Durante os primeiros dias de 2022, a cidade do Rio vive uma explosão de casos de covid-19. A corrida por testes, que tem causado enormes filas em postos de saúde, laboratórios e farmácias, é atribuída a chegada da variante Ômicron no município. Dados oficiais já mostram que a região apresenta um alto crescimento no número de casos positivos da doença.
De acordo com o painel da Prefeitura do Rio, somente 18 pessoas testaram positivo para a Covid-19 no dia 12 de dezembro. No feriado de Natal, o número saltou para 269. Já no primeiro dia de 2022, o número de casos positivos subiu para 1.238. Dessa forma, do Natal até o Réveillon, a alta foi de 360%. Se considerar o período de 12 de dezembro a 1º de janeiro, o salto foi de 6.778%.
Desde o dia 30 de agosto, quando a maior preocupação era a variante Delta, que a capital não registra tantas pessoas confirmadas com a doença. Como o número de 1.238 pessoas se refere aos que começaram a sentir sintomas da infecção no dia 1º, a expectativa é que o número suba ainda mais, já que os novos casos atendidos nos dias seguintes ainda devem ser inseridos no sistema.
Ainda segundo o painel da Prefeitura, foram registrados 6.307 novos casos entre a segunda e a terça-feira. A Secretaria municipal de Saúde, porém, ressalta que o número é devido ao represamento de dados causado pelo ataque hacker ao sistema do Ministério da Saúde no dia 10 de dezembro.
O avanço da doença também é atribuído ao maior número de pessoas procurando testes de Covid-19. Na semana passada a taxa de testes positivos era de 13% e agora nos primeiros dias do ano é de 41%. O dado inclui testes realizados nas redes pública e privada. Só na rede municipal, a positividade foi de 17% nesta quarta-feira. Esse é um dos indicadores que apontam que a curva de contágio deve subir ainda mais.
Segundo especialistas, o que tem diminuído a gravidade da situação é a alta taxa de cobertura vacinal que o país em geral vive. Apesar do alto número de casos, as mortes ainda estão em baixa ou nível de estabilidade, chegando a média de 98 por dia.



