COMISSÃO DE CARNAVAL DA CÂMARA PEDE ADIAMENTO DO CARNAVAL DA SAPUCAÍ
O vereador Tarcísio Motta, presidente da Comissão de Carnaval da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, pediu, nesta terça-feira, que o carnaval seja adiado para o meio do ano. A proposta foi feita horas após o prefeito Eduardo Paes cancelar o Carnaval de Rua. A decisão foi motivada por uma piora nos indicadores epidemiológicos da cidade, possivelmente impulsionada pela chegada da variante Ômicron, da Covid-19. Segundo o parlamentar, faltando apenas 50 dias para as festividades não é possível garantir a segurança de cariocas e turistas. O carnaval está marcado para acontecer entre o dia 25 de fevereiro e o dia 1º de março.
De acordo com Tarcísio, a decisão do prefeito Paes que cancelou o Carnaval de Rua e os desfiles da Intendente de Magalhães, mas manteve os desfiles na Sapucaí e os bailes em clubes e boates, provoca uma elitização da festa popular: “contraria o espírito democrático do carnaval em nossa cidade”.
A solução proposta por Tarcísio para o Carnaval deste ano seria o adiamento da festa para o meio de 2022, quando é esperada uma melhora nos indicadores da pandemia no Rio e no Brasil. A decisão poderia reduzir o impacto financeiro do cancelamento em definitivo dos festejos. Dessa maneira, segundo o vereador, o prejuízo do cancelamento do carnaval deve “ser, ao menos, amenizado, e a festa poderá acontecer em toda a sua diversidade e força”.



