Arquivo da categoria: Noticias

Brasileiro de 20 anos cria sistema de comunicação com pessoas em coma

Com apenas 20 anos, o jovem cientista brasileiro Luiz Fernando da Silva Borges está desenvolvendo um sistema de comunicação com pessoas que estão em coma. Dentro de seu quarto em Aquidauana, interior do Mato Grosso do Sul, Borges criou um computador capaz de ler as mentes dos pacientes.

O brasileiro venceu na categoria engenharia biomédica em 2016 e 2017 o Intel International Science and Engineering Fair, prêmio promovido pela multinacional de tecnologia Intel e que destaca projetos em ciência e engenharia.

O reconhecimento ajudou Borges a encontrar investidores. Em 2017, ele recebeu um investimento de 150 mil reais para desenvolver um computador que, quando conectado ao cérebro de pacientes em coma, consegue detectar e traduzir sinais para que a pessoa possa se comunicar.

O patrocínio veio de Ricardo Nantes, fundador do Portal Educação, presidente da startup Empodera e investidor-anjo. “É uma aposta. Pode ter um retorno alto, mas também tem um risco alto”, afirma Nantes.

Entusiasta de projetos relacionados à ciência e educação, Nantes vê futuro na ideia de Borges. “Percebi que ele tinha uma capacidade de empreender muito grande. Com 17 anos, sem recursos e sem acesso, ele já começou a fazer ciência sem se importar com as dificuldades”, conta o investidor.

Na adolescência, Borges criou um novo método de controle de próteses. Seu sistema visava para recuperar a sensibilidade tátil de pessoas que perderam o antebraço. Sua prótese venceu o prêmio da Intel em 2016.

No ano seguinte, o jovem apresentou o projeto Hermes Braindeck. “Existe uma técnica que mostra que pessoas em coma podem se comunicar, mas até hoje não existia uma tecnologia portátil para isso”, afirma.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=mVj8hcJM_hY?version=3&rel=1&fs=1&autohide=2&showsearch=0&showinfo=1&iv_load_policy=1&wmode=transparent]

Inspirado em uma pesquisa do neurocientista britânico Adrian Owen publicada na revista Science em 2006, Borges desenvolveu um equipamento portátil que poderia traduzir os sinais de quem estivesse em coma. Em sua pesquisa, Owen mostrou que é possível se comunicar com pessoas em coma usando um aparelho de ressonância magnética.

Borges pegou o conceito e tornou-o portátil. “Quis tornar esse tipo de comunicação possível ao lado do paciente”, diz. Borges criou um computador que lê as reações do cérebro do paciente ao ouvir perguntas.

O paciente usa uma touca com vários fios conectados a sensores e um fone de ouvido para receber instruções. Pede-se ao paciente para imaginar o movimento da mão direita e o da mão esquerda. Cada pensamento ativa uma parte diferente do cérebro. A máquina de Borges traduz esses padrões em respostas positivas (sim) ou negativas (não). Dessa forma, o paciente consegue responder perguntas dos médicos e dos familiares.

“Nos hospitais, não existe ferramenta para medir a resposta da pessoa em coma sem ser a ressonância magnética, que não tem como ser usada no dia a dia”, afirma Borges.

Em testes com pessoas saudáveis, seu sistema teve 80% de precisão em reconhecer os dois padrões de resposta. Borges testou o Hermes Braindeck em 50 voluntários.

Até o fim deste ano, o jovem espera poder testar o aparelho portátil em pacientes da Santa Casa de Campo Grande com ajuda de profissionais da Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.

Esperança

“O coma é a perda do sistema de alerta”, explica o neurologista Ivan Okamoto, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que não está envolvido no projeto de Borges. Diferentes tipos de lesão podem levar uma pessoa ao coma: traumáticas, inflamatórias, infecciosas, sistêmicas, tumoral, vascular.

Existem várias fases do coma. O estado mais grave é o vegetativo. “Continua funcionando coração, a respiração, o intestino, mas não tem consciência. É como se a máquina funcionasse no automático”, diz Okamoto. Durante um coma, no entanto, o cérebro continua na ativa. A possibilidade de sair do estado varia da gravidade do caso. “O coma não é uma sentença, é um sintoma”, afirma.

Quem sobrevive à situação, às vezes relata momento de consciência, conta Borges. O neurologista afirma que, por conta desse tipo de relato, há uma orientação aos médicos de não comentar sobre a situação do paciente perto dele.

Para os familiares de um paciente em coma, o momento também é delicado e exige cuidado. Com sua invenção, Borges espera entregar aos parentes a possibilidade de ouvir novamente o ente querido.

“Quero que pessoas irresponsivas possam ter a dignidade de se comunidade ou de ter suas últimas palavras. Têm histórias de pessoas, que, mesmo conscientes, não conseguiram se despedir dos familiares”, diz Borges. “É uma questão de humanidade.”

Ator é acusado de roubar e vandalizar carros na Espanha

Oator Caio Castro, de 29 anos, está sendo acusado de vandalismo, roubo e invasão de propriedade privada por uma empresa organizadora de um festival de paraquedismo na Espanha. As ações do artista foi expostas pela Babylon Freefly no Facebook.

De acordo com o jornal ‘Metrópoles’, Caio e os amigos teriam invadido uma propriedade privada e roubado carros. O grupo danificou os veículos e destruiu uma instalação artística.

“Quando percebemos que estavam dirigindo completamente bêbados e drogados, e de uma maneira muito perigosa, tivemos que arrastá-los para fora dos veículos. Eles poderiam ter ferido alguém com essa atitude”, diz o comunicado postado nas redes sociais.

Ariana Grande devolve anel ao ex-noivo, mas fica com porquinho

A empresa diz que tirou o grupo do local, mas eles acabaram pichando uma instalação do festival e vandalizaram outros carros. Conseguimos fazê-los limpar 10% de toda a destruição que haviam feito. Isso destruiu toda a vibração de um belo evento que fizemos”, continua o comunicado.

“Foram 20 anos de trabalho duro para a comunidade, então confie quando falamos que o nível de histrionismo, maus modos e violência desses caras foi horrível”, concluiu a empresa.

A assessoria do ator disse que são “fatos totalmente distorcidos e caluniosos”. Confira a nota da equipe de Caio Castro na íntegra:

“Em resposta ao post feito pela página Babylon Freefly S.L no Facebook na data de 15 de outubro de 2018, tratam-se de fatos totalmente distorcidos e caluniosos e deve-se considerar tais pontos: a Expedição Nomads até o momento não recebeu nenhuma notificação e/ou intimação da qual possa comprovar a abertura de uma investigação policial a respeito deste caso. Não houve invasão por qualquer integrante da equipe a uma propriedade privada e nem muito menos ao Burning Spring Festival, ocorrido em junho deste ano, somente agora vindo à tona de forma totalmente leviana, uma vez que existiu um convite formal ao evento feito por Rogério Fleury, inclusive com sua autorização e ciência para que o motorhome da expedição fosse estacionado nas dependências do evento. Vale ressaltar que as assinaturas realizadas pelo trio da equipe foram feitas com materiais disponibilizados pelos próprios organizadores do evento, uma vez que os locais assinados já constavam seus próprios grafites e se houve qualquer erro em relação ao local realizado pelos integrantes da expedição, o pedido formal de desculpas à organização já foi feito, sem causar prejuízo no valor citado no post. O departamento jurídico da equipe Nomads já está estudando as medidas legais cabíveis, objetivando a apuração de eventuais inverdades e excessos cometidos na postagem realizada. A Expedição Nomads, assim como o ator Caio Castro, reiteram seu respeito ao esporte, aos órgãos e comunidade de paraquedismo e a todos os profissionais da área”. 

 

Família de atriz se pronuncia sobre fake news : ‘Covardia’

Afalecida atriz Beatriz Segall teve seu nome circulando nas redes sociais ultimamente, por conta de uma notícia falsa, que circulava nas redes sociais mostrando o rosto da atriz completamente machucado. A postagem dizia que a atriz, que faleceu no dia 5 de setembro, havia sido agredida por petistas na rua após gritar o nome do candidato à presidência Jair Bolsonaro. Contudo, a imagem é de 2013 e se trata de uma queda que a atriz levou nas calçadas do Rio, batendo com o rosto no chão.

“Usaram a foto de um episódio antigo, que se tornou público. Uma denúncia feita pela minha mãe. O que fizeram agora foi covardia. Há um mês que ela não está mais aqui com a gente e não pode se defender disso. Repudiamos com veemência esse tipo de atitude”, disse Sérgio Segall, filho da atriz, ao EXTRA.

 

 

A família fez um comunicado à imprensa:

“A família de Beatriz Segall, falecida recentemente, repudia energicamente o uso ilegal e mentiroso de sua imagem em redes sociais. A imagem se refere a um acidente de que foi vítima há alguns anos, absolutamente nada tendo a ver com qualquer ato de agressão de quem quer que seja. A preservação da democracia no brasil tem que estar acima desse tipo de jogo baixo e mentiroso”

Biometria detecta 25 mil títulos de eleitor duplicados

Após o cadastramento biométrico de cerca de 64 milhões de eleitores para a votação por meio de impressões digitais, a Justiça Eleitoral encontrou aproximadamente 25 mil registros de título de eleitor duplicados ou múltiplos, segundo Giuseppe Dutra Janino, secretário da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “No momento de confrontar as digitais, se percebe que é a mesma pessoa. Muitas vezes, é evidente a intenção de fraude, da falsidade ideológica”, afirmou Janino ao Estado.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, e o prefeitode Salvador, ACM Neto, inauguram o posto de cadastramento biométrico do eleitor, em Paripe, subúrbio de Salvador, em 5 de maio de 2017 Foto: Luciano da Matta/A Tarde

+++ Reforma libera arrecadação antes das eleições

Segundo o responsável pela secretaria, uma única pessoa foi encontrada com 52 títulos de eleitor, em Goiás. “Ele tinha 52 títulos de eleitor, logo 52 identidades, 52 CPFs. Se tem 52 CPFs, poderia retirar 52 benefícios do governo como o Bolsa Família ou o INSS”. O cadastramento de biometria, diz, tem ajudado a encontrar fraudes no sistema documental do País. “Isso mostra a fragilidade documental brasileira e faz um saneamento na identificação, retirando esses cidadãos das práticas criminosas”.

O TSE informou que essas ocorrências serão enviadas ao juiz eleitoral da região do eleitor, para que ele possa avaliar se houve falsidade ideológica. A corte, então, pode determinar o cancelamento dessas inscrições. Além dos casos de falsa identidade, quando uma pessoa se registra com documentos falsos, os títulos múltiplos podem ser causados por duplo cadastramento, quando um eleitor faz a transferência de título e é cadastrado novamente; falso positivo, quando duas pessoas têm coincidência das digitais em um ou dois dedos; e erro de cadastramento durante o processo de registro biométrico.

O número de eleitores com a biometria cadastrada, até o momento, representa 44% das mais de 146 milhões de pessoas aptas a votar, e o objetivo é alcançar cerca de 80 milhões até o ano que vem. O cadastramento, porém, ainda não é obrigatório em todos os municípios.

+++ Candidaturas avulsas comprometem segurança da eleição brasileira, diz TSE ao Supremo

OBJETIVO

Segundo o TSE, a identificação biométrica é necessária para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. “Não há duas digitais no mundo. Evita-se, assim, a possibilidade de uma pessoa se passar por outra no momento da votação”, disse Janino.

O cadastro das biometrias começou em 2008, em um projeto piloto em três municípios do Brasil que, juntos, tinham mais de 40 mil eleitores: Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). A Justiça Eleitoral estima que até 2022 todos os eleitores já tenham cadastramento biométrico, porém o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, disse que isso seria possível até 2020.

QUANDO SE CADASTRAR

O calendário para o cadastro é responsabilidade de cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que elege a ordem dos municípios onde será feito o cadastramento e faz as divulgações. Para saber dos prazos em seu município, é preciso consultar o tribunal de sua região, o que pode ser feito pelo site.

Além da coleta das digitais, é feita a assinatura eletrônica e uma foto digitalizada. Todo o processo, segundo o TSE, dura cerca de 15 minutos.

Em muitas cidades, como a capital de São Paulo, o cadastramento está na fase ordinária – isto é, não é obrigatório, mas já pode ser feito. A vantagem é evitar filas, por exemplo. Veja a situação de cada município.

+++ Impressão de voto vai custar R$ 2,5 bi, diz TSE

QUEM NÃO SE CADASTRAR

Todos os eleitores, inclusive aqueles que têm voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade), devem fazer o recadastramento biométrico para manterem seu título regularizado. Aqueles que perderem o prazo em seu município estarão impedidos de votar até que regularizem a situação na Justiça Eleitoral.

O recadastramento é feito pessoalmente nos postos de atendimento de sua Zona Eleitoral. Segundo o TSE, eleitores enfermos podem aguardar seu restabelecimento e a Justiça Eleitoral afirma estar buscando locais com acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.

CORREÇÕES

Nas últimas eleições, alguns eleitores não tiveram suas digitais reconhecidas e enfrentaram problemas para votar usando a biometria, o que acabou gerando filas e reclamações. Segundo Janino, o porcentual de não reconhecimento de digitais girou entre 8% e 10% em 2016, ano em que 46 milhões de eleitores possuíam biometria.

Ele diz que a Justiça Eleitoral “aprendeu com as experiências anteriores” e atribui o problema, principalmente, a erro no procedimento – quando o mesário não colocava o dedo corretamente no leitor biométrico – e falhas nos equipamentos. “Pode ter sido erro no cadastro, mas isso é excepcional”, diz o secretário.

+++ 2014: Biometria teve 91,5% de eficácia nas eleições, diz TSE

SITUAÇÃO POR ESTADO

Apenas Alagoas, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal praticamente finalizaram o processo de recadastramento biométrico, com a coleta das digitais de mais de 99% de seus eleitores. Os dados são do dia 8 de outubro de 2017.

Segundo o TSE, Rio de Janeiro (10,88%), Minas Gerais (16,73%) e Mato Grosso do Sul (19,48%) são os três Estados com o menor índice de recadastramento biométrico entre os eleitores. Nas capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o processo ainda é ordinário, ou seja, não é obrigatório.

São Paulo é o quarto Estado com o menor índice de recadastramento, com 28,08%. Na capital, onde há 8,89 milhões de eleitores e o processo ainda não é obrigatório, 35% já fizeram seu registro biométrico. Confira a situação em cada Estado.

Militar do Exército é ferido em ataque de bandidos na Zona Oeste!!

Um militar do Exército ficou ferido por estilhaços de bala, na noite desta terça-feira, durante um ataque a tiros feito por bandidos da Vila Kennedy, na Zona Oeste. O ataque aconteceu quando agentes das Forças Armadas faziam patrulhamento na localidade conhecida como Metral, por volta das 22h. O soldado foi ferido levemente de raspão, socorrido e passa bem.

Nas redes sociais, moradores relataram uma intensa troca de tiros durante o confronto. “Quando estava perto de casa escutei tiros”, informou uma moradora. “Dá para ouvir de Santíssimo”, disse outra, de um bairro vizinho. “Passei na praça da Vila há uns 10 minutos atrás. Tinha muitos soldados e carros do Exército”, avisou uma terceira.

Há relatos também de que um transformador da comunidade teria sido atingido pelos disparos.

O Comando Militar do Leste informou, através de sua assessoria de imprensa, que o “patrulhamento prossegue e será complementado por vasculhamento da área de onde partiram os disparos”.

Moradores contaram que um transformador teria sido atingido pelos disparos – Reprodução / Internet

Em vídeos divulgados pela página “Bangu ao vivo”, “OTT-RJ” e “Voz da Vila Kennedy” é possível ouvir tiros e o clima de tensão na região; confira!

MONSTROS!!! BEBÊ É MORTO POR MÃE E PADRASTO NO RJ!!

BEBÊ É MORTO POR MÃE E PADRASTO EM DUQUE DE CAXIAS

Segundo as investigações da 60ª DP (Campos Elíseos), a mãe do bebê e o companheiro decidiram matar o menino após descobrirem que ele era filho de um relacionamento extraconjugal dela

Um crime que chocou até os policiais. A Polícia Civil pediu a prisão de um casal suspeito de matar o bebê de dois meses, filho da acusada, atear fogo no corpo e jogar em um rio enrolado numa sacola. O crime aconteceu no último sábado no Pilar, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo as investigações da 60ª DP (Campos Elíseos), a mãe do bebê e o companheiro decidiram matar o menino após descobrirem que ele era filho de um relacionamento extraconjugal dela.

O crime foi cometido no quintal da casa dos acusados e presenciado pela filha da mulher de 8 anos. No dia seguinte, a acusada ainda procurou a 60ª DP (Campos Elíseos) dizendo que haviam sequestrado o bebê quando ela o levava para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Caxias. O casal vai responder por homicídio e ocultação de cadáver.”O que mais me chocou foi a forma fria como ela agiu na delegacia. Durante todo o tempo ela, sentada e calma, negou o crime. E, mesmo depois de apresentarmos a versão do marido (segundo a polícia, ele confessou o crime), ela disse que encontrou a criança morta”, contou o delegado.
A farsa foi descoberta pelos policiais da 60ª DP (Campos Elíseos) que desconfiaram da história porque a mulher só procurou a polícia no dia seguinte ao suposto sequestro. Ainda de acordo com as investigações, ela insistia em ter uma cópia do registro de ocorrência e não aparentava preocupação com o paradeiro da criança.Suspeitando das declarações da mãe do bebê, na última segunda-feira, a polícia intimou o casal a depor. Segundo o delegado-titular da 60ª DP, Julio Filho, o acusado acabou confessando o crime. De acordo com Julio, ele disse que não matou a criança, e que ajudou atear fogo no corpo e a joga-lo no rio. Ele disse ainda que se negou a comprar um berço para a criança porque ela não era seu filho e por isso o bebê dormia em uma banheira. Já a mulher, negou a história e ainda tentou justificar a crueldade alegando que o companheiro tem problemas mentais quando disseram que ele havia revelado a verdadeira história.Após o interrogatório, a polícia fez diligências na casa do casal e encontraram nos fundos da residência vestígios de material queimado apontado pelo acusado como local do crime e confirmado pela enteada dele, a filha da acusada de 8 anos. O Corpo de Bombeiros foi chamado e conseguiram encontrar no rio a sacola, que estava aberta e vazia.A mãe da mulher e os filhos foram ouvidos. A filha contou que a mãe maltratava o pequeno de dois meses após descobrir que ele não era o filho do seu atual companheiro. A garota disse também que a mãe é agressiva com ela e os irmãos, que bate neles com vara e que os deixa em casa sozinhos e com fome. A menina contou ainda que o padrasto também batia no irmão e que a mãe saía e deixava o bebê sob os cuidados dela.

Bolsonaro pode ser investigado por crime eleitoral após visita ao Bope

Acoligação “O povo feliz de novo” (PT/PC do B/PROS), do candidato Fernando Haddad (PT), pediu nesta terça-feira (16), ao vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques, que sejam investigados o uso das instalações do Bope pelo candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, e o papel da empresa AM4 Informática na elaboração da estratégia digital da campanha do adversário.

Procurada pela reportagem, a campanha de Bolsonaro e a AM4 Informática não haviam se manifestado até a publicação deste texto.

Na última segunda-feira (15), Bolsonaro visitou por cerca de duas horas a sede do Batalhão de Operações Especiais (Bope), no Rio de Janeiro. Na ocasião, disse que “quem vai mandar no Brasil, serão os capitães” e tirou fotos com policiais militares.

A coligação de Fernando Haddad acusa o adversário de utilizar o espaço público para a veiculação de propaganda eleitoral, o que violaria o Código Eleitoral.

Polícia Federal indicia Temer por corrupção e lavagem de dinheiro

Igreja Universal tem pretensões de governar o país, diz Haddad

O artigo 377 do Código Eleitoral prevê que o “serviço de qualquer repartição, federal, estadual, municipal, autarquia, fundação do Estado, sociedade de economia mista, entidade mantida ou subvencionada pelo poder público, ou que realiza contrato com este, inclusive o respectivo prédio e suas dependências não poderá ser utilizado para beneficiar partido ou organização de caráter político”.

Caberá à Procuradoria-Geral Eleitoral, que é chefiada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, avaliar a representação da campanha petista. Se entender que há irregularidade no caso, poderá pedir a abertura de uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Estratégia digital

Em outro pedido, a coligação de Fernando Haddad afirma que tomou conhecimento pela imprensa de que a campanha de Bolsonaro mobilizou seguidores para tentar reverter episódios negativos por meio da distribuição via WhatsApp de conteúdo favorável ao candidato do PSL.

“É fato público e notório que a disseminação de publicações que degradam, a partir de informações falsas, o candidato Fernando Haddad, a candidata Manuela D’Ávila e a coligação ‘O Povo Feliz de Novo’ é intensa, danosa e recorrente”, alega a coligação de Haddad.

Para a campanha de Haddad, “tudo leva a crer que a empresa de estratégia digital, bem como a campanha da coligação ‘Brasil acima de tudo, Deus acima de todos’, pode ter envolvimento nessa rede de produção e circulação de notícias falsas”.

A coligação de Haddad alega que a investigação é importante para evitar o desequilíbrio do pleito e o abuso do poder econômico, “uma vez que tal prática tem potencial suficiente a comprometer o equilíbrio do pleito eleitoral de 2018”.

YOUTUBE FORA DO AR!!!

Procurando assistir a algum vídeo no YouTube na noite desta terça-feira (16) e encontrou uma tela de “erro” ou ainda uma tela totalmente branca, como aconteceu nos testes da redação? Você não está sozinho. Usuários do mundo inteiro começam a relatar que o serviço de vídeos do YouTube está indisponível. O site Down Detector que reporta o funcionamento de sites populares e redes sociais identificou um pico de queixas dos usuários. As reclamações deram um salto em poucos minutos – com comentários saindo dos 3.000 para 6.000 em minutos. E continua crescendo. Há relatos de internautas na Bélgica, nos Estados Unidos, Dinamarca e Peru informando que o site caiu. Brasileiros no Twitter compartilham a frustração ao acessar o site e a hashtag #OYoutube já foi parar no Trending Topics. Entramos em contato com a assessoria de comunicação do YouTube no Brasil e esperamos esclarecimentos sobre a instabilidade. Até então, o YouTube ou o Google não se posicionaram sobre o aparente problema. Atualização às 23:20 Em sua conta no Twitter, o YouTube agradeceu os relatos de que “YouTube, YouTube TV e o YouTube Music estão com problemas”. A companhia disse que está trabalhando para resolver e que irá informar uma vez que consertá-lo. “Nós pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso pode ter causado e manteremos vocês atualizados”.

Substância de planta faz perder peso e melhora diabetes

Uma substância extraída de uma planta medicinal, conhecida como celastrol, faz perder peso e também melhorar o diabetes.

Foi o que constataram pesquisadores liderados pelo Dr. Paul Pfluger, do Centro Helmholtz de Munique, na Alemanha.

O celastrol é produzido pela planta Tripterygium wilfordii, conhecida como “videira trovão de Deus”, ou “léi gong téng”, na medicina tradicional chinesa.

Esse composto já era reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e por conter um anticoncepcional masculino.

Saciedade

A equipe alemã descobriu que o celastrol ativa centros específicos de saciedade no cérebro, que desempenham um papel fundamental no controle do peso.

“O celastrol reativa os mecanismos do próprio corpo para controlar o peso que estaria desligado nos indivíduos obesos. Normalmente, os afetados perdem essa sensação de saciedade porque o respectivo hormônio – a leptina – não tem mais efeito. O celastrol, o composto que examinamos, restaura a sensibilidade à leptina e, portanto, a sensação de saciedade,” completou Katrin Pfuhlmann, membro da equipe.

A leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo.

Quando os receptores de leptina são ativados no cérebro, eles produzem uma sensação de plenitude ou saciedade.

Embora a leptina esteja presente em altas concentrações no sangue de obesos, a resistência à leptina impede que ela ative os receptores.

Em última análise, isso leva a uma incapacidade de regular a ingestão de alimentos, com as consequências bem conhecidas, como obesidade e diabetes tipo 2.

Os testes de diabetes foram realizados em animais de laboratório e deram certo.

A Associação Alemã para o Estudo de Obesidade, DAG, determinou uma nova diretriz para prevenção e o tratamento da obesidade.

Pacientes obesos devem procurar perder entre cinco e dez por cento do seu peso corporal por ano, dependendo do seu índice de massa corporal.

Com informações do Diário da Saúde

 

Luciano Huck detona Bolsonaro: “Ideias retrógradas e preconceituosas”

O apresentador da TV Globo e empresário Luciano Huck criticou duramente a postura do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), em artigo para o jornal Folha de S.Paulo. Nome ventilado para concorrer ao Palácio do Planalto, Huck escreveu que o militar da reserva se tornou conhecido por espalhar “ideias retrógradas, sectárias, preconceituosas e belicistas”.

Segundo o empresário, as ideias do presidenciável do PSL são “tudo aquilo que não precisamos na atual conjuntura”. “Um postulante ao cargo máximo da República definitivamente não pode pensar e muito menos dizer o que ele já disse ao longo dos seus 27 anos de vida pública”, opinou no texto publicado no sábado (15/10).

Na coluna, Huck comemora o desempenho do movimento RenovaBR nas eleições 2018, com 16 parlamentares eleitos e 4,5 milhões de votos. “Temos certeza de que este foi o primeiro de muitos ciclos necessários para uma renovação completa de fato”, disse o empresário, um dos idealizadores e financiadores do RenovaBR.

Temo, sim, que o discurso de ódio ou de desprezo pelo diferente na boca de um mandatário eleito pela maioria legitime violência e discriminação
Luciano Huck sobre Jair Bolsonaro

O apresentador também criticou o PT ao afirmar não compactuar com o modo de pensar e operar do partido. “Não há outra missão mais relevante do que atacar o enorme abismo social que criamos no país. Mas esta pauta não é nem pode ser monopólio do PT”, escreveu.

No texto, Huck propõe o Brasil enfrentar os problemas de maneira “construtiva e serena”, propondo aos parlamentares rever “posições equivocadas do passado”.

Em 2017, Luciano Huck surgiu como possibilidade de nome para ocupar o Palácio do Planalto. Mesmo bem avaliado por institutos, ele desistiu de concorrer ao posto em novembro do ano passado, reafirmando a posição de continuar contribuindo “para melhorar o país”.