fbpx

Cinco feiras de rua para você conhecer na Zona Oeste

 

As feiras livres são locais que estão na memória afetiva de muita gente. De manhã bem cedo, as ruas que à noite estavam vazias se enchem de novos sabores e cheiros, em um corredor que parece reunir todas as mercadorias que alguém possa querer.
Em alguns casos, como na Zona Oeste carioca, as feiras também são uma boa pedida para conhecer a história da região. Algumas são recentes, outras mais antigas, mas todas elas remetem à vocação agrícola deste canto da cidade, que até os anos 1950 era chamado de “Sertão Carioca”, justamente pela farta produção agrícola local. Mesmo após a urbanização, a Zona Oeste continua a desempenhar um papel fundamental no abastecimento das outras áreas da cidade, produzindo alimentos como aipim, milho e banana.
Listamos abaixo cinco feiras que ajudam a contar um pouco desta história. Visite-as e conheça melhor a sua cidade!
Feira do Jambeiro
Local: Avenida Jambeiro, Vila Valqueire
Dia: Domingo
Horário: 8h às 17h
Popular entre os moradores da Vila Valqueire, a Feira do Jambeiro, além de bom preço, tem música ao vivo para quem vai aproveitar a variedade de produtos disponíveis no local. Uma boa pedida para quem gosta de uma manhã de domingo bem animada!
Feira Agroecológica da Freguesia
Local: Praça Professora Camisão, Freguesia
Dia: Sábado
Horário: 8h às 13h
Uma demanda antiga dos moradores da região, a Feira Agroecológica foi inaugurada em agosto de 2013. Os agricultores, em sua maioria locais, aprenderam sobre economia solidária, formação de preços e certificação orgânica em um curso de formação antes de começarem o empreendimento.
Feira Orgânica do Rio da Prata
Local: Estrada da Batalha, 202, Campo Grande
Dia: Domingo
Horário: 7h às 14h
Inaugurada em setembro de 2014, no Espaço Farol da Prata, a Feira Orgânica do Rio da Prata reúne o que há de melhor em produtos orgânicos na região, e ainda proporciona ao público um contato direto com a natureza. No local, há pesque e pague, animais e parquinho para as crianças.
Feira de Santa Cruz
Local: Rua Campeiro Mor com Reta da Base, Santa Cruz
Dia: Terça-feira
Horário: 6h às 17h
Para quem acorda cedo e quer consumir frutas e legumes fresquinhos, a feira de Santa Cruz traz uma grande variedade de hortifrúti toda terça-feira, a partir das 6h.
Feira de Bangu
Local: Rua Clemente Ferreira, Bangu
Dia: Sábado
Horário: 8h às 18h
Famosa pelos preços baixos, a Feira Livre de Bangu foi reconhecida pela Lei Municipal nº 6.211, de 28 de junho de 2017, como uma feira de interesse cultural, social e turístico para o município do Rio de Janeiro.

Fonte: Site da Prefeitura do Rio de Janeiro

Carregando...
Botão Voltar ao topo
Fechar