Arquivo da categoria: Noticias

ADVOGADOS PODEM ‘FURAR FILA’ EM AGÊNCIAS DO INSS

Uma decisão liminar (provisória) da Justiça Federal no Distrito Federal autoriza advogados de todo o país a “furar a fila” em agências do INSS e ir direto aos balcões de atendimento – sem agendamento prévio ou retirada de senha. A sentença foi emitida em setembro, mas entrou em vigor nesta semana, quando acabou o prazo de adequação. Cabe recurso.

Autor do pedido à Justiça, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirmou ao G1, em nota, que a decisão “beneficia toda a sociedade”. Segundo a entidade, o acesso privilegiado dos advogados garante atendimento a “profissionais que representam diversos cidadãos”, e “[resulta] inclusive na diminuição das filas” (leia íntegra ao fim desta reportagem).

G1 entrou em contato com a direção do INSS e aguardava retorno até a publicação desta reportagem. Em caso de descumprimento, o instituto pode ser multado em R$ 50 mil por dia.

Em entrevista à GloboNews (veja abaixo), o gerente executivo do instituto no Rio de Janeiro, Fernando Sixel, disse que a medida cria tratamento diferenciado para as pessoas que podem pagar honorários de advogados.

“Com essa decisão judicial, um desses servidores [que atendem ao público] vai deixar de fazer a agenda para poder atender os advogados. Nesse momento, a gente ainda não tem noção do tamanho do impacto disso, porque ainda é a primeira semana. Os números ainda não estão solidificados”, declarou.

Liminar no DF determina que advogados têm prioridade para dar entrada em aposentadorias

Atualmente, um cidadão comum que deseje dar entrada no pedido de aposentadoria, por exemplo, precisa agendar o atendimento pelo telefone 135. A resolução de 2014 que trata desse procedimento não informa prazos mínimos ou máximos – em geral, a espera é superior a um mês.

Com a decisão, assinada pelo juiz federal João Carlos Mayer Soares da 17ª Vara Federal do DF, o advogado pode ser atendido assim que chegar à agência, mesmo que haja outras pessoas com agendamento para aquele horário. Se houver necessidade, o atendimento que estava marcado poderá ser reagendado para a próxima data disponível.

Tratamento ‘compatível’

O pedido à Justiça foi protocolado pela OAB em 2015. Na ação, a entidade diz que o atendimento que vinha sendo dado aos advogados nas agências do INSS violava “prerrogativas profissionais”.

Entre essas violações, o conselho citava o “atendimento mediante agendamento prévio e retirada de senhas”, a limitação no número de protocolos a cada atendimento, a vedação de cópias dos processos fora do horário agendado e a necessidade de reconhecer firma e autenticar documentos. Todas essas regras se aplicam, atualmente, a cidadãos comuns que procuram as agências.

“Ao advogado deve ser dispensado tratamento compatível com a função que exerce, sendo inadequada a sujeição à triagem, ao recebimento de fichas ou filas, devendo, em repartições públicas, ser recebido e atendido em local próprio e de maneira cordial”, diz a ação.

Confira a íntegra do posicionamento enviado ao G1 pelo Conselho Federal da OAB:

“A decisão judicial em questão beneficia toda a sociedade ao garantir que os profissionais que representam diversos cidadãos possam ser atendidos de acordo com o que estipula a lei, resultando inclusive na diminuição das filas.

A decisão vai no sentido de desafogar e agilizar o atendimento nas agências, uma vez que os servidores do INSS não podem impedir advogadas e advogados de protocolizar mais de um benefício por atendimento e nem obrigar o protocolo de documentos e petições por meio de agendamento prévio e retirada de senha.”

FONTE: G1

OPERAÇÃO MILITAR NA AMAZÔNIA

TABATINGA, Amazonas (Reuters) – Membros das forças militares dos Estados Unidos participam nesta semana da maior operação militar internacional já feita dentro da Amazônia, em um sinal de laços de Defesa mais próximos entre EUA e Brasil.

Tropas de Brasil, Colômbia e Peru irão estabelecer uma base militar temporária na região fronteiriça entre os três países para uma semana de exercícios de logística em assistência humanitária e auxílio de desastres, disseram autoridades militares brasileiras.

Cerca de 50 militares dos EUA estarão presentes para o exercício, incluindo 19 observadores e 31 membros da Guarda Aérea Nacional de Montana, que estarão em Manaus fornecendo transporte aéreo, segundo comunicado da embaixada dos EUA.

Os Estados Unidos irão providenciar um avião de transporte Hercules C-130 para transportar pessoas e equipamentos, segundo as Forças Armadas do Brasil.

A presença de membros das forças militares dos EUA na região brasileira da Amazônia destaca melhoria nas relações de Defesa entre os dois países mais populosos do hemisfério ocidental após mais de uma década de distanciamento sob governos de esquerda no Brasil.

Em março, o então chefe do Exército Sul dos EUA, major general Clarence K.K. Chinn, visitou instalações militares na Amazônia e foi condecorado em Brasília. Acordos bilaterais sobre cooperação de Defesa e segurança de informação entraram em vigor recentemente após anos de estagnação no Congresso brasileiro.

O comandante logístico do Exército brasileiro, general Guilherme Gaspar de Oliveira, disse à mídia local que foi a primeira vez que um exercício militar tão grande foi realizado na Amazônia. Ele afirmou que exercícios ajudaram a preparar as forças armadas para uma crise humanitária como imigração em massa.

O Brasil tem mantido um olhar atento à crise econômica e agitações políticas na vizinha Venezuela, que podem causar tal êxodo. Mais de 30 mil venezuelanos já fugiram pela fronteira para o Estado de Roraima, de acordo com a Polícia Federal.

O Exército brasileiro informou que a Venezuela é um dos 19 países enviando observadores para a chamada Operação América Unida, de 6 a 13 de novembro.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, irá comparecer aos exercícios na Amazônia no fim de semana e então viajar a Washington para três dias de conversas com autoridades do Pentágono, segundo sua assessoria de imprensa.

(Reportagem de Pablo Garcia e Leonardo Benassatto; reportagem adicional de Anthony Boadle)

 

FONTE: EXTRA

ATO DOS SERVIDORES DO ESTADO

Durante o ato realizado por servidores do Estado, na tarde desta quarta-feira, em frente a Assembleia Legislativa, uma comissão de líderes do Movimento Unificado dos Servidores (Muspe) foi recebida pelo presidente do Legislativo, deputado Jorge Picciani (PMDB). No encontro, Picciani reforçou as previsões feitas pelo governador Luiz Fernando Pezão.

— O que ele prometeu foi o mesmo que o Pezão tem dito nos últimos dias. De quitar o que é devido ao funcionalismo em até 20 dias e de regularizar os salários. Sobre o 13º de 2017, a promessa é de pagar, no mais tardar, na segunda semana de janeiro do ano que vem — disse Márcio Garcia, presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio (Sindpol).

Após o encontro, Picciani enviou mensagem aos servidores comunicando a possibilidade de reunião, no próximo dias 16 (quinta-feira), às 11h, com Pezão, no Palácio Guanabara. Essa poderá ser a segunda reunião entre o governador e os servidores em 2017.

Na última semana, o governo do Rio realizou o pregão para obter o empréstimo de R$ 2,9 bilhões que terá como garantia as ações da Cedae. Ontem, a operação foi homologada. Resta, agora, o aval da União para que o Estado receba o dinheiro, o que deve demorar até 20 dias para acontecer.

 

FONTE: EXTRA

URGENTE!!! HOSPITAL ROCHA FARIA EM GREVE!!!

Greve !!! Hospital municipal Rocha Faria Sou funcionário e não gostaria de ser identificado… Recebemos nosso salário do mês retrasado somente nesse mês… E até agora o salário do mês passado não caiu e não tem previsão novamente… Fora isso não recebemos nosso dissídio (piso da categoria que entrou em vigor desde o início do ano), nem retroativo, sem previsão para o décimo, cancelaram as férias e já já vencerão as outras… Não temos material básicos para cuidar da população, faltam medicações importantes, necrotério com uma das geladeiras quebradas e o repouso dos funcionários com baratas e ratos… Por esse motivo a greve é evidente, evitem o hospital pois estará restrito a atendimentos, só serão atendidos casos graves.

Fiel tenta esfaquear pastor durante culto: “Não gostei do louvor”

m fiel tentou matar o pastor da igreja O Brasil Para Cristo durante um culto na cidade de Tatuí, a 130 quilômetros de São Paulo. As orações eram transmitidas ao vivo pelo Facebook quando um homem, de 26 anos, subiu no púlpito e tirou uma faca da cintura.

O rapaz começa a andar em direção ao pastor. Os fiéis gritam e o religioso se vira a tempo para evitar o ataque. “O sangue de Jesus tem poder”, grita o líder da igreja. Neste momento, um fiel consegue imobilizar o jovem.

“Aleluia! Glória a Deus!”, comemora o pastor ao se livrar da morte. A polícia foi chamada, e o rapaz levado para delegacia. No depoimento, ele disse que não tem nada contra o religioso e que “não gostou do louvor”. O homem assinou um termo circunstaciado e foi liberado. (Com informações da Agência Estado)

BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA TERÃO DIREITO A CRÉDITO

O programa de microcrédito Progredir, lançado nesta terça-feira pelo governo federal, voltado para beneficiários do programa Bolsa Família que desejam empreender, já tem crédito liberado para três instituições financeiras. Conforme informou o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste já podem oferecer empréstimos de até R$ 15 mil para participantes do programa.

De acordo com o MDS, o programa oferecerá taxas de juros competitivas que devem ficar abaixo de 1% ao mês, para facilitar a adesão. Por enquanto, apenas os três bancos participam do programa, mas qualquer banco pode oferecer a linha de crédito, desde que manifeste interesse ao governo federal.

As condições de parcelamento e pagamento ficarão a critério de cada banco, bem como a documentação necessária para a liberação do crédito.

Serão disponibilizados R$ 3 bilhões por ano em linha de microcrédito para o público-alvo do programa investir em pequenos negócios. Atualmente, 13,5 milhões de famílias recebem o Bolsa Família, e ganham um valor médio do governo de R$ 179,64. Assim, ao longo do tempo, espera o governo, as pessoas deixarão de depender dos programas sociais.

Além do crédito liberado, o programa terá assistência técnica e inclusão financeira para 1,7 milhão de autônomos; 1 milhão de vagas no Pronatec Oferta Voluntária; oficinas de preparo profissional para 400 mil pessoas; e oficinas de educação financeira para 100 mil famílias.

O Progredir terá parceiros públicos e privados. Na cerimônia de lançamento, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou que as empresas parceiras vão reservar 10% das vagas de emprego ofertadas para o público do plano.

 

FONTE: EXTRA

O FIM DA BRT???? LEIA….

Zona Oeste/RJ

CESÁRIO DE MELO PERDE SERVIÇO
TODAS AS 22 ESTAÇÕES
O Consórcio que Administra o Sistema BRT vai Retirar todos os Ônibus do Corredor Transoeste, que Custou R$ 100 milhões.

Toda a Obra de Construção do BRT Custou R$ 800 milhões. A decisão já foi Comunicada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e vai deixar cerca de 30 mil Pessoas a pé.

O consórcio Afirmou que a Interrupção do Serviço é uma questão de Tempo. A área Atendida pelo Corredor Transoeste Atende uma das Regiões mais Populosas da Cidade do Rio de Janeiro.

C O M P A R T I L H E

FEIRÃO LIMPA NOME

A partir desta segunda-feira, dia 6, os consumidores com dívidas atrasadas poderão renegociar seus débitos através de atendimento online, pelo computador, tablet ou celular com condições especiais. A nova edição do Feirão Limpa Nome da Serasa Experian oferecerá até 90% de desconto, dependendo do credor, e contará com grandes, médias e pequenas empresas de diversos segmentos. O evento será realizado até o dia 30 de novembro.

Além disso, o banco Itaú Unibanco está promovendo, até o dia 31 de dezembro, um feirão de renegociação de dívidas e ações de orientação financeira. Os clientes que comparecerem às instalações de Serasa, Sebrae e Procon até o dia 14 de dezembro receberão um folder com mais orientações. Para formalizar uma renegociação personalizada de acordo com o produto e perfil do cliente, é preciso ir à agência Itaú Unibanco mais próxima.

Já o Feirão Limpa Nome da Serasa Experian permite a renegociação pela internet diretamente com os credores de forma gratuita. Estarão participando empresas de vários segmentos (bancos e financeiras, cartões de crédito, telefonia, lojas e recuperadoras de crédito, entre outras), oferecendo oportunidades exclusivas, com prazos de pagamentos diferenciados e (ou) descontos para a quitação das contas em atraso.

Veja como participar

Para participar, é preciso acessar o site para verificar as empresas que estão nesta edição. Ao se cadastrar o consumidor será direcionado a uma página na qual estarão listadas as dívidas que constam na base de dados da Serasa e que podem ser negociadas com as empresas participantes. Também serão apresentados os canais de atendimento (telefones, e-mail, chat) disponibilizados por cada credor e, em alguns casos, ofertas por meio de boleto bancário ou até mesmo simular, escolher a melhor condição de pagamento e gerar o boleto de forma online.

O site é desenvolvido em ambiente protegido, o que garante a proteção aos dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa pode usar qualquer computador, celular ou tablet para negociar. Na última edição do Feirão Limpa Nome da Serasa, 320 mil consumidores limparam o nome.

Mapa da inadimplência

Segundo estudo desenvolvido pela Serasa Experian em setembro de 2017, o número de consumidores inadimplentes no país chegou a 60,5 milhões, 1,51% a mais do que em setembro de 2016, quando eram 59,6 milhões. O montante alcançado pelas dívidas no nono mês deste ano foi de R$ 267,5 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.422,00.

Procura por limpar o nome aumentou no semestre

No primeiro semestre de 2017 o número de consumidores que utilizaram o serviço Limpa Nome da Serasa para negociar dívidas em atraso aumentou 65,3% em relação aos primeiros seis meses de 2016.

Feirão Limpa Nome é oportunidade

As empresas participantes do Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas aos consumidores para a negociação de pendências financeiras. Para isso, elas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permite uma análise detalhada da situação de cada cidadão. “Cada empresa oferece uma proposta individualizada, com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo ”, explica o executivo.

“O consumidor deve aproveitar a oportunidade da nova edição do Feirão Limpa Nome para limpar o nome, renegociando com condições de pagamento que caibam em seu bolso para sair da inadimplência”, diz diretor de estratégia e gestão Serasa, Raphael Salmi. “Este ano decidimos por realizar o feirão 100% online para ampliar a oportunidade e ajudar o maior número de consumidores em todo o Brasil. Estamos na época de recebimento do 13º salário, e quem possui benefício, é recomendável que priorize o pagamento da dívida com este recurso”.

Consumidor deve se preparar antes de renegociar

O consumidor precisa fazer um bom planejamento antes de negociar uma dívida, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada (ou mais, se for o caso), escolhendo quais as condições e formas de pagamento melhor se encaixam no orçamento.

 

FONTE: EXTRA

ASSALTO A RESIDÊNCIA EM COSMOS!!!

Bom dia. Nao gostaria de ser identificada. Moro em Cosmos na Antiga Rua 2 e nessa madrugada invadiram minha casa para assaltar. Gostaria de deixar aqui meu alerta e indignação, pois não estamos seguros dentro de casa. Graça a Deus estamos bem e levaram apenas coisas de valor sentimental. Pois somos trabalhadores e conseguiremos recuperar!!!!

TRETA EM SHOPPING DE CAMPO GRANDE (VIDEO)

Por volta das 10 horas da manhã de hoje (8) , houve uma briga no West shopping em Campo Grande, um homem foi até a loja da sua ex mulher, queria pegar o celular da mesma e levar a delegacia como prova de um acontecimento entre os dois.

Segundo o homem , ele alega ter sido vitima de uma tentativa de assassinato pela própria esposa e o celular era a unica prova disso….

Então, a vitima , foi até a loja da ex mulher pegar a prova do tal crime, não satisfeita , a mulher nçao entregou o celular e aconteceu uma discussão dentro do shopping , seguranças tentaram acalmar ambos , de nada adiantou.

Conforme vocês podem ver no video.

https://www.youtube.com/watch?v=qXaFwjBUPLc