Polícia Civil apreende fuzis, granadas e pistolas em barco na Baía de Guanabara
Homens estariam resgatando armamento esquecidos durante fuga após confronto no Morro da Babilônia. Três pessoas foram presas dentro de embarcação.
Policiais civis da 27ªDP (Vicente de Carvalho) apreenderam cinco fuzis, três pistolas, granadas e munições dentro de um barco na Baía de Guanabara, no fim da noite desta segunda-feira (11). Os agentes interceptaram a embarcação depois de receberem uma informação de que traficantes do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, haviam resgatado pelo mar armas que foram deixadas para trás durante confronto no Morro da Babilônia, Zona Sul, no último fim de semana.
Dentro do barco estavam três homens, que não reagiram à abordagem. Eles foram levados para a delegacia e serão autuados em flagrante por associação para o tráfico e porte ilegal de armas.
“Eles adotaram uma rota incomum para retirar as armas da favela. E iam trazer o material de volta para a Maré, que foi quem apoiou a guerra com homens e armas. Mas conseguimos interceptar e tirar mais algumas dessas armas de guerra de circulação”, disse o delegado Marcus Vinicius Amim.
Entre as armas apreendidas havia um fuzil AR-10, três G3 e um FAL, além de três pistolas Glock, granadas e diversos carregadores de fuzil. Na sexta-feira (8), policiais do Batalhão de Choque apreenderam seis fuzis na mata que dá acesso à Urca, e no domingo (10) sete corpos foram resgatados no mar por homens do Corpo de Bombeiros.
Artigo 87.º – Tráfico de armas
1 – Quem, sem se encontrar autorizado, fora das condições legais ou em contrário das prescrições da autoridade competente, vender, ceder a qualquer título ou por qualquer meio distribuir, mediar uma transacção ou, com intenção de transmitir a sua detenção, posse ou propriedade, adoptar algum dos comportamentos previstos no artigo anterior, envolvendo quaisquer equipamentos, meios militares e material de guerra, armas, engenhos, instrumentos, mecanismos, munições, substâncias ou produtos aí referidos, é punido com uma pena de 2 a 10 anos de prisão.
2 – A pena referida no n.º 1 é de 4 a 12 anos de prisão se:
a) O agente for funcionário incumbido da prevenção ou repressão de alguma das actividades ilícitas previstas neste diploma; ou
b) Aquela coisa ou coisas se destinarem, com o conhecimento do agente, a grupos, organizações ou associações criminosas; ou
c) O agente fizer daquelas condutas modo de vida.
3 – A pena pode ser especialmente atenuada ou não ter lugar a sua punição se o agente abandonar voluntariamente a sua actividade, afastar ou fizer diminuir consideravelmente o perigo por ela provocado, impedir que o resultado que a lei quer evitar se verifique ou auxiliar concretamente na recolha das provas decisivas para a identificação ou a captura de outros responsáveis.
Isso é Esporotricose!
Uma doença que surgiu em meados de 1990 e hoje virou uma epidemia. Causada por fungos através de bichos de estimação que não tem nenhuma culpa. A maior probabilidade está no gato que vive lixando suas unhas em árvores, cava buracos na terra para fazer suas fezes e urina. O animal adquire o fungos que fica alojado em suas unhas e uma vez a pessoa seja arranhada ela se contamina. O fungicida ITRACONAZOL é o único tratamento tanto para animal como humano. Pesquisem no Google toda matéria.
Ressaltando que os animais não tem culpa!
Tratamento existe nos postos de saúde pública com Dermatologista.
Essa foto é o caso do meu marido que está em estágio avançado pela demora do diagnóstico. O tratamento não é barato e dura em média de 06 meses a 01 ano dependendo da imunidade da pessoa. #SóporPrevenção
A esporotricose é uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii que pode atacar humanos e animais. Geralmente afeta a pele e os vasos linfáticos próximos a ela, mas pode também afetar ossos, pulmão e articulações.
Esse fungo está presente na maior parte do mundo, mas principalmente em regiões de clima temperado e tropical, como a Ásia, África, Oceania e Américas. Por habitar a natureza, o S. Schenckii está presente no solo, vegetais e madeira, e pode atingir tanto humanos quanto animais. Sua disseminação é lenta e os sintomas se caracterizam por nódulos purulentos ou não e que aparecem, normalmente, nos membros superiores, como braços e mãos, e também na face.
A doença foi descrita pela primeira vez em 1898 pelo americano Benjamin Schenck e sua maior epidemia relacionada com transmissão zoonótica foi descrita no Rio de Janeiro, onde, entre os anos de 1998 e 2004, foram diagnosticados 1503 gatos, 64 cachorros e 759 humanos com esporotricose.
Índice – neste artigo você irá encontrar as seguintes informações:
Como o fungo está constantemente em ambientes abertos, principalmente no solo, a esporotricose pode ser transmitida através de ferimentos já abertos que tenham contato com algum material contaminado, como farpas de madeira ou espinhos de plantas. Outra forma de contaminação é através do contato com animais contaminados, gatos em sua maioria, através de mordeduras, arranhaduras ou resultante da manipulação dessas feridas que contenham grande quantidade de fungos.
Além dessas duas maneiras de transmissão, a doença pode ser contraída também pela inalação do fungo, porém é muito raro de acontecer e atinge principalmente pessoas imunodepressivas. Não há casos de transmissão de esporotricose de uma pessoa para outra.
Como é a evolução da doença e quais são os seus sintomas?
A evolução da esporotricose pode ser de duas maneiras: subaguda ou crônica – que acontece na maior parte dos casos. Normalmente, a infecção é benigna e se limita apenas à pele, mas há casos em que ela se espalha através da corrente sanguínea e atinge os ossos e órgãos internos.
O período de incubação do fungo no organismo do paciente se dá de 7 a 30 dias, podendo chegar até 6 meses após a infecção. Os sintomas da doença variam de acordo com a forma com que se manifesta, ou seja, se ela é cutânea ou extracutânea, mas o primeiro a aparecer é um pequeno nódulo doloroso, bem parecido com uma picada de inseto. Esse nódulo pode ter a cor vermelha, rosa ou roxa, ser purulento ou não, e costuma aparecer no dedo, mão ou braço em que o fungo penetrou.
Arlindo Cruz deixará hospital após quase um ano e meio internado
Internado desde março de 2017, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o cantor Arlindo Cruz deve ir para casa nos próximos dias. A informação, divulgada pelo site Sambarazzo, foi confirmada pela mulher dele, Babi Cruz.
— Estamos preparando a casa, perfumando, incensando tudo para receber o chefe da nossa família de braços abertos — comemora Babi, que ressalta que o cantor vai ter o acompanhamento de uma equipe médica na própria residência.
Animada, ela já faz planos para quando o marido estiver em casa, o que deve acontecer até o dia 15:
— Ele tem que sentir o cheiro de feijão sendo feito, ver o cachorro pra lá e pra cá, o papagaio falando…
Cantor e compositor, Arlindo Cruz ficou está há um ano e três meses internado. No início do tratamento, ele ficou na Casa de Saúde São José, em Botafogo. Após 26 infecções, pressão arterial e glicose controaldas, ele foi transferido para o Hospital Placi, no mesmo bairro, voltado para reabilitação motora.
Arlindo Cruz passou mal na tarde desta sexta-feira (17) e foi levado pela mulher e pelo filho para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Barra, Zona Oeste do Rio. O cantor passou mal em casa, e foi encontrado inconsciente pela mulher. Ele faria um show em São Paulo na noite desta sexta.
Em sua conta no Facebook, o filho de Arlindo, Arlindinho, postou que o músico está internado “em estado estável. “É tudo que sabemos”, acrescentou. Segundo a mulher do cantor, Babi, depois de socorrido Arlindo foi induzido ao coma para poder estabilizar os sinais e preservar os órgãos vitais para poder realizar a transferência dele da UPA da Barra para o Hospital São José, no Humaitá.
O médico de Arlindo foi acionado pela família para acompanhar a transferência para o hospital. Apesar das medidas tomadas, até a publicação desta matéria ainda não havia um diagnóstico do que o cantor teria sofrido.
Uma produtora de Arlindo disse que o médico da UPA que atendeu o músico afirmou que o quadro indicava AVC, mas ele precisava passar por mais exames. Ele chegou à unidade consciente e conversando, mas foi induzido ao coma posteriormente.
Ainda de acordo com Babi, nesta quinta-feira (16), Arlindo participou do musical ‘Cartola – O mundo é um moinho’, e ficou bastante emocionado por estar entre amigos participando da homenagem ao compositor.
Trajetória
Arlindo Cruz tem 58 anos e é um dos cantores de samba mais conhecidos no Brasil. Além de escrever e cantar, ficou famoso por tocar cavaquinho e banjo – sua primeira gravação foi ainda na adolescência, com um dos fundadores da Portela, Candeia. Antes da carreira solo, Arlindo foi integrante do Fundo de Quintal de 1981 a 1993.
Segundo o site oficial do sambista, Arlindo Cruz tem mais de 550 músicas gravadas por vários artistas como Zeca Pagodinho (“Bagaço de Laranja”) e Beth Carvalho (“Jiló com Pimenta”). O cantor também escreveu para sua escola de coração, Império Serrano. Venceu concursos para emplacar sambas nos carnavais de 1996, 1997, 1999, 2011, 2003, 2006 e 2007. Em sua carreira solo, Arlindo segue lançando CDs e DVDs.
Por volta das 18 horas dessa Segunda Feira, um jovem foi assassinado, no Sub Bairro do Piraquara, no Bairro de Realengo, Zona Oeste Do Rio de Janeiro.
Rodrigo Marinho, foi morto a tiros dentro do carro perto de um salão de festas naquela região!! A Divisão de homicidios está no local!!!
Mais informações em instantes em nosso site!!!!
LEIA TAMBÉM!!!
UM ELEMENTO É PRESO E OUTRO MORTO NA AV. BRASIL, ALTURA DE CAMPO GRANDE
Na tarde deste sábado (09) policiais do Batalhão de policiamento em vias expressas ( BPVE) prenderam um criminoso e outro veio a óbito na Avenida Brasil , próximo ao viaduto Oscar Brito, sentido Centro. Apreenderam duas armas de fogo e recuperaram um carro.
Policiais foram alertados por um usuário da via que meliantes em um Veículo Toyota/Corolla, cor prata, estariam praticando roubos e seguiam sentido centro, em direção aos policiais.
Logo após, os policiais se depararam com o veículo citado dando ordem de parada, em ato contínuo os meliantes desceram do veículo, empreenderam fuga a pé, efetuaram disparaos de arma de fogo contra os policiais que de imediato revidaram a agressão, vindo o meliante que fazia uso da pistola contra os policiais a ser atingido na cabeça, e veio a óbito no local, e o outro preso em seguida. Após revista no veículo foi localizado um revólver debaixo do banco.
Uma vítima de roubo que se apresentou no local disse que os meliantes haviam roubado sua mochila e celular na altura da passarela do campinho. Os policiais foram acionados comparecendo ao local.
*Material Apreendido/ Recuperado* :
* 01 Veículo Toyota/Corolla, ano: 2014/2015, cor prata, placa: KWQ 8312-RJ (NADA/CONSTA até o momento).
* 01 Pistola, cal 380
* 01 Revólver
соrrеgеdоrіа da PM dіѕѕе ԛuе арurа a grаvаçãо. Mаіѕ сеdо, a соrроrаçãо tіnhа informado ѕоbrе um tіrоtеіо nо mеѕmо bаіrrо, ԛuе terminou соm umа estudante, іdеntіfісаdа соmо Maria Eduаrdа, morta e dois homens fеrіdоѕ. Pоѕtеrіоrmеntе, a corporação fаlоu ԛuе os fеrіdоѕ mоrrеrаm. A PM dіѕѕе ԛuе vаі apurar se o vídeo ocorreu nо mesmo local dа mоrtе da menina. Aѕ іmаgеnѕ mostram оѕ policiais раѕѕаndо ао lаdо da dupla, ԛuе еѕtá caída na саlçаdа. Oѕ hоmеnѕ еѕtãо ѕе mexendo.
Armаdоѕ com fuzіѕ, оѕ PMѕ atiram соntrа eles. Depois dа dіvulgаçãо dо vídео, a аѕѕеѕѕоrіа de іmрrеnѕа da Polícia Militar іnfоrmоu ԛuе o соmаndо dа corporação tеvе conhecimento da grаvаçãо ԛuе сіrсulа nаѕ rеdеѕ ѕосіаіѕ “е mostra a аtuаçãо dе роlісіаіѕ militares na árеа dа Fazenda Botafogo na tаrdе desta ԛuіntа-fеіrа (30)”. “Em vіrtudе dо que é еxроѕtо, o Comandante Geral determinou ԛuе a Cоrrеgеdоrіа Interna da Pоlíсіа Mіlіtаr аѕѕumа a арurаçãо dа flаgrаntе іlеgаlіdаdе e assim rеѕроnѕаbіlіzе os envolvidos”, diz a nоtа.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e levar um documento de identidade oficial com foto
Com baixa nos estoques, o Hemorio convocou a população para doar sangue no Instituto. O local pode receber até 500 doadores por dia e recebe doações, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, entre 7h e 18h.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e levar um documento de identidade oficial com foto.
A única exceção fica para os jovens de 16 e 17 anos, que devem ter autorização dos pais. A autorização pode ser obtida no site do Hemorio.
Para doar, não é necessário estar em jejum, mas alimentos gordurosos devem ser evitados quatro horas antes da coleta.
O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no Centro, próximo ao Campo de Santana. Para obter endereços de outros postos de coleta, o interessado deve ligar para o Disque Sangue – 0800 282 0708.
Doar sangue faz bem não só para quem recebe, mas para quem doa também!
Infelizmente ainda é muito pequeno o número de pessoas doadoras de sangue. O número de doares não chega nem a 10%. Os outros 90% não doam sangue por medo ou até mesmo por nunca terem parado para pensar na importância deste ato.
Todos os dias, mais de 41 mil doações de sangue são necessárias para atender aos que mais precisam. E essa é uma soma que só é possível alcançar com a doação voluntária; com a boa vontade de homens e mulheres de bem atentos ao seu próximo. Mas, não é isso o que acontece.
Você pode estar pensando que doar sangue seja algo ruim uma vez que a deficiência sanguínea leva ao cansaço, queda imunológica e anemia. O que você não sabe é que uma sobrecarga de ferro no sangue também pode te colocar em uma situação perigosa.
Sendo assim, gostaria que você refletisse sobre o assunto. Veja os benefícios da doação de sangue:
O primeiro você já conhece: sua doação de sangue pode ajudar a salvar muitas vidas!
Reduz o nível de ferro no sangue: Doadores de sangue têm 88% menos possibilidade de sofrer um ataque cardíaco em consequência da indicação do nível de ferro no sangue. As pessoas não entenderam ainda que o excesso de ferro é um fator negativo e que está relacionado ao risco aumentado de infarto do miocárdio. É por isso que mulheres que estão menstruando têm menor risco cardiovascular em comparação aos homens, porém quando entram na menopausa as chances se igualam. Antigamente se acreditava que isso ocorria pela alteração hormonal, porém hoje já se sabe que isso acontece graças à retenção do ferro.
Melhora o fluxo sanguíneo: Vivemos em uma condição em que há maior risco de hipercoagulação do sangue, algo silencioso, mas que apresenta altíssimo risco de morte súbita. Alimentação refinada, muito açúcar, anticoagulantes, cigarros, ondas eletromagnéticas, estresse emocional, ansiedade, colesterol elevado e ácido úrico alterado no sangue, são apenas alguns dos fatores que podem estar colocando sua vida em risco, facilitando a hipercoagulação do sangue. Essa situação de hipercoagulabilidade do sangue aumenta a inflamação, tanto das artérias como nas células pela falta de oxigênio nutrindo os tecidos. Com repetidas doações de sangue, consegue-se melhorar o fluxo sanguíneo e com isso diminuir o risco de obstruções arteriais.
Maior longevidade: Os estudos são muito claros ao retratar que pessoas que doam sangue vivem mais do que as altruístas. Acredita-se que seja por uma atitude que gera menos estresse e pela redução do nível de ferro circulante.
Entenda os males provocados pelo excesso de ferro
Não há como negar que o ferro é um elemento essencial para a nossa vida. Ele faz parte de muitas proteínas e enzimas, envolvidas no transporte de oxigênio, regulação celular, diferenciação, crescimento celular, entre outras funções. Seu papel mais importante é na ligação com a hemoglobina gerando a oxigenação dos tecidos, sem a qual as células acabam sucumbindo.
Por outro lado, nós não temos mecanismos de excreção do ferro; ele é como um metal pesado que uma vez absorvido, fica dentro da célula. A capacidade oxidante do ferro é altíssima e com isso ele pode lesar os tecidos do corpo contribuindo para o surgimento de graves doenças.
Estudos relatam que em câncer com excesso de ferro existe cerca de três vezes mais possibilidades do aparecimento de tumores. Além disso, o ferro em excesso pode estar relacionado com o aparecimento de: cirrose hepática, câncer de fígado, arritmia cardíaca, Doença de Alzheimer, diabetes tipo I e infecções virais e bacterianas.
Você tem checado sua ferritina?
Se você está pensando em prevenção, checar a ferritina é um dos exames básicos para esse objetivo.
Se a sua ferritina estiver baixa, significa que o seu nível de ferro está baixo também.
Os valores de ferritina sérica deve ser entre 20 e 80 ng/ml, sendo que abaixo de 20 sugere que você está deficiente em ferro e acima de 80 que você tem excesso. A dosagem ideal é entre 40 e 60 ng/ml. Quanto mais alto, acima de 100, pior é a sobretaxa; valores acima de 300 são extremamente tóxicos, ligados a eventualmente sérios danos celulares.
O gigante da zona oeste está acordando e voltando ao cenário do futebol
O sonho do Campusca de voltar às suas raízes está mais perto de acontecer do que muitos imaginam. Apoiado por Zico, um grupo vem se empenhando para reformar e modernizar o Estádio Ítalo Del Cima e suas dependências, presente que o clube ganhará em seu aniversário de 78 Anos.
O plano tem a reforma da quadra de eventos, a volta do bar, reforma da piscina, da fachada do clube, criar uma secretaria, loja oficial no clube, e liberar o estádio (arquibancada raiz) com capacidade total de 18 mil pessoas.
A ideia, em caso de liberação da quadra de eventos, é fazer uma revitalização para comemorar os 78 anos de fundação do clube, fundado em 16 de maio de 1940.
Com uma capacidade de 18 mil pessoas, Ítalo Del Cima é o quarto maior estádio do município do Rio de Janeiro.
Mais novidades devem chegar ao decorrer do tempo, quando o clube ao certo saberá sé de fato a liberação do estádio será aprovada pelos órgãos públicos.
O grupo responsável pelo projeto de revitalização está empenhado em ajudar na reforma do estádio e suas dependências. Uma delas seria do ramo de eventos que trará de volta os grandes bailes no clube.
O Campeonato Carioca da Série C começa em julho e o Campo Grande enfrenta na estreia o também tradicional Canto do Rio fora de casa. A diretoria do Campusca está empenhada em trazer o maior patrimônio do clube de volta aos torcedores.
O futebol na região se inicia no começo do século XX. Segundo o jornal O Imparcial de 18 de maio de 1924, o antigo Campo Grande Athletic Club foi fundado em 16 de maio de 1908. Em 1920, antes de começar o certame, quando ainda era denominado de Campo Grande Football Club, fez fusão com o Paladino Football Club, surgindo o Campo Grande Athletico Club.
O atual Campo Grande foi fundado com o nome de Club Sportivo Campo Grande por remanescentes do antigo clube da região, o Campo Grande Athletic Club, fundado em 1908, que disputava os antigos campeonatos da Liga Metropolitana. Em meados dos anos 30, o clube foi extinto, permanecendo entre alguns o ideal do futebol. O Sportivo logo deu lugar ao atual time, o único participante do antigo Departamento Autônomo.
Coube ao senhor João Ellis Filho a entrega do pedido de inscrição na Federação Estadual de Futebol do Rio de Janeiro, a 10 de abril de 1961. Já em 1962 o clube estava entre os grandes do futebol. No seu primeiro jogo pelo campeonato estadual, a 1 de julho, no Maracanã, venceu o Botafogo de Futebol e Regatas por 1 a 0, gol de Nelsinho.
O Campo Grande já disputou 580 jogos pela primeira divisão, obtendo 124 vitórias, 173 empates e 283 derrotas. Participou do Campeonato Brasileiro da Série A em 1979 e 1983. No cartel de jogos internacionais, apresenta mais de 20 jogos e duas excursões. Em 1972aos Estados Unidos e 1996 à Suiça.
Fundado em 1940, cresceu assustadoramente no chamado sertão carioca, a zona rural. No Departamento Autônomo participou desde seu primeiro certame, em 1949, até ser incluído para disputar o certame estadual, em 1962. Era o mais estruturado participante do D.A. Foi admitido na Federação, a 6 de julho de 1961 e, na mensagem de seu presidente, João Ellis Filho, um trecho dizia “… desejo reafirmar a todos que acreditam no nosso êxito que faremos o possível e o impossível para nos tornarmos um dos grandes do futebol brasileiro…”
O primeiro título viria no Troféu José Trócoli, disputado entre julho e agosto de 1967, por times que não haviam se classificado para o segundo turno do campeonato estadual. No elenco figurava Dário Maravilha que logo no ano seguinte seria vendido para o Clube Atlético Mineiro. No Campo Grande, ele assinalou 26 gols, de 1966 a 1968, incluindo gols nos juvenis e aspirantes.
O Campusca se orgulha da alcunha de celeiro de novos talentos e o principal ícone desta história é Vanderlei Luxemburgo. Hoje um dos principais técnicos do futebol brasileiro, com 31 anos, ele assumiu o time alvinegro para a disputa da Taça de Ouro (Série A do Brasileirão) de 1983. Entre 44 equipes, o Campo Grande, que já tinha feito parte da elite nacional em 1979, ficou em 24º lugar na classificação final.
O Campo Grande era um clube que tinha, para aquela época, uma estrutura fantástica e um time formado por Zé Carlos, Orlando Lelé, Neném, Pirulito e Jacenir; Israel, Lulinha e Pingo; Tuchê, Luizinho das Arábias e Luiz Paulo. Sob o comando de Décio Esteves, foi campeão da Taça de Prata e fez uma campanha muito boa na Primeira Divisão do Brasileiro.
Além de Luxa, Edu Coimbra, irmão de Zico, encerrou a carreira de jogador e começou a de treinador no Campo Grande, em 1981. Depois, treinou o Vasco e até a Seleção Brasileira. Jair Pereira é outro bom exemplo. Já dentro das quatro linhas, Dadá Maravilha surgiu para o futebol na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 1967, assim como Vagner Love. Também estiveram no clube, em fim de carreira, em 1991, Cláudio Adão, Elói e Roberto Dinamite. O treinador Paulo César Gusmão, que já dirigiu os 4 grandes no Rio de Janeiro, começou a carreira de goleiro no Campusca.
O estádio Ítalo del Cima foi construído pelo presidente Ilídio Rodrigues da Silveira, empresário do ramo de automóveis e grande empreendedor. Ele conseguiu mobilizar o comércio, as indústrias e a população em torno da ideia de construir uma nova praça esportiva para o clube. As instalações foram ampliadas e surgiu um moderno estádio que seria inaugurado a 29 de outubro de 1978 perante um público de 15.311 pagantes que viram o Flamengo vencer por 5 a 2. O primeiro gol das novas instalações foi de Zico.
Afora o fato de revelar talentos e o título de primeiro carioca a vencer a Série B do Brasileiro, o Campo Grande também se orgulha de possuir um estádio próprio. Situado na Rua Artur Rios, o Ítalo del Cima já teve capacidade para 25 mil torcedores, e hoje comporta cerca de 18 mil. Inaugurado em abril de 1960, o maior patrimônio do clube foi construído em um terreno doado pela família Del Cima. A decisão da Taça de Prata, em abril de 1982, contra o CSA de Alagoas, marcou a história do estádio. O time havia perdido o primeiro jogo, em Maceió, por 4 a 3, e vencido o segundo, em casa, por 2 a 1. Assim, houve a necessidade de uma terceira partida, e, por ter a melhor campanha, o alvinegro voltou a jogar em seus domínios. E desta vez, diante de 16.842 torcedores presentes,[1] não deixou dúvidas de que merecia a faixa de campeão ao golear o rival por 3 a 0 e encerrar a competição com 78% de aproveitamento, obtidos com 11 vitórias, três empates e apenas duas derrotas em 16 jogos. Décio Esteves, herói do Bangu AC na década de 1950 e jogador do Campo Grande 1962-1964, comandou o time na conquista.
Curiosamente, outra partida memorável disputada no Ítalo del Cima não teve a participação do Campo Grande, e sim a da dupla Fla-Flu. O Maracanã estava fechado devido à queda de parte da grade da arquibancada na final do Campeonato Brasileiro de 1992, entre Flamengo e Botafogo. Assim, no dia 2 de novembro do mesmo ano, o clássico pelo Campeonato Carioca foi realizado na Zona Oeste. O Tricolor levou a melhor e venceu o Rubro-Negro por 1 a 0, gol de Ézio.
E por falar em estadual, o Campo Grande tem história na competição. A estreia na Primeira Divisão foi em 1962. Desde então, o clube esteve presente em 29 edições, tendo obtido como melhor colocação o quinto lugar, em 1991, o Flamengo foi o campeão. Em 1980, o time alvinegro aplicou sua maior goleada pelo Carioca: 6 a 0 sobre a extinta Associação Desportiva Niterói, no Ítalo del Cima. A última aparição na elite ocorreu em 1995. De lá para cá, o time vem oscilando entre as séries B e C do Rio de Janeiro.
Resumo das Campanhas após a Reinauguração do Estadio Italo Del Cima.
Em 1978, o Estadio Italo Del Cima é ampliado de 10 000 para 22 500 lugares – o Primeiro gol do novo Estádio foi de Zico que estava numa tarde muito feliz e ainda faria mais dois gols na vitória de 5×2 do Flamengo sobre o Campusca que naquele ano fez uma campanha somente regular no campeonato Carioca.
Em 1979, Disputa pela primeira vez a Serie A do Brasileiro com uma campanha regular e disputou o estadual com campanha regular e venceu o Torneio Oduvaldo cozzi – torneio disputado pelas equipes que não jogaram o Estadual Especial.
Em 1980, disputou de forma regular o Estadual da primeira divisão e a Série B do Brasileiro
Em 1981, disputou o Estadual da primeira divisão com uma campanha regular e a Serie B do Brasileiro também de forma regular, esse ano também marcou a despedida de Edu Coimbra (irmão de Zico) do futebol vestindo a camisa do Campusca e começando a carreira de treinador onde chegou até a seleção Brasileira.
Em 1982, disputou o Estadual da primeira divisão fazendo uma boa campanha ficando em sexto lugar e foi o grande Campeão da Serie B do Brasileiro (taça de prata ) onde fez uma campanha brilhante eliminando equipes tradicionais do futebol Brasileiro e chegando a grande final contra o CSA-AL – o primeira partida no Rei Pele perdeu por 4×3 (depois de estar vencendo por 3×1) com mais de 12 mil presentes, na segunda partida no Italo del Cima para um público presente de mais de 10 mil espectadores venceu por 2×1 forçando a terceira partida numa noite de gala o Grande Campusca mostrou a sua força e diante de mais de 18.000 torcedores que lotaram o Italo Del Cima venceu o CSA-AL por 3×0 conquistando assim a Taça de prata 1982 (hoje a Série B do Brasileiro) na verdade na época a Taça de Prata era parte do Brasileirão também sendo uma parte da Taça de Ouro (Série A da época).
Em 1983, fez campanha regular no Estadual e Disputou a Serie A do Brasileiro fazendo boa campanha saindo na segunda fase. terminando em 24 lugar num total de 48 clubes(curiosamente o Campusca não foi rebaixado, porém escolheu jogar a Taça de prata 1984 por questões financeiras).
Em 1984, venceu o Torneio Seletivo Carioca disputado por Americano, Goytacaz, Olaria e Volta Redonda – porem acabou rebaixado para a segunda divisão depois de ficar em penúltimo lugar, disputou tambem a Serie B do Brasileiro saindo na fase de grupos.
Em 1985, foi campeão invicto da segunda divisão com uma campanha brilhante.
Em 1986, terminou o Estadual em sexto lugar depois de um começo muito bom onde derrotou America e Botafogo e tendo conseguido no campo classificação para o Brasileiro(torneio seletivo) cedendo a vaga para o Americano F.C a pedido da FFERJ
Em 1987, começou bem a competição e fez um bom primeiro turno porém foi rebaixado para a segunda divisão depois de fazer um péssimo segundo turno.
Em 1988, Disputou a segunda divisão ficando em terceiro lugar e não conseguindo o acesso.
Em 1989, foi vice campeão da segunda divisão conseguindo finalmente o acesso juntamente com o America T.R.
Em 1990, fez uma campanha regular permanecendo na primeira divisão , disputou também o Brasileiro Serie C obtendo o acesso a Serie B.
Em 1991, fez boa campanha no Estadual com um time que contava com Roberto Dinamite, Claudio Adão e Eloi chegando a liderar boa parte do segundo turno e terminou em quinto lugar no geral, disputou também a Serie B do Brasileiro e lutou pela classificação até as ultimas rodadas.
Em 1992, começou bem o Estadual e teve problemas no segundo turno e acabou rebaixado
Em 1993, Disputou o Grupo B da primeira divisão fazendo uma campanha muito ruim no primeiro turno e depois se recuperou e foi campeão do segundo turno conseguindo o acesso.
Em 1994, Fez uma campanha fraca porem o suficiente para se manter na primeira divisão , disputou também a Serie C do brasileiro sendo eliminado na fase de mata mata pelo Esportivo-MG ( 1×1 0x2 ).
Em 1995, fez uma campanha fraca e disputou o torneio da Morte e acabou rebaixado novamente disputou a Serie C do Brasileiro sendo eliminado na primeira fase.
Em 1996, ficou em sexto lugar na Segunda divisão e terceiro colocado no torneio Internacional de Basel na Suiça.
Em 1997, fez campanha Fraca ficando longe do acesso, Disputou a Serie C do Brasileiro e também fez campanha fraca saindo na primeira fase.
Em 1998, Fez ótima campanha ficando em segundo lugar, porem naquele ano somente uma equipe conseguiria o acesso e acabou perdendo a Final para a Cabofriense , disputou a Serie C do Brasileiro e lutou até o fim pela classificação saindo na fase de grupos.
Em 1999,2000 e 2001, disputou a segunda divisão fazendo campanhas fracas ficando longe o Acesso.
Em 2002, Por discordar do regulamento decide não disputar a Segunda divisão juntamente com mais quatro clubes e acaba rebaixado.
Em 2003, disputa a terceira divisão e termina em terceiro lugar deixando escapar o acesso.
Em 2004,2005,2006 e 2007, disputa a terceira divisão sem conseguir o acesso, o Futebol Feminino conquistou o título Estadual de 2004 no Caio Martins com uma Vitória sobre o Trindade por 3×2.
Em 2008 foi vice campeão da terceira Divisão : venceu o primeiro jogo 1 a 0 sobre o Quissamã Futebol Clube, dia 29 de novembro. e foi derrotado por 3 a 1 no jogo da volta, que custou-lhe o título, mas não o acesso de volta à Segunda Divisão Carioca, conquistou também o Estadual Feminino depois de de dois jogos disputados contra o volta Redonda (1×1 no Italo Del cima e vitória de 3×1 no Raulino de Oliveira)
Em 2009 A agremiação disputou o campeonato estadual da segunda divisão, em 2009, após ser vice-campeã da terceira de 2008, e novamente foi rebaixada, terminando o Campeonato na penúltima posição.
Em 2010, A grande atração foi Valdir Bigode grande artilheiro do Brasil, inicia a carreira de Técnico de futebol na mesma equipe que inicio a carreira de sucesso como jogador de futebol de onde saiu para o Vasco da Gama, fez uma boa campanha e foi eliminado nas quartas de final, ficando em quinto lugar e não alcançando o acesso.
Em 2011, repete a campanha pífia de anos anteoriores e é eliminado na 2ª Fase do Campeonato Carioca da Terceira Divisão, como último colocado de seu grupo. Foram 14 jogos: 3 vitórias, 1 empate e 10 derrotas, sendo que 2 das 3 vitórias foram por WO contra o Canto do Rio que desistiu da competição após o prazo estipulado pela Federação.
Em 2013, disputou o Campeonato Carioca da Terceira Divisão com um time formado nas divisões de base e chegou a brigar pela classificação, porém ficou fora da fase final.
Em 2014, o ano começou com mudança na diretoria, chegada de investidores no futebol, promessa de melhorias no Italo del Cima e confirmação de disputa da Série C do estadual. Contudo, por conta de problemas na inscrição de atletas, o time que vinha na liderança de sua chave, acabou eliminado na primeira fase da competição.
Em 2015, o time pede licença durante o primeiro semestre e retornou no segundo semestre para a disputa da OPG sub23.
Em 2016, o ano começou com a expectativa de reforma do estádio Italo Del Cima para ser utilizado pelos times cariocas da Seria A no Brasileiro que acabou não acontecendo depois disso a equipe ficou impedida pela FFERJ de disputar o Campeonato Carioca da Terceira Divisão juntamente com outros clubes tradicionais e teve que jogar o Torneio Amistoso também conhecido como C2 onde se sagrou vice-campeão da competição perdendo a final para o Itaboraí Profute Futebol Clube
Em 2017, o time retornou as competições oficiais disputando a série C do campeonato carioca, terminando excluído da competição devido a excessivos WO’s.[3]
Apesar de muitos acharem o contrário, Sepetiba não é um Município do Estado do Rio de Janeiro, e, sim um bairro do Município do Rio de Janeiro. Sepetiba não é O Último bairro do Rio de Janeiro, mas sim o primeiro! Com essa afirmação começamos a mostrar um pouco sobre sua história e importância no contexto histórico e arqueológico.
Sepetiba é um bairro localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, banhado pelas águas da comprometida Baía de Guanabara. Faz limite com Santa Cruz, Barra de Guaratiba e Guaratiba, que apesar de serem tão longes e tão afastado do Rio, também são bairros da Urbe Carioca.
Etimologicamente falando, o nome “Sepetiba” tem origem na língua tupi, significando “muito sapê” e tal nome se referia as áreas baixas e planas aonde o sapê crescia em abundância. SIPITIBA, ou “ÇAPE-TYBA”, ou “ÇAPE-TYUA”, significa “sítio dos sapês” ou “sapezal”.
Coreto da Praça de Sepetiba, filmado inúmeras vezes na novela O Bem Amado e que pertencia a Praça XV, em frente ao Paço Imperial (Fotos: Acervo IPHARJ)
As praias de Sepetiba serviam como porto do Rio Colonial para exportação de pau-brasil à Europa. Seus principais acessos eram o caminho de Sepetiba (atual Estrada de Sepetiba), que levava à Santa Cruz, e o caminho de Piahy (atual Estrada do Piaí), que ligava o bairro à Pedra de Guaratiba.
Na região existem três praias principais: a de Sepetiba, a do Recôncavo (antiga Dona Luíza) e a do Cardo. Em 1818, havia três fortes equipados com baterias de canhões: 1) o de São Pedro (que defendia a praia de Sepetiba e as ilhas do Tatu e a Ilha da Pescaria); 2) o de São Paulo (abrangia as praias de Sepetiba e Piahy); e 3) o de São Leopoldo (no morro de Sepetiba).
A antiga povoação foi elevada à segunda província por Dom João VI. De acordo com fontes históricas, Dom João VI foi estimulado pelos padres jesuítas a visitar o litoral de Sepetiba, onde vislumbrou um ponto adequado para a navegação e escoamento de produtos. Nele construiu duas pontes e um molhe na região da lha da Pescaria, utilizando mão-de-obra escrava e seguindo as coordenadas dos portugueses.
Já no início do século XIX, Sepetiba passou a ser frequentada no verão pela Família Real, que utilizava a propriedade para o lazer da elite, como touradas, saraus e danças portuguesas. Com a implantação da “Companhia Ferro Carril”, em 1884, o bonde de tração animal passou a transportar a “mala real” até o cais de Sepetiba, além de cargas e passageiros.
É de amplo conhecimento de que boa parte do litoral fluminense foi ocupado por alguns dos mais antigos grupos humanos que chegaram à faixa litorânea do Estado, na época em que o homem no Rio de Janeiro ainda era nômade e vivia basicamente da coleta de víveres como moluscos, crustáceos e frutas silvestres. Os locais escolhidos eram os que ofereciam condições de estabelecimento temporário e tão logo o ambiente natural se mostrava enfraquecido ou exaurido de recursos alimentares, esses grupos se mudavam para outras áreas. Esses grupos de Paleo-Indios são chamados na Arqueologia Brasileira de Grupos Sambaquieiros. Em determinadas regiões e em áreas próximas ao mar, os chamados Sambaquis mostram em detalhes aspectos da vida e das práticas funerárias de algumas dos mais antigas ocupações no estado.
Mais tarde, a região litorânea foi ocupada por grupos ceramistas agricultores que terminaram por dominar esses grupos mais primitivos. Os indígenas Tupi que transitavam por toda a região, aqui e ali deixando seus vestígios uma vez que existia um fluxo constante de tribos transeuntes de norte a sul (e vice-versa) rumo a locais novos para assentamentos. Guaratiba e Campo Grande se destacaram nas descobertas, apesar de especularmos que a maior parte foram destruídos no processo de ocupação recente.
A Reserva de Guaratiba é composta por ecossistema de mangue, é o filtro da baía de Sepetiba, e considerado o manguezal mais bem preservado do Estado. Existem (ou existiam antes da construção do BRT?) 34 sítios arqueológicos situados em seus limites. Em termos numéricos temos uma estatística cedida pelo Cadastro de Sítios Arqueológicos para a região, como segue: Guaratiba: 34 sítios, Sepetiba: 2, Campo Grande: 3, Senador Camará: 1, Santa Cruz: 3, Bangu 4.
A baía de Sepetiba foi palco de inúmeros acontecimentos da história do Brasil e, até hoje, mantém sua importância como posto de vigília em frente à Base Aérea de Santa Cruz para garantir a soberania nacional. Ligada à pré-história indígena, como atesta a presença de sambaquis na região, Sepetiba foi considerada o “Porto do Ouro” por receber todo o ouro que vinha de Paraty com destino a Lisboa.
No século dezoito, a baía de Sepetiba foi cenário de muitas batalhas entre corsários atraídos pelo ouro e soldados do rei Dom João IV. Além do ouro, os piratas usurpavam o pau-brasil abundante nas matas da região.
Em 23 de Agosto de 2015, a convite da equipe técnica do Ecomuseu de Sepetiba (reunindo Bianca Wild, Silvan Guedes, Telma Lopes, Bruno Cruz, Maria Do Carmo Matos, e Gutemberg Castro) e o arqueólogo do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro estiveram na região de Sepetiba aonde existem locais de interesse histórico e arqueológico ate então não identificados.
A primeira investigação deu-se em uma casa em processo de reforma/ demolição situada na praça principal e verificamos no seu processo de construção a existência de um tipo de argamassa das paredes de pedra aonde são visíveis restos de conchas de sambaquis e ate um possível fragmento de osso humano. Esta descoberta constitui um indicador da existência de sambaquis na região e de seu emprego como material consolidador de um tipo de massa composto de cal, areia e muitas vezes óleo de baleia, em uso no Período Colonial, data em que se especula tenha ocorrido a construção da casa.
Ao longo da extensa caminhada pela faixa litorânea, a equipe se deparou com vários pontos de interesse arqueológico e com artefatos aflorados na superfície. A julgar pelas categorias de artefatos e padrões de sítios, podemos atestar se tratar das seguintes categorias de sítios:
1) Remanescentes de ocupações sambaquieiras com presença de artefatos líticos típicos como batedores e conchas com marcas características;
2) Em outra área verificou-se a existência de sítio contendo material cerâmico pré-histórico, possivelmente remanescente de uma ocupação ou acampamento Tupi-Guarani, com decoração na cerâmica;
3) Em uma outra parte do terreno localizamos material que desceu da parte superior da elevação e continha material histórico como louças e metais, chamando atenção os fragmentos de faiança portuguesa decorada de azul sobre branco, típica do século XVII .
4) Encontramos também um capacete de paraquedista (modelo m1,americano, de 1942). Nesse sentido cabe lembrar o relato de que refugiados da Revolta Armada de Santa Catarina atracaram acidentalmente na praia de Sepetiba, sendo presos e fuzilados na “Ilha da Pescaria” e ali mesmo sepultados. O local passaria a ser chamado de “Ilha dos Marinheiros” pelos moradores mais antigos.
Já realizamos várias ações de importância, como segue:
1) Relatório de apoio (Laudo Arqueológico) à solicitação do ECOMUSEU DE SEPETIBA que pedia o tombamento da area arqueológica. Tal Relatório foi encaminhado ao competentíssimo Vereador William Coelho que encaminhou o PL a Camará Municipal do Rio de Janeiro,
2) Assessoria em Arqueologia a equipe de tecnicos do IRPH nas Vistorias técnicas a região de Sepetiba,
3) Vistorias técnicas e pesquisas de Diagnóstico da Região por toda as regioes de Sepetiba;
4) Participação no Seminário organizado pela BASC com Conferência que teve como tema os aspectos Arqueológicos e Históricos da região;
5) Registro dos sítios arqueológicos no Órgão Federal em 2015;
6) Levantamento detalhado do assunto em forma de um artigo; nos primeiros meses será lançado um Livro com o resultados das pesquisas arqueológicas não interventivas que estão sendo realizadas pela equipe do IPHARJ desde Agosto de 2015;
7) Encaminhamento das pesquisas para o IRPH que também esta envolvido em parte desse projeto e um segmento dele já foi Tombado a Nível Municipal .
No último dia 06, fomos conduzidos pela turismóloga Telma Lopes em visita a uma nova região que ela suspeitava ser de algum interesse arqueológico. Lá encontramos o sítio em processo de destruição, e farto material arqueológico nas proximidades, já impactado e constando da mesma categoria de artefatos como na outra oportunidade, confirmando-se, então, a existência das várias fases de ocupação do território de Sepetiba. Amanhã, dia 08/01/2018, protocolaremos um novo relatório sobre o assunto nos órgãos municipais e federais de interesse, pois o novo sítio detectado no dia 06 está em fase de destruição e carece de cuidados mais do que urgentes!
Após à conclusão esse estudo arqueológico será de fundamental importância para se entender o processo de ocupação do litoral do estado do Rio de Janeiro. Consideramos que a área em avaliação merece todo cuidado e atenção por parte dos Preservacionistas da região.
Claudio Prado de Mello ( Prof.Ms)
Arqueólogo e Historiador
Conselheiro do Conselho Estadual de Tombamento SEC RJ
Conselheiro Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do RJ
Museu da Humanidade – IPHARJ
email pradodemello@hotmail.com
O pátio de uma antiga delegacia, fechada para obras, no bairro de Campo Grande, na zona oeste do Rio, é denunciada por moradores. Eles alegam que o local vem sendo utilizado por usuários de drogas e casais para atos libitinosos.
O local já abrigou a Delegacia de Homicídios DH-Oeste e a Delegacia de Atendimento à Mulher DEAM-Oeste e fica a menos de 2 quilômetros de distância de dois batalhões da Polícia Militar, o 40°BPM e o Regimento de Polícia Montada RPMont e de outra delegacia, a 35a.DP, onde hoje encontra-se sediada a DEAM-Oeste, após desativação do antigo local.
Vizinhos ao pátio reclamam que no período noturno, principalmente aos finais de semana, pessoas adentram ao pátio para fazerem uso de maconha e até realizarem sexo, já que o muro que cercava o local venho abaixo após fortes chuvas a alguns meses.
“Tenho medo de sair no portão, vejo pessoas estranhas aqui!” — disse um morador que não quis se identificar.
Nossa equipe esteve no local e constatou que o local encontra-se guarnecido por um funcionário, que fica longe de onde caiu o muro, nos fundos. No momento o mesmo realizava faxina no pátio lateral.
Já na parte aos fundos da delegacia, foi encontrado um preservativo, aparentemente usado no chão do pátio (foto acima) e nenhum policial ou barreira para impedir a entrada de pessoas.
O conflituoso consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil
Muito se tem discutido, recentemente, a cerca do consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil, que não só vem causando mortes por overdose mas também a rivalidade na comercialização de entorpecentes ,
Relativo à óbitos por overdose, sabe-se que o consumo excessivo prejudica a saúde mas o usuário não se importa com os efeitos colaterais, apenas com a sensação de prazer e anestesia que as drogas lhe proporcionam, fazendo com que tal individuo queira usar mais e mais a cada momento, levando-o a dependência química, que se não for tratada, a qualquer momento o usuário está sujeito a intoxicação e chegue a falecer por overdose.
Além disso, o consumo de drogas leva à rivalidade na comercialização, induzindo os envolvidos a matar os rivais que também vendem o entorpecente com preço mais baixo e acessível , com isso o traficante marca território e ganha respeito do grupo relacionado a esse meio. Vale ressaltar que, a intenção desses traficantes é lembrar aos moradores da comunidade quem comanda, quem põe regras são eles, que a justiça que prevalece é a deles.
Sendo assim, a prevenção e tratamento e punição contra as drogas devem ser mais duras, rígidas e reais, propagandas em jornais, novelas, revistas, outdoor, rádio e nas escolas tem que ser constantes, os pais dentro de casa devem aconselhar seus filhos e mostrar o caminho melhor para se viver,.
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio (Sintraturb Rio) começa, na noite deste domingo, a partir das 20h, a concentração de rodoviários, em sua sede, no Centro da cidade, para dar início a paralisação gradual das empresas de ônibus a partir desta segunda-feira. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados, 13º, férias, cestas básicas e dissídios de 2017.
Segundo Sebastião José, presidente do sindicato, o movimento acontecerá de forma gradual para evitar ao máximo que os usuários sejam atingidos de uma só vez mas, conforme as empresas sejam paralisadas, a greve será geral e por tempo indeterminado.
“Infelizmente são os usuários que vão pagar o preço da irresponsabilidade dos empresários. Depois de dois anos sem reajuste para a categoria, a proposta de 4%, sendo 2% em junho e mais 2% em novembro, é, no mínimo, ridícula. O que queremos é reajuste de 10% nos salários, plano de saúde, retorno da data base para 1º de março, vale alimentação de R$ 409,50, vale refeição de R$ 480, fim da dupla função e suspensão das multas e da pontuação com maior prazo para recursos. Disso não vamos abrir mão”, garantiu o presidente.
Em nota, O Rio Ônibus informou que “continua disposto a avançar nas negociações, e já encaminhou ao Sindicato dos Rodoviários sugestão de novo agendamento de reunião para tentar solucionar o impasse o quanto antes”.
Fonte : O Dia
LEIA MAIS!!!
O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus do Rio (Sintraturb Rio) rejeitou, na noite desta quinta-feira, a proposta encaminhada pela Rio Ônibus e anunciou a paralisação gradual dos ônibus a partir de segunda-feira. Eles reivindicam o pagamento de salários atrasados, 13º, férias, cestas básicas e dissídios de 2017. Segundo Sebastião José, presidente do sindicato, o movimento acontecerá de forma gradual para evitar ao máximo que os usuários sejam atingidos de uma só vez mas, conforme as empresas sejam paralisadas, a greve será geral e por tempo indeterminado.
“Depois de dois anos sem reajuste para a categoria, a proposta de 4%, sendo 2% em junho e mais 2% em novembro, é, no mínimo, ridícula. O que queremos é reajuste de 10% nos salários, plano de saúde, retorno da data base para 1º de março, vale alimentação de R$ 409,50, vale refeição de R$ 480, fim da dupla função e suspensão das multas e da pontuação com maior prazo para recursos. Disso não vamos abrir mão”, garantiu o presidente.
Ainda de acordo com Sebastião, na assembleia geral realizada nesta segunda-feira, onde estiveram presentes cerca de 350 rodoviários, a Rio Ônibus emitiu um ofício onde afirmavam que, diante do reajuste da passagem concedida pela prefeitura, teriam condições de discutir sobre o reajuste e pagamento de salários e benefícios atrasados.
“Infelizmente são os usuários que vão pagar o preço da irresponsabilidade dos empresários. A categoria vive hoje um verdadeiro estado de escravidão, onde muitos profissionais trabalham mais de 16 horas por dia, tendo em muitos casos de almoçar dentro do próprio coletivo. Isso sem contar que com o fechamento de oito empresas, até agora, mais de 6 mil pais de família estão sem saber o que fazer. Essa situação precisa ter um fim”, finalizou.
Aumento da passagem
No início da semana, o prefeito Marcelo Crivella assinou um acordo com a Rio Ônibus aumentando a passagem para R$ 3,95. No entanto, o novo valor da tarifa só poderá ser cobrado dez dias após o sindicato das empresas retirarem as ações judiciais que moviam contra o Executivo municipal. As ações, que foram retiradas, somavam R$ 180 milhões.
Outra obrigatoriedade imposta por Crivella no acordo com a Rio Ônibus é a climatização dos 7,2 mil ônibus que compõem a frota em operação na cidade do Rio até 2020. No fim deste ano, de acordo com o cronograma, 60% da frota deve ter ar-condicionado.
GREVE É ILEGAL?
A greve segundo o texto da Lei 7.783/89 é a suspensão coletiva, temporária e pacifica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador[1]. Essa paralisação coletiva das atividades dos trabalhadores tem como objetivo exercer pressão, visando à defesa ou conquista de interesses coletivos, ou com objetivos sociais mais amplos.
Pode ser considerado, segundo alguns doutrinadores, como Alice Monteiro de Barros[2] e Mauricio Godinho Delgado[3], como meio de autotutela autorizado pelo Estado, em que serve como instrumento de pressão coletiva, assemelhando-se do exercício das próprias razões efetivado por um grupo social.
A legitimidade para a instauração da greve pertence à organização sindical dos trabalhadores, visto que se trata de direito coletivo, o artigo 8º da Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988 estabelece que nas negociações coletivas é obrigatória a participação do sindicato profissional. Desta feita é necessária a participação sindical dos trabalhadores na instauração do movimento paredista, mas não podemos confundir essa legitimidade sindical com a titularidade do direito de greve, que pertence aos trabalhadores, pois a ele compete decidir a oportunidade e os interesses a serem reivindicados por meio de greve.
A greve possui as seguintes características: é um movimento de caráter coletivo; há uma omissão coletiva quanto ao cumprimento das respectivas obrigações contratuais pelos trabalhadores; tem o caráter de exercício coercitivo coletivo e direto, o que não autoriza atos de violência contra o empregador, seu patrimônio e contra os colegas empregados; a greve deve possuir objetivos bem definidos, que, em geral, são de natureza econômico-profissional ou contratual trabalhista; e é enquadrada, regra geral, como um período de suspensão do contrato de trabalho, mas pode eventualmente, invocando o principio da exceção do contrato não cumprido, ser convencionado no acordo coletivo que os dias parados serão considerados como hipótese de interrupção do contrato laboral (por exemplo: quando a greve é instaurada em função de não cumprimento de cláusulas contratuais relevantes e regras legais da empresa).
A greve entendida como meio de pressão, ou até mesmo de coerção, dirigido pela coletividade de trabalhadores sobre os empregadores pode ser relacionada a diversas condutas, que podem estar associadas ou não ao movimento paredista. Há um grupo de atitudes que se aproximam da figura da greve e com ela se envolve, são elas, a saber: os piquetes (artigo 6º, da Lei da Greve[4]), as operações tartaruga e/ou excesso de zelo e da ocupação do estabelecimento (lock-in). E, há outras formas de manifestação que podem ou não se associar a determinado movimento paredista, mas com ele não se confunde, em seu aspecto sócio- jurídico, como é o caso do boicote. E, por fim há condutas de coerção que são claramente ilícitas, que é o caso da sabotagem (quebra de máquinas, a dolosa produção de peças imprestáveis, o desvio de material do estabelecimento).
A greve pode ser considerada lícita quando atender as exigências legais (previstas na Lei 7.783/89); e ilícita quando as ignorar. Por exigências legais temos, a título de exemplo, necessidade de prévia frustração da negociação coletiva e do recurso arbitral, bem como a convocação de assembléia sindical específica para definição da pauta de reivindicações além da efetiva paralisação coletiva dos serviços (art. 4º, Lei nº 7.783/89[5]). Havendo violação de direitos, a greve será considerada abusiva ou ilícita (art. 6º, §§ 1º e 3º[6]).
O TST, na ementa do RODC – 14600-85.2008.5.05.0000, de 11/09/2008, observa que:
“Considera-se não abusiva(licita) a greve quando observados todos os ditames da Lei nº 7.783/89. Só para esclarecer a greve ilícita é a greve ilegal, ou seja, deflagrada em desacordo com a legislação, mas a melhor doutrina recomenda que haja a substituição da expressão “greve ilegal/ilícita” por “greve abusiva”.
A sinonímia é clara e o ideal é adotar a expressão recomendada pela doutrina.
Diante do exposto, podemos concluir que o direito de greve não é direito absoluto, não devendo atentar contra as liberdades individuais e sociais. E, a própria Constituição da República Federativa do Brasil (CRFB) de 1988 apresenta limitações ao direito de greve, uma dessas limitações diz respeito ao que se entende por serviços ou atividades essenciais que são inadiáveis para a comunidade, que é definido pela Lei da Greve no artigo 10[7], esse qualificativo circunstancial é importante para que a realização do movimento paredista seja considerada constitucional e conseqüentemente legal. A outra restrição está prevista no artigo 9º,§ 2º da CRFB/88[8], em que as condutas paredistas, por mais que sejam amplamente franqueadas, não significam permissão normativa para atos abusivos, violentos ou similares pelos grevistas. Além dessas expressamente previstas no texto constitucional, há aquelas garantidas especificamente na Lei da Greve.
Notas:
[1] Artigo 2º da Lei 7.783/89: Para os fins desta Lei, considera-se legítimo exercício do direito de greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços a empregador.
[2] BARROS, Alice Monteiro. Curso de Direito do Trabalho. Editora: LTr,São Paulo, 2008,pág.1291.
[3] DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. Editora LTr, São Paulo, 2010, pág.1307.
[4] Artigo 6º da Lei de Greve: São assegurados aos grevistas, dentre outros direitos:
I – o emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem à greve;
II – a arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
[5] Artigo 4º da Lei de Greve:Caberá à entidade sindical correspondente convocar, na forma do seu estatuto, assembléia geral que definirá as reivindicações da categoria e deliberará sobre a paralisação coletiva da prestação de serviços.
[6] Artigo 6º,§ 1º Em nenhuma hipótese, os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
3º As manifestações e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.
[7] Art. 10 São considerados serviços ou atividades essenciais:
I – tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis;
II – assistência médica e hospitalar;
III – distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
IV – funerários;
V – transporte coletivo;
VI- captação e tratamento de esgoto e lixo;
VII – telecomunicações;
VIII – guarda, uso e controle de substâncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares;
IX – processamento de dados ligados a serviços essenciais;
X – controle de tráfego aéreo;
XI compensação bancária.
[8] Artigo 9º, § 2º – Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.
Depois de intenso tiroteio ontem , Sábado (9) na região do conjunto Cesarão, no bairro de Santa Cruz na Zona Oeste do Rio, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA )de Santa Cruz perceberam que uma bala havia atingido a unidade da saúde.
O tiro atravessou as paredes de dois consultórios e chegou até a sala de raio x. A bala fez um buraco na cadeira onde pacientes são atendidos no consultório. Por sorte, não havia ninguém na hora e não houve feridos.
De manhã, a Polícia Militar fazia uma operação nas comunidades do Rola e Antares, na mesma região. Houve confronto e um suspeito morreu no Hospital Municipal Pedro II.
A PM disse que outros seis suspeitos foram detidos. Três pistolas, carregadores e drogas foram apreendidos e dezenove motos roubadas recuperadas.
LEIA TAMBÉM!!!
Assim como para os humanos, as estações de baixas temperaturas são sinônimos de doenças respiratórias para os animais. Pneumonias, bronquites e asma, além das doenças virais que acometem as vias respiratórias, como a rinotraqueíte, são apenas alguns dos problemas que podem acometer os pets e preocupar os tutores.
“A prevenção passa pela vacinação anual dos cães e gatos e consultas periódicas no médico veterinário. É bom evitar também lugares com grande concentração de animais, sair com o pet em horários em que a temperatura não esteja muito baixa, evitar passear na chuva, dentre outros”, afirma a médica veterinária do Hospital Popular de Medicina Veterinária (HPMV), Aline Violante.
Para ajudar os tutores a melhorar a saúde dos pets na região, Aline Violante indica que, além da rotina com consultas médicas, banhos a cada 14 dias com produtos veterinários, realizar prevenção para pulgas e carrapatos, manutenção da vacinação em dia, passear com o pet em dias frescos e com temperatura amena, promover uma alimentação balanceada com ração de qualidade.
HPMV deve expandir ainda mais na Zona Oeste
O hospital possui três unidades, todas na Zona Oeste: Barra, Padre Miguel e Campo Grande. Segundo o CEO do HPMV, a unidade de Campo Grande, inaugurada no fim do ano passado, será expandida. Ele também prevê a reforma da recepção em Padre Miguel.
A média de atendimentos em cada unidade é de 30 a 40 animais por dia. Sendo clínico, com especialista (oncologista, dermatologista, neurologista, dentre outros), aplicação de vacinas, realização de exames de imagem, além de cirurgias e internação.
“Pretendemos levar a marca HPMV para outras regiões no Rio que não são a Zona Oeste”, declara Galvão.
Saiba mais: https://www.facebook.com/HospitalPopularVeterinario/ ou http://hospitalpopularveterinario.com.br/