Um chuveiro itinerante está dando uma “ducha” de dignidade e cidadania para pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro.
Batizado de Banho da Alegria, o projeto social permite a essas realizarem, gratuitamente, a higiene básica. Uma iniciativa da estudante Ana Paula Rios, 31 anos, e da psicóloga Marihá Lopes, 30 anos, moradoras do bairro Engenho Novo, na Zona Norte. As informações são de O GLOBO.
Ambas já faziam trabalhos sociais, especialmente na área da Saúde, mas quiseram ir além. A estrutura, uma espécie de trailer adaptado, tem dois chuveiros: um com água fria e outro com água quente. O pai de Ana, o soldador autônomo Paulo da Costa Rios, levou uma semana para construir o chuveiro itinerante.
O dinheiro para começar o Banho da Alegria foi levantado com uma vaquinha online, rifas, bazares e doações recebidas. Os beneficiados têm direito a sabonete, xampu, condicionador e toalha. Todo o material é fruto de doações.
A cada 15 dias, o projeto visita diferentes pontos da cidade – os voluntários se revezam nas visitas. A próxima ação está planejada para o próximo dia 21, na Praça da Cruz Vermelha, Centro.