Arquivo da categoria: Noticias

GOSTA DE TOMAR BANHO DE MAR? ELE CURA 16 DOENÇAS!!! VEJAM QUAIS…

Do site Coruja Professor
Férias na praia podem ser uma verdadeira cura para muitas doenças. Descubra os benefícios da água, sol e sal no corpo.

Retire seus medicamentos e trate-se para um feriado ou um final de semana na praia. Sim, o mar, com a sua salinidade, o iodo, o seu ar saloio dico pode ser uma verdadeira cura para muitas doenças. Eles contaram: são pelo menos 16.

A massagem com água ativa a circulação, a água salgada libera o trato respiratório e reduz as formas alérgicas.

Eles beneficiam as vias aéreas e aliviam-se:

– alergias respiratórias

– sinusite

– asma

– convalescença de resfriados e outras doenças respiratórias

– problemas causados ​​pelo tabagismo

– intoxicação por agentes químicos

O dano dos ossos é reparado e as dores de:

– deslocamentos

– distorções

– fraturas

– artrose

– dores nas articulações

– osteoporose

– espondilose

– doenças reumáticas

Com o mar, as alergias cutâneas são reduzidas:

– psoríase

– eczema

– dermatite

– acne seborreica

Graças ao mar, as condições anêmicas, as doenças ginecológicas, o hipotireoidismo e o linfatismo melhoram. Muito importante, o mar também ajuda a combater estados depressivos.

Que doenças são tratadas com o mar

Um benefício de uma estadia no mar são alergias respiratórias (especialmente pólen), anemia, artrite, convalescença depois de doenças do trato respiratório, depressão, entorses, fracturas, hipotiroidismo, luxações, doenças alérgicas da pele, doenças ginecológicas, doenças reumática, osteoporose, psoríase, raquitismo.

O importante é saber como se comportar para aproveitar ao máximo todos os benefícios que podem ser extraídos da água do mar e do sol. Os benefícios da água do mar

Aqui estão alguns dos principais benefícios dos tratamentos de maré, ou seja, talassoterapia.

Melhore sua respiração.

Mas por que o mar é um amigo tão precioso? O que o torna tão especial é o chamado aerossol marinho. O ar, perto da costa, contém uma quantidade maior de sais normais do que minerais: cloreto de sódio e magnésio, iodo, cálcio, potássio, bromo e silício. Eles vêm das ondas quebrando a costa e dos salpicos de água do mar levantada pelo vento. Os primeiros a se beneficiar são os pulmões: a respiração melhorou significativamente desde os primeiros dias. Mas o aerossol marinho também estimula o metabolismo, revigora a circulação sanguínea e melhora o sistema imunológico.

A água do mar tem muitos componentes que trazem relaxamento ao corpo, tiram dores e reenergizam. Não é à toa a crença de que um banho de mar pode “descarregar” energias negativas. Além das propriedades da água, a quebra das ondas no corpo promove uma drenagem linfática e ainda estimula a pele e a circulação.

A água marinha é composta por mais de 80 elementos químicos. Alivia principalmente as tensões musculares, graças à presença de sódio em sua composição — por isso é considerada energizante. A massagem que as ondas fazem no corpo estimula a circulação sanguínea periférica, e isso provoca aumento da oxigenação das células.

Graças à presença de cálcio, zinco, silício e magnésio, a água do mar é usada para tratar doenças como artrite, osteoporose e reumatismo. Já o sal marinho, rico em cloreto de sódio, potássio e magnésio, tem propriedades cicatrizantes e antissépticas

Combate a retenção de água.

Muitas pessoas sofrem de retenção de água durante a estação quente. Na água do mar, de fato, existe uma concentração considerável de sais minerais. E isso, devido a um mecanismo físico chamado osmose, favorece a eliminação, através da pele, dos líquidos que haviam acumulado nos tecidos. Com grandes vantagens para a circulação das pernas.

Lute contra os quilos extras.

Os quilos extras são perdidos com mais facilidade. O sal estimula as terminações nervosas da epiderme, como conseqüência acelera o metabolismo: o corpo, na prática, queima alimentos e gordura mais rápido.

Fortalece o sistema circulatório.

Graças à pressão que a água exerce enquanto você está imerso, sua temperatura, que nesta temporada é de cerca de 20 graus e movimento ondulatório, que pratica uma massagem suave em todo o corpo.

A musculatura se fortalece.

A natação relaxa os músculos, rapidamente dissolve contraturas e dá mobilidade às articulações bloqueadas pela artrite e artrose. E então ajuda intestinos e rins, purificando todo o corpo

ATRIZ FICA CHOCADA COM A DECISÃO DA FILHA DE 7 ANOS!!

Para Samara Felippo, o momento de conversar com suas filhas sobre empoderamento negro surgiu quando a filha mais velha chegou em casa pedindo para alisar o cabelo. Segundo a menina, que na época tinha 7 anos, nenhuma de suas colegas têm cabelo crespo. Ela contou essa história e falou sobre racismo na noite da segunda-feira (25/6), durante o Programa do Porchat.

“Minha filha mais velha chegou em casa pedindo para alisar o cabelo, sendo que ela só tem 7 anos. Ela me disse que as amigas dela não têm cabelo enrolado, e percebi ali que era o momento de falar sobre isso”, contou a atriz, que se disse chocada diante da situação pois a menina é ainda muito jovem. Não foi a primeira vez que Felippo se pronunciou sobre as inseguranças que a filha tem com seu cabelo.

 

 

PUBLICIDADE

As filhas Alicia e Lara são fruto da relação de Felippo com o jogador de basquete Leandrinho, de quem se separou em 2013. “As crianças negras crescem sem se ver nos lugares, brinquedos, filmes, princesas. Eu cresci racista, e cresci machista também, achando que existe cor de menino e menina, brinquedo de menina e menino. Estou lutando contra isso e não vou parar”, contou.

A atriz também reforçou que, indiferente da cor de sua própria pele, está procurando criar sua filhas para que elas se tornem mulheres empoderadas. “Eu sei que não tenho lugar de fala nisso. Sou uma mulher branca que cresceu sendo chamada de princesa, eu me sentia representada em todos os lugares. Mas como mãe espero estar criando mulheres empoderadas e que vão lutar contra isso no futuro”

 

Ex-jogador e comentarista sofre infarto e morre durante o jogo da copa do mundo!!

Abdel Rahim Mohamed, famoso ex-jogador e comentarista egípcio, teve parada cardíaca e morreu durante a derrota do Egito por 2 x 1 para a Arábia Saudita, pela Copa do Mundo da Rússia, nesta segunda-feira (25/6). A informação foi confirmada pelo canal Nile Sports, emissora pela qual ele trabalhava.

Segundo informação divulgada pelo hospital em que Mohamed foi internado, ele chegou ao local com o músculo cardíaco completamente parado. Os paramédicos tentaram reanimá-lo, mas não tiveram sucesso.

 

 

De acordo com o ex-goleiro Ahmed Fauzi, que o acompanhava no estúdio, Mohamed começou a apresentar os primeiros sintomas após o segundo gol dos sauditas, nos acréscimos da partida.

Fauzi ainda disse que ele parecia exausto e afetado com a derrota da seleção egípcia, que não disputava uma Copa do Mundo desde 1990 e se despediu do Mundial da Rússia com três derrotas.

 

Vitória Gabrielly pode ter sido morta por engano

Uma nova linha de investigação aponta que a menina Vitória Gabrielly, de 12 anos, foi morta por engano, em um crime motivado por vingança.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, ela pode ter sido confundida por outra garota de mesmo nome, que seria irmã de um dependente químico endividado com bandidos. Esta é a principal linha de investigação da Polícia Civil atualmente. Os detalhes foram revelados nesta segunda-feira (25/6).

“Nada indica [que ela fosse algo da vingança]. Não há histórico, passado ou recente, contra a família ou qualquer parente da vítima”, afirmou o delegado seccional de Sorocaba (SP), Marcelo Carriel, na semana passada.

 

 

 

Cerca de duas mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, acompanharam, no domingo (17/6), o sepultamento do corpo de Vitória Gabrielly Guimarães Vaz, de 12 anos, no cemitério municipal de Araçariguama, interior de São Paulo. O corpo da menina foi encontrado no sábado (16), à margem de uma estrada rural, após ficar oito dias desaparecida. Ela saiu de casa, no último dia 8, para andar de patins, e não voltou mais.

A polícia acredita que a menina foi sequestrada e assassinada, mas ainda investiga as circunstâncias e motivações do crime. Com base em vários depoimentos, a corporação acredita que Vitória foi morta por engano.

Ela teria sido confundida com alguém da família de um usuário de drogas que devia dinheiro a traficantes. A garota foi sequestrada e levada de carro para o local onde acabou morta. Também há dúvida se Vitória foi assassinada no local ou se o corpo foi apenas deixado ali. Um morador de Mairinque está preso temporariamente, suspeito de participação no crime.

Velório
O corpo de Vitória foi velado durante a noite, após passar por perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Sorocaba. Um clima de comoção marcou o velório e o sepultamento. A mãe da menina, Rosana Guimarães, passou mal e não acompanhou o enterro. O pai, Beto Vaz, caminhou segurando a parte da frente do caixão. Devido ao grande número de pessoas, uma ala do cemitério precisou ser isolada. Alunos da escola onde a menina estudava prestaram uma homenagem à Vitória.

Depois de oito dias de buscas que envolveram as polícias civil, militar, Corpo de Bombeiros e voluntários, o corpo de Vitória foi achado por um catador de latinhas, na Estrada de Aparecidinha, no bairro Caxambu, a sete quilômetros do local onde a menina foi vista pela última vez. O cachorro que acompanhava o homem foi atraído para o interior da mata. Ele localizou o corpo e a Polícia Militar foi avisada.

Os patins que a menina usava quando desapareceu estavam ao lado do corpo. Ela estava vestida com as mesmas roupas — shorts jeans e camiseta preta — do dia em que desapareceu. Um laudo prévio já foi repassado à Polícia Civil, mas nada foi divulgado em razão do sigilo decretado nas investigações.

Com informações da Agência Estado

 

HEMORIO PROMOVE COLETA DE SANGUE NO PARK SHOPPING

O Park Shopping Campo Grande recebe mais uma vez a equipe do Hemorio. As novas coletas acontecem nos dias 28 e 29 de junho, com capacidade para atender até 120 doadores por dia, no espaço exclusivo ao lado da loja Aquamar, no piso L2.

Para os interessados em doar sangue, a distribuição de senhas começa às 11h. É preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Não é necessário estar em jejum; é preciso, porém, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e o consumo de bebidas alcoólicas 12 horas antes.

A coleta de sangue pode durar até dez minutos. O doador tem que fazer um cadastro com documento oficial com foto e responder um questionário para que seja avaliada possível situação ou doença impeditiva. O doador também será examinado por um profissional de saúde para avaliação de pessoas com alto risco de transmissão de doenças pelo sangue. O Hemorio lembra que não há risco de contrair doenças doando sangue e que, após a doação, a pessoa receberá um lanche e informações sobre cuidados básicos após a coleta.

Após a doação, serão realizados exames para determinação do grupo sanguíneo e detecção de doenças transmissíveis pelo sangue e, posteriormente, será utilizado pela rede de hospitais públicos do Estado, principalmente nas grandes emergências (acidentes de trânsito, por armas, hemorragias agudas etc.), nas cirurgias e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

O Hemorio – Órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) – é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para cerca de 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI’s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS.

SERVIÇO – DOAÇÃO DE SANGUE PARA HEMORIO

Data: 28 e 29 de junho

Horário: a partir das 11h

Endereço: Estrada do Monteiro, 1200 – Campo Grande, Rio de Janeiro. Tel.: 2414-7417 – Call Center: 3003-4175

Mais informações: Disque Sangue (0800 282 0708)

Imagem: https://goo.gl/images/gXNGaE

 

VEJA MAIS

https://acgnews.com.br/hemorio-esta-precisando-de-doares-de-sangue-e-urgente/

ATOR AGRIDE NAMORADA EM BOATE NA ZONA OESTE DO RJ!!!

Atriz de Malhação: Vidas Brasileiras, Jeniffer Oliveira prestou queixa contra o ator Douglas Sampaio por agressão na última sexta-feira (22/6). O então namorado da atriz teria partido para violência física após uma crise de ciúmes no bar Coco Mambo, no Recreio, Rio de Janeiro. A jovem de 19 anos relatou o acontecimento para o blog da Patrícia Kogut, no portal O Globo.

“Ele cismou que eu estava dançando e chamando a atenção. Eu disse que não iria embora. Ele me agrediu diante de inúmeras testemunhas. Não esperava isso dele. Acreditei quando ele afirmou que os casos de agressão em que esteve envolvido anteriormente eram ‘invenções de meninas malucas’”, contou.

Jeniffer prestou queixa no mesmo dia na Delegacia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Douglas já tinha um histórico negativo: em 2016, esteve envolvido em outro escândalo de agressão, dessa vez com sua esposa na época, Rayanne Morais.

A assessoria da Globo, procurada por Patrícia Kogut, informou que não se pronuncia acerca da vida pessoal de seus atores. Douglas trabalhou na emissora apenas em 2011, com uma ponta na telenovela Malhação, e ficou mais conhecido após vencer o reality show A Fazenda, da Record, em 2015.

Com o intuito de compartilhar seu relato e alertar outras mulheres que possam estar na mesma situação, Jeniffer divulgou uma carta, publicada no blog de O Globo. Leia, na íntegra, a seguir:

“Comecei a namorar há um mês atrás. Tudo foi muito legal no começo, eu me senti acolhida, me senti amada e, em pouco tempo, comecei a morar com ele praticamente. Ficava direto na casa dele ou ele na minha. Saíamos muito. Conheci todos os seus amigos e eu não tinha do que reclamar. Em seguida começamos a passar por coisas não tão legais assim.

Começamos a discutir, a ter problemas com mentiras e eu comecei a descobrir quem realmente era a pessoa que estava ao meu lado. Não, eu não sabia de todas as fofocas que envolviam essa pessoa e sim, eu acreditei na versão dele. Por quê? Porque eu estava apaixonada e a pessoa de que todos falavam estava na minha frente, se revelando aos poucos a cada segundo. Fui me decepcionando e mentindo para mim mesma. Por que continuei? Porque ele tinha a maneira certa de me fazer mudar de ideia, de me convencer. Ele era fofo logo após me xingar. Ele sabia como me manipular e eu queria acolher aquela pessoa, já que achava que era acolhida. E assim foi até chegar ao ponto dessas fotos (veja abaixo). Uma discussão boba desencadeou isso aí que vocês estão vendo. As fotos são do dia 22 para o dia 23 de junho.

Eu fui agredida e demorei para entender o que estava acontecendo. Eu não ia denunciar, eu não ia contar para ninguém. Eu me senti culpada! Infelizmente muita gente passa por isso, por agressões até piores do que essas e que não dão em nada. Eu resolvi lutar pelos meus direitos, eu resolvi me expor e resolvi me abrir aqui para vocês. Acredito que devemos fazer a nossa parte, e a minha parte com tudo isso é mostrar que devemos lutar, sim! Não podemos deixar esse tipo de coisa passar. Independentemente da situação, isso não pode acontecer. Eu me senti culpada porque estava dançando, me senti culpada por achar que, de alguma forma, tinha provocado ciúmes no meu namorado.

Em hipótese nenhuma agressão é uma justificativa para qualquer coisa. No dia seguinte, eu não acreditava ainda, cheguei a procurar por ele, cheguei a conversar. Me senti mal, questionei a minha culpa nessa situação toda e chorei. O que quero com tudo isso? Justiça! Quero também de alguma forma ajudar as mulheres que passam por isso e têm medo de largar o agressor, que sentem medo de ameaças, que acreditam em um amor que não existe! Quem ama cuida, quem ama não agride e manipula. Ninguém merece isso. Não pensem que é uma bobeira. Aceitem a ajuda de pessoas que querem o seu bem, quem vê de fora vê melhor. O agressor muitas vezes consegue nos convencer. Passamos por malucas e eu me questionei diversas vezes se isso era verdade: ‘Não, não pode ser. Foi um momento de loucura. Machucou sem querer. Eu errei também’. E por aí vai. Se tudo isso passou pela minha cabeça, imagino que deve passar também pela cabeça das pessoas. Não vamos permitir. Não estamos sozinhas! E, mais uma vez, quem ama cuida, quem ama não agride”.

OPORTUNIDADE!!! Faetec Oferece Duas Mil Vagas em 34 Cursos Gratuitos

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) ainda oferece cerca de duas mil vagas para 34 cursos profissionalizantes em 74 escolas da rede em todo o Estado do Rio.
Um total de 9.599 chances já anunciadas, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os candidatos interessados em obter uma capacitação profissional gratuita devem se cadastrar pelo site pronatec.mec.gov.br/inscricao.
“No primeiro momento, as oportunidades foram voltadas aos beneficiários de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família, ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais. Agora, as vagas estão abertas para qualquer pessoa interessada”, informou o presidente da Faetec, Miguel Badenes.
 

 

Após preencher o cadastro e escolher o curso desejado, o candidato terá dois dias para confirmar a matrícula. Os estudantes selecionados terão direito a material didático e ajuda de custo nos dias de aula para despesas de transporte e alimentação.
Para se candidatar, é preciso ter idade mínima de 15 a 18 anos, de acordo com o curso. O grau de escolaridade exigido também depende da capacitação escolhida.
Entre os cursos com vagas em aberto estão os de agente de informações turísticas, agente de recepção e reservas em meios de hospedagem, almoxarife, auxiliar de conservação de acervos (Unidade Centro de Memória), bartender, camareira em meios de hospedagem, desenhista de produtos gráficos web, garçom, manicure e pedicure, operador de computador, programador de dispositivos móveis, recepcionista e idioma, entre outras opções.

FOI ESSE QUE MATOU DOIS HOMENS NUMA FESTA EM CAMPO GRANDE!!!

ASSASSINO FORAGIDO

Este é Gilberto Alexandre de Araujo, ele matou os dois amigos em Campo Grande esse final,l de semana, e está fotagido. Qualquer informação que leve a esse marginal liguem no Disk Denúncia. 22531177

Entenda o caso:

Dois amigos foram assassinados na noite deste domingo numa festa na Estrada dos Caboclos, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. O mecânico Anderson Luís Lírio Pinto, de 38 anos, e o segurança Gustavo Venâncio, de 32, foram mortos após um desentendimento.

ENTENDA O CASO

https://acgnews.com.br/sobre-o-dulpo-homicidio-em-campo-grande-o-motivo-muito-banal/

Segundo Waneska Correa, mulher de Anderson, o assassino tinha uma rixa antiga com o seu marido

— A rixa já dura um mês. Estávamos fazendo um churrasco na minha casa quando o cara passou. Ele (o assassino) ficou debochando. Durante a briga, Anderson deu um soco nele. O cara foi embora para casa e voltou um tempo depois com uma arma nas mãos. Começou a atirar. Gustavo foi o primeiro a ser atingido. Uma criança foi atingida por estilhaços e uma mulher ferida em um dedo das mãos. Quando chegou no portão, atingiu o meu marido com a última bala do revólver — relatou a mulher de Anderson.

Segundo uma cunhada de Anderson, os corpos dos dois amigos ainda estão no Instituto Médico-Legal (IML) do Centro e não há previsão para os enterros.

Segundo a Polícia Militar, policiais do 40º BPM (Campo Grande) foram acionados para verificar uma ocorrência com feridos na Estrada dos Caboclos. No local os agentes encontraram duas pessoas mortas. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) da Capital.

Nas redes sociais, amigos se solidarizam com as famílias e prestam homenagem aos amigos:

“Uma vida perdida por nada vai com Deus meu primo “Nem”, escreveu uma prima referindo-se ao apelido de Anderson.

“Meus sentimentos. Que Deus conforte toda família”, escreveu outra amiga.

“Meus sentimentos. Estou até agora sem acreditar. Meu Deus. Duas pessoas super do bem. Eram amigos, brincallhões” postou um amigo.

Gilberto Alexandre de Araujo o assassino com a camisa do Flamengo

 

Anderson luis (nem) a vitiima

Gustavo venancio (gugu)

 

 

Pesquisadores brasileiros fabricam fogão solar para substituir botijão de gás

num dos corredores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um equipamento cheio de espelhos reflete a luz do sol. O objeto, que lembra uma antena parabólica, é um fogão solar.

Produzidos com sucata, o fogão transforma radiação solar em casa, criando efeito etufa para esquentar os alimentos

Foto: BBC News Brasil

Além dele, existem outras peças semelhantes espalhadas no ambiente. São protótipos de fornos, fogões e secadores desenvolvidos no laboratório de máquinas hidráulicas do curso de Engenharia Mecânica, coordenado pelo professor Luiz Guilherme Meira de Souza, que pesquisa a energia solar há 40 anos – 37 deles, na UFRN.

Os equipamentos, construídos com sucata, espelhos e outros materiais de baixo custo, podem ser alternativas viáveis para substituir o botijão de gás, assegura o pesquisador. Nos últimos 12 meses, o preço do botijão de gás aumentou muito acima da inflação e já consome até 40% das rendas das famílias mais pobres.

A ideia do fogão é simples: transformar a radiação solar em calor, criar um efeito estufa e usar esse calor para aquecer água, cozinhar, secar ou assar os alimentos.

Um dos experimentos, por exemplo, é um forno que teve um custo total de R$ 150 reais – valor equivalente a cerca de duas recargas de botijões de gás. O equipamento assou nove bolos ao mesmo tempo em uma hora e meia, somente com a energia captada da luz solar. Um forno convencional seria vinte minutos mais rápido, mas não teria capacidade para tantas assadeiras.

Idealizado pelo engenheiro Mário César de Oliveira Spinelli, 31 anos, o forno foi feito com MDF – uma chapa com fibras de madeira – espelhos e uma placa de metal, combinação de resina sintética com malha de ferro.

“A grande questão era: com essa área tão grande será que a gente vai conseguir assar todos os alimentos? Porque a carga também era muito grande. E a gente colocou e foi perfeito. Vimos que era viável”, pontuou Spinelli, que fez da experiência seu objeto de mestrado na UFRN em 2016.

Sustentabilidade

Há cinco anos, o engenheiro Pedro Henrique de Almeida Varelatambém defendeu o tema “Viabilidade térmica de um forno solar fabricado com sucatas de pneus” em sua dissertação de mestrado na universidade potiguar. Além dos pneus, Varela também utilizou latinhas vazias de cerveja e uma urupema, espécie de peneira indígena, para fazer o protótipo solar.

Durante os testes, foram assados vários alimentos: pizza, bolo, lasanha e até empanados. O resultado foi satisfatório.

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte conseguiram cozinhar uma série de alimentos no fogão com energia solar

Foto: BBC News Brasil

“Quando eu fiz o primeiro bolo, eu comi e fiquei realizado. Porém, é uma decepção ser mais um projeto que ficou na prateleira da universidade. Mas só em saber que dá certo, deixa a pessoa com a sensação de que é uma alternativa viável feita com produtos que estavam sendo descartados.”

Varela destacou na pesquisa que em países da África e da Ásia o governo tem incentivado o uso de fogões solares pela população para diminuir o consumo de lenha e os impactos ambientais.

Viabilidade

De acordo com o professor Luiz Guilherme, no Brasil, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) conseguiu levar essa ideia para algumas comunidades pobres.

Afinal de contas, se há viabilidade econômica, técnica e ambiental, se o país possui condições climáticas favoráveis, por que os experimentos feitos na UFRN não saem das salas acadêmicas e ganham visibilidade e uso doméstico?

“A energia solar é uma energia social porque está disponível para todos, mas é a que menos tem investimentos porque o modelo de sociedade que nós temos sempre busca concentrar a energia e produzir pra vender e nosso trabalho não está na geração de energia pra vender”, justifica o professor Luiz Guilherme.

Para o pesquisador, o produto poderia ser fabricado em escala se o Brasil investisse em pesquisas de tecnologia social. Mas os estudos que são realizados esbarram, na opinião dele, no desinteresse político, industrial e até acadêmico.

Pesquisadores enfrentam dificuldade financeira para manter estudos em energia solar

Foto: BBC News Brasil

Sem investimentos

“As bolsas e pesquisas financiadas não existem para tecnologia social. No departamento de Engenharia Mecânica, por exemplo, como chefe do laboratório, eu não recebo verba pra sustentar esse trabalho”, diz o professor Luiz Guilherme.

O dinheiro para custear os projetos, garante, é tirado do próprio salário e das bolsas de pesquisa dos alunos.

Há outra sobrecarga no setor. Desencantados com a falta de incentivo, muitos pesquisadores de energia solar redirecionaram seus estudos para outras áreas onde havia incentivo financeiro, como o petróleo.

Foi o que aconteceu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que era a maior referência de energia solar no Brasil. “Lá tem pesquisadores de grande nome, de grande potencial nessa linha. Muitos deles migraram para outras áreas. Fazer pesquisa para pobre não dá dinheiro”.

Apesar disso, as pesquisas no setor gerido pelo professor Luiz Guilherme continuam. Uma das últimas criações do laboratório de máquinas hidráulicas é um fogão com quatro focos construído com resíduos industriais e com fibras de juta, fibra têxtil vegetal utilizada nos sacos de estopa.

O pesquisador garante que é o único no mundo. “Esse fogão é inédito. A literatura não mostra outro. É uma criação nossa, de um aluno de pós graduação. Esse fogão permite cozinhar quatro tipos de alimentos ao mesmo tempo”, assegura Guilherme.

É importante ressaltar que o fogão ou forno só funcionam satisfatoriamente em boas condições solares, das 09h da manhã às 14h. Alguns cuidados fundamentais também são necessários durante o manuseio, como o uso de óculos escuros para que a luz não reflita nos olhos.

Nenhum dos pesquisadores tem forno ou fogão solar em casa. Mas todos eles afirmam categoricamente que os produtos são efetivos e se predispõem a implantar projetos-pilotos em comunidades socialmente desassistidas.

“Um trabalho, um estudo existe. Está aqui a comprovação da viabilidade. Ela existe, está catalogada. A vontade de repassar estas tecnologias também existe. Eu nunca patenteei nada, nunca produzi pra ganhar nada, não é meu interesse. Eu não sou um empresário. Eu sou um professor”, finaliza o pesquisador da UFRN.

 

Governo apaga publicação sobre efeitos da maconha

A repercussão negativa motivou o Senado a deletar de sua página oficial no Facebook uma publicação sobre os possíveis malefícios da maconha. Divulgada no domingo (24/6) e criticada por especialistas e internautas, a mensagem que alegava que o uso da Cannabis sativa pode levar à morte imediata, entre outros possíveis efeitos controversos, foi retirada do ar esta tarde.

Em nota de esclarecimento, a instituição esclarece que as informações foram produzidas a partir de material da Academia Nacional da Polícia Federal (PF), para a série de posts que o Senado vem divulgando através das mídias sociais, devido à Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas.

MAIS SOBRE O ASSUNTO

https://acgnews.com.br/medico-brasileirodiz-que-maconha-pode-substituir-o-rivotril/

https://acgnews.com.br/manifestantes-pedem-legalizacao-da-maconha-em-marcha-no-rio-de-janeiro/

Aberta no último dia 18, a semana nacional se encerra oficialmente amanhã (26). Instituída em 1999, a data visa a conscientizar a população sobre os efeitos das drogas. Entretanto, para estudiosos do tema, como Andrea Gallassi, da Plataforma Brasileira de Política de Drogas, a publicação do Senado tenta amedrontar a população a partir de dados questionáveis.

Ex-coordenadora-geral de Capacitação da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, e ex-consultora da Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, do Ministério da Saúde, Andrea Gallassi, afirmou, no Facebook, que a ciência não registra uma única morte que possa ser atribuída ao uso da maconha.

“A assessoria do Senado Federal está dando um péssimo exemplo ao divulgar fake news [informações falsas] sobre os malefícios do uso da maconha”, escreveu Andrea Gallassi. “Amedrontar se valendo de mentiras não é o caminho republicano para informar a população”, completou a estudiosa.

Descriminalização
O Senado discute um projeto de lei suplementar (PLS 514/2017) com proposta de mudar a Lei Antidrogas (Lei 11.343), descriminalizando o cultivo da planta, que poderia ser cultivada em casa. O debate se dá entre os que defendem eventuais benefícios que poderiam advir da descriminalização do uso da maconha e de outras drogas e os que apontam os riscos para a saúde dos usuários e para a segurança pública com a eventual liberação do consumo.

A mudança proporcionaria, inclusive, que as famílias que lutam pela regulamentação da Cannabis sativa para fins medicinais e pesquisadores obtivessem mais facilmente os derivados da planta para uso terapêutico.

O assunto, no entanto, tem provocado muita controvérsia, com argumentos pró e contra a planta sendo apresentados junto a dados que, ora apontam os riscos do consumo da maconha, ora relativizam esses mesmos perigos, alegando que a educação seria mais eficaz que a mera proibição, com a vantagem de reduzir as consequências indesejáveis do combate às drogas, como a violência e a marginalização dos usuários. O próprio ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, defendeu na última sexta-feira (24), a distinção entre usuário e traficante e a descriminalização do porte de drogas.

Para Jungmann, isso ajudaria a reduzir o número de mortes violentas de jovens no país, além de desafogar o sistema penitenciário brasileiro. Jungmann lembrou que a Lei Antidrogas já prevê tratamento diferenciado para usuários e traficantes, mas não estabelece a quantidade de droga que caracterizaria o porte.

Segundo o Ministério da Segurança Pública, cerca de 74% da população carcerária brasileira são formados por pessoas que praticaram crimes de baixa periculosidade, entre eles, pequenos traficantes e usuários de drogas. Em seu site, o Ministério da Saúde classifica o uso, abuso e a dependência química como problemas “complexos, multifatoriais e que exigem abordagem interdisciplinar, envolvendo múltiplas áreas governamentais (Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça, etc).