Por Ascom da SEDSODH
Cerca de 400 pessoas foram imunizadas contra o sarampo no Chega Mais Queimados, uma ação social promovida, neste sábado (15/02), pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Queimados. Coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a iniciativa aconteceu na Escola Municipal Scintilla Exel, no bairro Belmonte, e contou com a participação de diversos órgãos públicos e instituições, como a Secretaria de Estado de Saúde, o Detran, a Defensoria Pública, o INSS, a Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj e a SuperVia.
Na ação, a Secretaria de Saúde deu dicas para a redução da propagação das arboviroses (dengue, zica, chikungunya e febre amarela).
– Todos precisam se vacinar para não deixar que o sarampo se torne uma epidemia. Isso é válido não apenas para as crianças. Os adultos que não foram vacinados ou não têm certeza que tomaram a vacina na infância devem procurar o posto mais próximo e garantir sua imunidade – afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernanda Titonel, que tomou a vacina.
Procura também por documentação
Ao todo, aproximadamente 12 mil atendimentos foram registrados no Chega Mais. Entre os mais procurados pela população (30%) foram os serviços de emissão da documentação básica – identidade e certidões de nascimento e casamento.
Roberta da Silva Antonio, moradora do Jardim Alzira, em Queimados, foi uma das pessoas que saíram satisfeitas levando em mãos os documentos que buscavam. Ela conseguiu a segunda via da certidão de nascimento e a identidade de sua filha, que tem 11 anos.
– Foi tudo muito rápido. Foi ótimo trazerem uma ação como está para a nossa cidade. Facilita muito a nossa vida – disse Roberta.
Além do serviço de gratuidade para a emissão da segunda via de documentos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos levou ao evento o seu Ônibus Lilás, com ações de prevenção e atendimento às mulheres em situação de violência. A pasta também prestou atendimento e acolhimento à população LGBT e a vítimas de intolerância religiosa e informou como se prevenir no caso de desaparecimento de pessoas.
A primeira edição do Chega Mais ofereceu serviços de cidadania, saúde, orientação jurídica, defesa do consumidor, além de cultura e lazer para os moradores da Baixada Fluminense.