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa. Câmara esteve acompanhado de sua vice-governadora, Luciana Santos (PCdoB). “Apoiaremos decisőes que beneficiem Pernambuco e o Nordeste, a exemplo das obras complementares da Transposiçăo das águas do Rio Săo Francisco e da conclusăo da Ferrovia Transnordestina”, discursou Câmara.

Piauí

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), tomou posse no cargo em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado. No discurso de posse, citou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um “líder”, que foi “forte candidato” nas eleiçőes presidenciais no ano passado. Dias afirmou, durante sua posse, que Lula “está no coraçăo de muitas pessoas pelo que já fez pelo Piauí e pelo Brasil.” Ele ressaltou, no entanto, que vai procurar o diálogo com o presidente Jair Bolsonaro para conseguir entregar um Piauí com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhor que o atual. Dias ocupa o quarto mandato à frente do Piauí.

Rio Grande do Norte

Eleita governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) tomou posse, ontem, em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado. Ela é única mulher eleita governadora nesta eleiçăo. “Sabemos que o legado que estamos recebendo é dramático. Basta falarmos da crise fiscal. Estamos herdando uma dívida da ordem de R$ 2,6 bilhőes, três folhas de pagamento do funcionalismo público atrasadas, dívidas com fornecedores de áreas essenciais do governo”, discursou.

Rio Grande do Sul

O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tomou posse do cargo, com o vice-governador Delegado Ranolfo (PTB). A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa do estado. Em seu primeiro discurso, Leite pediu consenso entre setores da sociedade e falou sobre a construçăo de um “novo estado”. O discurso de uniăo dirige-se à grave crise financeira que atinge o Rio Grande do Sul, com dívidas de aproximadamente R$ 100 bilhőes. “É hora de romper com uma polarizaçăo inútil de ideologizaçăo das pautas. Fazer o estado é uma obra coletiva e, por isso, exige sacrifícios coletivos”, disse Leite, que, aos 33 anos, é o governador mais jovem do país.

Rondônia

O coronel Marcos Rocha (PSL) tomou posse com seu vice, José Jodan (PSL), no teatro Palácio das Artes, sede da Assembleia Legislativa do estado. Ele destacou o foco da gestăo na geraçăo de emprego e renda e atendimento da populaçăo carente. “Buscamos todas as autoridades engrenadas nessa grande máquina para atender o povo, para fazer chegar a todas as pessoas os serviços básicos do estado”, afirmou.

Roraima

Antonio Denarium (PSL) tomou posse como governador de Roraima. Ele já havia assumido o comando do estado há três semanas, como interventor nomeado pelo entăo presidente Michel Temer. A solenidade foi na Assembleia Legislativa. Além dele, tomaram posse o vice-governador, Frutuoso Lins (PTC), e os 23 deputados estaduais.

Santa Catarina

O bombeiro conhecido como comandante Carlos Moisés tomou posse como governador de Santa Catarina. A cerimônia foi realizada na Assembleia Legislativa. Em entrevista coletiva antes da cerimônia, Moisés explicou que pretende detalhar seu plano para os 100 primeiros dias de governo.

Sergipe

Reeleito governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD) tomou posse de seu segundo mandato em cerimônia na Assembleia Legislativa do estado. Também foi empossada a vice-governadora, Eliane Aquino. Após o evento, Chagas passou em revista às tropas da Polícia Militar. Em entrevista antes da posse, ele  disse que o estado tem um deficit de R$ 400 milhőes e que 2019 será um ano extremamente
difícil, mas que a prioridade dele será o equilíbrio das contas do estado.

Tocantins

O governador reeleito Mauro Carlesse (PHS) tomou posse na Assembleia Legislativa estadual. No discurso, pediu ao povo que năo perca a esperança e que o estado tem tudo para ser desenvolvido. “Nós vamos pegar firme, trabalhar. Vai ter muito emprego, se Deus nos abençoar, vai ter uma saúde com melhor qualidade”, disse.

Săo Paulo

A posse do governador de Săo Paulo, Joăo Doria (PSDB), foi marcada por ausências. Falando em “enterrar a velha política” e distribuindo alfinetadas à ala mais tradicional do partido, o tucano năo contou com as presenças dos ex-governadores Geraldo Alckmin e José Serra nem com a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Rio de Janeiro

O governador eleito, Wilson Witzel, tomou posse no Palácio Tiradentes. Em seu discurso, ele invocou a bênçăo de Deus e relembrou promessas de campanha, como o combate à violência e à corrupçăo. “Temos compromisso de năo deixar apagar essa chama de esperança de dias melhores para o nosso estado”, afirmou.

Goiás

O ex-senador Ronaldo Caiado (DEM), eleito governador de Goiás, tomou posse na Assembleia Legislativa. No discurso, prometeu sepultar a “velha política”. “Tolerância zero com a corrupçăo, valorizar os servidores e combater as desigualdades. Temos que chegar a 50% das escolas em tempo integral e valorizar os professores.”

Fonte: Brasil

Réveillon do Rio de Janeiro resultou em 757 toneladas de lixo

(foto: Fernando Maia / Riotur / AFP)

 

As mais de 2,8 milhőes de pessoas que compareceram à praia de Copacabana para assistir a tradicional queima de fogos do réveillon da cidade deixaram 385 toneladas de lixo nas areais de Copacabana. Segundo informaçőes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), até às 10h desta manhă, haviam sido retiradas dos pontos onde houve festa de passagem nas praias da cidade um total de 757 toneladas de resíduos.

Na praia da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio, os garis envolvidos na coleta de lixo retiraram 136 toneladas, no Piscinăo de Ramos, 15 toneladas, e no Parque Madureira, 4,5 toneladas.

Este ano, a companhia contou com 3.379 garis distribuídos nos diversos pontos de festejo, além de 346 fiscais e agentes ambientais, que trabalharam com apoio de 192 veículos, entre eles caminhőes basculantes e carros-pipa, e 52 equipamentos, como pás carregadeiras e sopradores.

Para facilitar o trabalho dos garis, foram distribuídos previamente 1,2 mil contêineres de 240 litros, sendo 800 só em Copacabana, e 80 laranjőes com capacidade para 3,2 mil litros – sendo 60 deles em Copacabana e 20 na Barra da Tijuca.

A Comlurb atuou na faixa de areia do Leme ao Leblon, houve equipes também nas praias da Ilha do Governador, Sepetiba, Guaratiba, Paquetá, Barra e Recreio, e no Piscinăo de Ramos, além do Parque do Flamengo e do Parque Madureira.

Principais vias

As informaçőes indicam que antes mesmo das 10h, horário previsto a conclusăo dos trabalhos, as vias principais de Copacabana, onde a aglomeraçăo de pessoas foi bem acima das 2,5 milhőes de pessoas inicialmente prevista pela prefeitura, já estavam limpas e lavadas com água de reuso, e entregues normalmente ao tráfego de veículos.

A Comlurb informou adotou este ano o que chamou de “onda laranja”, um mutirăo de garis em linha varrendo toda a extensăo da areia, da água até o calçadăo, o que otimizou os serviços de limpeza.

O presidente da Comlurb, Tarquinio Almeida, que acompanhou os trabalhos realizados em Copacabana, falou sobre a operaçăo de limpeza das praias da cidade.

“Mobilizamos contingentes de outras regiőes em uma super força-tarefa para garantir a tradiçăo de entregarmos toda a orla de Copacabana totalmente limpa até às 10h. Este ano, com o aumento no número de frequentadores e pelo fato de pela manhă ainda ter muita gente nas areias, nosso trabalho precisou ser mais meticuloso, contando com a compreensăo das pessoas para realizarmos o trabalho, mas com jeitinho deu tudo certo”, disse.

Este ano, o total de materiais potencialmente recicláveis foi de 43 toneladas, sendo 21 toneladas recolhidas pela própria companhia e o restante arrecadado por catadores cooperativados e autônomos, que foram parceiros, gerando emprego e renda para a categoria.

Atendimento médico e trânsito

As informaçőes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indicam que foram realizados 641 atendimentos médicos, nos quatro postos montados na orla de Copacabana para atender o público que comemorou a chegada de 2019.

A maioria dos casos era de traumas e de intoxicaçăo por uso excessivo de álcool ou drogas. O esquema especial de assistência em saúde foi iniciado às 17h30 e, até o fim do evento, foram encaminhadas 70 pessoas, cujos casos eram considerados mais graves, para os hospitais da rede municipal na regiăo.

No Réveillon anterior, a equipe da Secretária Municipal de Saúde havia realizado 657 atendimentos e 58 remoçőes.

Do efetivo total de 1.774 guardas municipais envolvidos com o esquema do réveillon, número 67% maior do que no ano anterior, 616 atuaram exclusivamente na fiscalizaçăo e monitoramento dos pontos de bloqueio de trânsito seguindo planejamento da CET-Rio.

A Coordenadoria de Fiscalizaçăo e Reboque (CEFER), órgăo ligado a Secretaria Municipal de Ordem Pública, rebocou 635 veículos por estacionamento irregular, desde domingo, quando do início da operaçăo. Ao todo foram aplicadas 256 multas, todas por estacionamento irregular.

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deteve 13 pessoas em ocorrências durante a operaçăo especial para o Réveillon 2019. A maioria dos casos aconteceu durante a tarde de segunda-feira (31). os motivos năo foram revelados.

Fonte: Brasil

Cadela morre após ouvir barulho de rojões na Zona Norte: ‘Ficou em pânico’, diz dona

Uma cadela morreu na madrugada desta terça-feira após ter entrado em pânico com o barulho de rojões soltos perto da casa de seus donos, no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, na madrugada desta terça-feira, conforme eles relataram em seus perfis do Facebook.

Christiane Neri, uma das responsáveis pelo Projeto Centro de Reabilitação Pata Amiga, que resgata animais vítimas de maus-tratos e de abandono, está devastada.

— Ela sempre teve muito medo de fogos. Nós nunca passamos o Ano Novo fora de casa por causa deles. Ela ficou mais agitada do que o normal esse ano, ficou em pânico. Ficamos tentando acalmá-la. Colocamos música, mas nada adiantou. Fiquei muito preocupada, minha pressão subiu. Quando acabou a queima de fogos, ela ficou quietinha, deitadinha. Parecia mais calma. Dormimos um pouco e, de manhã, ela amanheceu sem vida — relatou Christiane ao EXTRA nesta quarta-feira.

Ela publicou um desabafo em forma de despedida no perfil do Facebook do marido, contando que Mila era tratada como se fosse uma filha. Segundo a gerente comercial, o casal tomou medidas para evitar que o animal sentisse qualquer estresse.

“Há anos passamos o ano novo em casa com nossos animais para protegê-los. Tomamos medidas de segurança pra evitar fugas. Colocamos música ambiente, algodão nos ouvidos, ficamos juntinhos deles durante toda queima de fogos. Não desgrudamos deles”, diz trecho do post.

O marido de Christiane, Randel Silva, também se manifestou na rede social, informando seus amigos e parentes sobre a reação de Mila diante do barulho dos rojões. O casal cuida de animais para tratá-los e reabilitá-los e colocar pra adoção responsável.

“Mesmo colocando ela no nosso colo, ela entrou em pânico. Se agitou absurdamente. Derrubou vaso de planta e tudo que via”, afirmou.

Cadela morreu após entrar em pânico com barulho de rojões Foto: Arquivo pessoal

Internautas deixaram comentários na publicação, que ultrapassou 1,5 mil curtidas, se solidarizando com o ocorrido. Alguns deles também têm animais em casa e informaram o que fazem para deixá-los calmos durante a queima de fogos no réveillon.

“Passei a virada até acabarem os fogos, deitada agarrada na minha, tampando os ouvidos dela e tentando acalmar. Ano passado ela nem ligou. Esse ano, pensei que ela ia infartar também, tamanho foi o desespero”, afirmou uma pessoa.

“Que tristeza, dei calmante para a minha e fiquei do seu lado, TV no último volume e algodão no ouvido. Confesso que fiquei triste de drogar minha menina, mas foi por isso, para evitar tragédias. Sinto muitíssimo e principalmente por ver que fez de tudo para não estressá-la”, escreveu outro usuário do Facebook.

“A conscientização sobre fogos com menor barulho está apenas engatinhando… Temos que fazer as leis serem cumpridas para que um dia elas se façam presentes… Fica em paz…Infelizmente muitos filhos peludos ainda vão sofrer pelos erros humanos”, ressaltou mais um.

APELO NA CÂMARA

A dona da cadela ligou para o presidente da Comissão de Defesa dos Animais da Câmara de Vereadores do Rio, Luiz Carlos Ramos Filho (Podemos), para pedir que o projeto de autoria dele, que tramita na Câmara e proíbe a industrialização, comercialização e utilização de fogos seja votado com urgência.

– É mais um animal que se vai por causa do barulho dos morteiros. Precisamos aprovar o projeto o mais rápido possível para banir definitivamente os fogos da nossa cidade, a começar pelo poder público, que não deve queimar uma fortuna com a queima de fogos, que só prejudica os animais, os doentes, os idosos e as crianças. E a população precisa se conscientizar dos malefícios dos rojões – afirma Ramos filho.

Crivella cria restrições para fogos de artifício

O prefeito Marcelo Crivella decidiu na sexta-feira restringir o uso de fogos de artifício barulhentos. Em decreto publicado em uma edição extra no Diário Oficial, o prefeito determinou que multas de R$ 500 (pessoas físcias) e R$ 5 mil (pessoas jurídicas) poderiam ser dadas a quem soltasse fogos que geram ruídos acima de 85 decibéis, o que equivale a campainha de um telefone.

Segundo o prefeito, a preocupação não é apenas com a saúde das pessoas, mas também “com o bem estar dos animais que ficam apavorados com os ruídos”.

— Ela era linda. Uma princesa… Dói demais perder quem amamos de um jeito tão estúpido. Nós a resgatamos há alguns anos. Devia ter em torno de 10 anos. Era bem cuidada, castrada, vacinada, só comia ração de qualidade — disse Christiane, acrescentando que Mila costumava ser usada para rinha e, por isso, tinha um temperamento difícil. — Aos poucos, ela foi confiando na gente.

O casal salvou quatro gatos que estavam próximos ao incêndio de grandes proporções que atingiu o Museu Nacional na noite do último 2 de setembro. Após ficarem sabendo da tragédia no museu mais antigo do Brasil, Christiane e Randel saíram do Méier e foram para a Quinta da Boa Vista, ambos na Zona Norte do Rio, tentar resgatar os felinos que normalmente ficam nessa área.

O casal encontrou quatro gatos, uma fêmea com dois filhotes de aproximadamente um mês e meio, e um macho. De acordo com Christiane, os animais estavam a cerca de 50 metros do incêndio e pareciam assustados com o fogo e o barulho das sirenes dos bombeiros.

Quem quiser ajudar os resgatistas pode procurar pela página no Facebook “Centro de reabilitação Pata Amiga”.

Leia abaixo, na íntegra, o texto escrito por Christiane:

“Eu não pudi dizer adeus…

Hoje é um dos dias mais tristes da minha vida.

Minha princesa mais linda de todas se foi…

Motivo??? Essa merda de fogos.

Minha princesa sofreu um infarto.

Há anos passamos o ano novo em casa com nossos animais para protegê-los. Tomamos medidas de segurança pra evitar fugas. Colocamos música ambiente, algodão nos ouvidos, ficamos juntinhos deles durante toda queima de fogos. Não desgrudamos deles.

Mas, tem alguns que tem muito mais medo do que os outros.

Ela entrou em pânico total.

Ficamos ao lado dela o tempo todo até acabar a queima de fogos. Esse ano soltaram muito mais rojão do que o comum. O estrondo parecia ser dentro de casa.

Ficamos juntos como fazemos todos os anos. Nunca saímos no Ano Novo.

Mas, qdo acordei me deparei com meu mundo caindo. Minha filhinha sofreu um infarto.

Dá uma revolta tão grande saber que ela poderia estar aqui comigo, mas não está graças a esses egoístas que insistem em soltar fogos. Sem se preocuparem com o quanto é danoso e muitas vezes fatal.

Meu amor, vc me ensinou a ser forte e doce.

Ter vc em nossas vidas foi um presente e uma honra.

Minha princesa era usada pra rinha e foi resgatada por nós há alguns anos.

Demos a ela todo amor e carinho todos esses anos.

Minha lique tinha o sorriso mais lindo do mundo e o lambeijo mais babado e doce.

Eu te amo tanto e não existe distante capaz de nos separar.

Não vou mais te ver, mas vou te sentir pra sempre. Pois, quem amamos nunca morre.

Guardarei cada lembrança, cada lambeijo, cada olhar em meu coração.

Eu tinha tantos planos para fazer juntas ainda.

Que dor, meu Deus!

Isso é pra vc que acha que é ‘frescura’ proibir fogos com som. Não. Não é frescura. O barulho dos fogos gera grande estresse e pode levar a óbito. Assim como levou minha princesa.

‘Eu tenho tanto tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer.

Como é grande o meu amor, por você…’

Voa minha princesa. Corra livre no campo verdinho e Ibrahim está te esperando e um dia estaremos todos juntos novamente.

Tudo que eu peço a Deus é que quando chegar a minha hora, você, Ibrahim e tantos outros estejam me esperando e rolaremos juntos no campo verde.

Eu te amo, Mila e eu juro que não sossegarei até acabar com esses malditos fogos e lutarei pra mostrar pra sociedade que ‘Não é apenas um cão’.

Você era minha filha.

Eu te amo e te amarei até o último dia da minha vida.

Que dor, meu pai. Parece que arrancaram meu coração. Tá doendo muito. Como eu queria mais um abraço….

Você que solta fogos de artifício arrancou minha filha de mim.

Milaaaaaaaaaaaaaa, por quê???? Eu não vou aguentar. Meu coração está sangrando.

Eu tinha tanta coisa pra dizer, tantos abraços que eu queria dar.

Não consigo aceitar…

Eu te amo tantooooooo. Tantooooooo…

Até logo, filha

Minha despedida para meu eterno amor”.

Primeiro feminicídio do ano no Rio ocorre na Zona Oeste, 1h após a chegada de 2019

Um homem foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios da Capital (DH) nesta quarta-feira sob a suspeita de ter matado a ex-companheira no bairro do Tanque, na Zona Oeste do Rio. Segundo o delegado Giniton Lages, a Polícia Civil pedirá a prisão temporária do suspeito ao plantão judiciário. O caso é tratado pelos investigadores como feminicídio.

Segundo relatos do genro da vítima, identificada como Iolanda Crisóstomo da Conceição de Souza, houve uma discussão entre ela e Rodrigo por volta de 1h desta terça-feira, durante as comemorações de Ano Novo na residência dela.

À polícia, ele disse ter sido empurrado por Rodrigo do segundo andar e que, após se levantar, viu a sogra caída no chão. Enquanto um vizinho o ajudava a socorrer Iolanda, Rodrigo fugiu.

A mulher foi levada às pressas pelo genro e pelo vizinho ao quartel do Corpo de Bombeiros no Tanque, onde a vítima não resistiu aos ferimentos. Policiais militares do 18° BPM (Jacarepaguá) foram acionados por volta das 3h10 para comparecer ao local.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito usou um objeto perfurante para matar a ex-companheira. Um inquérito policial foi instaurado nessa quarta-feira para apurar as circunstâncias da morte de Iolanda, na Rua Caminho da Covanca, no Tanque.

Equipes da DH realizam diligências em busca de testemunhas e imagens que possam ajudar nas investigações. As investigações estão em andamento.

Nas redes sociais, amigos e parentes de Iolanda lamentam sua morte e cobram que a Justiça seja feita. Segundo uma das publicações, o casal se separou há quatro meses e Rodrigo não aceitava o fim do relacionamento.

Internautas acusam William Bonner de prestar continência ao vivo no ‘Jornal Nacional’

William Bonner causou polêmica durante a cobertura da posse do presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, nesta terça-feira. É que o âncora do “Jornal Nacional” fez um gesto ao vivo que muita gente interpretou como uma continência.

“Eu só queria fazer mais uma observação. É sempre muito prazeroso a gente, quando no exercício do jornalismo, experimenta a beleza do trabalho que foi feito aqui em Brasília ao longo de todo o dia por tantos colegas. E não só na Globo… Isso é um elogio para a nossa profissão… O jornalismo é uma profissão muito bonita e quando a gente mostra um dia histórico como esse de hoje é sempre muito bom”, disse o apresentador, se despedindo com a continência.

O gesto não passou despercebido pelos internautas. “Até o Bonner prestou continência no fim do Jornal Nacional. É a nova era”, disse uma pessoa. “Assistir William Bonner prestar continência no final do Jornal Nacional após cobertura da posse presidencial não tem preço”, disse outro internauta. “Ta muito clara a guinada na Globo estes últimos dias, ontem só faltou o Bonner mandar um beijo pro Bolsonaro, porque continência ele praticamente fez”, escreveu outra pessoa.

Alex Moura@AlexMouraLGC

William Bonner prestando continência kkkkkkkk.

Veja outros Tweets de Alex Moura
Márcio Mariano@marciogcm

A ditadura realmente começou!!!!

William Bonner prestando continência no final do Jornal Nacional.

Pra quem estava na dúvida, já começou…

Kkkkkkk

170 pessoas estão falando sobre isso

Dom@domlancellotti

QUEM NÃO VIU VAI VER!

Em singela (e subliminar!) homenagem ao Presidente @jairbolsonaro, William Bonner presta continência no final do primeiro Jornal Nacional de 2019. É a Nova Era!

91 pessoas estão falando sobre isso
Ver imagem no Twitter
@lui_jr@lui_jr

@realwbonner em posição de sentido e prestando continência. Viu tanto militar que absorveu nossos costumes.

Veja outros Tweets de @lui_jr
Serge Katz@sk_serge

É sério que William Bonner prestou continência no final do Jornal Nacional?
O jornalismo brasileiro está numa fase…

Veja outros Tweets de Serge Katz

Filho trans do governador Witzel consegue vaga no SUS para tratamento hormonal

 

Um dia após Wilson Witzel tomar posse do governo do Rio, o filho transgênero dele, Erick Witzel, usou as redes sociais para noticiar que conseguiu uma vaga no SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer um tratamento hormonal. O cozinheiro de 24 anos – que se chamava Erika – contou nesta quarta-feira no Instagram que não tem plano de saúde e que precisou recorrer ao serviço público para seguir seu tratamento fazendo uso de hormônios masculinos.

“Finalmente saiu a minha vaga para acompanhamento hormonal no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE)”, contou ele, que já marcou a primeira consulta.

“Comecei o tratamento hormonal com um endócrino particular, mas era muito caro. Tive quatro consultas e não consegui mais ir. Como não tenho plano de saúde, fui para o sistema público e sempre tive uma resposta muito positiva, embora demore bem mais. Na clínica da família, fiz meu cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) e pedi acompanhamento para o IEDE, no Rio. Fui colocado no SISREG (Sistema que regula as vagas para programa de saúde) e depois de um ano na fila, minha vaga saiu”, explicou.

Erick, que não se dá muito bem com o pai e já demonstrou não concordar com o plano de governo Witzel, finalizou o post lembrando que o SUS é um direito de todos. “Ele está disponível para todos! É público e é nosso também”.

 

Minas Gerais bate recorde de bilhetes vencedores na Mega da Virada

Fachadas das lotéricas onde foram feitas as apostas vencedoras de BH, cidade premiada pela terceira vez (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)

 

Se a Mega da Virada for um prefácio de 2019, năo faltarăo motivos para o brasileiro comemorar nos próximos 364 dias. Nunca na história do prêmio mais cobiçado das loterias da Caixa no Brasil, tantas apostas foram premiadas na primeira faixa, de seis acertos.

 

Pelo menos 52 pessoas ficaram milionárias na 10ª ediçăo do concurso (2110), mas o número pode ser ainda maior se houver bolăo entre os acertadores. E a sorte chegou com força a Minas Gerais, que teve seis apostas vencedoras – duas delas em Belo Horizonte e as outras em Alfenas e Săo Sebastiăo do Paraíso, na Regiăo Sul, e Divinópolis e Martinho Campos, no Centro-Oeste do estado.

 

O número de bilhetes premiados em Minas e em BH também săo recordes para o estado e sua capital. Cada aposta premiada na faixa da sena vai receber R$ 5.818.007,36 – a quantia total era de R$ 302,5 milhőes. O recorde anterior pertencia à Mega da Virada de 2017, quando 17 apostas dividiram R$ 306,7 milhőes. Minas foi o terceiro estado com o maior número de ganhadores no concurso 2110, que sorteou as dezenas 05, 10, 12, 18, 25 e 33. Săo Paulo, com 10 felizardos, e o Rio de Janeiro, com oito, ficaram na frente.

 

Realizada desde 2009, a Mega da Virada já sorteou 11 senas feitas em Minas Gerais, com total de R$ 190 milhőes em prêmios. BH entra pela terceira vez na rota da sorte – as outras duas foram em 2010 e 2016 –.  No concurso  de 2018,  as vencedoras da capital mineira săo duas apostas simples, feitas na Dumont Loterias, na Rua Barăo Coromandel, no Barreiro de Baixo (Regiăo do Barreiro), e na Lotérica de Ouro, na Rua Izabel Bueno, Bairro Santa Rosa (Regiăo da Pampulha).

 

No entorno das lotéricas, o clima ontem era de curiosidade. Jogador assíduo da Lotérica de Ouro, Leandro Pinheiro Ferreira, de 35 anos, mecânico de aeronaves e morador do Bairro Jaraguá, na mesma regiăo do estabelecimento, lamentou năo ter sido um dos ganhadores, mas disse que năo vai desistir. “Vou continuar jogando e torcendo para que ser próximo felizardo”, garante.

 

Jorge Domiciano da Silva, de 73, morador do Barreiro de Baixo, trabalha como porteiro em um prédio bem em frente à Dumont Loteria, onde tenta a sorte quase toda semana. Ele torce para que o vencedor seja da regiăo mesmo. “Ainda năo tenho ideia de quem foi o ganhador aqui do Barreiro, mas espero que seja alguém conhecido, de preferência, um amigo”, diz.

 

Com pouco mais de 12 mil habitantes, a cidade de Martinho Campos passou o primeiro dia do ano especulando sobre quem seria o recém-milionário. Ao começar o ano com o pé direito, a cidade viveu momentos de euforia depois do sorteio. “Houve um show aqui na praça e a banda logo anunciou que um ganhador era daqui. Nas redes sociais está bombando também”, conta Gérson José da Silva, de 51, proprietário de um supermercado local. “Tem gente dizendo que foi um bolăo de cinco pessoas que venceu. Outros dizem que foi um homem aqui da cidade”, contou o comerciante, que apostou e acertou três números no sorteio.

 

Em outras cidades, a notícia também movimentou as redes sociais e especulaçőes.  “O pessoal compartilhou (a informaçăo bastante). Mas está tudo quieto aqui”, disse Mirele Cardoso, de 23, que trabalha em uma drogaria de Săo Sebastiăo do Paraíso. Em Alfenas e Săo Sebastiăo do Paraíso, o clima foi o mesmo. E o mistério também. “Năo sei quem é a pessoa. Mas acho que é da cidade mesmo”, especulou a atendente Thereza Cristina, de 28, que também é funcionária de farmácia.

 

Além da sena, o concurso 2110 premiou 7.688 apostas que acertaram a quina (cinco números) com R$ R$ 6.644,73. Já na quadra, com quatro dezenas acertadas, 303.857 apostas ganharam. Cada uma terá o prêmio de R$ 240,17. Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio.

 

Fonte: Brasil

Falar sozinho não o torna louco, mas sim um gênio

Agora posso pensar em voz alta com ainda mais orgulho.

Aqueles que falam consigo mesmos sabem que muitas pessoas podem pensar que são loucos. Se você vir alguém na rua falando sozinho, muitos até pensarão que essa pessoa consumiu alguma droga ou está sob a influência do álcool. Mas, na realidade, aqueles que fazem isso são gênios.

Pensar em voz alta ajuda a materializar o que está sendo pensado, pois dá sentido às coisas. E isso foi demonstrado com pessoas conhecidas, como Albert Einsten: alguns arquivos enfatizam que ele costumava repetir suas orações em voz alta.

 

Um estudo realizado pelos psicólogos Daniel Swigley e Gary Lupyan, do Quarterly Journal of Experimental Psychology, conclui que falar sozinho é benéfico. Por exemplo, eles fizeram um experimento em que pediram a 20 pessoas que procurassem no supermercado uma fatia de pão ou uma maçã. Aqueles que se lembraram da palavra em voz alta acharam o objeto mais rapidamente.

Eles dizem que isso é porque dizer as coisas em voz alta ajuda a memória a trabalhar mais rápido e torna as coisas mais tangíveis. No entanto, eles enfatizam que esse método só ajuda quando você sabe o que precisa, se estiver familiarizado com a aparência do objeto. Por quê? Porque você ativa as propriedades visuais do seu cérebro e ajuda a encontrá-las. Por outro lado, se você não sabe o que parece e diz em voz alta, a única coisa que você vai conseguir é confundir mais.

As pessoas aprendem como um bebê ou uma criança quando falam em voz alta. Eles precisam ouvir suas próprias vozes para aprender como usá-los. Especialistas acrescentam que essa prática ajuda a organizar pensamentos e acalmar os nervos. Você está sendo seu próprio terapeuta, já que está verbalizando seus próprios problemas e ajudando o cérebro a resolvê-los.

Outro benefício disso é que ele ajuda você a atingir seus objetivos porque você foca sua atenção, reforça a mensagem, controla suas emoções e distrações. Isso ajuda a colocar as coisas em perspectiva e motiva você a alcançá-las.

Aqueles que tomam o tempo para ouvir suas vozes internas e não se importam de expressá-los em voz alta farão isso com mais orgulho do que nunca.

Abel Braga se derrete em elogios no retorno ao Flamengo: ‘Mentalidade de clube europeu’

O treinador Abel Braga, de 66 anos, foi apresentado no Flamengo nesta quarta-feira. O técnico fez muitos elogios ao momento do clube carioca, mas falou sobre os erros que o Rubro-negro cometeu no ano passado e por conta disso não conseguiu os títulos esperados pela torcida.

“Podem ter certeza que vão jogar jogadores. Acreditamos que precisamos de ter um pouco mais de identidade. Isso vi de fora. O torcedor está vendo. Não é normal um clube botar 60 mil pessoas naquela última rodada. Mentalidade de clube europeu”, afirmou.

O treinador se disse preparado para comandar o Flamengo na busca por títulos, que não vieram em 2018. Abel se mostrou muito empolgado com o projeto do clube carioca.

“Algumas coisas relevantes. Uma é estar aqui. Tem uma papel na minha mão aqui… maior média de público. Isso diz muita coisa, o que é esse clube. Peso e responsabilidade. Isso é desafio, e eu adoro. Venho com fome. Isso aí. Quero dar algo mais ao Flamengo”, disse.

Sobre a sua primeira passagem pelo Flamengo, Abel Braga afirmou ter evoluído bastante depois que deixou o clube carioca. O treinador venceu os seus principais títulos nos anos seguintes.

“Abel de 2004 tinha nove títulos. Quem passou no Flamengo, muda tudo. Tínhamos três jogadores diferenciados, o Felipe, Julio Cesar e Zinho. Não levamos o título. De lá para cá ganhei 14”, relembrou.