Uma forte chuva atingiu o Norte da Tailândia neste sábado, piorando as condições na caverna onde as equipes de resgate travam uma “guerra contra a água e o tempo” para salvar 12 meninos presos e seu técnico de futebol, com um resgate possível dentro de dias. Segundo as autoridades, as equipes têm uma janela de três ou quatro dias para tirar as crianças e seu treinador antes que as chuvas se tornem ainda mais intensas.
LEIA MAIS: Entenda os riscos do resgate do time de crianças em caverna na Tailândia
Mergulhador morre sem oxigênio ao voltar da caverna na Tailândia
Meninos presos em caverna da Tailândia enviam cartas aos pais
A chuva poderia potencialmente atrasar o progresso feito na última semana para drenar o complexo de cavernas de Tham Luang, na província de Chiang Rai, no Norte do país.
Com os níveis de oxigênio caindo e previsões de chuvas, o tempo está se esgotando em um plano para ensinar os meninos — alguns com 11 anos e sem saber nadar — a mergulharem através de corredores estreitos e inundados que desafiariam mergulhadores experientes.
A melhor janela para retirá-los pode ocorrer nos próximos três ou quatro dias, disse o líder do esforço de resgate neste sábado. A mensagem de cautelosa esperança de Narongsak Osottanakorn veio um dia após a morte de um mergulhador de resgate tailandês, em uma reviravolta sombria do que começou há duas semanas como uma aventura para celebrar o aniversário de um dos meninos.
INFOGRÁFICO: O perigoso trajeto para resgatar os meninos presos na caverna
No morro, onde equipes de resgate estão buscando rotas alternativas para a câmara onde estão os meninos, outro acidente ocorreu na noite de sábado, no horário local: um veículo derrapou em uma pista de terra, ferindo gravemente o motorista e um passageiro e machucando outros quatro voluntários, disseram as autoridades.
Anteriormente, na entrada principal da caverna, linhas de mergulhadores e soldados com lanternas podiam ser vistas emergindo da escuridão, com geradores bombeando a água por tubos.
Dezenas de soldados do Exército Real da Tailândia descansavam em rochas do lado de fora da caverna, com dois deles dizendo que os superiores haviam dito que a operação de resgate provavelmente começaria no domingo ou no dia seguinte.
RISCOS NA TRAVESSIA
A célula de crise precisa garantir UMA ação rápida. Segundo o governo, os mergulhadores podem levar até 11 horas para resgatar cada adolescente: seis horas para chegar até eles, e mais cinco para voltar — o trajeto de saída tem a corrente a favor.
De acordo com Poonsak Woongsatngiem, funcionário sênior de resgate do Ministério do Interior, o volume de água na caverna já foi reduzido em 40% — numa média de 1,5 centímetros por hora. A intenção é bombear e drenar o suficiente para que as crianças não precisem mergulhar — ou que mergulhem por pouco tempo e com menos risco. No atual estágio, 1,5km do trajeto seria a pé, em terreno seco, e os 2,5km restantes seriam feitos a nado ou em mergulhos mais rasos.
Mas um boletim médico dos adolescentes, obtido pela CNN, mostrou que dois dos garotos e o treinador, de 25 anos, sofrem de exaustão e desnutrição, por causa dos nove dias isolados antes de serem encontrados. E três deles têm problemas intestinais, segundo um mergulhador.
— Se você pede a um garoto de 11 anos que faça um mergulho em que um ex-mergulhador da Marinha especializado teria dificuldades, algumas crianças vão morrer — advertiu, à CNN, o ex-membro de elite da Marinha americana Cade Courtley.
VEJA TAMBÉM: Resgate em caverna na Tailândia é tão difícil para mergulhadores quanto escalar o Everest
Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/meninos-na-caverna/chuva-atinge-caverna-na-tailandia-onde-equipes-lutam-por-resgate-de-criancas-22862412#ixzz5Kbe6H0Qe
stest