Arquivo da categoria: Noticias

Brasilienses se aproximam do Lago: DF já é o 4º do país em número de barcos

Yuri Resende reúne amigos para passeios na embarcaçăo que compartilha com outros cotistas (foto: Marília Lima/CB/D.A Press)

Brasília está a cerca de mil quilômetros do mar. Porém, em meio às árvores retorcidas e ao chăo de terra seca, a capital federal tem um tesouro de 48 quilômetros quadrados de área e uma populaçăo inteira que depende de suas águas, o Lago Paranoá, homônimo do rio represado que lhe deu origem. O nome vem do latim e significa “enseada do mar”. O espelho d’água abriga mais de 52 mil embarcaçőes, o que coloca o Distrito Federal na quarta posiçăo nacional em tamanho de frota náutica. Segundo a Marinha do Brasil, estăo à frente de Brasília apenas Săo Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.

O entusiasmo do brasiliense com as atividades náuticas tem movimentado um mercado de itens de luxo, que ganha novos ares e adeptos com perfis diferentes. O sistema de compra por cota, que é nada mais é que uma aquisiçăo em sociedade, deu ao público de classe média uma opçăo acessível de investimento. Os contratos conjuntos, assim como o bem adquirido, săo geridos pela empresa que vendeu a embarcaçăo e o cotista năo precisa se preocupar com as negociaçőes entre os sócios, que, na maior parte das vezes, năo se conhecem.

Assim, muitos apaixonados pela navegaçăo puderam realizar o sonho de ter uma embarcaçăo. Nascido em Salvador, Thiago Brandăo, 38 anos, encontrou nas cotas e na lancha uma forma de aproximaçăo com a terra natal. Há três anos em Brasília, ele trouxe ao quadradinho a mulher e o filho. Antes companheiro de surfe do pai, o menino hoje acompanha o casal em passeios motorizados no lago e em atividades mais radicais: eles praticam wakeboard, modalidade na qual a prancha é puxada por um barco. “Eu năo vivo fora d’água. Surfava todos os dias em Salvador. Năo perdi essa conexăo aqui na capital, estou todos os fins de semana no lago”, conta.

A democratizaçăo desses bens oportunizou o lazer no lago, antes exclusivo da populaçăo com poder aquisitivo mais alto. O bancário Yuri Resende, 29, acredita que, além dos bons momentos de diversăo, ter um barco é mais do que sinônimo de status. “É a relaçăo poder-sucesso, assim como ter uma mansăo, um carro importado, frequentar camarotes, é estar onde nem todos podem ir. Mas isso năo é tudo. Para mim, vir ao lago e passar o dia por aqui é o melhor programa a se fazer, perde só para viajar”, ressalta. Ele também relata que os gastos săo reduzidos quando comparados a outras opçőes de entretenimento em Brasília. “Eu gosto sempre de estar com muita gente. Normalmente, levo cerca de 10 amigos e rachamos todos os gastos com bebida e alimentaçăo.”

Rodrigo Melchior investiu, com o sócio, em um bar flutuante (foto: Marília Lima/CB/D.A Press)

Thiago e Yuri săo clientes de Rogério Fayad, 29, proprietário da Premier Jet, empresa de aluguel  e compra de lanchas e de motoaquática. Segundo ele, os gastos mensais incluem todas as despesas de manutençăo, segurança e guarda da embarcaçăo. “O cotista terá um custo único mensal a partir de R$ 270 por mês para o jet-ski e a partir de R$ 500 por mês para a lancha”, afirma. O empresário sustenta que o lago propicia um sentimento especial para quem nele navega. “A paisagem e o pôr do sol de Brasília vistos do lago săo únicos e inesquecíveis. Só dando uma volta de lancha para saber. As poucas alternativas de lazer ao ar livre e o clima seco fazem do lago uma das melhores opçőes”, resume.  

Mercado aquecido

Há quem prefira a exclusividade de ter um barco só para si. Entre os muitos modelos, pode-se encontrar um motoaquática zero-quilômetro a partir de R$ 29 mil e até modelos de mais de R$ 100 mil. As lanchas também têm grande variaçăo de preços, um modelo simples, com 16 pés (cerca de 5 metros), pode sair por R$ 50 mil, já as embarcaçőes maiores, com 52 pés (15 metros), alcançam os R$ 5 milhőes.

Júnior Ferreira, 33, é vendedor em uma loja especializada em itens náuticos e afirma que, desde 2013, o mercado brasiliense vem passando por uma tendência de sofisticaçăo. “De cinco anos para cá, os clientes têm escolhido barcos maiores e mais caros, hoje, as lanchas mais baratas estăo saindo menos e a preferência é para as com mais de 30 pés, cujo valor gira em torno de R$ 1 milhăo”, avalia. Ele estima que os lucros obtidos somente com a área de vendas de jet-skis e lanchas alcance R$ 2,5 milhőes por mês.

Para confraternizar com os amigos, Bruno Bermudez, 21, é quem mais usa a lancha da família. “Como somos sócios de um clube, os custos fixos totais giram em torno de R$ 136 por mês, mais uns R$ 300 com um marinheiro para fazer as limpezas e manutençőes da lancha. Entretanto, o que pesa é a gasolina, que pode variar de R$ 800 a R$ 1,2 mil, dependendo do tamanho e do quăo vazio está o tanque”, conclui.

A movimentaçăo náutica no Lago Paranoá também impulsionou o surgimento de outros comércios na regiăo. Um empreendimento em Capitólio (MG) serviu de inspiraçăo aos amigos Rodrigo Melchior, 30, e Godofredo Gonçalves, 33, donos da Porto Marina Lounge Bar. “Nós tínhamos uma lancha e notamos que năo havia opçőes de entretenimento no lago, entăo, em uma viagem a Porto Escarpas, conheci um bar flutuante e decidimos adaptar a estrutura ao lag,o e encaramos o desafio mesmo com todas as dificuldades de regulamentaçăo”, menciona Rodrigo.

 

Julia Sampaio é competidora de vela na categoria em dupla (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

 

Ao sabor do vento 

A velocidade e a praticidade dos barcos motorizados ofuscaram a beleza dos barcos movidos a vento. Mas a prática da vela ainda mantém muitos apaixonados. Julia Sampaio, 14 anos, é competidora na categoria em dupla. Ela já viajou pelo Brasil e conquistou uma série de títulos. “Eu comecei aos 11 anos, por incentivo da minha madrinha, que era vice-diretora de um clube náutico, e dos meus pais, que sempre gostaram. Dois anos depois, eu participei da minha primeira competiçăo, em Vitória, e năo parei mais”, conta.

Há mais de 40 anos navegando nas águas do Lago Paranoá, José Celso Martins, 76, sente pesar em estar afastado de seu veleiro, por causa de um problema na coluna. “Infelizmente, há três anos que năo velejo, mas já atuei demais com a vela. Cheguei a disputar as classificatórias para a Paraolimpíada de Londres. A maioria dos velejadores săo amadores e velejam por amor, a gente é da água. Estar ao sabor do vento, apreciando a natureza, năo há comparaçăo”, confessa.

O empresário salienta que a carreira esportiva na vela é um caminho tortuoso e difícil, por isso ele é um incentivador da prática em Brasília. “Os patrocínios săo escassos, os materiais săo muito caros e, mesmo assim, temos competidores de alto nível na capital. Há cerca de sete anos, eu doei 60 velas para os clubes náuticos que promovem açőes sociais para crianças carentes e, ainda hoje, vejo as velas sendo utilizadas nas aulas solidárias”, conclui.

Para saber mais

Exigências para tirar o documento de condutor

• O interessado deverá comprovar no mínimo seis horas de navegaçăo em embarcaçőes de esporte, recreio, ou similares.

• Alcançar ao menos 50% de acertos em — prova de Arrais, que é constituída por 40 questőes.

• Apresentar cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de pagamento da taxa de pedido.

• Ter idade mínima de oito anos para veleiros, sob a responsabilidade do pai, tutor ou responsável legal, e de 18 anos para motonauta, arrais-amador, mestre-amador ou capităo-amador.

Fonte: Marinha do Brasil

* Estagiária sob supervisăo de Mariana Niederauer 

Fonte: Cidades

Motorista em carro desgovernado atropela seis meninas no RJ!!

Um motorista atropelou seis meninas, de 14 a 22 anos, na saída do túnel Noel Rosa, em Vila Isabel, por volta das 6h da manhã deste domingo. As vítimas andavam pela calçada, vindo de um baile funk no Morro do Macaco, em direção à comunidade Casa Branca, onde moram, quando um carro desgovernado as atingiu até se chocar numa árvore.

Segundo testemunhas que estavam no local, populares lincharam o motorista enquanto a viatura policial e a ambulância estavam a caminho. A Polícia Militar informou que o criminoso, “aparentemente sob o efeito de bebidas alcoólicas”, foi conduzido para a 20ª DP (Vila Isabel), onde familiares e amigos das vítimas registraram o caso.

 

As moradoras do bairro da Tijuca foram socorridas e levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, e para o Hospital Federal do Andaraí, próximo ao incidente.

Até o momento, três jovens estão em estado grave no Andaraí e devem ser operadas, outras duas já foram liberadas pelos médicos. No Souza Aguiar, uma vítima tem quadro estável e aguarda por liberação. De acordo com agentes da 20ª DP, o motorista, não identificado, foi solto agora há pouco

QUE ALIVIO….GRIFE LANÇA CALÇA JEANS QUE ELIMINA CHEIRO DE PEIDOS..

Imagine a cena: você está num elevador lotado e, de repente, surge aquela forte pressão no intestino. O que você faz? Provavelmente, vai lutar com bravura contra a natureza e segurar os gases até chegar ao seu andar.

Agora, não é preciso mais sofrer tanto assim. A grife britânica Shreddies está vendendo uma calça jeans que elimina os odores da flatulência. As peças têm uma camada de carbono que filtra os vapores desagradáveis. Há modelos masculino e feminino, em vários modelos e tamanhos.

A companhia argumenta que o produto tem o poder de aumentar a confiança em situações sociais inesperadas e delicadas. Basta uma lavagem para que o sistema zere e volte a filtrar as impurezas liberadas pelo corpo.

Calça antiflatulência da Shreddies – versão masculina Foto: Divulgação

Cinco anos atrás, a Shreddies já havia experimentado com sucesso a tecnologia antipum em cuecas e calcinhas. O volume de vendas subiu 400%. Depois, criou o pijama antiflatulência, com igual êxito.

O preço médio das calças é salgado: R$ 500.

JOVEM MORRE EM ACIDENTE DE MOTO NA ZONA OESTE

JOVEM MORRE EM ACIDENTE DE MOTO EM BANGU

Um jovem conhecido como Betinho, 21 anos, infelizmente não resistiu e veio a óbito em um acidente de moto nessa madrugada no viaduto de Bangu. Segundo informações de amigos o mesmo bateu com a cabeça e teve traumatismo craniano.

QUE DEUS CONFORTE OS CORAÇÕES DOS FAMILIARES E AMIGOS NESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL 😢

GUARDA MUNICIPAL VAI COMEÇAR A MULTAR OS CALOTEIROS DO BRT NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

GUARDA MUNICIPAL VAI COMEÇAR A MULTAR OS CALOTEIROS DO BRT NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

Após uma semana de orientações e ajustes operacionais em 33 estações do sistema de transporte BRT, a Guarda Municipal do Rio começa nesta segunda-feira, 22 de outubro, a multar quem não pagar a passagem. Ao todo, 40 guardas municipais atuam em rondas – com apoio de equipes regionais – nas estações com índice mais alto de calote nos corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

Quem for flagrado no sistema sem pagar passagem será notificado e autuado e receberá um comprovante. Na aplicação do auto de infração constará a identificação do infrator, local da irregularidade, dia, hora, descrição da infração, dispositivo legal e identificação do guarda municipal. A multa é R$ 170, e, em caso de reincidência, R$ 255. A fiscalização será feita por guardas municipais, responsáveis por aplicar a multa, em conjunto com agentes da concessionária, assim como já acontece no sistema VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos. O infrator poderá apresentar recurso, por escrito, junto à Comissão de Revisão e Julgamento na sede da Guarda Municipal (Avenida Pedro II, 111, São Cristóvão).

Quem for multado e não pagar poderá ter o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito e na Dívida Ativa do município. A emissão da guia de pagamento estará disponível no site http://www.rio.rj.gov.br/web/gmrio. A receita das multas previstas da Lei 6.299 será destinada ao Fundo Especial de Ordem Pública, administrado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

Capacitação dos guardas municipais

Nos primeiros dias de atuação no BRT, guardas municipais prenderam três homens, sendo dois por importunação sexual a duas passageiras na estação Glaucio Gil, no Recreio dos Bandeirantes; e um por roubo de celular na estação Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca. Os agentes ainda se depararam com outros casos, como a apreensão de uma réplica de arma de fogo e o socorro a uma usuária, que caiu ao sair da estação do BRT Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

O efetivo que atua na fiscalização do sistema BRT passou por curso de capacitação na Academia de Ensino da GM-Rio. Com duração de 24h/aula, a capacitação abordou questões relacionadas à legislação que ampara a atuação dos agentes na fiscalização e na coerção a demais crimes, como desacato e recusa em apresentar documentação; procedimentos operacionais padrão, que são documentos normativos com orientações para auxiliar guardas nas ações nas ruas; e também em relação à utilização do aplicativo e equipamentos que vão gerar a penalidade de multa.

A fiscalização está prevista na lei nº 6.299, de 5 de dezembro de 2017, e foi regulamentada pelo decreto nº 44.837, de 2 de agosto de 2018. O serviço integra o programa Rio+Transporte, anunciado pelo prefeito Marcelo Crivella no dia 3 de agosto, no Museu de Arte do Rio.

BRIGA POR POLITICIA SEPARAM FAMILIAS COMO A DO BRUNO GAGLIASSO

As tensões do período eleitoral e as brigas familiares por divergências políticas não têm poupado nem os famosos. Na madrugada deste domingo (21/10), um desentendimento entre Thiago Gagliasso, irmão de Bruno, e a cunhada Gio Ewbank, veio à tona.

O irmão do ator Global divulgou em suas redes sociais uma suposta mensagem que Ewbank teria enviado a ele pelo Whatsapp. Os fãs desconfiam que a briga teve motivações políticas, já que Thiago declarou apoio a Bolsonaro, enquanto o casal global aderiu ao #EleNão.

Na conversa, a atriz e apresentadora rebate um comentário que Thiago teria feito sobre a “televisão estar morrendo”. Bruno é o protagonista da próxima novela das 21h, Sétimo Guardião. A loira se ofendeu e “jogou na cara” do cunhado todos os privilégios que a TV deu à família Gagliasso. Vale lembrar, ainda, que Thiago até tentou, mas nunca conseguiu alcançar o mesmo sucesso do irmão nas telinhas.

“Amorzinho. Espero que quando o seu desejo da “TV morta” se realize (porque deve ser isso mesmo) vocês estejam preparados para: não ter o apartamento que seu irmão deu para vocês morarem no Rio de Janeiro; não ter ajuda do seu irmão quando você não pagar a escola do seu filho e ele te salvar; não ter a mesada que seu irmão dá para a sua mãe; não ter o apartamento de São Paulo do seu irmão para ficar, entre tantas outras coisas”, diz o conteúdo da mensagem compartilhada por Thiago Gagliasso.

De acordo com a foto, é possível ver que a conversa aconteceu no último dia 8 de outubro, mas o ex-A Fazenda não mencionou o motivo de só ter divulgado o texto agora.

“Já que ela ama tanto falar da vida pessoal no ”Amores da Gioh” [canal de Youtube] porque ela não posta isso também lá? A TV não morreu, apenas não é mais um monopólio de opinião, independente da emissora! Seja Globo, Record, SBT o que for! Não é tão difícil de entender, principalmente para alguém que lucra tanto com a internet né. Infelizmente não me tornei um dos Amores da Gioh @gio_ewbank”, criticou Thiago.

“Mas gostaria muito de lhe informar que não moro mais no apartamento do meu irmão (e mesmo que morasse, não teria vergonha por não pensar igual a ele, afinal, não somos gêmeos de cérebros, apesar da semelhança física. Liga lá na escola do meu filho, pergunta se estou devendo algo. Se precisasse da ajuda dele aceitaria viu. Mesada pra mãe? Eu teria orgulho em poder proporcionar a minha mãe o que ele faz por ela, o nome disso é gratidão. Não sei se você conhece. Apartamento do meu irmão para ficar? Relaxa! Tenho amigos que certamente me receberão com o maior prazer”, continuou o irmão do famoso.

“Quem escreve o que quer, leia as consequências! Não preciso aparecer, mas as verdades chegam! Por que chegou a hora né? É fácil defender causas nobres sem saber a realidade de muitos. Ou talvez a sua própria. Nunca fui de expor minha vida pessoal, mas infelizmente foi necessário! Seja bem vindo a realidade”, concluiu.

MULHER É ENCONTRADA MORTA NO PORTA-MALAS DE CARRO NO RJ

são gonçalo

MULHER É ENCONTRADA MORTA NO PORTA-MALAS DE CARRO NO COELHO

Uma mulher aparentemente de 20 anos, foi encontrada morta neste domingo no porta malas de um carro, supostamente ex-taxi padrão Rio, no bairro Coelho, em São Gonçalo.

O caso foi registrado na Rua Líbano Ratazi, ao lado da igreja Católica Nossa Senhora da Paz. Apurando as informações recente a jovem chama-se Eduarda Eloah Freitas casada e tinha filho.
A Delegacia de Homicídios vai investigar o caso.

Canadá emite recorde de vistos de residência para brasileiros

(foto: Eva Hambach/AFP)

 

A terra do futebol exporta cada vez mais gente para a do hóquei. Levantamento feito pelo Estado, com base nos dados do Consulado-Geral do Canadá no Brasil, mostram que nos últimos quatro anos houve um aumento exponencial de vistos de residência permanente concedidos pelo governo canadense a cidadăos brasileiros, chegando a um volume recorde em 2018.

Em 2015, 1.750 brasileiros receberam visto canadense para morar nas províncias do país, uma média que se manteve em 2016, quando 1.730 pessoas trocaram o Brasil pelo Canadá. No ano passado, porém, esse volume chegou a 2.760 vistos liberados, um aumento de 62% sobre o ano anterior. Neste ano, contudo, o volume é recorde: só entre janeiro e agosto, o Consulado do Canadá já aprovou 2.800 vistos de residência permanente para brasileiros. Se for considerada a média, o volume total deverá chegar a 4 mil vistos de residência permanente em 2018.

Para o brasiliense Marcus Fraga, de 34 anos, que partiu para o Canadá em 2015 e hoje estuda e trabalha na Universidade de Montreal, o aumento do interesse em deixar o Brasil se explica năo apenas pelos atrativos do exterior, mas pelos problemas históricos brasileiros: crise política e econômica, falta de segurança e corrupçăo. “Sinceramente, está muito difícil voltar ao Brasil. As notícias que recebemos năo ajudam em nada.”

Fraga trilhou um caminho comum para muitos que decidem viver no Canadá. Buscou um curso de pós-graduaçăo, atrelou esses estudos ao trabalho e, a partir daí, decidiu morar no Hemisfério Norte. O número de vistos de estudo liberados a brasileiros pelo governo canadense confirma a trajetória. Em 2015, o país autorizou 5.370 documentos dessa categoria. Em 2016, esse número saltou para 5.962 vistos e, no ano passado, chegou a 6.887.

Questionado, o Setor de Vistos e Imigraçăo do Consulado-Geral do Canadá creditou o interesse a esclarecimentos e facilidade de acesso. “Nos últimos dois anos, a seçăo de vistos e imigraçăo do Brasil forneceu sessőes informativas em várias cidades do País sobre o principal programa de imigraçăo do Canadá, o Express Entry. Como exemplo, teremos duas próximas sessőes de informaçăo no Rio na próxima semana”, declarou. O Canadá tem liberado cerca de 280 mil vistos de residência permanente todos os anos, para todas as partes do mundo. Neste ano, sua expectativa é de receber 310 mil imigrantes. “E isso inclui muitos brasileiros”, afirmou o consulado.

Perfil

Há ainda uma mudança de perfil em curso, como relata Ed Santos, sócio-fundador de duas empresas de assessoria para imigrantes e intercambistas brasileiros no Canadá. Segundo ele, hoje a maioria dos clientes que atende é de famílias com filhos menores de 5 anos, enquanto, anos atrás, era de jovens na casa dos 20 anos. “O Canadá é um dos pouquíssimos países desenvolvidos que tem uma política agressiva de imigraçăo. Ele explica que o processo de seleçăo considera a idade (o ideal é menor de 29 anos), a formaçăo acadêmica, a experiência profissional, proficiência linguística (inglês e/ou francês) comprovada e se há oferta de emprego. “Muita gente procura já sair com emprego para migrar, mas é difícil.” Santos diz que atende de seis a oito processos de migraçăo de brasileiros por mês, com custo médio de R$ 16,2 mil.

Os casos săo como o de Alexandre Furstenberger, de 33 anos, e Vanessa de Araújo, de 38 anos. “É aqui”, pensaram, ao passar férias no Canadá há um ano. O casal de engenheiros já cogitava se mudar para o exterior, mas năo tinha certeza do destino. “A gente se apaixonou pelo país, achou o máximo”, diz Furstenberger. Ele e Vanessa foram em definitivo para Toronto na quinta-feira, 18, com os gatos Isadora e Oliver e o căo Anakin. As informaçőes săo do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Brasil

Comer pipoca com pinça vira mania entre os cariocas

Sal, manteiga, bacon, queijo crocante e leite condensado. Os ingredientes que acompanham a pipoca vendida em carrocinhas no Rio agora têm nova companhia: uma pinça descartável, conforme Ancelmo Gois mostrou em sua coluna no GLOBO. O utensílio de plástico que não deixa as mãos ficarem lambuzadas ultrapassou a barreira das tendências e já virou moda.

Esta semana, a equipe de reportagem acompanhou de perto o trabalho de dez pipoqueiros no Centro e constatou que todos oferecem os pequenos pegadores, sem cobrar a mais por isso.

Joilson da Silva Paula, que faz ponto há 30 anos aos pés da escadaria da Câmara Municipal, na Cinelândia, conta que se rendeu à pinça descartável no fim do ano passado, quando a viu à venda na loja onde costuma comprar milho, na Lapa.

A novidade fez sucesso com os clientes, e ele resolveu colocar de vez o mimo em sua carrocinha. O pipoqueiro paga R$ 6,50 pela embalagem com 50 peças e jura que não aumentou preços: segue cobrando R$ 4 pelo saco médio de pipoca e R$ 5 pelo grande.

– Quando vou à Feira do Lavradio, levo 250 pinças de plástico e volto para casa sem nenhuma. Todo mundo começou a pedir – afirma o pipoqueiro.

Manifestantes voltam a protestar contra Bolsonaro pelo Brasil

anifestantes se reuniram na tarde deste sábado, 20, para protestar contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro. Assim como ocorreu durante os atos no primeiro turno, os participantes carregavam faixas e entoavam o coro “Ele, não”, campanha que ganhou força nas redes sociais e motivou protestos em diversas cidades do Brasil e até em outros países. As principais concentrações ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Neste domingo, 21, estão programadas manifestações em todo país contra o comunismo e o retorno do PT à presidência.

Em São Paulo, a manifestação lotou o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. A multidão chegou a extrapolar a área da praça e ocupou totalmente os dois sentidos da via, na região central da capital. Ao som de tambores, centenas de pessoas gritavam “Ele não!”, “Ele Nunca!” e “Ele Jamais”, em referência ao candidato à presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, informou a Agência Brasil.

+ No Ceará, Haddad diz que Brasil escolherá entre miliciano e professor

Faixas de diversas cores e tamanhos se posicionavam contra as declarações do presidenciável consideradas ofensivas às mulheres, aos homossexuais e negros. Também podiam ser vistas bandeiras de centrais sindicais e partidos políticos em meio à multidão.

Rio de Janeiro

Manifestantes se reuniram na Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro. O protesto foi organizado pelo grupo Mulheres Contra Bolsonaro e ocupou a praça em frente à Câmara Municipal.

O movimento exibia placas e cartazes de pessoas que representam a luta pelos direitos humanos. Houve homenagens à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março, e ao ativista cultural negro e fundador do afoxé Romualdo Rosário da Costa, 63, o Moa do Katendê, morto em um bar de Salvador após defender seu voto em Fernando Haddad (PT) no primeiro turno.

Brasília

Na capital federal, o protesto teve faixas e gritos contra o fascismo, a ditadura e as fake news de WhatsApp. Além disso, diversos militantes usaram cartazes em favor da candidatura de Fernando Haddad (PT) e sua vice, Manuela D’Ávila (PCdoB).

O protesto começou por volta das 16h na Rodoviária do Plano Piloto, região central da capital federal. De lá, os manifestarem marcharam, pelo Eixo Monumental, até a Fundação Nacional das Artes (Funarte). A caminhada interditou três faixas de rolamento, sob escolta da Polícia Militar do Distrito Federal. Segundo os organizadores, o movimentou reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, enquanto que a PM-DF fez uma estimativa de 6 mil pessoas presentes.

+ TSE atende Bolsonaro e suspende propaganda do PT sobre tortura

Durante o ato, os manifestantes entoaram o já conhecido grito de “Ele, não” contra Bolsonaro, mas também pediram “ditadura nunca mais” e “livros, sim, armas, não”, em referências às propostas de flexibilização do Estatuto do Desarmamento, do presidenciável do PSL.

Os militantes também usaram faixas e cantos para questionar a ausência de Bolsonaro nos debates televisivos. Dirigentes de campanha do presidenciável declararam nesta semana que o candidato não irá a nenhum dos embates previstos pela emissora.

Em razão disso, em diversos dos momentos da manifestação, o grupo cantou: “O Bolsonaro, vem debater, na UTI, no hospital ou na TV”. Com camisetas e faixas vermelhas, os participantes também se manifestaram a favor de Haddad. “Eu ‘tô’ com ele, eu ‘tô’ com ela, segundo turno é Haddad e Manuela”, repetiram em coro.

A manifestação ainda teve a participação de Arlete Sampaio, deputada distrital eleita pelo PT-DF. Ela subiu ao carro de som para chamar de “aberração” a proposta de Bolsonaro de oferecer ensino fundamental à distância no País. “Estamos virando o jogo. Nós não podemos deixar o Palácio do Planalto ser ocupado pelo fascismo”, afirmou.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, o ato ocorreu no Parque da Redenção, região central da cidade, e teve a presença da candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB).

A manifestação seguiu os moldes do ato “ele não” que ocorreu no dia 29 de setembro. A partir das 15h, pessoas ligadas a movimentos sociais e a partidos políticos falaram em cima de um carro de som. “Ele não” e “no domingo Bolsonaro vai cair” foram as palavras mais entoadas pelos presentes.

Manuela chegou às 17h e foi recebida com aplausos e aos gritos de “Manu no (Palácio do) Jaburu”. Em seu discurso, a deputada estadual gaúcha falou sobre as acusações de que empresas pagavam para disparar mensagens no WhatsApp contra o PT. “Nós vimos que a construção do ódio e da intolerância na sociedade brasileira, a partir das notícias falsas, tem origem no dinheiro sujo daqueles que querem que Bolsonaro seja eleito presidente”, disse.

A candidata pediu para que os militantes “levem ao povo o escândalo” das mensagens e criticou Bolsonaro. “Serei resistência, levando as denuncias gravíssimas sobre esse deputado incompetente que mamou 26 anos no Congresso Nacional e nunca aprovou um único projeto”, afirmou Manuela.

Depois dos discursos, a organização promoveu uma caminhada por ruas da região central da capital gaúcha.

Belo Horizonte

Com a maior parte formada por eleitores do PT e presença de blocos de carnaval, milhares de pessoas participaram na capital mineira da manifestação “Todos pelo Brasil”, organizada por sindicatos e representantes de partidos de esquerda e de movimentos sociais. A Polícia Militar de Minas Gerais não divulgou projeção de participantes na manifestação, que teve concentração na Praça Sete e seguiu em passeata para a Praça da Estação, ambas na Região Central de Belo Horizonte.

A maior parte das bandeiras e faixas no ato era do candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, e de movimentos sociais ligados à comunidade negra e gay.

Com o aumento do apoio de evangélicos à candidatura do rival de Haddad no segundo turno, Jair Bolsonaro (PSL), cartazes com frases que remetiam a Jesus Cristo foram colocados no local de concentração da manifestação. Alguns diziam ” Jesus não apoia racismo” e Jesus não apoia tortura”.

O ato em Belo Horizonte ocorre sem incidentes de gravidade. Em apenas um momento no trajeto entre a Praça Sete e a Praça da Estação, no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Espírito Santo, motoristas que esperavam a manifestação passar para prosseguir começaram a gritar o nome de Bolsonaro. Neste momento dois guardas da Polícia Militar se colocaram entre os motoristas e não chegou a ocorrer confronto.

Segundo Tiago Colares Porfírio, de 36 anos, que trabalha em um clube de Belo Horizonte, sua presença na manifestação tinha como objetivo “mostrar que estava do lado de um projeto democrático”. “É pra deixar claro que nós nos importamos com a preservação dos direitos das mulheres, das cotas raciais e a demarcação das terras indígenas. Bolsonaro ameaça tudo isso”, disse.

Ao longo da passeata, os manifestantes gritavam o nome de Haddad e cobravam a presença de Bolsonaro nos debates da televisão. Outra participante do ato, a professora de ensino fundamental das redes municipal de Belo Horizonte e do Estado de Minas Gerais, Cynthia Conceição Rodrigues Alves, de 40 anos, disse que, apesar da vantagem de Bolsonaro nas pesquisas, milhares de pessoas não concordam com isso. “Bolsonaro foge dos debates. Bolsonaro é o candidato do fake news”, afirmou.

Salvador

Em Salvador, o ato organizado por movimentos de esquerda contou com a presença do senador eleito pela Bahia e coordenador político da campanha de Haddad, Jaques Wagner. Segundo ele, o capitão reformado do Exército “é um criminoso” e um “clássico valentão, que é retado quando está em turma, mas quando está sozinho se esconde debaixo da cama”.

Para Wagner, a campanha de Bolsonaro, denunciada por ter recebido apoio de empresários no envio de notícias falsas em massa contra o PT, “está contaminada por um crime eleitoral grave, que é o financiamento empresarial de campanha e a omissão desse gasto”.

Wagner, que andou no meio dos manifestantes pelo centro da capital baiana, ao lado do ex-presidente da Petrobras e coordenador-geral da campanha de Haddad José Sérgio Gabrieli, disse ainda que a Justiça Eleitoral e a sociedade brasileira “não se prepararam para lidar com os fakes”, em referência à proliferação de notícias falsas.

Além de Wagner e Gabrielli, secretários do governo Rui Costa (PT), reeleito no primeiro turno, e lideranças partidários de PT, PCdoB, PSOL, PSTU e PSB estiveram na manifestação na capital baiana. A concentração, que aconteceu na praça do Campo Grande, reuniu 3 mil pessoas, de acordo com a PM, e 15 mil, segundo os organizadores.

O ex-ministro defendeu que “o Brasil não pode ser manipulado a partir dos Estados Unidos, da Macedônia, seja lá para onde for, através de milhões e milhões de mensagens que espalham mentiras para tentar ganhar uma eleição”.

“Se for isso, a democracia brasileira está fortemente ameaçada”, alertou o ex-governador, que chamou Bolsonaro de “pastel de vento sem conteúdo”. “Tem uma quadrilha de empresários com ele, com os condutores da campanha dele, que estão trabalhando em cima da ingenuidade do povo, às vezes na confusão. Mas a gente está conseguindo cada vez mais desmentir ele, mostrar que ele é um mentiroso”, afirmou o líder petista baiano.

“A única forma que ele tem é a da mentira. Ele é uma mentira, ele não diz nada sobre nada. Se você perguntar o que ele pensa sobre economia, educação, ninguém nunca ouviu nada. Até sobre segurança, o programa dele é uma bobagem”, afirmou.

Para o ex-governador, a avaliação da reta final da campanha petista é “positiva”. Ele citou pesquisa Vox Populi que mostra o ex-prefeito de São Paulo aproximando-se de Bolsonaro e disse que está sentindo “um processo de despertar”.

De acordo com Wagner, “as variações (identificadas em pesquisas) apontam nesse sentido, com Haddad subindo e o outro (Bolsonaro) descendo”.

 

“Cada evidência de que ele é uma farsa, de que ele é uma mentira, de que ele é um Pinóquio, eu acho que mais gente vem para o lado de cá”, avaliou o articulador político do candidato do PT ao Planalto.

O ato foi encerrado no Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, após seguir pelo Corredor da Vitória, área mais nobre da cidade, e pela orla marítima. Com informações do Estadão Conteúdo.