Arquivo da categoria: Política

Bolsonaro já está em Brasília para posse presidencial

Presidente eleito, Jair Bolsonaro, chegou por volta das 17h a Brasília onde toma posse no dia 1º de janeiro. Em uma postagem no Twitter, ele agradeceu a receptividade dos moradores e postou vídeo de um outdoor com mensagem de boas-vindas, em uma avenida perto do aeroporto da capital.

“Obrigado pela receptividade de sempre, amigos de Brasília e de todo Brasil!”, escreveu Bolsonaro.

O outdoor digital mostra o texto: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bem-vindo, senhor presidente”.

Obrigado pela receptividade de sempre, amigos de Brasília e de todo Brasil!  pic.twitter.com/OoJgMnWkEc

 

Ele chegou há pouco à Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência da República, onde foi recepcionado por um grupo de motociclistas.

Bolsonaro saiu do condomínio onde mora, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, pouco antes das 14h de hoje, rumo à Base Aérea do Galeão. Ele estav00a acompanhado da mulher e dos cinco filhos.

Na saída do condomínio, um grupo de pessoas aguardava a saída de Bolsonaro e recebeu o comboio presidencial aos gritos de “mito”. Bolsonaro abriu a porta do carro e agradeceu aos simpatizantes.

 

Fonte: Noticias ao Minuto

Primeiro-ministro israelense passeia na Praia do Leme no RJ

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, aproveitou o segundo dia de sua visita oficial ao Brasil, sem compromissos públicos, para dar um passeio pela Praia do Leme, na zona sul do Rio. Na primeira visita de um primeiro-ministro israelense ao Brasil na história, Netanyahu ficará no País até terça-feira (1º), quando participará da cerimônia de posse de Jair Bolsonaro como presidente, em Brasília (DF).

PUBLICIDADE

Pela tradição judaica, o sábado (“shabat”) é o dia do descanso. Na sociedade israelense, não é comum políticos terem atividades de trabalho aos sábados. Segundo o canal GloboNews, Netanyahu, que está hospedado num hotel cinco estrelas em Copacabana, saiu a pé por volta das 13 horas, ao lado de sua esposa, Sara. Cercado por seguranças armados, o casal andou na areia da praia. Netanyahu chegou a molhar os pés e, depois do passeio, o casal sentou num quiosque para comer e beber.

No domingo, a agenda oficial enviada pela Embaixada de Israel em Brasília inclui uma série de atividades. Às 10h30, está marcada uma entrevista coletiva para a imprensa brasileira. Ao meio-dia, Netanyahu terá um encontro com líderes da comunidade judaica brasileira. Às 15 horas, está previsto um encontro com “amigos cristãos de Israel”.

 

Não há previsão de reuniões oficiais com autoridades brasileiras, mas o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, participará de um dos encontros com Netanyahu, conforme a agenda pública da autoridade monetária – Goldfajn é brasileiro, mas nasceu em Haifa, Israel.

Todos os eventos estão agendados para o hotel cinco estrelas em que Netanyahu e sua comitiva estão hospedados, em Copacabana. Quase todos os compromissos públicos do premiê na sexta-feira, primeiro dia da visita oficial, também foram concentrados no bairro. Netanyahu chegou ao Rio no fim da manhã de ontem e seguiu para um almoço com o presidente eleito, no Forte de Copacabana. No fim da tarde, participou, com Bolsonaro, de um encontro com a comunidade judaica carioca numa sinagoga, também em Copacabana.

O encontro com Netanyahu, incluindo o anúncio de que fará uma visita oficial a Israel até março, foi o primeiro movimento claro do futuro governo Bolsonaro em termos de mudança na política externa. Durante a campanha, o futuro presidente prometeu transferir a embaixada brasileira de Tel-Aviv para Jerusalém, o que aproximou os dois líderes.

Nos eventos de sexta-feira, porém, não foi feito nenhum anúncio público sobre a transferência. A última vez que Bolsonaro prometeu mudar a embaixada brasileira em Israel para Jerusalém, num ato de reconhecimento da cidade sagrada como capital israelense, foi no dia 1º de novembro, pelo Twitter.

 

A jornalista Noa Landau, que acompanha a comitiva israelense pelo jornal “Haaretz”, chamou atenção para o fato de Bolsonaro ter ignorado o assunto na sexta-feira. “Nada sobre #Jerusalem no discurso de @jairbolsonaro na sinagoga”, escreveu Landau em sua conta no Twitter, após postar um vídeo da entrada de Netanyahu e Bolsonaro ao salão principal da sinagoga.

Em outro post, a jornalista israelense disse que Netanyahu “compensou”, mencionando a presença histórica dos judeus em Jerusalém pelo menos cinco vezes em seu discurso na sinagoga, onde falou em hebraico.

Bolsonaro não pediu ressarcimento de conta médica após facada

Mais de cem dias depois de sofrer o atentado a faca em Juiz de Fora (MG), o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), ainda não apresentou à Câmara dos Deputados um pedido de ressarcimento dos gastos médicos e hospitalares com seu atendimento.  As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

 

 

De acordo com as regras da Câmara, para receber o reembolso, o presidente eleito precisa apresentar diversos documentos que comprovem os gastos, incluindo declaração de que os custos foram quitados por ele.

Caso o valor seja superior a R$ 50 mil é necessário uma deliberação da Mesa da Câmara, presidida por Rodrigo Maia (DEM-RJ). De acordo com o jornal, a assessoria da Câmara informou que Bolsonaro pode fazer o pedido a qualquer tempo, mesmo após renunciar ao restante do mandato para assumir a Presidência da República.

Bolsonaro despede-se de vizinhos de condomínio no RJ e segue para Brasília

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), despediu-se, na tarde deste sábado (29/12), de seus vizinhos do condomínio onde mora, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Antes de embarcar rumo a Brasília, o capitão da reserva do Exército promoveu uma sessão de fotos e abraços com amigos e apoiadores.

Sua casa no condomínio ficou marcado como “quartel-general” durante a campanha eleitoral. Por lá, o presidente eleito reunia-se com aliados e fazia transmissões em redes sociais. Quando a vitória de Bolsonaro foi confirmada em 28 de outubro passado, uma multidão se reuniu em frente ao local.

PUBLICIDADE

Bolsonaro desembarca na capital federal na tarde deste sábado (29) e segue direto para a residência oficial da Granja do Torto, onde morou nas últimas semanas. Quando tomar posse, o presidente eleito se mudará com a família para o Palácio da Alvorada.

Mais cedo, Bolsonaro recebeu alfaiate e cabeleireiro em sua casa. De acordo com assessores do presidente eleito, não há agenda pública prevista para os próximos dias, exceto pela cerimônia de posse.

Assista a despedida de Bolsonaro de seu condomínio:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=tM_yW2cLfvg]

 

Bolsonaro só venceu porque não disputou comigo, diz Lula à BBC

Em sua primeira entrevista à imprensa desde que foi preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) nas urnas só foi possível porque ele estava fora da corrida eleitoral.

“Bolsonaro só venceu porque não disputou comigo”, disse o petista em uma carta para a BBC TV, divulgada nesta quinta-feira (6).

PUBLICIDADE

O líder petista cumpre pena de 12 anos e está detido desde abril deste ano, em Curitiba. Em agosto, o TSE considerou Lula inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. Fernando Haddad assumiu a campanha presidencial e foi para o segundo turno contra Bolsonaro.

A fala de Lula faz parte de um conjunto de cartas respondidas pelo ex-presidente de sua cela para o jornalista Kennedy Alencar.

O conteúdo completo estará disponível em um documentário chamado “What happened to Brazil…”, produzido pela rede de notícias britânica. O filme está previsto para ir ao ar em 12 de janeiro de 2019.

Sérgio Moro

Na carta, o ex-presidente também insiste que é inocente das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do triplex em Guarujá (SP), investigado pela Operação Lava Jato.

Para o petista, sua condenação foi motivada por interesses políticos do ex-juiz federal Sérgio Moro.

“Fui condenado por ser o presidente de maior sucesso no Brasil e o que mais fez pelos pobres”, escreveu. “Moro sabia que, se agisse de acordo com a lei, teria que me absolver e eu seria eleito presidente de novo”, continuou.

Lula acrescenta ainda que o futuro ministro “fez política e não justiça, e agora se beneficia disso”, em referência à participação de Moro como Ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

Bolsonaro respondeu

Em seu Twitter, o presidente eleito ironizou a entrevista concedida por Lula. “Só não concorri com Lula porque ele está preso, condenado por corrupção”.

A postagem já tem 60 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

Só não concorri com Lula porque ele está preso, condenado por corrupção!

24,6 mil pessoas estão falando sobre isso

PT, PSOL e PCdoB não participam da posse de Bolsonaro

Líderes do PT, PSOL e PCdoB anunciaram ontem que seus deputados e senadores não vão participar da cerimônia de posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, no dia 1.º de janeiro no Congresso. Outros partidos que já declararam oposição ao futuro governo, como PDT e PSB, informaram que alguns líderes também não devem comparecer à solenidade em que o presidente e o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, assinam o termo de posse.

Em nota, o PT disse reconhecer o resultado da eleição, mas afirmou que a disputa foi marcada pela falta de lisura por ter sido, segundo o partido, “descaracterizada pelo golpe do impeachment, pela proibição ilegal da candidatura do ex-presidente Lula e pela manipulação criminosa das redes sociais para difundir mentiras contra o candidato Fernando Haddad”, derrotado no segundo turno.

+ Premiê de Israel puxa coro de ‘mito’ em visita a sinagoga com Bolsonaro

+ Governo fará licitação milionária para mudança de Temer e servidores

“O resultado das urnas é fato consumado, mas não representa aval a um governo autoritário, antipopular e antipatriótico, marcado por abertas posições racistas e misóginas, declaradamente vinculado a um programa de retrocessos civilizatórios”, diz o texto, assinado pelos líderes do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), e no Senado, Lindbergh Farias (RJ), e pela presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

As bancadas do PT no Congresso afirmaram ainda que o futuro governo pretende “destruir a ordem democrática e o Estado de Direito no Brasil”, com o aprofundamento de “políticas entreguistas e ultraliberais do atual governo, o desmonte das políticas sociais e a revogação já anunciada de históricos direitos trabalhistas”.

Já o PSOL diz no texto que o governo que se iniciará na próxima semana “tem como princípios o ódio, o preconceito, a intolerância e a violência”.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, a deputada Jandira Feghali (PCdoB) confirmou que a bancada não participará da posse do presidente eleito, mas negou que se trate de “boicote”. “Não é um boicote, até porque respeitamos o resultado das urnas. É a decisão política de não ir”, disse.

Segundo ela, os parlamentares vão prestigiar governadores eleitos do partido que tomam posse no mesmo dia. A legenda reelegeu o governador do Maranhão, Flávio Dino, e os vice-governadores Luciana Santos (PE) e Antenor Roberto (RN). Na Câmara, elegeu nove deputados, um a menos que o PSOL.

O PT tem a maior bancada da Casa, com 56 eleitos, seguido do PSL, partido de Bolsonaro, com 52 deputados.

Bancada liberada

Outras legendas que já se declararam como oposição não articularam um “boicote” à posse, mas seus líderes tampouco devem comparecer. O líder do PDT, André Figueiredo (CE), disse que não vai, mas que “não existe nenhuma deliberação para nenhum deputado da bancada ir”. O presidente da sigla, Carlos Lupi, reconheceu o direito de os partidos não comparecerem, mas disse que um boicote “não tem efeito nenhum a não ser emocional e para marcar posição”.

Presidente do PSB, Carlos Siqueira afirmou que a decisão será de cada correligionário. “Quem desejar participar está livre para fazê-lo. Eu, pessoalmente, não estarei lá e não faço nenhuma reclamação disso, porque acho ótimo até.”

Na eleição, o partido também não teve um posicionamento definido. O PSB apoiou Haddad no segundo turno contra Bolsonaro, mas liberou governadores que disputavam eleição para se manterem neutros.

 

Apesar de posicionamentos distintos na posse, o PCdoB vai formar um bloco de oposição ao governo do presidente eleito na Câmara dos Deputados com PSB e PDT. Derrotado na eleição, o PT deve ficar isolado nas duas Casas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MICHELLE BOLSONARO CUIDA DO VISUAL A POUCOS DIAS DA POSSE EM BRASÍLIA

A poucos dias da posse de Jair Bolsonaro como presidente da República, no dia 1º de janeiro, em Brasília, Michelle Bolsonaro resolveu cuidar do visual. A futura primeira-dama esteve num hotel na Barra, na Zona Oeste do Rio, próximo à casa onde vive com a família, no mesmo bairro, para fazer as sobrancelhas e os cílios.

Michelle Bolsonaro brinca com a especialista em sobrancelha Elisana Pereira Foto: reprodução/ instagram

O atendimento aconteceu num dos quartos, e Michelle, por motivos de segurança e também para evitar o assédio, chegou sem avisar, dando um susto em Elisana Pereira, especialista em sobrancelhas e extensão de cílios, que relatou o encontro na internet.

 

“Amei te conhecer e desejo a você tudo que existe de bom pois você é simplesmente maravilhosa. Obrigada por ter vindo aqui no hotel e ter me assustado, pois se todo susto for bom assim quero viver assustada”, escreveu Elisana, que é de Belo Horizonte.

Michelle Bolsonaro posa com a especialista em sobrancelha Elisana Pereira Foto: reprodução/ instagram

No quarto, durante a “sessão de beleza”, Michelle Bolsonaro estava acompanhada de sua assessora, Adriana.

Michelle Bolsonaro e a especialista em sobrancelha Elisana Pereira Foto: reprodução/ instagram

 

Moro pede e Bolsonaro promete decreto para liberação de arma de fogo

Atrês dias de tomar posse como presidente, Jair Bolsonaro (PSL) afirmou neste sábado (29) que pretende assinar um decreto para garantir a posse de arma de fogo a todas as pessoas sem ficha criminal. “Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo”, escreveu o presidente eleito nas redes sociais.

Como mostrou a Folha de S.Paulo, segundo relatos de aliados de Bolsonaro, o tema teria sido discutido em reunião dos futuros ministros na quinta-feira (27). A medida foi sugerida como prioritária pelo futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, como ato a ser feito nos primeiros cem dias de governo.

Bolsonaro fez referência a área de desova de mortos pela ditadura

Uma política mais permissiva à posse de armas é promessa de campanha de Bolsonaro. Durante o período eleitoral, ele prometeu revogar o estatuto do desarmamento, o que exigiria aprovação do Congresso, diferentemente do decreto, que depende apenas de ação do Executivo.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo.

4.396 pessoas estão falando sobre isso

A posse de armas no Brasil é regulamentada pela lei federal 10.826, de 2003, conhecida como o estatuto do desarmamento. De acordo com ela, são necessárias algumas condições para que um cidadão tenha uma arma em casa, como por exemplo ser maior de 25 anos, ter ocupação lícita e residência certa, não ter sido condenado ou responder a inquérito ou processo criminal, comprovar a capacidade técnica e psicológica para o uso do equipamento e declarar a efetiva necessidade da arma.

 

Atualmente, a declaração de necessidade é feita pela Polícia Federal, que pode recusar o registro se entender que não há motivos de posse para o solicitante. A posse, porém, é diferente do porte já que uma pessoa que tem o direito de ter o dispositivo em casa não está autorizada a transportar o objeto consigo.

É proibido para os cidadãos brasileiros, exceto para membros das Forças Armadas, polícias, guardas, agentes penitenciários e empresas de segurança privada, entre outros. É preciso demonstrar a necessidade do porte por exercício de atividade profissional de risco. Com informações da Folhapress.

Bolsonaro avalia estender validade de CNH para 10 anos

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou nesta sexta-feira (28/12), por meio do Twitter, que pretende ampliar o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para 10 anos.

“Parabenizo o governo do RJ por extinguir a vistoria anual de veículos. Outrossim, informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação (hoje, seu prazo é de 5 anos)”, escreveu Bolsonaro.

 

PUBLICIDADE

Atualmente, o documento tem vigência de cinco anos para pessoas até 65 anos e de três anos para aqueles acima desta idade. Para renová-la, é preciso realizar exames médicos.

No início do ano, o governo de Michel Temer foi alvo de polêmica após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinar que também seria preciso realizar curso de aperfeiçoamento para renovação da carteira nacional de habilitação e obter aprovação. A medida, porém, foi revogada poucos dias depois.

Jair M. Bolsonaro

@jairbolsonaro

Parabenizo o governo do RJ por extinguir a vistoria anual de veículos. Outrossim, informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação (hoje, seu prazo é de 5 anos).

8.585 pessoas estão falando sobre isso

Marchinha de carnaval faz ‘homenagem’ a ex-assessor de Bolsonaro

Depois do sucesso da Marchinha do Japonês (“Ai, meu Deus/ me dei mal/ bateu à minha porta/ o Japonês da Federal”) no último carnaval, a dupla de humor “Os Marcheiros” elegeu o ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, como alvo da brincadeira deste ano.  As informações são da coluna do Ancelmo Gois, do jornal ‘O Globo’.

 

 

 

“Queiroz, Queiroz, Queiroz…/ Explica essa mutreta aí pra nós/ A galera já te manja/ Espreme ele, que sai suco do laranja”, diz o trecho da música.

Fabrício Queiroz foi apontado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) como responsável pela movimentação atípica de 1,2 milhão. O ex-assessor de Bolsonaro diz que não cometeu nenhuma ilegalidade e que o montante vem da compra e venda de carros. “Eu sou um cara de negócios, eu faço dinheiro”, afirmou.