Arquivo da categoria: Noticias

China hackeou servidores da Apple e da Amazon usando microchip, diz Bloomberg

“A Grande Invasão: Como a China usou um pequeno chip para se infiltrar em empresas norte-americanas”. É com este título que a Bloomberg Businessweek revelou nesta quinta-feira, 4, um plano de espionagem orquestrado por órgão chineses que atingiu Apple e Amazon.

De acordo com a reportagem, assinada pelos jornalistas Jordan Robertson e Michael Riley, um grupo das forças armadas da China instruiu empresas que administram data centers no país a inserir um microchip “não muito maior que um grão de arroz” em servidores usados por 30 empresas dos Estados Unidos.

O tal microchip seria capaz de realizar pequenas alterações em códigos sensíveis e até inserir spywares nos servidores. Amazon e Apple, duas das 30 vítimas, descobriram a brecha durante investigações internas e a reportaram para as autoridades dos EUA em 2016, ainda segundo a publicação.

A Bloomberg também diz que não há evidência de que dados sensíveis tenham sido de fato coletados ou adulterados, apesar da existência do microchip. Pelo menos as duas trilionárias, Apple e Amazon, trabalharam para remover o chip invasor secretamente nos últimos anos.

A chave para a invasão teria sido a empresa Supermicro, uma das maiores provedoras de data centers do mundo. Em 2016, Apple e Amazon cortaram relações e contratos com a empresa após reportarem a descoberta de “pequenas falhas de segurança” no software usado por ela.

O Facebook também voltou atrás numa negociação com a Supermicro após encontrar falhas em seu sistema de segurança. Na época, porém, nenhuma das empresas divulgou brechas tão graves quanto a que a Bloomberg está revelando agora.

No entanto, tanto a Apple quanto a Amazon negam de forma veemente esta história. A Amazon disse, em comunicado à própria Bloomberg, que “não é verdade” que a empresa soube de “servidores contendo chips maliciosos ou modificações em data centers baseados na China”, nem que tenha “trabalhado com o FBI para investigar ou prover dados sobre o hardware malicioso”.

A Apple também negou efusivamente a história. “Neste assunto nós podemos ser muito claros: a Apple nunca encontrou chips maliciosos, ‘manipulações de hardware’ ou vulnerabilidades plantadas de forma proposital em qualquer servidor”, disse a empresa em nota.

As agências de segurança e autoridades dos Estados Unidos, que segundo a Bloomberg estão investigando o caso desde 2016, negaram-se a comentar a reportagem.

Fonte: Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

TIM oficializa acordo para receber clientes da Porto Seguro Conecta

A TIM oficializou nesta semana um acordo para trazer para sua rede todos os clientes da Porto Seguro Conecta, que encerrou suas operações. Tentativa da seguradora homônima de entrar no ramo de telecomunicações, a operadora móvel com rede virtual (MVNO, que usa a rede de outras operadoras para funcionar) foi criada em 2013 e chegou a ter mais de 500 mil linhas pelo Brasil.

A companhia aproveitava a infraestrutura de rede da própria TIM para fornecer os serviços aos clientes, o que significa que não deverá haver uma grande mudança na cobertura de sinal. Segundo comunicado, os consumidores que forem migrados terão “ofertas de voz e dados ainda melhores com manutenção dos valores e dos benefícios para os segurados” – ou seja, o seguro para celular incluso, a opção de smartphone reserva e desconto no seguro para carros.

Porém, apesar do anúncio, o acordo ainda não está valendo. Segundo a TIM, a operação será finalizada apenas após avaliação do CADE e da Anatel, os dois órgãos reguladores de mercado e telecomunicações. De acordo com a Porto Seguro Conecta, os canais de atendimento da empresa seguem ativos até lá. Os clientes ativos serão avisados com 30 dias de antecedência quando a migração for de fato acontecer.

Com o encerramento das operações, o mercado perde uma das operadoras de planos pós-pagos melhor avaliadas em pesquisas de satisfação da Anatel. Em um comparativo entre as empresas do setor, a Porto Seguro Conecta foi muito elogiada pelos clientes em relação ao atendimento e a ofertas e contratações. Com uma nota média de 8,32, a empresa ficou bem à frente da segunda colocada, a Vivo (7,26), e da terceira, a TIM (7,16).

Fonte: Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

Atualização do Windows falha em processadores Intel; veja como resolver

A Microsoft liberou a grande atualização de outubro para o Windows 10 na última terça-feira, 2, mas como acontece frequentemente, a distribuição do update não está acontecendo sem sustos. Um dos problemas enfrentados de forma recorrente está acontecendo com processadores Intel.

Especificamente, a falha tem atingido alguns PCs com processadores Intel da 6ª geração ou mais novos. Quando usuários destes chips tentam instalar a atualização, se deparam com uma mensagem de “O que precisa de sua atenção”, que impede o update de prosseguir antes que uma correção seja aplicada.

A falha acontece especificamente com um driver relacionado ao “Intel Display Audio”. Segundo a Microsoft, a incompatibilidade pode vir a causar demanda excessiva do processador e reduzir a vida útil da bateria. Diante dessa situação, a Microsoft optou por bloquear o alerta de atualização para PCs quando detectar a incompatibilidade.

A Intel já está cuidando dessa situação, no entanto. A empresa diz que já existe uma nova versão do driver e recomenda que os usuários atualizem o item Intel Graphics Driver para a versão 24.20.100.6286 (ou mais recente) antes de instalarem a atualização de outubro do Windows 10. O download pode ser feito por meio deste link.

O que há de novo?

Em testes há alguns meses, a Atualização de Outubro do Windows 10 traz pequenas adições de funcionalidades no sistema. A mais marcante delas é o aplicativo “Seu telefone”, que integrará smartphones Android com PCs. O usuário poderá, por exemplo, copiar fotos para computador, enviar mensagens de textos, sincronizar notificações, entre outros.

Outra novidade é o modo escuro, que finalmente terá suporte ao Windows Explorer. O recurso promete tornar a usabilidade à noite e em telas OLED muito mais agradável. Além disso, a área de transferência na nuvem promete levar o conteúdo copiado no PC (via Ctrl+C) para smartphones via o teclado SwiftKey.

Fonte: Olhar Digital :: Olhar Digital Geral

O RJ REGISTROU O DIA MAIS QUENTE DO ANO!!!

A tarde de primavera no Rio nesta quarta-feira (3), registrou temperatura máxima de 37,8°C. É calor digno de alto verão e foi a quarta tarde mais quente do ano até agora na cidade.

Em pleno verão, no dia 12 de fevereiro, a máxima também chegou a 37,8°C. O recorde de calor até agora foi no dia 19 de janeiro: 39,4°C.

Mar transparente e calmo em Ipanema durante a manhã — Foto: Nicolas Satriano/G1

Em Santa Cruz, na Zona Oeste, a sensação térmica chegou a 43,2°C, de acordo com o Sistema Alerta Rio. Segundo o Climatempo, a sensação chegou a 39°C nesta quarta.

As praias estiveram lotadas pela manhã e à tarde com céu azul e poucas nuvens. O mar estava calmo e frio, segundo os banhistas.

Praia do Sossego em Niterói nesta quarta-feira — Foto: Matheus Rodrigues/G1

Os dias de calor na primavera são comuns nos meses de setembro e outubro, principalmente em dias que antecedem a chegada de uma frente fria, de acordo com o Climatempo.

Ainda nesta quarta, houve registro de chuva fraca em Santa Cruz e e de forma isoalda em outras áreas da Zona Oeste. Também foi registrado vento forte (66,6 km/h) no Forte de Copacabana, segundo o Inmet.

E o tempo muda a partir desta quinta-feira (4) com previsão de ventos e chuva isolada em vários pontos do estado. Nas Regiões Sul e Serrana, a possibilidade é de chuva já no anoitecer desta quarta. Também estão previstos ventos fortes no fim do dia.

Tarde de calor em Ipanema, na Zona Sul — Foto: Nicolas Satriano/G1

O tempo deve seguir nublado com chuvas isoladas até o próximo domingo (7), dia do primeiro turno das eleições. A temperatura também estará em queda com máximas entre 28°C e 27°C.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa ainda que o domingo vai começar parcialmente nublado a claro e terá chuva rápida entre a tarde e a noite.

Jovem desaparece e tem casa invadida na Zona Oeste

migos e familiares estão à procura de Lucas Chaves Pinho, de 32 anos, desaparecido desde a madrugada do último domingo. Câmeras de segurança do prédio do garçom em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio, flagraram duas pessoas abrindo a porta do apartamento com chave e deixando o local com uma televisão e roteador cerca de meia hora após o jovem ser visto pela última vez. No entanto, ainda não é possível afirmar se os homens têm relação com o desaparecimento de Lucas.
“Lucas saiu de casa a 1h02. A 1h35, dois homens abriram a porta do apartamento dele com chave, sem arrombar. Eles deixam o local com pertences. Um estava de capuz e outro parece que estava com uma peruca”, conta o primo do garçom Agostinho Pinho.
O comerciante diz que a família começou a desconfiar do desaparecimento de Lucas, porque ele não costuma ficar sem dar notícias para os parentes. “A primeira casa dele aqui no Rio foi lá na minha mãe, a gente é muito próximo. Até quando está sem celular, ele dá um jeito de mandar mensagem”, comenta.
Lucas é natural de Monsenhor Tabosa, no Ceará e está no Rio há oito anos. Atualmente, ele trabalha como garçom em um hotel de luxo na Barra de Tijuca, também na Zona Oeste.
Informações preliminares apontavam que o cearense havia desaparecido após ter marcado um encontro em um aplicativo gay. No entanto, Agostinho prefere não especular. “Lucas é jovem, gay e solteiro, mas não dá para confirmar se ele saiu para um encontro. O que a gente sabe é que essas pessoas (que entraram no apartamento) são próximas dele e parece algo planejado”, afirma. Segundo relatos de vizinhos, um casal de homens estava frequentando a casa de Lucas nos últimos dias.
De acordo com o comerciante, ele e a família pediram uma cópia da chave para proprietária da quitinete em que Lucas aluga e, ao entrar na residência, encontraram o local revirado. “A gente registrou boletim de ocorrência na noite de segunda-feira, e após isso eu tive um ‘clique’ de olhar as imagens da câmera”, explica.
Agostinho conta que os pais do cearense estão preocupadíssimos. “A mãe dele está vindo do Ceará amanhã e o pai dele operou recentemente o coração, ainda está sob cuidados. A gente está enfrentando uma barra”, lamenta.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações estão em andamento na Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). Diligências estão em andamento para elucidar o fato e agentes tentam identificar a dupla do vídeo. Informações sobre o paradeiro de Lucas podem ser passadas através dos telefones: (21) 2202 -0338 e (21) 2202-0337.

Ibope: Paes lidera com 26% seguido de Romário com 19%; Garotinho ficou de fora

O candidato ao Governo do Rio Eduardo Paes (DEM) está com 26% das intenções de voto, na liderança da pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira. Sem o nome de Anthony Garotinho (PRP), declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, Romário (Podemos) é o segundo colocado, com 19%. Indio da Costa (PSD) está em terceiro, com 10%.

 

 

Em uma simulação de segundo turno entre os mais bem colocados, Paes ficaria com 40% e venceria Romário, com 33%, segundo a pesquisa. Neste cenário, 23% votariam em nulo ou branco e 3% não souberam responder.

O candidato Wilson Witzel (PSC) está em quarto lugar, com 7%, empatado tecnicamente com Indio. Tarcísio Motta (Psol) tem 6%, e também está empatado com o ex-juiz federal.

A margem de erro é de dois pontos percentuais. O Ibope informou que esta pesquisa não deve ser comparada com a última do instituto, que considerava Anthony Garotinho na disputa eleitoral. A pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal O GLOBO, foi feita entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.

Confira as intenções de voto para cada candidato:

Eduardo Paes: 26%

Romário: 19%

Indio da Costa: 10%

Wilson Witzel: 7%

Tarcísio Motta: 6%

Marcia Tiburi: 5%

Pedro Fernandes: 3%

Marcelo Trindade: 2%

André Monteiro: 1%

Dayse Oliveira: 1%

Luiz Eugênio Honorato: 0%

Branco ou nulo: 15%

Não soube responder: 5%

Brasileira cria canudo de inhame, biodegradável e comestível

A estudante Maria Pennachin, de apenas 16 anos, criou um canudo biodegradável à base de inhame.

Ela desenvolveu o produto no laboratório da escola em que estuda, o Colégio Estadual Culto à Ciência, em Campinas, São Paulo.

O biocanudo pode ser descartado na natureza sem causar prejuízos para a fauna e flora, é maleável e comestível.

A proposta deu tão certo que a aluna vai apresentá-la em uma feira internacional em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, em setembro de 2019.

Ela conta que o projeto partiu da recente discussão sobre o descarte de canudos de plástico na natureza e a proibição de sua circulação.

Maria diz que observava o inhame na culinária quando teve a ideia de aplicá-lo na área do bioplástico.

“Eu já era uma consumidora e só de observar na cozinha a ‘baba’ que ele solta, achei interessante. Quando comecei a trabalhar com bioplástico, [pensei em] acrescentá-lo, por ser pouco explorado nessa área”, disse ao G1.

“Me despertou muito [o interesse] quando começou a aparecer essa problemática. Quando vem uma proibição, precisa de uma alternativa. Então eu mesma quis ir atrás dela”, relata Maria.

 

Melhorias

O biocanudo não tem gosto de inhame, nem de nenhum outro ingrediente que vai na sua “massa”.

Além disso, ele não dissolve no líquido.

Mesmo assim, Maria, que frequenta o 2º ano do Ensino Médio, tem outras ideias para melhorar seu produto.

“Quero investigar e ir mais além na firmeza: fazer uma linha vegana, porque a gelatina [um dos ingredientes na composição] não atenderia esse público, e fazer uma coisa mais interessante para o público infantil”, diz a aluna.

Como

Para chegar na atual fórmula, Maria realizou uma série de testes e contou com a orientação de duas professoras: Aloísa Morreto e Cláudia Caniati.

Segundo a professora Aloísa, as disciplinas na escola que trabalham desenvolvimento de projetos são focadas no meio ambiente. “Esse ano, o tema sugerido foi a questão dos resíduos sólidos”, diz.

A aluna conta que, na fase de testes, usou diferentes ingredientes e, analisando os resultados, foi regulando a receita.

“Além do inhame, usei outros ingredientes nos testes. Inclusive coloquei vinagre. Nos que eu coloquei menos, teve o aparecimento do fungo. Fui regulando o tanto que precisava de cada ingrediente e obtive a massa final”, explica.

A primeira conquista do projeto foi o 1º lugar na edição deste ano da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), na categoria meio ambiente. O ouro garantiu a Maria o credenciamento para representar o Brasil na feira dos Emirados Árabes.

“Nós estamos buscando patrocínio de quem possa colaborar e investir no projeto”, finaliza a professora Cláudia.

Foto: Reprodução EPTV

Com informações do G1

VAI CHOVER HOJE? VAI FAZER SOL? PREVISÃO DO TEMPO.

PASSAGEM DE FRENTE FRIA TRAZ CHUVA E TEMPERATURAS MAIS BAIXAS PARA O RIO
Há previsão de céu nublado a encoberto, com chuva fraca a moderada isolada ao longo do dia, em menor intensidade no período da manhã. Os ventos estarão moderados, com rajadas fortes no período da madrugada, passando para fracos durante a noite. As temperaturas estarão em acentuado declínio: máxima prevista de 29°C e mínima de 19°C no Rio.

4 motivos por que nunca valeu tanto a pena comprar um celular do ano passado

Infelizmente, a vida útil do celular é cada vez menor. Foi-se o tempo em que o celular durava quatro ou cinco anos, por uma série de motivos. Essa situação faz com que o consumidor esteja sempre de olho em qual será o seu próximo smartphone, porque nunca se sabe quando o seu aparelho vai deixar de estar disponível.

Nessa hora, sempre aparece aquela pergunta: “vale a pena comprar um celular deste ano ou é mais vantajoso olhar os modelos do ano passado?”. Em 2018, especificamente, a resposta é uma vantagem clara para os modelos do ano passado.

A seguir, daremos bons motivos para olhar para um celular de 2017 na hora de procurar por um novo smartphone.

Eles são bons o suficiente

Primeiro de tudo, a maioria da população não precisa de um celular de ponta, simples assim. Se o que você faz no seu celular é só consultar as redes sociais, bater papo no WhatsApp e tirar uma foto ou outra de vez em quando, não faz diferença se o aparelho foi lançado em 2018 ou em 2017.

Até mesmo para os power-users, que buscam extrair o máximo de desempenho dos seus celulares, as vantagens dos aparelhos mais novos em comparação com os do ano passado não são tão grandes. É totalmente possível viver com um Moto Z2 Play, por exemplo, na faixa intermediária-premium, ou com um Galaxy S8 entre os tops de linha; ambos os celulares foram lançados no ano passado e ainda entregam boa experiência de uso.

Não há inovação

Em outro artigo do Olhar Digital, exploramos os motivos pelos quais é uma má ideia comprar um celular top de linha agora. Uma das razões é simples: não há inovação que justifique a busca por um aparelho de 2018. Os grandes lançamentos deste ano são basicamente melhorias de especificações em relação às suas versões do ano passado; melhorias estas que, como mencionado acima, são desnecessárias para a maior parte do público.

Desvalorização natural

O motivo primário para alguém procurar um celular de 2017 em vez de um de 2018 é, obviamente, preço. Neste sentido, o mercado brasileiro é bastante interessante em comparação com o que se vê no exterior, onde o preço costuma oscilar muito pouco.

Mantendo os exemplos do item anterior, é interessante ver como os celulares ficaram mais acessíveis ao longo do último ano. O Moto Z2 Play foi lançado por R$ 2.000, mas hoje já pode ser encontrado por R$ 1.300; enquanto isso, o Galaxy S8, lançado por R$ 4.000, está custando R$ 2.100. Para comparação, o Moto Z3 Play custa hoje R$ 2.000, e o Galaxy S9 não sai por menos de R$ 3.000.

Efeito dólar

Você pode ter notado que nos últimos meses o dólar deu uma disparada, certo? Isso impacta bastante o preço de lançamento dos eletrônicos no Brasil, de uma forma que não afetava os celulares lançados no ano passado. Isso quer dizer que, no lançamento, os celulares mais caros de 2017 não eram tão caros quanto os de 2018, o que faz com que a desvalorização natural do produto com o tempo crie uma diferença ainda mais

Fonte: Olhar Digital :: Olhar Digital Geral