Prefeitura reinaugura clínica da família em Realengo
A Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, localizada em Realengo, na Zona Oeste da cidade, foi reinaugurada pela Secretaria Municipal de Saúde neste domingo (11/6). A unidade passou por uma extensa reforma após ter sido atingida por um incêndio em março de 2022, porém, mesmo durante o período de obras, continuou funcionando e atendendo a população. Com mais de 19 mil usuários cadastrados, a clínica realiza em média 840 atendimentos por dia.
Após a reconstrução da parte afetada pelo incêndio, diversas melhorias foram realizadas. A estrutura foi recomposta, a unidade passou por uma pintura geral, houve a aquisição de novos mobiliários e equipamentos, troca de longarinas e computadores, reativação das salas de raio-x e ultrassonografia, conserto do castelo d’água, melhoria na iluminação e climatização dos espaços de atendimento ao usuário, reparo das cadeiras odontológicas e substituição de toda a marcenaria da unidade.
Na Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, os pacientes têm acesso a atendimentos clínicos e odontológicos, tratamentos para hipertensão, diabetes, pré-natal, exames de análises clínicas e laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação e outros serviços. Além disso, é possível retirar gratuitamente medicamentos da grade de itens da Atenção Primária.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou que há muitos projetos na área de saúde a serem entregues, tanto na Atenção Primária quanto nos hospitais. Em Realengo, a obra do Hospital Albert Schweitzer está em fase final de conclusão.
A Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga está situada na Avenida de Santa Cruz, 665, em Realengo, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Desde 2021, o governo municipal tem trabalhado intensamente na recuperação da rede de saúde. Todas as unidades, incluindo clínicas da família, centros municipais de saúde, CAPS, hospitais e UPAs, estão passando por melhorias, sem interromper o atendimento à população. Até o momento, 198 unidades já foram reformadas, e outras 88 serão reformadas até o final da gestão. Além disso, as unidades estão recebendo novo mobiliário e equipamentos.
Foram contratados 3.600 profissionais para a Atenção Primária, o que possibilitou um aumento na cobertura de 39,6% em dezembro de 2020 para 57,07% em maio de 2023. O objetivo estratégico é alcançar novamente uma cobertura de 70% na Saúde da Família. Atualmente, existem 1.289 equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), um aumento de 208 equipes em comparação com dezembro de 2020.



